Opinião > Esquerda derrotada Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Alexandre Matone

    Eu acho, humildemente, que após a enfática demonstração de total menoscabo pelo PT pela população brasileira, que nas últimas eleições elegeu prefeitos do PT em 4 das 100 maiores cidades, apenas, já é mais do que chegado o momento da Folha parar de insistir em ser um panfleto ideológico e assumir uma postura mais informativa e pluralista.

    Responda
  2. Nelson Vidal Gomes

    Ao PT incumbe assumir a sua verdadeira identidade com a mudança do nome para PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros.Simples assim!Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!Namastê!

    Responda
    1. Mariana da Costa Conde

      Se sua idiootia ou ma fé não fossem tao vigorosos vc seria capaz d ler noticia d pagina inteira nesta FSP em 2016 onde levantamento d TSE d doações legais desde FHC denuncia o método ds burguesias(indus trial, comercial , financeira ,agronegócio etc) d corrommper as eleições distribuindo quase irmanamente recursos para todo o espectro politico mas ai vc perderia seu lema B B K e simplorio do PEB ...

  3. Bento Brito Teixeira

    Essa obsessão por rotular tendencias partidárias: à esquerda, centro, direita, extremos e meio termo me deixa confuso, e creio que a outros também. Mas, sei que os extemos se assemelham, e, que nenhum deles querem demcracia.

    Responda
  4. Ana Ferraz

    A esquerda é uma sobrevivente. Folha de São Paulo e toda a imprensa brasileira desde o século XX disseminam o antipetismo e agora celebram os resultados. Uma "pena" para nossas elites que os resultados ainda não foram o de rendição completa da população à direita "limpinha" de PSDB e DEM. Livrar-se da figura incômoda de bolsonaro não será tão fácil para a direita "limpinha".

    Responda
  5. joão chaves neto

    O povo vota sem boas opções e tem o governos que os grupos político-econômicos escolhem e escolhem mal. De Collor ,Lula 2 vezes ,Dilma idem, Temer, e o que está aí o pais é um sobrevivente. O regime "presidencialista"que temos não funciona a contento.

    Responda
  6. joão chaves neto

    O povo vota sem boas opções e tem o governos que os grupos político-econômicos escolhem e escolhem mal. De Collor ,Lula 2 vezes ,Dilma idem, Temer, e o que está aí o pais é um sobrevivente. O regime "presidencialista"que temos não funciona a contento.

    Responda
  7. Geraldo Junior

    A FOLHA reconhece que a esquerda perdeu quase chorando nas palavras!

    Responda
  8. celso bittencourt

    Apesar de Novidades como Boulos, Centro e Direita Não Bolsonarista Prevaleceram! ***Toulos Não É Novidade, mas Absoluta Falta de Opção, Graças a LullaLá & Cia!

    Responda
  9. Alexandre Matone

    Eu me senti numa festa de aniversário. Cortamos o Boulos e apagamos a velhinha!

    Responda
    1. Mariana da Costa Conde

      uauuu ! como fica essa preciosidade em aramaico ? Vc era participe do nucleo de criaçao da MAD?

  10. Alexandre Matone

    Eu me senti numa festa de aniversário. Cortamos o Boulos e apagamos a velhinha!

    Responda
  11. Francis Bernado do Nascimento

    Faltam bons nomes à esquerda: geralmente, só há candidatos a prometerem medidas capazes de inviabilizar as condições fiscais para o funcionamento da máquina pública. O discurso da direita, centrado em costumes, nos transporta para 30 ou 40 anos atrás. Poucos embarcam nessa canoa furada, alimentada por picuinhas. Sinceramente, o povo mostra que escolhe o que há de menos pior na política. Nossos políticos são péssimos!

    Responda
  12. Evandro Luiz de Carvalho

    2021 chegando galera. Sou centro esquerda e aliviado por termos perdido a eleição. Quero ver a direita se virar com o que está para chegar. Ñ se iludam, o bolsonarismo ñ está morto. Pode até ser que 2021 enterre-o de vez. Façam suas apostas, a roleta 2021 começou a girar...

    Responda
  13. Luiz Roberto Peres

    A esquerda, sobretudo o PT, foi mesmo derrotada nessas eleições. Pelo jeito jamais serão capazes de promoverem internamente uma análise e autocrítica.Por outro lado a extrema direita bolsonarista também foi derrotada. Porém os grandes vencedores foram os votos em branco, nulos e as abstenções que se juntaram aos já em cima do muro.Irão pagar muito caro com esta postura pois deixaram os outros decidirem por eles.

