Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Laskdo de Nascimento

    Agora com o aumenta da Covid o governo está entre a Cruz e a Espada, ou compra uma vacina para vacinar a população do Brasil todo ou vai pagar, literalmente, muito caro com um novo auxilio emergencial e prorrogação dos atuais. O ministro da economia já disse, quando chegar a mil mortes, aí sim voltou! E pelo jeito, INFELIZMENTE, é questão de dias.

    Responda
  2. Sylvia Alves Corrêa

    Nessa guerra entre Bolsonaro e Doria "no tocante" à vacinação, ficam claras as intenções eleitorais de ambos os duelistas. Fica claro, também, que as medidas adotadas por um e outro ao longo da pandemia tiveram e têm implicação na vida dos cidadãos e na sua saúde. A ver, que conseqüências terão o negacionismo e a indiferença do presidente pela vida dos cidadãos e o empenho do governador de São Paulo, dono de um ego agigantado, na vacinação da população e nos possíveis ganhos eleitotais.

    Responda
    1. Silas Costa Ferreira Junior

      Tem um monte de vaidoso que é candidato a eleição, então por que pegar no pé do Doria, que está se esforçando para debelar a pandemia em SP? Aliás, Doria é um gigante da administração pública, se comparado a anões morais e gerenciais como Bozo, Ciro, Huck, Haddad, etc. etc.

    2. RICARDO ARANTES MARTINS

      Sem dúvida. é que Por vezes a ambição, se levada por um lado inteligente e construtivo, pode ser benéfica.

  3. Luís Gustavo Pessoa Sales

    Incrível como a elite bandeirante prefere não ver a inação do governo paulista sobre a pandemia agora com testagem em massa e rastreamento de infectados. Tal inação indica que, assim como Bolsonaro, Dória joga com marketing político, brincando com a esperança das pessoas apresentando solução que só terá efeito lá pelo segundo semestre de 2021. Essa briga pífia só tem motivação política e está forçando o atropelo nos protocolos para aprovação das vacinas.

    Responda
    1. Luís Gustavo Pessoa Sales

      Entre a elite bandeirante e o argumento de defesa do bolsonarismo com perfume francês, há a ciência. Procura por "Nos EUA, uso de máscara salvaria 86% mais vidas que vacina contra Covid" e vai achar aqui mesmo nesta folha.

    2. Luís Gustavo Pessoa Sales

      Entre a elite bandeirante e seu argumento de defesa do bolsonarismo de perfume francês, há a ciência: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/12/nos-eua-uso-de-mascara-salvaria-86-mais-vidas-que-vacina-contra-covid.shtml

    3. Silas Costa Ferreira Junior

      Testagem e rastreamento são paliativos, e nenhum país nas Américas conseguiu fazer isso direito (exceção, talvez, o Canadá). Vacina é a solução direta, então Doria está concentrando esforços e recursos nela. Entendeu?

  4. Vincenzo Mario Patriarca

    Ridiculo o comentário com vies político alias como sempre a Folha, só fala de Bolsonaro,como se no Brasil ,não houvesse mais nenhum problema. Veja hoje todos os comentaristas do que falam? E veja se tem algum comentário contra Doria. Porque será?

    Responda
    1. Horacio Cerzosimo

      Simplesmente porque Dória, com relação à imunização, vem fazendo o correto. Enquanto o outro citado está atrapalhando de toda maneira possível, pois só tem como preocupação o ganho eleitoral de quem considera seu inimigo. Como diria o Kiko: Gentalha!

    2. LUIZ MARTINS VALERO

      Por que será? Seria porque o Dória está mais preocupado que seu ídolo?

    3. Carlos Fernando de Souza Braga

      Por que só vse fala do Bolsonaro? 1) porque ele é o maior problema do Brasil. 2) porque ele é o presidente do Brasil

    4. MARCOS BENASSI

      Tem também contra o Dória, Vincenzo. Te digo exatamente o porquê: porque o Bozo é muitíssimo mais hábil em fazer besteiras, coisas impróprias e antiéticas.

  5. neli faria

    Depois do que o adolescente presidente festejou um morto(o voluntário da vacina!),era para ter dado andamento ao impeachment. Está separando o Brasil.E o general panzuello ( nordeste fica no hemisfério norte), é outro... avise que o Instituto Butantan fica em São Paulo, consequentemente Brasil.Militar é Patriota? Pois sim!Pelo que se vê, é aquilo que meu defunto pai, então vivo, dizia: Patriotismo é dinheiro no, aspas, borso .Acrescento:por causa de um D A S...que importa o passado no C V?

