Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tersio Gorrasi

    Qual a grafia certa, vacina ou vachina?

    Responda
  2. SILVANA MORAES

    Dória estã certo importa a vacinação em Massa da população brasileira. Implicar com a China um dos nossos maiores parceiros comerciais não tem cabimento. Os insumos para fabricação da vacina da Pfizer saem da China.

    Responda
    1. ZULMA REJANE ALVES RODRIGUES

      É da Oxford também

  3. Herculano JR 70

    Doria é tão detestado q foi relegado nas eleições municipais. Deu errado seu oportunismo contra o presidente q sempre mostrou preocupação com a economia, q da seu recado em desemprego, violência, inflação e escassez de produtos. Qual e a contabilidade desse caos econômico q ñ e mostrado, mas q faz mais vitimas q o Covid. Imoral, nas busca de remendo, ele faz acordo com a imoral ditadura Chinesa q testou a vacina na Turquia e Indonésia paises de governo duro, ñ confiáveis, a pior das politicas.

    Responda
    1. Rafael Mendes

      Imoral é vir num espaço público defender esse desastre de governo genocida de milicianos corruptos que só pensam em salvar a si mesmos!

  4. Elisabeth Beraldo Faria

    Correto. Mas qdo vc fala das escolas, só fala bandalheiras... as Nossas escolas, principalmente da periferia e são muitas, sao frequentada por crianças e jovens que moram com avós qdo nao de favor com vizinhos, muitas crianças são assintomaticas Seria uma matança ainda maior, professores , funcionarios etc nao ficariam fora do morticínio. Aulas só com vacina!

    Responda
    1. Herculano JR 70

      A maior falta q fazem as escolas e a merenda e lugar pra ficar. Fácil falar em ñ trabalhar qdo salario chega no fim d mes, de um jeito ou de outro. Mas ele vem de gente q ñ tem esse privilegio. Aulas mesmo, ñ fazem falta porque são erudições inuteis

  5. gilberto schoncer

    europa nao fala em vacina chinesa,,, eua idem ...só o doria e agora o demetrio ?

    Responda
    1. DIEGO MENESES

      Pesquisei no NYT e no Guardian e realmente não tratam muito da vacina da Sinovac, mas deve ser porque os americanos e europeus estão apostando na vacina inglesa-sueca, o que seria um comportamento completamente previsível deles. Isso por si só não é argumento contra a vacina da Sinovac.

    2. Rafael Mendes

      É só vc não toma-la, simples! Se entupa de cloroquina, ivermectina e ozônio no reto enquanto outras pessoas se imunizam da maneira correta, vc estará fazendo um favor à humanidade!

  6. Sonia Krapas Teixeira

    Lúcido! Artigo impecável!

    Responda
  7. RICARDO ARANTES MARTINS

    O que me importa agora é o Doria gestor, que merece o apoio, tem tempo para 2022. Nenhum outro governo estadual optou por investir na ciência e em contratos internacionais. Temos um parvo no federal. uma política negacionista no governo federal, algo que só incentivava aglomerações sem máscaras, que não fazia propagandas e acordou tarde para as vacinas. não fechou contratos. leva tempo para produzir vacinas e tem outros países na frente.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      "Bolsonaro adotou a posição da Suecia". Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk E parece que ele escreveu querendo falar a sério mesmo. Kkkkkkkkkk

    2. Herculano JR 70

      N leu no artigo, algo q poderia ser deduzido, que ñ ha ciência única mas diversas abordagens de especialistas? Bnaro adotou a posição q a Suecia, q pouco fez, obedecendo a critérios científicos, e ñ tem porque se arrepender. Jamais jovens e crianças deveriam se apartar. Mas qdo em casa com avos q se precavenham, uem mascaras, ñ fiquem perto de velhinhos. Mas, se a pobreza ñ permite arruinar a economia a piorara e a disseminação com ela.

  8. Manoel Neto

    Em um país como o nosso, professores já se juntaram e várias e várias vezes para "lutarem" para isso ou para aquilo, nem sempre eles foram caricatos, a tempos remotos já lutaram por coisas essenciais e positivas, os que se proclamam lutar pela educação, mas que são meretrizes de partidos políticos à esquerda, não estão fazendo nada para as aulas voltarem, além do mas não abrem mão de seus salários mesmo sem trabalhar prolongando assim suas intermináveis férias

    Responda
    1. ZULMA REJANE ALVES RODRIGUES

      Que injustiça!!!!

    2. Daniel Liaz

      Saia da esgotosfera Manoel. Venha pra realidade é notará que nenhum professor ficou sem trabalhar. Quem não trabalhou foi Bozo, Doria, Covas etc. que não moveram uma palha para criar infraestrutura mínima para escolas terem condições sanitárias de funcionar

    3. Rodolpho Oliveira

      Você conhece algum professor que está sem trabalhar, de férias? Esse é um dos problemas da nossa sociedade atual... qualquer cara pálida como você faz uma "análise" de que qualquer coisa com a mesma profundidade de um pires, falando do que não tem nem ideia.

