Bruno Boghossian > E se a esquerda chegar dividida à eleição de 2022? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A direita também está dividida entre extrema direita (bolsonarista) e direita/centro direita. Os partidos de centro (PV, Rede) tem pouca força. Mesmo desunida a esquerda é um dos três blocos fortes na polÃtica do PaÃs.
Primeiramente eles precisam se transformar em partidos, não em feudos,com donos ,mitos ,estirpar os maus elementos , seria um bom começo. Más duvido ,faz parte da cultura brasileira.
A esquerda sera humilhada novamente.O Brasil acordou e entendeu que o subsenvolvimento, nos dominou por 28 anos nas maos da esquerda!Nao da mais para o Brasil ser o pais do futuro, que nunca chega!Bolsonaro transformou a politica, nao tem corrupcao no governo, e nenhum escandalo dentro do governo!Obras sendo entregues, apos quase 30 anos de inicio, e as pricipais reformas, estao sendo feitas!Bolsonaro ser reeleito, é o melhor caminho para o pais!
Balog a sua agua potavel deve estar contaminada - urgencie uma analise bacteriologica Se nao for isto lamento informar que vc sofre de analfabetismo e está jogando dinheiro fora com a assinatura da FSP
Em que planeta esse cidadão vive?
De que paÃs vc está falando? Se for o Brasil abaixo do Equador a história é triste. Acorda pois o baile segue.
Kkkkkkkk...hilário!
É Bolsonaro reeleito!Disparado o melhor presidente que o Brasil ja teve!
Até quando o PT vai insistir pelo caminho que levou ao desastre de 2018? A atitude dele de não fazer uma autocrÃtica, de admitir os erros, os desvios, a corrupção, a traição ao povo brasileiro que acreditou no slogan: "O PT NÂO ROUBA E NAO DEIXA ROUBAR". Enquanto não fizer o mea culpa continuará sendo responsável pela reeleição desse desastre que é o governo Bolsonaro. É muita burrice continuar com pose de vestal, contando que pode continuar enganado o povo indefinidamente.
A questão não passa pelo "se" a esquerda vai para o segundo turno, mas quem dela irá. Se for o PT, já era. Justo ou injusto, o antipetismo é maior que o petismo. Vimos isto em Caxias do Sul, onde um polÃtico excelente como Pepe Vargas acabou perdendo para este sentimento. Se o PT ama o Brasil, terá que entender isto. Depois que derrotarmos a direita liberaloide/fascistoide, o PT se reabilitará!
Perfeito, Daniel. Não sei se você é de Caxias, mas tenho o mesmo sentimento aqui em Porto Alegre, onde o PT provou e reprovou suas qualidades administrativas por 16 anos. A cegueira contra Manuela, as fake news, colocaram no poder os mesmos incompetentes que já estavam na prefeitura. Mello chegou a colocar carro de som dizendo que as pessoas teriam que comer carne de cachorro... não há baixeza baixa demais para a direita hidrófoba.
Cada eleição tem sua própria história, o cenário de 2022 não vai ser igual ao de 2018. Logo, não dá pra tirar conclusões de que podemos, mesmo divididos, ter um candidato de esquerda no segundo turno, nada garante isso. Se a esquerda for dividia pra 2022 corre o risco de virar sulfato de pó de peido. Não chegar nem ao segundo turno, e assistir Bozo e Dória disputando a presidência.
Sem a autocritica polÃtica da esquerda , sobretudo do PT, veremos um 2022 sendo disputado pelo Bolsonaro de um lado e o Bolsodoria do outro. The end.
O comentário da Sra. Ana exemplifica bem meu sentimento em relação ao que o PT se tornou. Navegam no recalque e a reboque do "Grande LÃder". Era uma vez um partido orgânico e de base, dos trabalhadores. Hoje tem dono e junto aos detentores de mandato, não querem abrir mão de protagonismo na majoritária, pois tem que manter o emprego da terneirada em seus gabinetes. E o Brasil que se exploda!