    Responda
  6. eli moura

    a guerra das vacinas não é uma guerra política local, como alguns narradores de cronicas política querem contar. É uma guerra global, hã limite na capacidade de produção e de materia prima para isto, Os paises ricos vão exercer suas preferencias, o brasil não é um deles. Antes fosse uma guerrinha local . O descalabro do governo federal, como o foi no começo da pandemia, com o mandetta, mostra o total desprezo pela vida dos brasileiros.

    Responda
  7. Antonio Ferreira de Castilho

    O desgoverno vai matar mais gente que a guerra civil americana(970 mil),3 % da população da época! Isto tudo por incompetência, politicagem e safadeza!

    Responda
  8. Chang Up Jung

    E para a Folha, melhor atrapalhar Bolsonaro do que divulgar as informações sérias aos leitores.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Bolsonaro não precisa de ninguém para atrapalhar ele, não. Ele faz isso sozinho; é a única coisa em que é competente. Só está no governo mantido essa nossa elite es.cr.o.té.r.ri.ma, que não tem ninguém mais "educadinho" para botar no lugar

    2. MARCOS BENASSI

      Chang, vou creditar a sua frase a alguma dificuldade para ler em língua portuguesa, dado seu nome oriental. o artigo é de opinião, mas as informações são verídicas e precisas. Se você entendeu o texto, o problema é seu conceito de seriedade.

    3. neli faria

      oi... o bolsonaro nem precisa de oposição! Ele é oposição a si próprio e tem um magote de seguidores que também é oposição. Mais: o patriotismo dessa gente é América primeiro!Bem feito que trump perdeu.

    4. Fernando Minto

      Chang, ele se atrapalha sozinho em meio às sua mentiras.

  9. Tersio Gorrasi

    Com guerra ou sem guerra de vacinas, surgiu uma constatação preocupante que nada tem a ver com isso. Os países ricos estão se locupletando de vacinas, além até do necessário a toda a sua população, fazendo com que os países pobres (Brasil incluso, evidentemente) ficarão desabastecidos e a ver navios (ou pior, os seus paraísos, conforme a religião)

    Responda
  10. Herculano JR 70

    1O enfrentamento a Covid desde o começo ñ e unanimidade. E Bnaro foi contra a parada da economia e o exacerbar da doença, q ñ e mais grave q qq outra, apenas exige recursos ñ disponíveis pra meia dúzia de casos graves q precisam Utis. Portanto resistir a vacina apressadinha e perigosa com tanta incerteza e a melhor estrategia. Deixem a doença andar. Devemos nos expor pouco pra se contaminar de forma controlada e continua q e o q faz a vacina. Jovens, uma respiradinha de doente 1 vez ao dia.

    Responda
  11. Herculano JR 70

    2A vacina da Pfizer e de mensageiro de Dna q mexe com genética. Mais arriscada q a Chinesa, sem confiança, q e ditadura e q testa em paises duros como Turquia e Indonésia. E a Coronavac sob suspeita de corrupção. Onde tem China imoral se pode esperar tudo. E Doria mostra a q veio fazendo acordo precoce com eles. Alias todos os governos estão mais ou menos nessa. Espero q isso provoque nova revolução francesa pra acabar com poder.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Vai tomar sua cloroquina e não enche o saco!

    2. Fernando Minto

      Sr Mauricio, não são só os comunistas que comem crianças. Padres, bispos, etc também o fazem.

    3. Maurizio Ferrante

      E tem mais, caro junior: a vacina chinesa possui um componente, feito com o sangue de bebês (eles sao comunistas, não é? Comunista come crianças) que inoculado vai desencadear covid-20 mortal em todos os habitantes do mundo, onde só sobrarao chineses, que secretamente se vacinaram com a Astra.

    4. Maurizio Ferrante

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  12. RICARDO ARANTES MARTINS

    Não há guerra nas vacinas. o que ocorre é que Doria se antecipou, investiu na ciencia e fechou contratos enquanto o governo dormia. Terá 46 milhões de vacinas prontas até fevereiro ou março e o governo federal terá a maior parte de suas vacinas chegando no 2º semestre de 2021. Isto Jair não pode tolerar, pois sua popularidade ficará evidente ante sua patente inutilidade em ter pregado o negacionismo e demorado para acordar. mandará a anvisa obstar e doria pegará liminares. jogo de cartas marcada

    Responda
  13. CARLOS TARDIVO

    Trata-se de um boçal egoísta e inútil que só pensa em si e em seus inúteis e desonestos bezerros!

