Ilustríssima > Esquerda será tratada com tiro, porrada e bomba por Biden, diz professor Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Excelente artigo. Análises que fogem das aparências, que aprofundam o olhar, que expandem no tempo e nas perspectivas são sempre mais reveladoras. E têm a ousadia de contrariar a visão superficial que predomina entre leitores desatentos que se convencem pelo discurso fácil da falsa polarização Trump X Biden / Bozonaro X PT.
enfrentem o Covid 19 , torçam p o Galo, Bota, melhor que entender certos artigos ...
Cruzes, esse cara é um bozonarista da esquerda! Como pode ser professor?
Tomara!
Mas tbm vcs querem um governo comunista em um paÃs q perdeu dezenas de milhares e matou milhões combatendo isso... Nunca vai acontecer!
Uma direita moderada continua sendo uma direita, portanto combatendo valores como pluralismo, inclusão e diversidade quando isso atrapalhe a manutenção do status quo econômico. Em alguma casos, pode até esconder melhor os seus objetivos quando comparada a alguém como Trump, um boquirroto egocêntrico. Esquerda no poder nos EUA, até onde sei, nunca houve. A história desse paÃs é de criar campos de concentração para lÃderes sindicalistas e professores crÃticos, não coalizões polÃticos.
campos de concentração nos EUA ??? Wall Mart, Sams Club, ....
Fiquei muito curioso e preciso da tua ajuda:quando e onde houve esses campos de concentracao? Quais os nomes deles? Sabe os nomes das vitimas " concentradas" neles?
São caras desse tipo que ajudaram Bernie Sanders a derrotar Hillary e eleger Trump. Quase conseguiram de novo derrotar Biden e levar Trump de volta ao troninho. Se alguém não consegue entender a Direita Estúpida, basta observar o ninho em que ela se cria. O ninho da Esquerda Desvairada.
Itália 22, Alemanha 33, Brasil 35/37, Espanha 36, Brasil, 64, Argentina 66, Uruguai e Chile 73. EUA 2016. A Esquerda que delira, amamenta a Direita que baba.
Elege a direita quem vota nela.
Não há democracia nos EUA, uma plutocracia. Cuba é mais democrática.
tão democrata q persegue os artistas q querem mais , mais, mais liberdade !!!
Kkkk vcs tão falando sérios msm?
Cuba é um fascismo de esquerda.
Para quem quer entender um pouco melhor o Mundo PolÃtico Americano, sugiro Ler e Ouvir o Cientista PolÃtico liberal Americano, Prof. da Universidade de Columbia, em Nova York, Mark Lilla. Lilla, é um dos mais Renomados Cientistas dos EUA e Professor de Ideias PolÃticas em Columbia. Há muito o que se aprender com ele! Tão logo Donald Trump venceu as Eleições substituindo Barak Obama na Presidência dos EUA, Lilla, desapercebidamente, passou pelo Brasil, fazendo algumas Palestras.
Renato, corretÃssimo! Obrigado pela correção. A LÃngua Mãe, agradece!
Boa dica, mas se me permite uma sugestão, é Universidade Columbia, sem o "de", porque Columbia não é um lugar, é um nome próprio, como aqui dizemos Universidade Ibirapuera.
Se formos acreditar em tudo o queb essa gente pensa e acha, apenas porque se trata de alguém com o currÃculo desse, tudo seria resolvido tão facilmente. Quem ameaçou os Estados foi essa coisa que está no poder. Sempre tivemos boas relações com os Estados Unidos e vamos reconquistar novamente, seja com governo de direita ou esquerda. Há interesses das partes. O que esse cara escreveu é babaquice da cabeça dele. Até onde vai a sua isenção nessa conclusão. As colocações aqui são fortes perversas
O que diria Joe Biden, um Democrata convicto, Eleito Presidente dos EUA, se lesse um Artigo desses?
Cansei de ouvir de Bolsonarista que os democratas são de esquerda ... francamente o dia que os EUA tiverem um partido de esquerda ai acredito até em papai noel é muita ingenuidade achar que os democratas por não serem tão nacionalistas como os republicanos tem algo de esquerda!
Concordo em gênero, número e grau com o artigo acima. Na verdade, é pura ilusão acreditar que existe verdadeira democracia nos EUA. O que ali existe é uma plutocracia, em que as grandes corporações, e somente elas, selam o destino da nação. A prova disso são os milhões de dólares dirigidos ao "democrata" Biden para derrotar o Bernie Sanders
Imaginava que a geopolÃtica americana tinha enfraquecido e a administração Biden estaria grandemente preocupada em colocá-la no rumo. A plutocracia é fato, porém é uma forma elegante de dizer ditadura do capital. Os imensos recursos da sociedade americana terão que ser conduzidos para evitar o domÃnio econômico total do sudeste asiático, atraindo investimentos pesados.
