Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Geraldo da Silva

    Oh, Hélio, vc afirma que o mais documentado caso de espionagem foi feito pelos Estados Unidos, pelo México, pelo Canadá e Groenlândia (esta faz parte da América do Norte, mas não é um Estado soberano). Mas se você quer referir-se aos cidadãos nascidos no país da América do Norte chamado Estados Unidos da América, deve escrever Americanos.

    Responda
  2. A R Souto

    Os chineses riem muito mas não brincam. Quando eram fracos, passaram a perna em americanos e soviéticos. O chinês pai dos mísseis intercontinentais chineses apontados para os EUA fez doutorado na América e foi coronel do Exército americano. A cooperação militar e em C&T com os soviéticos foi encerrada por Krushshev; eles riram porque tinham um projeto nuclear paralelo secreto. E tem gente querendo brincar com eles!

    Responda
    1. A R Souto

      Isso não se consegue no Google. Está em livro de Ciência & Tecnologia robustamente documentado.

  3. Paulo Silva Barbosa

    Países não tem amigos, apenas interesses e assim independente de origem , aqueles que não tiveram uma indústria eletrônica e especializada em tecnologia da computação será sempre dependente das medidas e das vontades destas empresas.

    Responda
  4. José Cardoso

    Os chineses são capazes hoje de vender equipamentos desse tipo porque não se limitaram a importar e usar a tecnologia ocidental. Porque em vez de discutir apenas de quem vamos comprar não pensamos em como surfar na ciência e tecnologia?

    Responda
    1. Silas Costa Ferreira Junior

      Porque o Brasil já tentou isso em toda a economia: chamava-se Modelo de Substituição de Importações. Começou na ditadura Vargas e terminou na ditadura militar. O resultado geral foi um fracasso e uma enorme dívida externa. Tentou-se de novo, de modo focado, no pré-sal. O resultado geral foi o Petrolão do caudilho Luis Inacio. Pois é, o Brasil não é para amadores...

  5. Herculano JR 70

    Essa historia de entregar dados as big techs e otimo. Elas querem vender e a gde maioria do povo esta louca pra consumir. Alias, o grande problema é ñ consumir. O maior e mais perverso sistema de entrega de dados financeiros, nossa vida, por coação, é o estado via receita federal, que tem um Leão como símbolo para nos comer. E usa para nos predar, faz cruzamento de dados, um sistema de delação instituída, nossos dados são usados pra checar o dos outros.

    Responda
  6. Herculano JR 70

    1Acontecimentos interligados, porem, o mais importante no sec 18 foi o inicio do fim do poder absoluto, a democracia, limite ao poder, q possibilitou a realização do capitalismo via mercado. O capitalismo e a pratica do racionalismo, do uso intensivo das ciências. Por ter ditadura a China é um risco alem da conta, q pode explodir. Prova e a Urss, q mesmo tendo tecnologias, explodiu, ainda é pais subdesenvolvido. Idem a China, q tem desenvol/o pra 1/3 do povo. Perestroika chinesa.

    Responda
  7. Herculano JR 70

    2Ridículo, o jornalista perdeu o senso, comparando o q acontece sob a democracia americana, exaltada e copiada, q ñ é pura, é verdade, com a ditadura chinesa, imoral, q copia e faz dumping e com o dinheiro forçado esta incomodando o mundo, onde ñ se sabe o q acontece . Eu ñ confiaria, mesmo oferecendo a melhor tecnologia do mundo q sabe-se la pra q será usada, e ate quando.

    Responda
    1. Serafim Bragança Mendes

      Foi a democracia americana, antigamente exaltada e copiada, quem espionou nosso mais alto escalão.

  8. Vito Algirdas Sukys

    O público brasileiro, ao entregar os dados pessoais, com gosto e de graça às big techs pode cair facilmente nas garras do crime organizado internacional, ao ter roubo de identidade digital, ter sua vida espionada por malfeitores, e por aí vai...

    Responda
  9. MARCOS BENASSI

    Ô Seu Hélio, pode até ser verdade sua afirmativa sobre o casal tecnologia e mercado; no entanto, no ponto atual da relação, apoplético, a miséria se espalha epidemicamente-covid é fichinha perto da quantidade de mortes da desigualdade. Dito isso, vamos convir que os Bozofrênicos querem mais é que um meta os c.or.nos no outro. Se interesse nacional norteasse qualquer coisa, ninguém aplaudiria a Petrobras vender sua unidade de energias renováveis.Ou banalizar a privatização do fornecimento de água

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Bnaro ñ representa a liberdade, mas a opressão, é poder. Mas, no contexto diz coisas como multa e industria, arma para se proteger do estado, etc, tem um lado liberal q no contesto e bom. Ja os estatistas querem salvar o mundo com a estrutura podre e privilegiada do estado, corrupta como todo poder. Petrobras é o maior centro de privilégios, ainda q tenha excelências, no total e uma predadora. O diesel brasileiro tinha, talvez ainda tenha, altos graus de enxofre, causa da chuva acida

  10. Nelson Vidal Gomes

    Saber o que é de interesse nacional é bem mais difícil do que o que não é. Mas há um balizador para isso. As realizações que persistem além do mandato do atual Chefe de Governo tendem a ser do interesse nacional, ao contrário, aquelas que apenas neste repercutem não o serão. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Há um outro critério também, Nelson, observacional e operacional: qualquer coisa que tenha continuidade e/ou seja repetidamente abordada, enfatizada, negociada ou enfiada goela abaixo, é do interesse particular da Bozomíglia. Se fica meio translúcida ou sequer é mencionada, vai e vem de modo inconstante, é desprezada ou ridicularizada, rapidamente desenergizada, é do Interesse Nacional ou de Estado. Simples assim.