Opinião > O garimpo ilegal existe, o que não existe é governo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marcos de Toledo Benassi

    Caríssima Dona Alessandra, espero que ainda leia este comentário. A senhora, representante dos donos originais da terra, espoliada por meus antepassados e de muitos outros leitores aqui desta Folha, tem que ser bem-vinda a gritar por seus direitos, e pelos direitos dos seus, em um espaço nobre. Se o descuido atual é inaceitável, o histórico de violências é obsceno - dos bandeirantes, que nem subiram tanto, aos milicos, que enfiaram a fuça em suas terras em nome do progresso e da defesa.

    Responda
  2. Cloves Oliveira

    Os problemas da F/unai não são de hoje e não seria exagero afirmar que sempre foi um dos órgãos mais c/orruptos do governo, conforme já afirmava o artigo, O LUMPEN-INDIGENISMO DO ESTADO BRASILEIRO, de Jorge Pozzobon, de 1999. Não fora pelo tradicional p/aternalismo, principalmente da e/squerda, o melhor a fazer seria extinguir de vez a F/unai e dar aos próprios indígenas os meios e a tarefa de se organizarem, como por exemplo faz o governo dos EUA, para defenderem suas terras.

    Responda
    1. Fernando Candido

      Ah ótimo exemplo, EUA sempre foram muito respeitosos ao dizimar seus povos originários..

  3. Cloves Oliveira

    'O estado de ineficácia e anomia no qual se encontra a Fundação (Funai) é uma prova eloqüente do papel secundário reservado à questão indígena pelos poderes constituídos. Tudo se passa como se a FUNAI fosse apenas um meio de vida para seus funcionários, pois muitos agem como se os índios não fossem a substância que justifica sua profissão, mas apenas um incômodo adicional. Alguns se entregam a atividades i/lícitas, tais como o r/oubo de equipamentos, n/egociatas e t/ráfico de madeira e ouro.'

    Responda
  4. Marcelo Carneiro da Rocha

    Mas quantos brasileiros pensantes choram alto como eu !!??

    Responda
  5. Marcelo Carneiro da Rocha

    Mas quantos brasileiros pensantes choram alto como eu !!??

    Responda
  6. roberto foz filho

    O ministro do meio ambiente, ao receber madeireiros e garimpeiros ilegais em Brasília, passou uma mensagem de leniência com o crime organizado na região amazônica, transformando o governo federa em fiador da corrupção. Nada mudou em Brasília, os interesses pessoais continuam prevalecendo sobre os interesses da nação. Falta exemplo.

    Responda
  7. RICARDO ARANTES MARTINS

    Somos uma nação enorme e certas questões são as mesmas há décadas. em maior ou menor escala dependendo do governo. O Brasil é enorme e creio que podemos preservar o meio ambiente, preservar terras indígenas e fazer extração mineral de forma legal e tributável. Tem muita terra, podemos distribuir a quem precisa e preservar o meio ambiente. O que me parece é que falta vontade política. há tempos.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.