Os EUA jamais elegeriam um socialista como Sanders. Trump ganharia fácil.
Idelber Avelar é mais um daqueles jornalistas que escrevem e confundem os brasileiros que não moram lá com oservações sem a menor profundidade e fora da realidade.
O acadêmico é um professor de letras nos EUA. A comparação entre o partido democrata norte-americano com o partido novo ou a ditadura brasileira é equivocada, retórica e amadora. Centenas de especialistas na área, no Brasil ou internacionalmente, mas a Folha prefere o populismo dos intelectuais de redes sociais.
Concordo. Esse cara é um "mirim" na mesma linha Glenn Greenwald.
A esquerda americana só existe na cabeça e nos interesses polÃticos do Trump. Por aqui existe a extrema direita e a direita. Socialismo, e mesmo social democracia, são quase uma impossibilidade constitucional. Tudo é privado e funciona. As poucas estatais são mistas ou não funcionam. Não é por acaso, que é a maior e melhor economia do mundo. Vivo por aqui ha 22 anos e sou cidadão ha 12. Os americanos, quando erram, corrigem na eleição seguinte. Esse pais é a prova de incompetentes.
Nesse seu pseudo eldorado a insegurança alimentar hoje atinge 50 milhões de pessoas, na linha abaixo da pobreza. Pior paÃs dentre os desenvolvidos em qualidade de vida média, distribuição de renda e justiça social. E na economia já foi superado pela China na paridade do poder de compra (produção de bens e serviços) e em 10 anos deve ser superado na paridade do dólar. Um império de iniquidades internas e externas em ocaso, declÃnio, já teve 50% do PIB mundial após a 2ª guerra mundial hoje uns 18%
Esquerda e direita não sao comceitps estanques... variam de acordo com cada paÃs. Nos EUA a esquerda tem foco na estafo de bem estar social e no progressismo (leia-se defesa de minorias e movimentos identitarios)... comparado com o Brasil parece mesmo que só há direita, ainda mais qdo um Rodrigo Maia faz discurso pró minorias em nosso congresso.
que lugar é este onde um sujeito pode ir pro meio de uma multidão de manifestantes com uma arma de guerra, um canhão, com vários municiadores, e parece que tem até umas granadas (primeira foto). isso faz qualquer sentido? alguém poderia descrever qual o motivo ou o objetivo disso não ser proibido por lei?
Já tem gente (esquerda liberal) com saudades do Trump?
Esquerda liberal? Esse cara está mais pra um louco de esquerda leninista... vivemos uma nova guerra fria... esquerda ou direita os EUA jogam sempre pesado a favor de si... o ministerio Biden retrata a real: progressismo aqui dentro "big stick" lá fora... sempre foi assim na terra da liberdade.
A resposta está no texto: a esquerda americana queria Sanders. Mas, como não rolou a indicação dele como candidato democrata, apoiou Biden, por ser a opção menos ruim. Trump seria a pior opção possÃvel. Mas Biden é o candidato dos ricaços americanos, pra quem Trump já estava se tornando inconveniente. Chama-se administração de danos. Dos males o menor.
Não, não tem...
O texto é bastante correto sobre os detalhes do mundo polÃtico americano e sua história recente. Porém, falar que o governo Biden vai ser uma mistura de Partido Novo, que nem sequer existe fora da televisão, com Médici, que foi um ditador militar meio século atrás é um disparate. Talvez se possa dizer que Biden será algo como o governo FHC.
Isso mesmo. Concordo.
Nunca houve ilusões com relação a Biden.
Hillary chegou a Circular Memorandos que Orientavam os seus a Reforçarem a Candidatura Trump nas Primárias Republicanas, já que um Extremista Caricato seria mais Fácil de Bater. ***O Lullopetismo achou que Bateria Fácil o Caricato Bolsononaro, dançou novamente!
O que vc tem com maiúsculas e minúsculas?
Pensando na doutrina Monroe, a conversa de esquerda ou direita e suas variações, é simplesmente uma forma de fazer com que as populações tenham algo com que discutir na polÃtica mundial, se iludindo que tem a capacidade real de decidir.
Eu já afirmava isso tudo bem antes das eleições nos EUA. Levei muitas cacetadas.Nenhum presidente mesmo sendo dos Democratas escapa das garras do sistema industrial/militar .Lembrar do Obama , mesmo sendo pacifista, foi obrigado a iniciar guerras no oriente medio no Iraque, Libia e Afganistão.Com Biden não será diferente.
