Ilustríssima > Trump implodiu direita intelectual e deixa legado populista Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Felipe José

    A radicalização do Partido Republicano vem ocorrendo mesmo antes de Trump. O líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, afirma há mais de uma década que o principal objetivo dos republicanos é inviabilizar governos democratas, ou seja, os interesses da população ficam em segundo plano. Enquanto isso o Partido Democrata enfrenta graves divergências internas, que foram deixadas de lado para combater Trump, mas devem voltar no governo Biden. Há muitas incertezas na América.

    Responda
  2. Cloves Oliveira

    Em 2016 o objetivo era se livrar da Hillary, em 2020 foi para se livrar do Trump. A política Americana nunca foi um embate de ideias, mas de grupos, de etnias e de gêneros. A realidade é que o sistema de dois partidos já não consegue representar todo o espectro político do país. Um exemplo, é a participação de gente como Rand Paul e John McCain (já falecido) num mesmo partido sendo eles pessoas com ideias diametralmente opostas. Existe fatiga de material e sem reformas o colapso é garantido.

    Responda
  3. Marcus Machado

    Tudo o que Rússia e China queriam: minar a força política e a confiança do mundo nos EUA. Conseguiram. E a China creece em todos os aspectos.

    Responda
    1. Charlen Floripa

      O próprio EUA com essa ideologia de ódio e combate ao contraditório é que faz isso. Por exemplo, o quão bizarro está esse jogo do trump em não querer sair do trono? Isso detona a e o moral dos EUA?

  4. José Cardoso

    A habilidade do Trump é conseguir enganar mutios dos otários anti-globalização, que babam contra o neo-liberalismo. Faz algumas medidas pontuais com elevação de tarifas, mas não muda nada em essência. Se erguesse mesmo uma muralha tarifária, elevaria os preços internos, prejudicando a maioria da população.

    Responda
  5. Davi Pessoa Ferraz

    Puxa vida! Eu nem sabia que existia direita intelectual.

    Responda
  6. Davi Pessoa Ferraz

    Puxa vida!

    Responda
  7. Valdeci Gomes

    Gostei da análise eleitoral, mas para uma análise completa necessário se faz colocar a questão econômica. Biden ganhou porque se colocou à disposição da doutrina neoliberal capitaneada pelo capitalismo financeiro. Até veículos da mídia trumpista sabem que o financismo, dinheiro gerando dinheiro, é um caminho sem volta do capitalismo. Trump foi remar contra a maré e se ferrou, pois pregava a volta do emprego fabril, com todas as fábricas se tornando empresas e start ups, e financeirizando-se.

    Responda
  8. vladimir Micheletti

    A direita, tanto a de lá como a daqui, não tem teóricos e muito menos intelectuais. Tem somente self-made-sabujos. Viva a esquerda! Volta P.T.

    Responda
  9. Roberto Gomes

    Mais importante do que os republicanos tentarem saber o que vão fazer daqui pra frente é o que os democratas saberem o que vão fazer daqui pra frente, pois a margem de vitória foi estreita, bem estreita.

    Responda
  10. RONALDO JOS DE OLIVEIRA

    Se conhece o american way of life, de pronto, sabe que Trump já é parte de um passado que envergonha o americano de verdade. Ocorre que no país da liberdade e da honestidade o americano nato perdeu muito espaço para os negros, latinos e demais estrangeiros que sabemos não tem na suas genéticas a frieza, prática e determinação de um britânico. Por exemplo o sistema eleitoral americano pode ser tudo, menos desonesto. Trump ao insistir na idea de fraude, não deu um tiro no pé, deu na própria cara.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.