Ruy Castro > Os médicos acordam para Bolsonaro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Não consigo ter a menor esperança de que as coisas melhorem. Fatalmente, elegeremos Jair Bolsonaro (ou um semelhante, materializados nas figuras de Moro, Dória, Huck) e a destruição de todo e qualquer direito continuará sendo levada a cabo. Os próximos anos não serão melhores do que este. Quem sair por último que apague a luz.
O que a classe médica sentem por Bolsonaro só tem um nome: Amor. Isso mesmo, porque amor é o único sentimento que não está condicionado ao sentimento do outro parceiro, afinal se tivesse não seria amor. Então Bolsonaro pode se comportar com negligência e irresponsabilidade que estará tudo bem para essa classe. É feito aquela esposa que o marido apronta todo dia, ela pode não estar feliz, mas ela o ama e pronto. É amor, não se discute com quem ama.
Não espero nada dessa classe que teve a cara de pau de protestar contra o programa Mais Médicos do governo anterior, mesmo sabendo a calamidade da falta de atendimento em regiões remotas do paÃs... A prova da covardia (e da resistência desse alinhamento) é que agora sequer citam o nome, fazendo a denúncia difusa, com o único propósito de tirar os seus da reta. A história não os irá poupar.
concordo, o corporativismo dessa gente é doentio , a reaçao ao Mais Medicos ultrapassou os limites do bolsonarismo ; o resultado é um possivel retorno dos cubanos 'terroristas'
Os médicos votaram em peso no Bolsonaro e se justificaram como sendo um voto antipetista, contra a corrupção. Não era, pois voltaram a votar em peso no PSDB de Aécio, no DEM do Rodrigo Maia, além de votar nos diversos candidatos do centrão. O problema é bem mais complexo, não há uma oposição ao Bolsonaro, como o escritor acredita.
Mais um protesto vindo da turma do gado. A culpa, imensa culpa, é do Capitão Cloroquina que nunca assumiu o papel de principal combatente da pandemia. Têm razão os que reivindicam a internação dele pelos seus sérios desvios mentais.
Os médicos deveriam declarar a insanidade do Presidente. A inauguração das vitrines lembra o 'Baile da Ilha Fiscal' - o mundo se acabando e eles festejando. Em um laudo psiquiátrico seria prova contundente. Rindo dos mortos por Covid, outra prova incontestável. Não faltam provas cabais. Como começa um processo de afastamento por incapacidade ? ;)
Eu ,como médico ,me sinto envergonhado e em dÃvida com a sociedade. Que esse arremedo de governo chegue logo ao fim.
o parabenizo pela confissao entao arregace as mangas e ajude a combater essa 'doença' no seu meio profissional e social
Artigo contraditório. Se o médico teve todos os recursos da medicina e inobstante isso veio a falecer, como incriminar o Presidente da República pela morte? Ainda mais, se não existe até o momento medicamento cientificamente testado e comprovado e acessÃvel para combate ao vÃrus, como imputar a responsabilidade pelas mortes ao governo?....
Comentário estapafúrdio. Certamente um problema de incapacidade de interpretação de texto. E muito me admira um bozonarista dizer que não há até o momento medicamentos para combater o vÃrus. Para um bozonarista isso é uma heresia.
Ô Orlando Ferreira Barbosa, vc não sente v.ergonha de escrever uma b.arbaridade dessas num espaço tão prestigioso como este aqui? Não tem não, né? Grotesc.o demais...
E que tal responsabiliza-lo pelas infindáveis demonstração de irresponsabilidade, tratando uma pandemia responsável por 180.000 mortes de gripezinha, minimizando frequentemente o uso das máscaras, incentivando o uso de medicamentos inócuos, sabotando o ministério da saúde com a nomeação de incompetentes, e atualmente recomendando a não-vacinação. Achou pouco?
Não tem remédio especÃfico.
Bolsoanta quando é bwrro é bwrro mesmo, é uma analogia ao descaso do imbhecil palaciano pelo desprezo da letalidade da doença que boa tem remédio especÃfico. Pronto joguei minhas pérolas ao porco.
Só um "tribunal de Nuremberg" nós fará justiça contra esse monstro e psicopata do Planalto do Planalto e seus sequazes desse pior governo do Brasil republicano.
