Educação > Toffoli diz que política de educação de Bolsonaro "fragiliza inclusão de deficientes" e suspende decreto Voltar

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  1. Hildebrando Teixeira

    Nossas classes estudantis, sob o modelo marxista tucano-petralha, ainda produzem os piores alunos do mundo quando estes não têm deficiência alguma, imaginem os deficientes em meio a esse inferno de de dedicação. Nem Toffoli, nem STF, nem ONU, se lixam com o futuro de crianças deficientes; importantes são as narrativas...

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  2. Samuel Gueiros Jr

    Toffoli sequer entende de Direito, foi reprovado em concursos públicos, quanto mais em Educação. A política de inclusão é mais uma bandeira do politicamente correto, do progressismo e visa apenas baixar custos na escola pública. "Agrade a todos e não satisfaça ninguem". Diferentemente da política de cotas, a Educação Especial diferenciada visa preparar de forma temporária o indivíduo para a sua posterior reintegração ao ambiente escolar convencional.

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    1. Samuel Gueiros Jr

      Eu trabalho há mais de 30 anos com crianças especiais. Só na APAE foram 17 anos e fiz parte de grupos que organizaram Classes Especiais. O Sr. Daniel não vem aqui me dar lição de moral e me rotular. Essa história de educação inclusiva eu já conheço e toda unanimidade é duvidosa. O Sr. Daniel deve saber que existem vozes dissonantes e críticas desse processo. Inclusive as críticas a essa educação inclusiva são anteriores ao governo Bolsonaro não surgiu agora.

    2. Daniel Liaz

      Eu trabalho com educação há mais de 20 anos. O que vc escreve claramente é uma papagaiada olavista que vc ouviu na esgotosfera. As diretrizes inclusivas do país estão de acordo com todas as diretrizes internacionais, incluindo os países mais avançados do mundo. Vem sendo construída por milhares de especialistas sérios, pessoas de grds capacidades e comprometidas com a universalização da educação. Mas enfim, certo deve estar o desgoverno de um notório ignorante que é apoiado por ogros.

    3. niemeyer franco

      Toffoli não entende de direito e a mulher de Bolsonaro entende de receber dinheiro de miliciano, assim fica difícil.

  3. Samuel Gueiros Jr

    a proposta de inclusão na educação apenas mascara a realidade, pois os alunos especiais não são integrados plenamente no contexto escolar. Uma professora de ensino fundamental mal dá conta de todos os alunos e os "assistentes" para alunos especiais viram apenas figuração. Na corrida da Educação não dá pra "consertar um carro" no meio da corrida, da pista. Precisa de um "pit stop", um ambiente em que o aluno receba mais assistência, um reforço mais focal, para depois "voltar à corrida".

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  4. Severo Duarte

    Bozolino,sossifu!

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  5. EDSON CARLOS MOROTTI

    Parabéns Ministro Toffoli. No governo Bolsonaro exclusão e separação é sempre a regra.

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  6. Lourenço Faria Costa

    A LDB já preconiza diretrizes específicas para indígenas, quilombolas, idosos, crianças em zona rural, crianças com deficiências. Isso é regulamentado para vislumbrar particularidades sem, ao mesmo tempo, abrir mão da integralidade destes grupos. É uma difícil equação (diferenças e integração) pensada e estudada por pedagogos e educadores. Certamente, em uma temática tão complexa e delicada, não teria como sair algo de proveitoso deste que nos governa

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  7. FABRIZIO WROLLI

    "Ainda há juízes em Berlim!"

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  8. Alberto Henrique

    Pra governar um país não basta vencer uma eleição,tem saber fazer.

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    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      pelo menos "querer fazer". O Coisismo é um misto de inutilidade, maldade e blá blá blá. se somarmos os mandatos são décadas no congresso com aprovação de 2 leis insignificantes. eles não gostam de trabalhar. Sequer tentam ter uma base para governar pois da trabalho. O lance é ficar o dia todo nas mídias sociais criticando a tudo e a todos...

