Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gilmar pereira da silva

    Importante reflexão, mobilizou boa parte dos comentários para um debate de alto nível; demonstra que temos cérebro que infelizmente o ódio tem nos mobilizados para falar muitas tolices guiados pelos devaneio de um governo que também não "caiu do céu" ao contrário é obra e graça lamentavelmente de vontades de um coletivos que se considera ungido por um Deus "justo" que os escolheu por serem diferentes dos demais "humanos".

    Responda
  2. neli faria

    Estava vendo o calendário em meu celular e fui até o ano cinco mil e pouco(não sei onde acaba!)... será que haverá Terra até lá? E se todos vamos morrer, como disse o Maior Filósofo das Galáxias(o mesmo que é o maior infectologista das Galáxias), o capitão cloroquina, então, por que nascemos? Um desperdício de vida nascer, já te todos vamos morrer, mesmo. Aí o mundo seria apenas da Fauna e da Flora, nada de Ser humano para atazanar a vida das criaturas de Deus. Impeachment, já!

    Responda
  3. Paloma Fonseca

    Fascinante, Hélio, nos vemos daqui a muitos bilhões de anos, flutuando no mar do pensamento.

    Responda
  4. Alexandre Matone

    Cláudia, podemos citar "Permission to Believe" e "Permission to Receive", de Lawrence Kelleman. É um rabino ortodoxo, mas paradoxalmente é PhD em Harvard em literatura cristã da Idade Média. "Living Up For The Truth" , de Dovid Gottlieb, professor da Johns Hopkins de Lógica Matemática, e rabino ortodoxo. "The Eye of a Needle", de Yitzchak Coopersmith, rabino do Aish Hatorah, e outros.

    Responda
    1. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Certo, Alexandre. Sempre "estudar e revisar". .../Claudia.

  5. Vitoria Machado

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  6. Alexandre Matone

    Cláudia, sim, já li "Moreh Nevuchim", " O Guia dos Perplexos", do rabino espanhol Moshe ben Maimon, ou Maimônides, ou "Rambam". Sua redação foi iniciada em cerca de 1185, quando o autor tinha então 47 anos, e terminada em cerca de 1191. A obra busca conciliar as doutrinas do judaísmo com a lógica aristotélica e filosófica. Há muitos livros modernos nesse sentido. Vou citar acima.

    Responda
  7. MARCIO OLIVEIRA

    Muit bom Hélio, o texto de hoje beirou a psicodelia.

    Responda
  8. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Nada como uma boa investigação especulativa. Mas como entender as forças cósmicas e seu dinamismo? Pois, é aquilo "de onde as palavras voltam, junto com a mente, sem haver alcançado". .../Claudia F.

    Responda
  9. Alexandre Matone

    Marcos Benassi, quando a gente vê um Boing 747 da Latam pronto para levantar vôo, até com o cafezinho pronto, ninguém acha que é óbvio que o avião surgiu sozinho, e que só vai achar que não se conhecer o engenheiro aeroespacial que projetou o avião, e toda a equipe de executores. Qualquer parte microscópica ou macroscópica do corpo humano é infinitamente mais complexa e cheia de propósito do que um Boig 747 da Latam! O cérebro humano é a estrutura mais complexa do universo conhecido.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Alexandre, eu não desdenho do desconhecido e do Mistério. Mas absolutamente não compartilho do orgulho dos crentes. E não tenho pressa: minha ética me conduz enquanto por aqui. Quando morrer, saberei, tanto quanto qualquer outro.

    2. Alexandre Matone

      Cláudia, sim, já li "Moreh Nevuchim", " O Guia dos Perplexos", do rabino espanhol Moshe ben Maimon, ou Maimônides, ou "Rambam". Sua redação foi iniciada em cerca de 1185, quando o autor tinha então 47 anos, e terminada em cerca de 1191. A obra busca conciliar as doutrinas do judaísmo com a lógica aristotélica e filosófica.

    3. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Alexandre, com certeza já leu o "Guia dos Perplexos". .../Claudia.

  10. Tersio Gorrasi

    Há um paradoxo no fato de muitos atribuírem tudo no universo ao acaso, e ao mesmo tempo, estabelecer prazos para eventos futuros, baseados no passado, uma vez que o aleatório é por definição, imprevisível, no máximo tendo uma probabilidade desejada de ocorrência em função das n possibilidades que estariam disponíveis, que por sinal ninguém sabe quais e quantas são. Por que por ex, o mundo não acaba aqui e agora, já que é tudo aleatório, e só daqui alguns bi de anos?