Vergonhosa a omissão da elite médica brasileira nesta pandemia. E quando falo de "elite" não estou me referindo evidentemente aos médicos de alta categoria que defendem uma medicina pública, desvinculada da defesa escandalosa do lucro a todo custo. Boa parte desses médicos mercadores defende o Bozo. Se os médicos cubanos estivessem aqui, com certeza muitas cidades, hoje desassistidas, estariam mais protegidas
Muito bom. Nota mil.
Os médicos padecem das mesmas paixões comum aos demais mortais, por isto, muitos deles, talvez 30% se somaram a sociedade que encontraram eco no Bozo. Também é uma categoria de profissionais, cujos conselhos de classe muitas vezes deixam a saúde de lado para dar prioridade ao órgão mais sensÃvel do Homem - o bolso! O $ fala mais alto até mesmo que o juramento de "salvar vidas".
A minha amostragem, pequena, resulta em mais de de 50% de bolsonaristas entre os médicos. Tenho um médico na famÃlia. Filho de um feirante, sempre foi crÃtico dos colegas de profissão, que considera "metidos à bes.ta" e até reacionários. Acho que a maior parte dos médicos votou no Bozo, o coveiro. Mas é só achismo.
A aberração tem sido o novo normal desde outubro de 2018! Nunca ei de me esquecer! 13 candidatos! Escolheram o pior deles! Hoje estamos contando cadáveres, o que era mais que crÃvel ao terem eleito um fascista miliciano! A Pandemia apenas evidencial aquilo que todos com mÃnimo de bom senso já sabia!
Bolsonaro sempre defendeu q saude tem que andar junto com a economia ou seja, salvar a vidas mas também os meios para sobreviver. Nao optou como alguns governadores, fazer palanque sóbre os cadáveres produzidos pelo Covid 19.. O governo tentará negociar qualquer vacina desde que aprovada pela Anvisa,ao mesmo tempo que tenta garantir o auxiluo emergencial. O povo sabe separar o joio do trigo, dai o porque de Bolsonaro ocupar o topo das pesquisas para presidente. Viva a democracia!
O lineuzinho volta e.meia escapa do isolamento psiquiátrico e capta o sinal de wi-fi, aà já viu né, só sai merdha.
Lineu Sabóia, não te sobrou um pingo de v.ergonha na cara não?? Meu Deus, como conseguimos produzir gente desse tipo!!!!
Viva A Anarquia, A Fantasia e Bosocracia do Mundo dos Bolsonaros! Terra Arrasada!
Mentira! Pare! O sr. não deve usar este espaço para mentir e desvirtuar os fatos! seu Ãdolo afirmou que o vÃrus era uma "gripezinha" imagina o que isto representa para um PaÃs de pessoas mal informadas, sem edução, sem noção do certo e do errado! como acha que este tipo de gente julga as falas e ações do seu mito? Ele sempre saiu as ruas fazendo firula sem mascara e se aglomerando, inclusive com crianças, isto é atitude de Governante????? ele responsável pela pilha de cadáveres que se soma
Ah mas falta muita gente! E os empresários, a elite econômica? Cadê o mea culpa da Fiesp, Fierj e similares, Cni, entidades ruralistas, PMs, PF, MPs? PolÃticos como o BozoDoria e muitos outros eleitos governadores eleitos apoiando-o. A grande mÃdia Globo, Folha, Record, SBt, que diziam que o PT/Haddad era igual ao Bozo ?
Muito bem colocado! Cadê a resposta das entidades nacionais frente aos desmandos, blasfêmias, hipocrisias, tergiversações e baixarias em geral ao (des)governo que assola o Brasil.
Essa indignação do Ruy , agora, lembrando agora(!) Q ele era um demente q não deveria ter sido eleito, nao me parece q eu tenha notado, ao menos na intensidade q noto agora, quando o golpe da direita, inescrupulosa e estrategicamente perverso foi desfechado , abrindo espaço para essa desgraça.