  9. Mauro Machado Gonzaga

    Não precisamos de Capitão, a casa de máquinas foi destruida, precisamos sim, é de um Torneiro Mecanico.

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  10. Mauro Machado Gonzaga

    Parabens ao Ministro, só queria entender o porque de quando Presidente do Supremo, ele era um boneco na mão de Bolsonaro?!

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    1. Raimundo Carvalho

      O boneco agora é o Fux

  11. RICARDO ARANTES MARTINS

    é o tipo de coisa que os Coisos e gados adoram. ficar falando em "ditadura do judiciário". trabalhar que é bom nada. O Brasil a beira do caos e não há projetos para recuperação economica, saúde, educação, segurança pública. é uma gestão de redes sociais com muito blá blá blá. Estamos a deriva e sem capitão.

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  12. CLAUDIA ROVERI

    Meu filho é portador de autismo e sempre se beneficiou muito da política inclusiva, que ajudou na sua aceitação pelos colegas e dele mesmo como autista. Segregar é discriminar. Parabéns ao Ministro.

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  13. amado Rodrigues da silva

    Isso cheira a lobby das empresas ligadas ao ramo da educação. Eles são obrigados a matricular os alunos em turmas regulares e fornecerem condições de acessibilidade. E isso custa dinheiro. Por mais precário que seja o ensino especial nas escolas públicas, é lá que se encontra o mínimo de condições de inclusão. Por vezes, pessoas que têm condições financeiras, mesmo tendo a possibilidade de colocarem seus filhos em escolas particulares, não o fazem.

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  14. Alaor Magno

    Mais um nocaute no bozo, o inferno está cheio de boas intenções. Pendura as chuteiras bozo, nunca vai governar com o passado respingado de lama.

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  15. ALEXANDRE ZACARIAS I PEREIRA

    Creio que o meritíssimo precisa frequentar as escolas públicas, para conhecer a realidade das crianças com necessidades especiais que esbarram em turmas lotadas, falta de recursos e professores sem a mínima assistência. Nem tudo se resume à hora do recreio, nem tudo aos colégios de classe média-alta. Em nosso país de leis belgas e recursos de Serra Leoa, sair da torre de marfim pode, com boa vontade, ajudar a perceber a realidade.

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    1. Adller Sady Rijo Farias Costa

      Serra, o comentário do Pereira está fundado nas nuvens, como o texto defendido por Bolsonaro, desprovido de alicerces na realidade. As palavras do Pereira foram escritas no conforto da sala de estar de um assinante de journal. A decisão preliminar do Toffoli, desta vez, se baseia na experiência do real, nas possibilidades estruturais do país e numa regra aplicada na Bélgica e em Serra Leoa, ambos partes na convenção sobre os direitos de deficientes: a segregação não pode ser a regra.

    2. Luís Vidal

      Vamos melhorar o ensino público, pois. Ou o ensino segregador será de melhor qualidade?

    3. Marcos Serra

      O melhor comentário sobre a matéria e por revelar um aspecto básico: a realidade. Sentado em sua sala climatizada, com salário exorbitante e assessores que, mesmo á distância, fazem seu trabalho, fica muito fácil jogar para a galera. O mais interessante é o fato de utilizar falsos argumentos em sua decisão e não contrapor qualquer alternativa ao decreto.

  16. Guilherme da Rosa

    Pesnamento tipicamente f.ascista segregar os educandos com necessidades especiais dos demais, assim como a sandice do home schooling da Damares. É na escola que se aprende a conviver com diferenças ainda que seja um caminho difícil, como a democracia, produz seres libertos e que sabem dialogar. Segregar cria boçai.s como o atual presidente, um auto segregado que vive em um Brasil que só existe na sua cabeça quixotesca.

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    1. Carlos Ranoya

      A lei proposta prevê o investimento em escolas especiais para deficientes. Estas escolas especiais serão, pois, públicas, sujeitas às mesma precariedades das escolas existentes. A maior parte dos educadores e a sociedade entende que as políticas inclusivas são melhores para todos, inclusive para as crianças não deficientes, que vão aprender a conviver com crianças especiais. Se teria que se investir para criar novas instituições, por que não investir na escola pública que temos hoje?