A imprensa brasileira, Sérgio Moro, a direita que joga muito sujo e Ciro Gomes é que precisam fazer autocrÃtica. Estes foram os principais responsáveis pela ascensão de bolsonaro. Usaram e abusaram do antipetismo, que não é uma criação do século XXI, para colocar no lugar o pior polÃtico do paÃs.
Talvez, talvez o comando vermelho se uma ao PT.
dai levarÃamos a briga do rio entre milÃcias e outros crimes organizados para a disputada presidencial
Una
Atribui-se ao PT o problema da corrupção. Mas se esse fosse o verdadeiro motivo, não terÃamos como maior vencedor de prefeituras o PMDB. O PT foi punido pelos seus acertos e não pelo seus erros. Isto posto, não vejo como unir a esquerda ignorando o PT. O PSB sim, não terá vida longa, pelo menos no campo da esquerda. E o Ciro, ah o Ciro, virou dependente do Lula tal qual FHC. Precisamos de renovação sim, Dino, Boulos, Manuela, Haddad estão aà e acho que podem se entender sim por uma nova aliança.
Ninguém é punido por seus acertos? É só acompanhar a história do Brasil. Abolição da escravatura, um ano depois o golpe da República. Getúlio Vargas quando olhou pro pobre, se suicidou. João Goulart prometeu reforma agrária, golpe militar.... É só um governo olhar pro pobre que a elite aciona a mÃdia que incendeia a classe média e o retira a fórceps com a chancela dos militares.
Ninguém é punido por seus acertos, essa narrativa é cansativa e não explica rejeição ao PT. O partido ao enveredar-se em casos de corrupção perdeu o discurso de décadas de que representava um novo modelo, que abolia totalmente a corrupção. Esse discurso virou um ativo explorado pela extrema direita. Para quem não acredita mais no fato de que a polÃtica traz implÃcita essa prática, tanto faz A ou B. Nesse caso, melhor votar no tradicional, pois deles não se espera nada nessa área.
De 630 prefeitos eleitos em 2012, o PT passou a 256 em 2016, e 183 este ano.
A questão não está em chegar ao 2º turno. Lula é a pessoa mais popular e o maior cabo eleitoral da nação. a questão está no antipetismo que ocorre devido a prisão de toda sua cúpula. Isso não passou despercebido para grande parte da população. Se insistir em jogar um candidato do PT no 2º turno novamente, os Coisos se reelegem. simples assim.
Cara o Bruno, a julgar pelo comentário do cara do PSB, não se pode mais colocar nas costas do PT a falta de união da esquerda. Qual "contramão da história" foi identificada pelo cara-pálida? Os erros tão evidentemente cometidos pelo PT ocorreram após a chegada ao poder, não antes. Se os demais ditos progressistas incorporam esse discurso tão raso, pouco importará o que o PT faça, esta União já está negada...
Obrigado do esclarecimento, Paulo. Pena que não pude retornar ao fórum mais cedo para que pudéssemos aprofundar a conversa....
A tal “contramão da história” talvez seja referência a um dogmatismo teórico e prático desde sempre presente no que se consumou como o lulopetismo e na pregação de uma hegemonia petista com base em um discurso do partido dos justos. Entre outros intelectuais “fundadores”, Antonio Cândido já identificava uma “vanguarda iluminada” a ditar os rumos do partido. Deu no que deu!
No meu entender. Todos os polÃticos deveriam deixar as picuinhas de lado e se unirem pelo bem do Brasil e do povo brasileiro. A pandemia mundial não acabou e virá as vacas magras até a chegada da vacina teremos terceira; quarta, quinta onda e onde vai parar o tal mercado onde fica o povo os mais pobres. Tem que pensar em tudo isso pois me parece que quem tá lá em BrasÃlia não está pensando em nada . Apenas querem reeleição etc. A saber Maktub
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Bruno Boghossian > E se a esquerda chegar dividida à eleição de 2022? Voltar
Comente este texto