Os médicos? Aqueles mesmos que fizeram violenta campanha contra o Mais Médicos, quem visava garantir atendimento para os mais pobres? CFM, aquele que aprovou o uso da cloroquina contra o corona e ainda não revogou? Apesar de muitos abnegados foram um dos maiores responsáveis pela tragédia que vivemos. Pode por na conta deles!
Imaginem se fosse alguém do PT!
A Associação Médica Brasileira apoiou de forma clara e aberta a eleição deste irresponsável. Mesmo com tudo o que sempre se soube a respeito desta figura. E os Conselhos de Medicina, agora, se omitem vergonhosamente no combate ao tão propagado “tratamento precoce”, que o mundo inteiro já compreendeu que é inútil e potencialmente danoso.
Texto perfeito. Obrigado, Ruy Castro. Agradeço porque nunca vi nada parecido no paÃs em meio século de vida. E nada se fala sobre autoridades que deveriam anular um governo de holocausto.
Lúcido como sempre. Tudo bem , a classe medica tem que pedir perdao. E seus demais colegas.. os jornais..tirando uns poucos. Onde estao ? tirando o pessoal do " é da coisa". Quem para Datena?..sera q ele precisa de agir assim? O que tem por tras dessa ma informaçao?
A classe médica tem culpa no cartório, mas tem muito mais entidades caladas,pensa bem se esse governo fosse de esquerda já teria caÃdo com 2 meses de pademia.quem colocou esse governo lá deveria estar nas ruas pedido sua saÃda.
A classe medica ( da qual me incluo) está adoecendo e morrendo com COVID. Lidando em varias frentes, sem estrutura e ainda por cima aguentando comentários ignóbeis como o seu. Diga qual é esse cartório em que temos culpa. E por favor, se adoecer, procure outra classe profissional para trata-lo com risco à sua propria vida
Melhor nem se comentar a respeito...
Congratulações, Ruy. O artigo é um importante chamado à queles que têm o dever de se pronunciar em defesa dos direitos da cidadania e no que se pode nominar de mais essencial na ideia dos direitos humanos que é o direito à vida. As ações e omissões criminosas do desprezÃvel primeiro mandatário não podem ficar impunes.
O Conselho Federal de Medicina de certa forma anuiu quanto ao uso da cloroquina para covid....foram omissos
O respeito da população pela classe médica tá diminuindo a cada dia por conta desse apoio que ela da ao presidente homicida.
A classe médica soube ir a aeroportos defender seu quinhão corporativista, quando tiveram medo da chegada dos médicos cubano-comunistas. Se deram ao trabalho de ir lá nos saguões ofen der os profissionais que, aliás, diga-se de passagem, trabalharam muuuuuuito melhor do que eles, sem consultas insossas e ultrarápidas. Não é de se admirar que a classe médica venha apoiando esse desas tre com sua desca rada omissão. Não é só o presidente um total demen te. Boa parte da sociedade também é.
Prezado Rui, sou médico. As instituições médicas são frontalmente omissas e negligentes desde o inÃcio deste lamentável episódio da idealização da pandemia. Fruto de um alinhamento com o pensamento do poder. O que se vê hj São mobilizações de sociedades cientÃficas e de especialidades, principalmente dos infectologistas, contra o movimento negacionista e errático deste governo. Lamentável. Logo a classe médica, tão respeitada e querida pela população em geral.
Estou viva , graças aos médicos... Gratidão!
"Os médicos devem perceber que seu conselho é, na verdade, uma forma de medicamento. Se eles saÃrem dos padrões aceitos de prática, com base em evidências empÃricas, é hora de os conselhos estaduais tomarem medidas disciplinares e protegerem o público desses médicos perigosos." (NYT). Aqui os Conselhos de Medicina mais se assemelham à quelas organizações sicilianas.
Renato Leite Alves, que autocrÃtica? Leio o Ruy na Folha há muitos anos e sei como ele tem sido democrático. Esculhambou por igual o Fernando Henrique, o Lula, a Dilma, o Temer e, agora, o Bolsonaro. Parece que, ao contrário de você, ele nunca se deixou enganar por nenhum deles.
Essa, apoio ao golpe, era a condição que a mÃdia, controlada por 5 famiglias, impunham aos seus articulistas, caso contrário, seriam ejetados. Digo ejetados porque se escrever pé na bun.da serei censurado. Foi a fase dos sem caráter seguirem o exemplo do Jabor. e sonharem com palestras bem remuneradas e televisão globo.