    Responda
    1. ARTHUR AUGUSTO DA C CARVALHO

      A direita na hora h vai apoiar o Bolsonaro. A vitória do DEM, PSD, MDB, PP e PSDB representam o retrocesso do atraso. Afinal quem pariu Bolsonaro foi o Tucanato e a mídia tradicional. Agora querem se desfazer da solução incomoda.

  14. Saulo Camargo

    O que prevaleceu nessas eleições foi o velho e bom clientelismo,e já que é pra votar nesse tipo de político,os raízes saíram ganhando.

    Responda
  15. João Perles

    Levando-se em conta os dados socioeconômicos, e não somente por conta da Covid-19, chegaremos em 2022 vivendo um cenário de terra arrasada. Isso é resultado de um governo de viés fascista, amplamente apoiado pelos partidos em ascensão, chamados pela mídia de centro e até centro-esquerda. Esta comemoração antecipada lembra "O fim da história", de Fukuyama. Em 2022 a fome a fome falará mais alto e a destruição dos direitos trabalhistas, dos salários e da Previdência serão lembrados.

    Responda
  16. josé SOARES

    O Editorial não refere o papel fundamental da grande mídia em enaltecer durante décadas o conservadorismo e demonizar o progressismo.

    Responda
  17. josé SOARES

    O Editorial não refere o papel fundamental da grande mídia em enaltecer durante décadas o conservadorismo e demonizar o progressismo.

    Responda
  18. Bruna Camillo

    Existe esquerda em todos os paises democraticos e desenvolvidos. Existe um debate público e conquistas gerais que acontecem justamente pelo confronto das ideias. É assim que se fizeram esses paises. Até em paises de maioria conservadora a esquerda existe e tem seu papel fundamental. "Use amarelo pela democracia"? A ideia de derrotar um campo não faz sentido numa democracia real.

    Responda
  19. sérgio dourado

    O povo que foi vota ainda deu uma sacudida no sistema, empurrando pra fora do ringue (ao menos por enquanto) os extremismos da insanidade. A esperança é que isso seja um movimento concreto e ascendente: dessa vez não serão os populistas a pautarem o nosso rumo.

    Responda
  20. Cloves Oliveira

    Aff, que matéria ruim FSP! O declínio da esquerda não é um fenômeno exclusivo do Brasil, mas acontece no mundo inteiro. Chamem isso de fadiga de material, mas a verdade é que as pessoas cansaram de terem o céu prometido, mas a entrega foi o inferno. No Japão o DPJ mudou de nome para LDP, mas continua em baixa. Na Inglaterra a Labor Party vegeta. O Trump recebeu 73 mi de votos. Um dos motivos é que o mundo mudou e muitas bandeiras da esquerda já não têm a mesma aceitação ou sentido.

    Responda
  21. Ayer Campos

    Quem venceu foi a abstenção, em homenagem à sopa de letrinhas. O trabalho dos 'mídia' é penoso e ingrato, pois tem que se conformar - e conferir sentido - a um estado de coisas em decomposição.

    Responda
  22. Alexandre Matone

    A Inglaterra e Israel são "wellfare states". Mas nenhum dos dois pode ser chamado de socialismo.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Todos os países da UE são "welfare states" com consciência social. O termo socialismo ficou muito elástico. Canadá é um "welfare state". USA não é.

  23. Herculano JR 70

    Esquerda, a da social democracia, estatista, cresce no mundo. Senão em representação imediata, na cabeça dos jovens, mais na Europa, q ja esta construída, portanto tem formada base material do socialismo: mercado saturado e crescente domínio d maquina. Ainda q equivocada, pois confunde socialismo com estado e na verdade socialismo elimina o estado. No Brasil, pais em desenvolvimento ñ há sentido em esquerda. Quem constrói é o Capitalismo. A esquerda aqui distribuiria miséria.

    Responda
  24. jose eduardo serrao

    Depois de uma campanha aberta de desconstrução dos governos populares que começou com a segunda eleição de Dilma, o oportunismo eleitoreiro dos extremistas da lava-jato que culminou com a eleição do presidente de extrema-direita há 2 anos, queriam que houvesse uma guinada novamente? Será necessária pelo menos uma década de muita campanha para desdemonizar o poder popular e umas 3 décadas para frear o desastre ambiental, educacional, cultural e social causado.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.