    2. LUIZ WAGNER DI PALMA

      Você é professor, já viu a realidade da escola pública? Como tudo no Brasil, o faz de conta é a realidade. Esse minestro não conhece nada de educação, temos vários tipos de crianças com deficiência em diversos graus e é impossível para um professor, mesmo com a maior boa vontade, dar atenção nescessária em uma sala com 30 alunos, isto sem levar em conta a falta de preparação do profissional. Acredito na inclusão sim, mas há casos e casos. Minestro é por minha conta.

  17. Ivan Zacharauskas

    Quando temos um Executivo que quer legislar, um Legislativo que não consegue legislar e um Judiciário que precisa legislar e exigir que o Executivo respeite as leis, acho que nenhum dos três poderes sabe mais o que está fazendo... Estamos num país sem rumo.

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  18. Edgar Alves

    Mas que estupidez e violência essa atitude desse a.n.i.m.a.l q ocupa a presidência. A educação inclusiva é um grande passo para que nos tornemos um país mais evoluídos e com seres humanos melhores. Com isso, evitamos no futuro formar esse tipo de gente da pior espécie, eleitores desse ser, racistas, egoístas, covardes e violentos.

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  19. Julio Shiogi Honjo

    Se essa medida valesse antigamente, o tosco teria sido educado separadamente. Embora isso provavelmente não teria feito diferença.

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  20. Marcelo Ribeiro

    O governo tenta mudar o foco do problema. O indivíduo portador de deficiência precisa se sentir aceito. As crianças e adolescentes têm prazer em conviver com essas diferenças e fazem parte desse processo de inclusão. É necessário que a verba da educação seja melhor empregada, porque ela não pouca, mas mal administrada.

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    1. Julio Shiogi Honjo

      E as outras crianças devem aprender a conviver com as que têm deficiências.

  21. João Melo

    Não nos iludamos: há método nessas ações segregacionistas e moralistas, disfarçadas de boas intenções. Foi como agiu Damares, no caso da menina de 10 anos grávida por estupro, quando tentou convencer a família de que a melhor solução seria a concepção

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    1. Marco Antônio Cabral Cabral

      A educação inclusiva já é realidade com todas as dificuldades e desafios que ela impõe, como condições adequadas em infraestrutura das escola. Mesmo assim, apesar dos problemas, é melhor com ela do que sem ela. A educação inclusiva aproxima milhões de pessoas que viviam em escolas especiais e isoladas, como se as pessoas com alguma deficiência fossem incapazes. Não há mais espaço para retrocessos, a escola deve ser cada vez mais inclusiva e não menos inclusiva.

  22. Luigi Oliveira

    Mais uma vez a oposição e o Judiciário tem de impedir uma atrocidade a ser praticada por esse governo, com tosca máscara de suposta benfeitoria social a esconder as reais intenções (grana, como sempre: aumentar os lucros das fábricas particulares de padronização de alunos, ditas escolas, essas de grifes, e direcionar verbas públicas para certas entidades supostamente beneficentes, religiosas ou APAEs, para manter lá essas crianças segregadas, colaborando acima de tudo com a segregação).

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  23. Valéria Felix

    Que os demais ministros acompanhem, segregar as pessoas com deficiência Jamais resultará em inclusão. E quando esses alunos quiserem entrar no mercado de trabalho? Tem que ser tudo junto com suas diferenças desde o início.

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  24. ROSANE ACEDO VIEIRA

    O Ministro está certíssimo, que os demais o acompanhem.

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  25. Esleide Gomes

    Ainda bem que ao menos um partido estava em.alerta. Michele pode ter tido uma boa intenção mas, realmente essa proposta é uma.negação à inclusão social.

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    1. Alaor Magno

      A boa intenção se resume aos 89000 depositados na sua conta pelo miliciano Queiroz, braço direito do bozo.

  26. João Batista de Junior

    Esta certo o ministro.

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