Não é novo, nem a 'esquerda' existe. O 'complexo industrial-militar' é a regra do jogo originário da Doutrina Monroe e do 'Big Stick'. O último 'social-democrata' foi Roosevelt. Desde então, as 100 maiores empresas norte-americanas definem a pauta multinacional e a agenda geopolÃtica de controle do processo de acumulação do grande capital. A nova guerra fria é a disputa da hegemonia econômica e o Acordo Ãsia-PacÃfico, maior bloco mundial -, é a 'Grande Marcha' da China rumo à vitória final.
Para quem não o conhece, o Idelber é um petista-lulista extremado, ou pelo menos era quando eu o conheci, ainda nos tempos dos governos do PT. Apesar de morar nos EUA há muito tempo, ter cidadania e tudo mais, parece que não entendeu este paÃs, pois achar que o Sanders teria alguma chance de ser eleito presidente é um delÃrio inqualificável. A esquerda americana é algo completamente distinta da nossa, achar que esta será tratada como na ditadura brasileira é bu rrice extrema ou des onestidade.
Marcos, como eu disse, foi assim que eu o conheci nos tempos dos governos do Lula. Até hoje me lembro que seu último post no blog que ele fechou, a foto da Dilma, então recém-eleita. Depois disso, só ouvi falar dele em notÃcias sobre suas práticas de sedução de candidatas à pós-graduação... Agora, a Folha lhe dá espaço para soltar seus bichos. Mas você me traz uma novidade alvissareira, pois a necessidade de superar a figura do Lula é essencial em qualquer caminho virtuoso da Esquerda.
Chamar o Idelber de petista extremado é hilário. O cara vive criticando pesadamente o PT dia sim, outro também! Essa semana mesmo publicou textos no facebook indicando a necessidade de superação da figura do Lula.
Obrigado por avisar, eu nunca ouvi falar dele.
Não entendo como as pessoas, de menos a mais letradas, ainda não perceberam que não existe mais esquerda e direita, mas sim quem controla mercados, mesmo que seja mercado de opiniões.
Ô louco!!! Um Trumpista enrustido!
É preciso ter bastante familiaridade com a polÃtica americana, mais que isso, com a história americana, para entender o artigo. Para mim, o desastre começou quando a gorducha vulgar Monica Lewisnky decidiu guardar aquele maldito vestido vermelho com a prova do crime: o que o Presidente Clinton fez com ela. Daà o escândalo, o impeachment, que passou na Câmara, mas não no Senado, mas então o estrago já estava feito no Partido Democrata; ainda assim, em 2000, Al Gore venceu por 500.000 votos...
Este aà se for depender da renda da venda do livro vai passar fome!
"Em um espectro brasileiro, o ministério Biden estaria à direita do Partido Novo e um pouco à esquerda de Médici".Não é possÃvel que essa ponderação seja séria. Não pretendo nem entrar no mérito das questões (supostamente) objetivas levantadas pelo autor - pois não tenho proximidade suficiente da polÃtica estadunidense para fazê-lo -, como por exemplo os perfis dos nomeados a cargos no governo pelo Biden, mas a declaração acima é um belo de um desserviço, ainda mais sendo reproduzida na chamada.
Denise, talvez fosse uma boa definição se o Binden fosse o presidente do Brasil, mas estamos falando dos EUA. Todo e qualquer presidente terá que fazer um trabalho sujo mundo afora, até mesmo o incensado Obama o fez e o próprio Sanders teria que fazer. Não que eu concorde, mas não há como não reconhecer que alguém que demonstre preocupação com o meio ambiente e com a importância do trabalho integrado entre as nações, é muito melhor para todos.
Guilherme, o Idelber não é intelectualmente honesto, fato comprovado diversas vezes ao longo dos anos.
Mas...se vc conhece polÃtica brasileira, esta é uma belÃssima definição, que significa o q é real: neoliberalismo radical disfarçado de civilizatório e violência e tortura (fora dos EUA, mas para poder das corporações) sempre q necessário. Otima definição.
Independentemente de ter sido apoiador do Sanders, o autor precisa ter a honestidade intelectual - ainda mais por ser texto dirigido a leitores não-estadunidenses, que portanto podem não conhecer bem a estrutura polÃtica dos EUA - de tecer comparações minimamente simétricas. Comparar Biden a Partido Novo e Médici (!!!) é uma piada de mau gosto. A vitória do presidente-eleito, ainda que não simbolize renovação polÃtica, representa uma grande vitória à s democracias liberais do mundo todo.