    4. ALTAMIR FIGUEIRA

      "Abrir mão" de qual salário????? Mas de total acordo quando ao restante do seu comentário!

  9. Ayer Campos

    Boa contribuição do Magnoli para contrabalançar a vantagem que o desastrado governo federal deu a Dória na ponderação coletiva sobre prudência, lucidez e eficiência. Temo que, pelo andar da carruagem, a dianteira do tucano terá que ser desconstruída por proselitismos de outra ordem, menos manejável por critérios acadêmicos e jornalísticos.

    Responda
  10. ALTAMIR FIGUEIRA

    ..."curvado às resistência corporativa dos professores"... - Quanto à isso, Doria deu o troco em cima dos aposentados paulistas e, em plena pandemia, passou a descontar 12% de "contribuição previdenciária" para tapar rombos orçamentários. O meu "miserável" desconto equivale a três idas ao supermercado ou uma ida à farmácia, a ante sala do cemitério...

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Silas, manada de bovinos é minoria e não pode ser considerada "o povo". Depois, a imensidão da sua ignorância está em considerar que aposentados em geral no país tem regalias e privilégios

    2. Silas Costa Ferreira Junior

      A retirada de regalias dos funcionários públicos, que há décadas é uma praga parasítica, é uma exigência da população. Se Doria cortou privilégios previdenciarios dos funcionarios publicos aposentados, foi porque o povo o quis. Entendeu?

    3. Flávio Fernandes Marinho

      Que venha Papai Noel e o espírito de Natal trazendo esperança e o impeachment do Bozzo para salvar o povo brasileiro.

  11. arturo lazarte

    Concordo com o primeiro e o terceiro “Dorias”. Em relação manter o isolamento da criançada com aulas somente a distancia, temos realmente muito prejuízo desde o ponto de vista pedagógico e social, porém é inevitável se queremos salvar vidas.A pesar que tem estudos que aconselham aulas presenciais, os mais sérios mostram que as crianças não ficam doentes porém são trasmisores assintomáticos. Mais em nosso país em que não são respeitadas outras medidas.

    Responda
  12. Flávio Fernandes Marinho

    Somente corrigir Pazzuelo não deu um giro de 180 graus e sim 360 pois continua na mesma posição, não aprecio o Sr Doria mas até aqui foi o único que esta execuntando um plano sério com relação às vacinas e finalmente o impeachment do Bozzo está demorando muito acorda Sr. Maia.

    Responda
    1. Flávio Fernandes Marinho

      Com certeza não é no Bozzo que acredito.

    2. ALTAMIR FIGUEIRA

      O sr. acredita em "plano sério de vacinas". Eu creio mais em jogada política... Ainda bem que o Natal está próximo: o sr. vai receber a visita do Papai Noel!

  13. osmar Carneiro

    Ciro em 2022

    Responda
  14. RODRIGO NAFTAL

    Texto irretocável. Não se nega o oportunismo do Dória. Apesar de todas as minhas restrições ao governador de São Paulo, ele vem conduzindo satisfatoriamente a crise sanitária. Contudo, é inaceitável a demora no retorno às aulas. Outro ponto negativo de sua gestão é a letalidade da polícia de São Paulo , com práticas enraizadas no "atirar para matar". Por mais paradoxal que seja, a avaliação negativa de Dória está muito mais vinculada aos seus acertos do que aos seus erros.

    Responda
  15. Barbara Maidel

    São Paulo está mal, mas o Rio de Janeiro está muito pior. E o Rio de Janeiro muito pior serve para nos lembrar que São Paulo pode piorar. Vamos aguentando tudo, cansados, com prefeito fraco, governador marqueteiro e presidente preguiçoso dado à baixaria. Mas, repito, pelo menos São Paulo não é (ainda) como o Rio de Janeiro.

    Responda
  16. ELENY Corina Heller

    Registre-se em meu comentário: por lapso que Freud explica, eu quis dizer doriano, e não bolsonariano. Embora o primeiro ratique o segundo.

    Responda
  17. ELENY Corina Heller

    Interessante, Magnoli. Por que será que você não faz menção ao decreto bolsonarismo que impôs aumento da contribuição previdenciária para servidores aposentados e pensionistas, os quais são os mais onerados com gastos em saúde, decreto esse fundado apenas em um cálculo atuarial, ou seja, um cálculo baseado em hipóteses estatísticas e não contábeis? E também que revoga a isenção tributária de pessoas portadoras de doenças incapacitantes? Desilusão, desilusão... 74 anos para isso.

    Responda
    1. ALTAMIR FIGUEIRA

      Dna. Eleny: a senhora acha que o Magnoli ou qualquer outra pessoa está interessado em aposentados, além de nós mesmos (ou São Pedro)???