-
Ricardo Lyra
Parabéns pelo Texto: de ler, re-ler e espalhar enquanto pudermos, antes que o pesadelo de Orwell se faça real..
-
Dalmo Moreira de Araújo
Esses são corolários de gente que pensa que governa e manda no Brasil: Bolsonaroe seus governo, filhos e eleitores da chamada direita extremada . Para mim, também são racialistas declarando todos os dias que nosso racismo é o mesmo que há nos USA.Pelo artigo, parabésn ao JB Coutinho, o único até agora a tratar do processo contra o escriror Cuenca e a bisneta do Lobato com muita inteligência
-
Lucas Cansado
João Pereira Coutinho, gostei imenso deste seu artigo de hoje. Me ajudou a organizar meus pensamentos. No meu modo de ver, a censura, nesses casos apontados, é, até certo ponto, uma decorrência do literalismo. E o literalismo vem - desculpem-me - de b.urrice e de autoritarismo. Parabéns e obrigado pelo texto.
-
JOSÃ EDUARDO FEROLLA
Nova cultura exige a novilíngua, falsa evolução que só mostra intolerância e exclusão disfarçada de sensibilidade, purificação e justiça cultural. Censores embuidos da santa inquisição contemporânea procurando seus escritores e livros-alvos para modificar. .../Claudia F.
-
João Monteiro
Mais um artigo do xará portuga que dá gosto de ler, está certíssimo em suas argumentações em ambos os casos, parabéns João!!!
-
Peter Janos Wechsler
Excelente artigo. Disparado o melhor e mais culto colunista da FSP.
-
Chang Up Jung
O colunista parece que se esqueceu de tomar os remédios de costume antes de escrever esta coluna. Ter pena de Cuenca não pode ser pensamento sadio. O que o cara fez foi aproveitar-se dos apedrejamentos alheios contra Bolsonaro para tirar uma lasca, ao mesmo tempo, contra seus eleitores e de quebra, à figura presidencial do País. Avacalhação tem limites.
-
Paulo Roberto Schlichting
Permita o comentador. O apedrejamento moral do citado é ato dos mais saudáveis. Indicador de sanidade e lucidez diante da maléfica e assombrosa figura.
-
-
Maria Lopes
Ótima coluna. Esse terrorismo judicial já foi utilizado antes, contra um jornalista. É má fé mesmo. E a bisneta de Lobato é uma tola. A leitura de seus livros foi uma das delícias de minha infância, detestável essa amputação arbitrária. Que gente pretensiosa, esses censores sem humor ou talento.
-
Angela Maria Bedran
Muito bom!!!
-
luiz menezes azevedo filho
Querido JP Coutinho mais uma coluna memorável. Texto maravilhoso. Irretocável! Triste a semana em que você só escreve às terças. Ótima semana professor.
-
ROBERTO dE OLIVEIRA FLORES
Logo teremos que 'revisar' Machado e Eça! Que época chata.
-
ANDERSON CORREA TEIXEIRA
Cuidado João: Eva e Adão é um cacófato perigoso! Você pode ser processado por ofensa pela comunidade LGBTUVWXYZ ou por alguma entidade que se sinta ofendida! nota de esclarecimento antes que alguma anta leve a sério, e ressalvado o total respeito às antas: trata-se de uma brincadeira.
-
Luiz Candido Borges
Para quem não entendeu: fale rápido "Papai, Eva e Adão"...
-
-
Ayer Campos
O Brasil sofre de um pote até aqui de mágoa difusa, sem saber sua natureza e índole, e as saídas para compensar ou repudiar são as mais obtusas. Não é só aumento da pobreza (que era maior há duas ou três décadas), da desigualdade, da falta de oportunidades, de um estilo de vida que promete e não entrega. É um mal-estar ou 'malaise' coletivos sem discernimento de causas (só 'individualismo possessivo' ou 'capitalismo' não vale) e, o que é pior em culturas atrasadas, sem indícios de 'culpados'...
-
Ayer Campos
Na década de 40, Graciliano Ramos apontou como fontes do mal coisas concretas, como a polícia da ordem política e social e... a gramática. Na época não lhe ocorreu que já havia o 'racismo estrutural' (e a homotransfobia). A gramática se esvaneceu e é hoje foi substituída por coisas como a 'tirania da imagem' e outras congêneres. Mas a concretude pétrea de um governo ignóbil no Planalto está longe de satisfazer nossa ânsia por culpados.
-
-
Lidia Oliveira
Apoiado, zilhões de vezes apoiado.. Obrigada, alguém tinha que esclarecer do que se trata esse revisionismo, no mínimo ignorante
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.