Independentemente do quão "neoliberal" ou até mesmo do quão "mantenedor" das polÃticas invasivas históricas dos EUA possa ser o Biden, a comparação feita pelo autor é esdrúxula e desrespeitosa com a história brasileira - mesmo caso tenha sido propositalmente exagerada. Ou talvez o autor simplesmente seja ignorante quanto à institucionalização oficial da opressão feita por Médici, ou ao reacionarismo ultraliberal não-mais-disfarçado do Novo.
BelÃssimo texto e uma perspectiva interessante, teria prazer em ler um texto mais aprofundado com estas experiências e analises. Abs!
O importante foi tirar o trampi!
comecei a ler esse artigo, mas, só no fim de 2021 estarei chegando na metade...e não compreendendo nadica de nada ...afff !!! sorry, deu sono zzzzzzzzzzzzzz
Engraçado como os analfabetos funcionais por opção não tem mais vergonha dessa sua condição. Assumem sua burrice sem nenhuma cerimônia!
prefiro enfrentar o Covid 19 que ter que ler todo esse artigo...
É pouco! Ideologias intolerantes e totalitárias deveriam ser banidas por lei. Fascismo e nazismo foram banidos no Ocidente democrático, porque o marxismo não? Por que são experts em vitimização? Tolerar a intolerância é travar disputa ideológica em desigualdade de armas e ter a certeza de que perderemos nossa liberdade.
Só nos seus devaneios olavistas que marxismo é uma ideologia intolerante e totalitária.
A configuração do espectro polÃtico dos Estados Unidos está baseado num erro histórico que dita que o chamado welfare state, defendido pelos democratas, é incompatÃvel com o livre mercado, defendido pelos Republicanos. Esse equÃvoco tem custado caro ao paÃs, que vive uma desigualdade econômica e social crescente. Enquanto as polÃticas dos Republicanos favorece a concentração excessiva , a dos Democratas faz o mesmo. pois a busca excessiva pela igualdade econômica produz desigualdade polÃtica.
É óbvio que não se pode esperar nada de Biden. Assim como dos lava-jatistas no Brasil, com quem o articulista flerta.
parece que há muito em comum entre o programa de biden e algumas reinvidcações mais a esquerda, a questão climática, a manutenção e ampliação do obamacare, sentar com adversários e construir acordos, combater o racismo estrutural e outras formas de preconceitos, ter uma forma mais humana para tratar a questão da imigração e outros.. Mas uma virada socialista nos EUA não vai rolar. Uma coisa é o que ser quer, outra coisa é o que se pode se ter. Com Biden pode se ter muitas coisas.
Sabe o que é asqueroso? É ver sujeitos que procuram desqualificar o autor e não tem a nada a dizer sobre o que eles escreveu. Não tem nada a dizer pois são rasos intelectualmente.
Parece bem assustador... o problema todo vai ser como vai se lidar com as mudanças climáticas e a China. Pode ser como indica o articulista, ou podem achar um caminho mais colaborativo. Funcionou contra Trump!
Os comentários desse artigo prometem. Bater simultaneamente na extrema direita e no progressismo ingênuo é pedir para tomar pedrada. Felizmente, ainda temos intelectuais que mantêm a lucidez e a coragem de dizer o que deve ser dito. Agradeço ao Idelber pelo artigo e pela excelente cobertura que fez da eleição nas lives de seu facebook. Acompanhei suas análises todos os dias e aprendi muito.
A impressão que me dá é que o Sanders é o lÃder da esquerda branca. Falta ligação tanto com os negros que são na maioria da classe trabalhadora, decisiva para a escolha e eleição do Biden, como dos brancos trabalhadores trumpistas.
Corrija-se, militante! Ou compactue com a desonestidade intelectual e a irrelevância factual do que escreve este aparelho ideológico. Onde se lê "esquerda" leia-se "radicais marxistas".
kkkkk
Hilde, salve! Procura-os onde se encontram: embaixo da tua cama!
A Escolinha de Formação de Mentecaptos do Prof. Olavo já te ensinou o que é marxismo?
Ainda bem que você está percebendo que não são todos os de esquerda que são radicais marxistas. É o mesmo de que entre os de direita, os minions acéfalos são apenas uma minoria raivosa.
O autor do texto já foi acusado de assédio sexual, não é mesmo? Isso é apenas uma pergunta como o texto dele é apenas uma opinião.
Sim, já foi. Independentemente do seu posicionamento ideológico, o Idelber não é flor que se cheire.
Comparação simplesmente ridÃcula. Esquerda retrógrada latino-americana sonha com radicais como Sanders na presidência, pode esperar sentada. EUA tem problemas, mas não são uma "banana republic".
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Esquerda será tratada com tiro, porrada e bomba por Biden, diz professor Voltar
Comente este texto