Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nelson Vidal Gomes

    Difícil imaginar um Estado Democrático de Direito no qual a instituição a qual incumbe a defesa da Constituição não a guarda. Pois é para onde parece estarmos caminhando, mas não de agora, já há algum tempo, notadamente desde quando deixou de aplicá-la àqueles que tiveram sua culpabilidade penal reconhecida em mais de uma instância judicial, sem que as sanções correspondentes ao fato típico lhes incidissem. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  2. Ana Ferraz

    Então, Hélio Schwartsman, a imprensa brasileira e suas colunas disseram por muito tempo que os problemas do Brasil eram culpa da gestão inepta da Dilma e da corrupção do PT. Dilma e o PT estão fora do governo federal desde 2016 e os nossos problemas apenas se agravaram. A imprensa precisa fazer sua autocrítica, pois tem enorme responsabilidade no desastre que é o governo bolsonaro.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Não! Que tem a maior responsabilidade pelo desastre que vem se tornando o governo Bolsonaro foi quem o elegeu. Um professor universitário que se candidatou à presidência em nome de um semianalfabeto, condenado pela justiça, que nada fez pelos trabalhadores, antes os prejudicou com escorchante tributação sobre o consumo, os maiores juros do mundo e uma herança de 100 milhões de compatriotas sem ter onde fazer cocô. Namastê!

  3. Caio Cunha

    Helio, surpreende-me a tua coragem ao insinuar que é a TUA leitura da CF é que é a certa, e não a dos ministros do STF, estes, todos, seres superiores de reputação ilibada e dotados de notável saber jurídico. Lê com cuidado, Hélio, por favor, o parágrafo quarto do artigo 57 da CF. Com todo o cuidado. Tenho certeza de que tu vais acabar entendendo que Eles têm razão.

    Responda
  4. Fircavazza Cavazza

    Prezado Hélio , vc não acha que esse governo e seus asseclas iria perder esse viés das vacinas pra matar mais um pouquinho de gente com a gripizinha né?!

    Responda
  5. Ana Bernardete dos Santos Garcia

    Amo ler seus textos Hélio. Parabéns.

    Responda
  6. Alberto A Neto

    O eterno otimista sempre é mal informado. Vai tudo bem com o faturamento do tráfico de drogas, armas e assalto a bancos, que ultrapassa o somatório faturado de milhões de empresas de médio e pequeno porte. Vai tudo bem com os criminosos de colarinho branco que alcaguetam seus asseclas e depois vivem luxuosamente em condomínios faraônicos em 'prisão domiciliar' paradisíaca. Os ministros viram consultores. Ao final, tudo dá certo, para quem está bem informado.

    Responda
  7. ANGELO JOS DE CARVALHO BAPTISTA

    A célebre e apropriada, para a época, alegoria criada pelo economista Edmar Bacha, que redefiniu o Brasil como um misto de país desenvolvido com subdesenvolvido (seríamos uma Belíndia, meio Bélgica meio Índia), deveria ser atualizada para estes tempos bolSSonarianos (pego emprestado o S dobrado do Jô Soares, ideia genial): estamos nos tornando (talvez sempre tenhamos sido) um Barbarição: alguns oásis de civilização cercado por um imenso deserto de barbárie. Não dá ora ser otimista por aqui, por

    Responda
    1. ANGELO JOS DE CARVALHO BAPTISTA

      por enquanto

  8. MONICA THOME

    Vez ou outra este assunto de reeleição volta em cena. Eu pergunto porquê? Alguém sabe responder?

    Responda
  9. José Augusto Bernabé

    Pois é, a Mídia Ativista preocupada esse 2 anos com o Presidente e não perceberam a Boiada passando sob os seus Narizes. E vem mais por aí, faz tempo que o Executivo e o Legislativo é o STF. Nós o Povo real somos uma Legião de Otários, nós não temos Presidente, Senadores ou Deputados, temos 11 Ditadores. Isso é Democracia?

    Responda
    1. Nelson Franco Jobim

      O presidente é o maior responsável pela sucessão de crises sem fim. Não lidera, só pensa em si mesmo e na família. Tanto que temos 175 mil mortes e a Coreia do Sul, com uma população quatro vezes menor, apenas 536. Guardadas as proporções, teríamos cerca de 2.200 mortes por aqui.

  10. FELIPE BARBOSA DE SOUSA

    Alguns ministros do STF estão esquecendo que é função "interna corporis" dele, STF, guardar a Constituição. Diz-se que o STF tem a prerrogativa de errar por último, porém, isto não o autoriza a rasgar a Constituição, principalmente quando o artigo em análise não abre brecha para divergências. O Congresso, caso entenda que a vedação à reeleição não é mais conveniente, pode tratar dessa questão "interna corporis", pode fazê-lo, mas só existe um meio adequado: via emenda constitucional.

