Celso Rocha de Barros > Partido Novo tem que escolher entre ser um partido liberal ou um partido de ricos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Muito bom!
O tal de centro é a direita dissimulada. O liberalismo sempre foi a ideologia das elites.
Procurar ideologia nesta salada de partidos é complicado. Atualmente é chic ser de centro.
Celso, este seu artigo está cortante e acertou em cheio aqueles que se dizem "novos", mas já nasceram velhos. Obrigado por este texto!
Socialista opina.
Sugiro que vejam quem sempre vota a favor da corrupção e quem vota contra.
Pior de tudo é um jornal anti-democrático que censura comentários.
Vejam o discurso do Marcel Van Hatten sobre o PSOL, que é uma partido majoritariamente branco e racista, o NOVO, ao contrário, não fica na retórica. Achei que fosse tirar algo de útil do texto mas não, texto raso, sem fundamentação alguma, assim como é a esquerdalha corrupta que só produz tragédias humanitárias vide exemplos tão próximos como Argentina e Venezuela. Não vou nem debater outros argumentos apresentados de tão esdrúxulos que são.
Aqui temos uma direita arruaceira , um liberalismo de fancaria, e um centrão , q não precisa adjetivo. Os donos das riquezas (banqueiros) querem meter a mão em 1,5 trilhões q o estado arrecada do pib, os empresários (abaixo dos banqueiros) querem socializar o preju e privatizar os lucros, a alta burguesia quer continuar mamando, e o gado trabalha, e vota nos liberais.
.... e a esquerda? Atrasada, Estatizante, Corrupta, defensora de ditaduras, representada pelos egos de lula e ciro, q se engalfinham em busca do poder e das benesses aos seus filhos e cumpanheros...
Esse movimento tosco com pessoas assumindo posicionamento polÃtico sem saber o que é gerou mais uma jabuticaba! O liberal na economia e conservador nos costumes ... Pode isso Arnaldo !!! Só na Bozolandia com um drinks de cloroquina nas ideias !!! .....
Em um mês no STF, Kassio ajuda Bolsonaro, vota a Favor de Lula e se Alinha à Ala Contra Lava Jato. Ministro atendeu as expectativas e tem ajudado Gilmar e Lewandowski no Movimento para Enterrar a Operação. [Hoje, na Folh@] *** BolsoNero ou LullaLá; Cara ou Coroa?! Miséria!
"O liberalismo deveria ser mais que isso." Bom, como não estamos diante de uma corrente de pensamento criada ontem, podemos ter certo distanciamento para questionar: quando o liberalismo, no governo, foi mais do que a defesa do interesse dos ricos?
Mais um bom artigo seu, Celso. Muito obrigado.
O Novo é a mudança no jeito velho dos ricos sanguessugarem o Estado brasileiro.
Cláudia Ferolla, o pai intelectual do Fascismo foi Giovanni Gentile.
Texto estúpido, para lá de canalha. Recheado de preconceitos, burrices, mentiras e ideologia. TÃpico da Folha.
O Novo surgiu com proposta de ser partido com ideologia liberal, algo inédito no PaÃs e absolutamente diverso da direita brasileira. A aproximação com o eleição foi, infelizmente, o mais do mesmo das aproximações de conveniência. Mas mesmo assim o partido permaneceu distante do governo. As opções nas votações parlamentares podem ser mais complexas do que a mencionada no artigo do Celso. Mas, de qualquer forma, a sobrevivência do Novo vai depender do quão ele possa sustentar a pureza que o fundo.
BelÃssima coluna. Gostei da frase: "liberalismo... sempre pronto a acomodar o fascismo quando a esquerda se fortalece". Lembrei-me do magnÃfico livro M - O Filho do Século de Antonio Scurati. Em 1919 as esquerdas italianas ganharam de lavada as eleições. Era a primeira vez. Em 1922 os industriais, a direita conservadora, a Igreja Católica, os empresários, os pequenos comerciantes urbanos e os ditos liberais financiaram a criação e expansão da praga chamada Fascismo. Deu no que deu.