    Responda
  14. HUMBERTO ARAUJO MACHADO

    O Governo Bolsonaro é tão ruim, mas tão ruim, que se na próxima eleição ficarem ele e o Dória para o 2o turno, quem votou nele em 2018 vai votar no Dória pelo mesmo motivo. O Doria vai ser o novo Bolsonaro e o Bolsonaro vai ser seu próprio poste, kkkkkk.

    Responda
  15. Adriana Maccacchero

    Realmente gostaria entender em que medida um político inepto, que nunca construiu nada, não tem nenhuma proposta (fora liberar arminha), sem talento para articulação e sem trabalhar (no meio da crise que se encontra o país vai inaugurar vitrine!!) Ainda conta com defensores tão apaixonados... o brasileiro tem realmente que ser estudado. É um masoquismo patológico.

    Responda
  16. José Cardoso

    Vamos ver se nossos institutos de saúde como o Butantan e a Fiocruz conseguem entregar resultados. Os ingleses já começaram a vacinar. Aqui se espera o que vem de fora, como sempre.

    Responda
  17. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    .... enquanto isso a população continua morrendo.

    Responda
  18. Ayer Campos

    Meu pessimismo atinge o paroxismo: desconfio dessa trama macabra. Não que não prejudique a milhões, o que já ocorre, mas vislumbro um solerte plano para turbinar a candidatura Dória como mal menor para a ordem vigente. Os defeitos e virtudes de Dória, inclusive seu discurso moderno e domínio das técnicas imagéticas, infundem desconfiança, mas não para os usufrutuários de sempre. É sempre bom ter à mão um sucessor moderado e confiável ante um governante arbitrário e de má índole - 'just in case'.

    Responda
    1. Ayer Campos

      Bem, Benassi, é de fato teoria conspiratória, destilada a partir de mau metabolismo biliar, mas não seria surpresa nem escândalo, considerando os últimos, digamos, vinte ou trinta... séculos de história das sociedades. Não explica mas desopila - e dá a impressão de afastar a pecha de 'trouxa'...

    2. MARCOS BENASSI

      Mmmmmmm, isso seria um bagulho malígrino a vera... Caro Ayer, reconheço que, possível, é. E o Dória, realmente, é isso que você escreveu, é bom de venda. Mas teria que ser uma concertação daquelas, hein? Acho que vale guardar como plano B de teoria conspiratória.

    3. Paulo Roberto Schlichting

      É isto...Dória é o preferido - da vez - da ordem vigente e dos usufrutuários de sempre! Sempre houve, sempre haverá. É o modus operandi do status quo. Será que me equivoco?

  19. Jackson de Moura Ferro Silva

    Bruno , deixa a Medicina para quem entende .

    Responda
    1. MARCO ANTONIO MAIA DRUMOND

      Você esqueceu de completar a frase. Aí vai ela: "Bruno! Não faça como o meu amado querido e idolatrado presidente! Deixe a medicina para quem entende."

  20. Jackson de Moura Ferro Silva

    Bruno , quantas truanices escritas em um só artigo .

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Presta mais atenção ao cópia e cola. Tá pegando mal

    2. MARCO ANTONIO MAIA DRUMOND

      Você sequer acerta o nome do articulista! Este aqui é o Hélio. O Bruno é o da outra coluna!

  21. MARCOS BENASSI

    Hahahahah, caríssimo Hélio, mais uma vez encontro um erro crasso em sua inteligente coluna - do que, medíocremente, me orgulho, réptil desprezível que sou. Não sei por que a preocupação com a imunização microbiológica, já que o presida nos garante sua proteção espiritual. Muito pior é a contaminação pela Bozofrenia, que seguirá forte por dois ou três mandatos presidenciais, seja quem for ocupante do trono. Senão de cicuta ou formicida, não haverá injeção que cure...

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      posso até ter antevisto a Bozofrenia, Ayer, mas que ninguém diga que eu prescrevi injeção de formicida - se o mala morrer disso, eu nego até o fim!!

    2. Ayer Campos

      Acertou na mosca, a bozofrenia esmolambada acudiu estonteada no comentário seguinte.

  22. Paulo Sales

    Bolsonaro é um patético esperto. Conseguiu formar uma equipe ministerial, depois de demitir vários, que vai a sua frente fazendo e dizendo um monte de besteiras sob suas ordens, enquanto ele detrás, vai tentando não de colar aos efeitos que seus ministros criam.

    Responda
  23. Andre Pessoa

    Perfeito! Quem não faz nada e jorra sinais diários de inépcia, ignorância e irresponsabilidade tem q ser, óbvio, expulso alguma hora. Se não por impeachment por pressão pura.

    Responda