    Responda
  11. Tadeu Roberto Corbi

    Não apenas perderam o juízo. Perderam tambem a compostura e a dignidade! Arvoram-se hoje em constituintes e reescrevem as leis a seu bel prazer ou atendendo a seus interesses sejam estes quais forem. Estão muito acima dos míseros mortais (nós). Vejam nossos promotores querendo furar a fila da vacina. Todos têm direito à vida porém o direito deles é maior, são seres superiores.

    Responda
    1. KARIN CORREA FOGGIATO

      Como ja dizia Bob Dylan: "se voce nao tem nada, nao tem nada a perder". Como perderam a compostura e dignidade, se nunca as tiveram?

  12. Paulo Roberto Schlichting

    Caro Hélio, deixando os juízes um pouco de lado, estamos todos ansiosos para que você abra espaço em sua pauta para nos enriquecer com sua visão sobre o alcance dos desastres que estão sendo promovidos pelo desgoverno atual nos âmbitos econômico, educacional, diplomático, ambiental, etc. Realmente, obra de profissionais.

    Responda
  13. Wil Prado

    O juízo, Hélio, nossos magistrados até aceitam perder. O que ele não aceitam, é perder as regalias - auxílio moradia, cultura, paletó, e agora, pelo visto, reivindicam (pasmem!) auxílio-saúde!

    Responda
  14. MARIA EMÃ LIA RODRIGUES

    Quando tudo dá errado, é porque está dando certo para os Bolsonaros e Cia... Há necessidade de enumerar os crimes e cúmplices? Quem irá julgar?

    Responda
  15. Wil Prado

    O juízo, Hélio, nossos magistrados até aceitam perder. O que ele não aceitam, é perder as regalias - auxílio moradia, cultura, paletó, e agora, pelo visto, reivindicam (pasmem!) auxílio-saúde!

    Responda
  16. Américo Venâncio Lopes Machado Filho

    O sentido no mundo moderno tem sido determinado por aquele que conduz. Assim sendo, a contramão virou mera figura de retórica. Com o judiciário existente, nem a berma vai sobrar para o cidadão brasileiro. Triste realidade!

    Responda
  17. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    Todos os normativos infra-constitucionais Federais, estaduais e municipais, inclusive os Regimentos Internos de Casas Legislativas e Judiciárias estão abaixo da Constituição Federal. Não se pode querer alterar os Regimentos Internos das Casas Legislativas violando a Constituição. Nenhum Poder deve sobrepor-se à CF para satisfazer à injunções políticas ou desejos partidários seja qual for o partido politico ou a ideologia que defenda. Se a Constituição Federal não for cumprida teremos o caos.

    Responda
  18. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Quando tudo dá errado? Pedro Álvares Cabral responde. Gostei dos 'juízes perdendo o juízo', aquele estado irracional altamente especializado, onde se deixa de lado qualquer resquício do dever de julgar corretamente. Fica a pergunta: por que é tão fácil descontextualizar a Constituição? .../Claudia F.

    Responda
    1. FABRIZIO WROLLI

      Escrevi minha resposta a vc, mesmo tardia, nos comentários ao Reinaldo Azevedo.

    2. FABRIZIO WROLLI

      SE referindo ao ex-juiz Moro?

  19. Miguel Fabricio Neto

    O STF não é o guardião da Carta Magna, é o próprio Poder Constituinte.

    Responda
  20. FELIPE BARBOSA DE SOUSA

    Como diz Yuval Harari, o Estado e a democracia são ficções criadas pelo Homo sapiens que só fazem sentido se baseadas em uma crença comum: a de que suas regras serão respeitadas. No Brasil, estas regras estão na Constituição, e neste caso, não há brecha possível para outra interpretação que não seja a vedação à reeleição das Mesas do Congresso Nacional.

    Responda
  21. Rafael Moraes

    Lembra daquela frase "com supremo e tudo" ? a CF88 infelizmente segue em desmonte e já há conversas para muda-la e virarmos um Chile...

    Responda
  22. Gennaro Di Trocchio

    O Brasil é essencialmente incompetente,clico para comentar uma reportagem cai em outra,depois criticam o governo pela incompetência, é a essência.

    Responda
    1. nair odete de campos

      Achei q isso só acontecia comigo, amigo. Srm contar a censura direcionada nao importa se eu escrevicuma receita de bolo ou o quê!

  23. Richard Lins

    Eu só tenho uma coisa a dizer: um impeachment sairia mais barato, e rápido!

