Alvaro Costa e Silva > Madame Satã contra os bolsonaristas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Quem concorda com esse sujeito, sobre a "sorte" dos descendentes de negros escravizados, não reconhece a marca que os grilhões deixaram na alma da humanidade, e o que suas vÃtimas ainda sofrem na pele, seja na América, seja na Ãfrica ou onde estiverem. Para ficar no aqui e agora, duas meninas mortas, 3 e 7 anos, obviamente sem histórico de vida que possam imputar a elas próprias a morte, como de costume... Essa tem sido a "sorte" de muitos.
O fato é que o Sérgio Camargo é um negro, falando sobre os negros no Brasil. O importante é saber como o que fala é recebido por eles. A opinião de brancos como o colunista não é muito relevante.
foi a melhor casa noturna de SP entre o fim da década de 80 até o começo da de 90. bem Punk
Quem quiser saber mais alguma coisa sobre Madame Satã, é só correr os olhos em duas obras fundamentais sobre a homossexualidade no Brasil: Devassos no paraÃso; a homossexualidade no Brasil, da Colônia à atualidade, de João Silvério Trevisan; e Além do carnaval; a homossexualidade masculina no Brasil do século XX, de James N. Green.
Sabe, Seu Ãlvaro, as atitudes do Antipático, que ele quer fazer parecerem bravas - no sentido de corajosas, embora bem covardes na sua autocracia - nem poderão ser qualificadas como odiosas. Melhor dizê-las "ódiogênicas", na medida em que dão uma raiva desgraçada. Na fogueira das vaidades que ele monta para consumir a si próprio, acabo achando que falta crueldade. Bozificando-me, faz-me preferir o método do microondas, aqueles pneus postos ao redor do indivÃduo, aos quais se ateia fogo. Venceu.
Sérgio Camargo vai demorar para ser esquecido. Pelo que sei foi o primeiro a perceber e a ter coragem de dizer uma verdade incontestável e que incomoda os politicamente corretos: "A escravidão foi terrÃvel, mas benéfica para os descendentes.Negros do Brasil vivem melhor que os negros da Ãfrica." De fato, por qualquer ângulo que se olhe - renda per capita, alimentação, moradia, vestimenta, educação, saúde, respeito aos direitos humanos - negros no Brasil, em média, vivem melhor que na Ãfrica.
Faça um bem para nossos descendentes: não se reproduza!
Há muitos dem-entes que escrevem bobagens aqui. Mas há os que tentam superá-los! Parabéns: superar-se deve dar um orgulho danado!
Não sendo intelectual e pertencendo à mesma esfera dos demais ministros do atual governo, ele será lembrado como outros facÃnoras que povoaram a História. Alguém vai se esquecer do Ernestinho Terra Plana? Do Salles garimpeiro e incendiário? Da Tereza do veneno? Do Kafta da Educação? E do general Saúde? Realmente você tem razão. O Sérgio Camargo restará inesquecÃvel!...
Entendo ser um equÃvoco entender aÃfrica como um todo monolÃtico. Quando dizemos os negros do Brasil vivem melhor que na Ãfrica é preciso refletir: de qual paÃs da Ãfrica falamos? De quais negros falamos? De quais negros e de qual parte do Brasil falamos?
O sr. é negro?
Perfeito, Marcos.
Jesus da Goiabeira, iluminai. Ou eliminai, como preferirdes...
De qual buraco o sr saiu?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Alvaro Costa e Silva > Madame Satã contra os bolsonaristas Voltar
Comente este texto