Ilustrada > Elizabeth Bishop foi deposta da Flip, mas sua poesia ressurge firme Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Decisão equivocada. No momento em que buscamos uma identidade brasileira que se sobreponha à fala das elites e que dê voz aos oprimidos e excluÃdos que estão sob a ameaça do conservadorismo de viés fascista que destroi sem qualquer respeito os princÃpios do estado laico. Nunca um posicionamento polÃtico coerente foi tão necessário.
O iâmbico tem muito a ver com o idioma inglês, e o melhor exemplo dessa medida talvez seja o conhecido "To be or not to be, that is the question": verso de dez sÃlabas que alterna átonas e tônicas. Em português, possivelmente resultará monótono (temos mais bossa e variedade rÃtmica do que o inglês). Lembro que a Editora UnB acaba de lançar uma edição da poesia completa de Bishop (creio que esse é o primeiro de dois volumes). A tradução é de Adalberto Müller.
A irrelevância desse regabofe cultural é constrangedora . Parece um clube de fofocas.
É isto que se chama de patrulhamento ideológico tupiniquim.
Pois é, Marcelo. Monarquia do proletariado.
Os tupiniquins não querem Bishop. Ainda estão a digerir Sardinha.
A "escala do blues", com suas "blue notes" não tem nada a ver com o pentâmetro jâmbico; a conexão que importa é a rÃtmica, já que letras de blues usavam essa estrutura, como bem apontou Leonard Bernstein em disco de 1956 (What is Jazz), cantando um "Macbeth Blues": I will not be afraid of death and bane, Till Birnam Forest come to Dunsinane.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Elizabeth Bishop foi deposta da Flip, mas sua poesia ressurge firme Voltar
Comente este texto