    Responda
  11. Alexandre Matone

    Hercílio Silva, o ateísmo nasceu da incapacidade de absorver conceitos como a impossibilidade do surgimento espontâneo de estruturas de complexidade estratosférica e irredutível, alocadas em série, com funcionalidade inexplicável. E do pavor de admitir qualquer subserviência a valores impostos por um eventual Criador.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Muito complicado, Alexandre, parece coisa de francês. É o seguinte: cadê o homi? Mostr'ele pra nóis que nóis crê. O resto é o pavor de ter que encontrar sentido para vida por conta própria... ;-)

  12. Alexandre Matone

    "E eu vi toda a obra de Deus, (vi) porque uma pessoa não será capaz de sondar a ação que se faz debaixo do sol, (vi) porque embora o homem se esforce para buscar, não a compreenderá, e mesmo que o sábio afirme saber (isso), ele será incapaz de compreender." - Rei Salomão - Kohelet ("Eclesiastes") - Aprox. 3000 antes da Era Comum.

    Responda
    1. Alexandre Matone

      O ateísmo nasceu da incapacidade de absorver conceitos como a impossibilidade do surgimento espontâneo de estruturas de complexidade estratosférica e irredutível, alocadas em série, com funcionalidade inexplicável. E do pavor de admitir qualquer subserviência a valores impostos por um eventual Criador.

    2. Hercilio Silva

      Deuses nasceram da incompreensão da natureza, da sensação de fragilidade diante da insensibilidade dos fenômenos naturais com a nossa existência e estabilidade. Daí que manter a ignorância contínua sendo importante para as religiões, países com mais educação e mais igualdade já vivem situação de menor número de crentes na população.

    3. Alexandre Matone

      Correção: 1000 anos antes da Era Comum. (Há 3000 anos, Aprox.)

  13. Vito Algirdas Sukys

    O físico Stephen Hawking disse, pouco antes de morrer, que a física atual envolve matemática que poucas pessoas na Terra tem domínio. Em Cambridge, a cidade da ciência. Pela primeira vez na história, filósofos, como Kant que estudou as consequências da física de Newton, tem pouco a dizer sobre as implicações matemáticas. A série temporal pode chegar à 10 elevado ao infinito na especulação filosófica. Daí tudo é possível, e ciência e filosofia se misturam.

    Responda
  14. Alexandre Matone

    O artifício da extrapolação insere em qualquer raciocínio um viéz de grandeza proporcional aos números extrapolados. Em um universo em que a matéria normal constitui apenas 4% do mesmo, em que 23% é constituído de matéria escura e 73% é constituído de energia escura, como só conhecemos a matéria normal, 96% do universo é desconhecido para nós. Mesmo assim, Hélio quer prever o acontecerá daqui a 10.000.000.000 elevado a 68 anos. Parece-me ingenuidade pueril! Não sabemos nem o que é o Eu, Hélio!

    Responda
  15. Roberto Carneiro

    Contanto que eu e bozo não reexistamos no mesmo momento, tudo bem. Já basta esse infeliz acaso que nos colocou juntos nesse pontinho do espaço-tempo. Nem em 10 elevado a 100 anos o universo estará preparado para outra desgraça dessas!

    Responda
    1. José Antônio

      Kkkkkk...

    2. MARCOS BENASSI

      Pois é, Roberto, dá-lhe azar quântico de encontrar o Bozo quintilhões de anos depois da morte, sô!

  16. Willamy Holden Jatai Pedrosa Mota

    Será que falta combinar com os russos...Eu vejo um futuro de grandes novidades, prefiro o olhar do poeta.

    Responda
  17. Herculano JR 70

    1Bnaro é destaque em qq assunto, vende. Ele quis dizer é q todos morrem e q o Covid da uma ajudazinha em quem já esta com o pé na cova-- No séc 17, Descartes nos informou: penso logo existo. Prefiro as teses de Lavoisier, séc 18: ‘na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma’. É comum leigos se apossarem da física e a transformarem: de toda ação uma reação igual contraria saiu o q se faz hoje se paga amanha, diabo, puseram um tempo no meio.

    Responda
  18. Herculano JR 70

    2A fisica quântica tbem tem servido ao misticismo. Mas, ñ falo dela, pq ñ sei o q é. E, na verdade, morte é conceito de vida, pois na natureza ñ se morre, se transforma. Esses fatos mostram q há ñ mais que 300 anos inauguramos a razão, q invadimos o Cosmo e o microcosmo. Então, se pode devanear como desejar, mas duvido que o passeio do livro sobre o Universo, q mal se tocou, sejam consistentes usando modelos atuais. Estamos no tempo da pedra, em propulsão ainda aceleramos empurrando coisas,

    Responda
  19. MARCOS BENASSI

    Deus nos livre, Hélio: tanto tempo no limbo para, ao fim, encontrar o Bozo? Tomara que haja aí erro, quero encontrar um milhão de ve.rmes e, com bem mais sorte, me dissipar. No meu niilismo humilde, não tenho preocupação com a morte, nem minha, nem do meu semelhante: preocupa-me o sofrimento, tanto o do caminho do fim, quanto o daqueles que permanecem. A arrogância de se crer merecedor do milagre, ruptura da regra válida a todos, não é um pecado que me atraia. Nem o quantum que termina em Bozo!

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Pois é, né, Sergio? Sempre bom ter filósofo na entrada do jornal pra provocar!

    2. SERGIO saraceni

      Boa, Marcos. Vim conferir. Muito bom o Hélio hoje, como sempre.