    Responda
  24. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    Deu ruim, e ficou pior com o jumento de plantão na chefia do executivo. Vamos devolver para os índios, com pedido de desculpas. A vacinação vai começar tarde por aqui e atabalhoada, com certeza. Se os americanos, ingleses, e até os turcos vão começar a vacinar imediatamente é porque há segurança para fazê-lo, esses países não se arriscariam a promover uma intervenção desse porte sem segurança, acabaria com suas carreiras políticas para sempre. Prescrever cloroquina é que não dá.

    Responda
  25. Tersio Gorrasi

    O Brasil não deu certo desde que foi descoberto. Até então os nativos daqui viviam muito bem obrigado

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Que tal trocarmos descoberto por invadido ou conquistado, Tersio? Sempre achei que cabia melhor...

  26. Jackson de Moura Ferro Silva

    Bruno , teu choro é livre .

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      Orgulhoso da sua babaquice?

    2. Eduardo Rocha

      Comentários em frases curtas, preferencialmente atacando o articulista. Você deve estar sem argumentos. Invente! Minta! Reproduza as estultices do seu grupo de Whatsapp. Faça-nos rir.

    3. Marcio Vieira

      E o seu mugido também!..

  27. Jackson de Moura Ferro Silva

    Bruno , quando um artigo seu dá tudo errado .

    Responda
  28. vladimir Micheletti

    Quando tudo dá errado, a única coisa certa é tirá-lo de lá no tapa.

    Responda
  29. Antonino Mondek

    Análises lúcidas, como sempre. Tomo a liberdade de me reportar às análises de hoje do Nélson de Sá de onde se pode extrair motivos para esta política de "terra arrasada" que parece prevalecer entre nós, a dita guerra fria 2.0. O nível de integração global eleva a complexidade a níveis inaudidos. Gratidão à Folha por nos ajudar a entender este aparente caos, esta complexidade inaudida. Há de se pensar globalmente para agir localmente.

    Responda
  30. Herculano JR 70

    1-1o mil anos, mínimo, d historia civilizatória diz q o Brasil, e o mundo, dará certo p todos, p alguns já deu certo, ainda q por caminhos sofridos. Mas, pelo artigo, éramos, antes d Bnaro, um pais exemplar, onde tudo funcionava, e ele, impu+lsivo desordenou

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Tudo que funcionava agora não mais, o restou está sonda pior do que era. Entendeu, ma.né?

  31. Herculano JR 70

    2 Desastre causa a mídia escan+dalosa q cria o panico panfolia, q começa a ser ignorada, razão do exacerbar da crise. Mas e ótimo q a vacina comece a partir d março, urgência é tra+ma da mídia. Teremos a experiência dos mais organizados.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Patético!

  32. Herculano JR 70

    10 mil anos, mínimo, de historia civilizatória diz q o Brasil, e o mundo, dará certo para todos, p alguns já deu certo, ainda q por caminhos sofridos. Mas, pelo artigo, éramos, antes de Bnaro, um pais exemplar, onde tudo funcionava, e ele, impulsivo desordenou. Desastre causa a mídia escan+dalosa q cria o panico panfolia, q começa a ser ignorada, razão do exacerbar da crise. Mas e ótimo q a vacina comece a partir de março, urgência é trama da mídia. Teremos a experiência dos mais organizados.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Que Im.be.cil, a cada dia morrem quase mil! Essa é a razão da pressa, ma.né!

    2. Antonio Carlos dos Reis

      Até março teremos mais 60 mil mortos para colocar na conta do miliciano do planalto...e na sua também, já que o apoia.

  33. MARCOS BENASSI

    Sei lá que condão tem o Bozo, Hélio, que dá conta de cooptar, pela compra ou pelo medo, boa parte dos que, defronte às malfeitorias, deveriam resistir. No caso legislativo, o centrão sempre trabalha pelo medo - medo da conta bancária baixar. Mas o judiciário, justamente o supremo, garantidissimo em sua inviolabilidade, a troco de que se presta a esse papel? Não há de ser por medo do cão hidrófobo.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Esse negócio de impitimenti dá um trabalho...

  34. Paulo César de Oliveira

    Acho que a vacinaçao virá antes de março. Qd o Reino Unido começar a vacinar na semana que vem a cobertura será tão intensa que a pressão será quase insuportável para que o FDA e a agencia da União Europeia também liberem a vacina da Pfizer. Ver a vacinaçao ocorrer em outros países vai criar forte pressão para que isso ocorra também aqui. Mesmo exigindo conservaçao a -70C, a vacina da Pfizer é viável aqui porque pode ser conservada na embalagem original por 2 semanas e mais 5 dias em geladeira.

    Responda
    1. Herculano JR 70

      E se der errado no Reino Unido, uma falha ocorrer, se um grave efeito colateral aparecer, uma falha na conservação de distribuição? Se o povo ñ aderir? Vamos aguardar. Q bom q os mais organizados comecem. Foi deles q vieram os problemas.