A mÃdia comercial, golpista e apoiadora, pela inércia, da atual polÃtica de flerte com a morte, deve ser chamada à responsabilidade. Os jornais, as revistas e as tvs naturalizaram as ilegalidades do golpe, e esse Sr. Ruy Castro foi um dos que trombetearam as iniquidades contra o governo legitimamente eleito, a ponto de desejar que se f... a Dilma. Golpe é como assalto à mão armada, sabe-se como começa, mas não como termina. Vem mais por aÃ. Esperamos pela autocrÃtica do Ruy.
Essa, apoio ao golpe, era a condição que os grandes jornais impunham aos seus articulistas, caso contrário, seriam ejetados. Digo ejetados porque se escrever pé na bun.da serei censurado. Foi a fase dos sem caráter seguirem o exemplo do Jabor. e sonharem com palestras bem remuneradas e televisão globo.
Espero que realmente acordem para esse bandi.do que esta acabando com a gente. Irresponsavel nem sequer move uma palha para a vacina, nem um pronunciamento, nada. Só se pronuncia quando é atacado, nao liga para o PaÃs ou vive em um Brasil quixotesco.
Embora pertencendo a outra classe profissional, sou rodeada de médicos e lhes dou o maior valor, especialmente aos que se guiam por seus conhecimentos cientÃficos e valores humanos. Contudo, não há como discordar do Ruy Castro. Muito triste saber que esses profissionais, agora lutam sozinhos para honrar a sua vocação e o juramento que fizeram. Aos que negam sua própria formação, e apoiam a conduta desvairada do Capitão reservamos o distanciamento do tempo e os historiadores do futuro.
Ruy Castro acerta sempre na venta ,não perco uma.
Ricos do bostil que olham pra ralé de cima pra baixo, quando a ralé acordar e parar de apoiar essa raça exploradora talvez seremos um paÃs de verdade.covid neles danen se.
Brasil 11 de dezembro 1964 é só inverter as datas e verão que estamos numa ditadura militar, detalhe com o apoio do que tem de pior na externa direita do bostil, detalhe só que a covid está pegando eles também que marravilha como dizia Elke.
Causa-me perplexidade alguém que tenha estudado, não pesquisar o passado do candidato. Se tivesse pesquisado, jamais teria votado.Causa-me espécie,que bastava uma gugada para perceber o tanto de Sem Noção e despreparo que tinha o candidato.Conheço(por notÃcias),esse senhor desde a época que quis fazer greve no Exército. E se tivesse sido expulso na ocasião, quem sabe a História teria sido diferente.Médicos ou não,quem votou para ele quis ser enganado. E agora,ele venezuelou o Brasil.Maduro I I !
Renate e EmÃdio: a venezuelização do Brasil foi no sentido de encher a Administração Pública com Militares.Veja a Venezuela!Ah, ideologicamente? Isso não! Mas, militares na Administração? Igual.Analise sem paixão ideológica.(Aliás, bolsonaro disse, no passado, que admirava Chaves e votou para Lula. Pesquisem por aÃ.) Nas Eleições ele, bolsonaro, disse que Hadad iria venezuelar o Brasil...! Foi ele quem venezuelou ao entupir a Administração com Militares.Maduro I I .
Deixe a Venezuela com seus problemas. Vamos focar nos nossos.
Ele nao venezuelizou o Brasil, a senhora comete um equivoco ao fazer esse tipo de comparação, aliás nao só a senhora, muitos que insistem nessa comparação falaciosa e esdrúxula entre Brasil e Venezuela.
E esses caras se dizem Patriotas: patriotismo para perfilar perante a Bandeira,ouvir o Hino Nacional? Qualquer torcedor faz em estádios de futebol.Aliás, o Patriotismo dessa gente me lembra do defunto pai, então vivo: patriotismo é dinheiro no ,aspas, borso.E o bolsonaro Madurou, ou melhor, venezuelou ao Brasil, ao entupir de Militares a Administração Pública Federal. Militar Brasileiro ama os EUA, deveria seguir o exemplo do Exército de lá: em 244 anos de Independência, jamais golpeou o Estado!
A saúde mental está sendo desmontada com apoio da Sociedade Brasileira de Medicina, meu caro. Existe muito pouco do que você está falando, na prática. Médicos costumam ser bem mais ambiciosos do que administradores, economistas ou advogados. Nenhum problema em destruir o paÃs para poder reconstrui-lo.
Millôr ou Francis , nos bons tempos do Pasquim, já falavam na "Máfia de Branco".
A verdade inconveniente é que os médicos brasileiros votaram em peso no Bolsonaro e grande parte ainda o apoia. Infelizmente, alguns médicos confirmaram isso aqui nos comentários. O principal motivo disso, na minha opinião, foi uma reação classista ao programa “Mais Médicos” que, apesar de ter sim os seus problemas, havia trazido médicos cubanos para atender as populações carentes dos rincões mais distantes desse paÃs de dimensões continentais. A maior parte das vagas nunca mais foi preenchida.
Médicos e jornalistas como o Ruy Castro votaram em peso no capitão terrorista para se livrarem do PT, apoiando uma polÃtica de extermÃnio. MilÃcias e carestia matam da mesma forma.
Eu falei “classe”, mas o interesse é bem corporativo.
das demais classes (*) ou dos demais indivÃduos (**)
Temos uma herança cultural histórica de classes defendendo apenas os seus próprios interesses em detrimento dos demais. Cada um, olhando para o seu próprio umbigo.
Que foi que aconteceu com Ruy? Acordou de que viagem. Foi o Golpe, Ruy. Aquele que você apoiou. Lembra?
Tucanos que perderam o galho para a extrema direita e hoje pensam resgatar seu passado golpista atacando o Bozo.
Me deparo todos os dias com colegas médicos defendendo o capitão assassino! Defendem o indefensável com arrogância, soberba e falta de vergonha na cara, ética, coerência e compaixão! Haverão de pagar pelo negacionismo da ciência onde milhares de vidas poderiam ser poupadas caso simples atitudes fossem tomadas e defendidas pela classe como um todo!
Ricardo Cruz, no ápice da sua experiência como médico, é mais uma lamentável perda para a Ciência. Não podemos aceitar isso calados. Temos que combater o negacionismo e todos os males dele advindos. Parabéns, Ruy, continue denunciando os carrascos da humanidade.
Eu rogo que todas as instituicoes civis, eclesiastica e até militares se manifestem contra esta politica genocida deste governo. É preciso fazer alguma coisa urgente se quisermos salvar milhares de vidas que estariam condenadas pela inercia, omissao e incompetencia deste governo.
"qualificações acadêmicas" Uma grande parte foi qualificado por $$$$$
Interessante . A Globo teve que parar as gravações porque seus atores estão com covid . A emissora disse que estava tomando todas as precauções e normas rÃgidas . A globo falou tanto do Bolsonaro que está tomando do seu próprio veneno .
A Globo contaminou-se por telepatia diretamente de Bolsonaro de tanto falar dele, é isso? Se for, interessante, mesmo.
Infelizmente Ruy, os médicos não acordaram. Mais de 80% da minha turma de medicina veem em Boçalnero o salvador da pátria. Recentemente fui escorraçado do consultório de um cardiologista porque critiquei a atitude do presidente diante da pandemia. Aliás, gostaria de ler um parecer da sociedade de psiquiatria em relação à saúde mental desse indivÃduo. O negacionismo e o obscurantismo estão presentes em 30% de nosso povo. Tristes trópicos!
Os carniceiros elegeram essa carniça pensando que a Esquerda fosse fazer oposição nas ruas, nos campos e nas cidades contra as deformas econômicas, previdenciária, tributária, trabalhista e outras que virão para empobrecer ainda mais a população. A esquerda saiu de baixo e deixa o demônio e seus seguidores se auto destruÃrem.
Eu não vejo nenhuma vantagem em se comportar como Pilatos. Depois, quando chegar as eleições, vcs surgem como defensores dos pobres e oprimidos.
Não foi por falta de aviso!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Os médicos acordam para Bolsonaro Voltar
Comente este texto