Pareto, o 'Pai intelectual do Fascismo', lugar de honra ao lado de Mussolini na 'criação e expansão da praga'..../Claudia.
Acontece que ainda não existe no Brasil uma direita de fato, apenas um conjunto de reacionários que querem conservar acima de tudo seus privilégios e estão se lixando para liberdades individuais.
Sempre vai ficar ao lado do poder econômico. Nada de novo.
Excelente texto!
O que me sinto na obrigação cÃvica e fraterna de recomendar-lhe - diante de seus abusos com a minha pessoa, suas mentiras em face de meus comentários na Gazeta do Povo, traga-os à consideração de todos aqui. Vamos ver o que o que de fato falei lá ou deixei de falar-, é a de que procure fazer Psicoterapia, Freudiana, Junguiana ou Lacaniana etc ou uma filosofia espiritualista que o fará se autoconhecer e se aceitar ao invés de lançar anátema aos que nunca lhe dirigiram a palavra. Namastê!
Aparelha o estado como ninguém nunca aparelhou??????kkkkkkkkk é pra rir mesmo dessa bos....que de artigo.
Artigo preconceituoso. Se o Celso quisesse fazer uma depuração de partidos poderia incluir aqueles que postulam a ditadura do proletariado, PCO, PSTU, PCdo B, e outros irrelevantes, e os partidos que tem dono para fazer negócios. Que tal sugerir uma clásula de barreira de 10% dos eleitores para ter representação na Câmara dos Deputados , nas Assembléias Legislativas e nas Câmaras Municipais. Que tal sugerir voto distrital para tirar o Congresso das mãos das corporações? Fala sério!
Cláusula de barreira de 10% é um excesso desnecessário. O único paÃs a introduzir um barreira deste nÃvel foi a Turquia, com resultados deploráveis. Na Alemanha, uma barreira de 4% funciona muito bem.
Penso que nossa saÃda está justamente no que muitos se apavoram porque confundem o termo Parlamentarismo com governo dos deputados. O Parlamentarismo Clássico com voto distrital! Não há de ser outra a razão pela qual, a exceção dos EUA , é o sistema adotado pelas nações mais desenvolvidas polÃtica, econômica, social e culturalmente do planeta. E não se diga que não estamos prontos para ele, porque sem ele é que não nos aprontaremos. Deus nos ilumine e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Vc acusa o autor de preconceito. Mas não explica pq e ainda segue a falar de algo que não é objeto do texto e da análise que ele faz. Será vc um Olavista?
Sem dúvidas, uma coisa é ser de direita, outra é ser fascista. Uma coisa é ser liberal (e até entendo que o liberalismo é melhor para os ricos) outra é ser um partido "de rico", que cuida dos interesses dessa classe. E diga-se se o Novo se posicionar como tal, tem grande chances de ter votações significativas, pois pobre brasileiro adora votar em rico.
Liberais Jaboticaba. Coisa que só tem no Brasil.
Celso, vamos dar nome aos bois. O Novo é o bolsonarismo envergonhado. Tirando algum verniz de civilidade, é só o que sobra.
Esse aqui debaixo nunca ouviu falar em Valorização do Salário MÃnimo. De R$ 200,00 em 2003 a R$ 880,00 em 2015.
E o barquinho vai, e o barquinho vem. É o barquinho do Nelson, sempre levando o PT. Que sina. Que carma.
Hernandez este argumento, dialeticamente, equivale à quele que invoca a ausência de limpeza de uma instalação por que irá sujar de novo. Com efeito, que razões me fariam votar em Lula (um homem inculto sem experiência de gestão) se, como muitos, não houvesse sido por ele enganado de que seria e faria diferente. Foi e fez igual, pior, acrescentando em números tudo que havia de ruim no paÃs. A minha diferença de muitos aqui é que amo ao Brasil e a nosso povo mais do que a meus interesses. Namastê!
Nelson Vidal acusa o PT de fatos que existiam muito antes do partido chegar ao poder, como o baixÃssimo investimento em saneamento ou a excessiva tributação do consumo. Mesmo os laços estreitos com empreiteiras e bancos são generalizados na elite brasileira. Na verdade, demonizar o PT, para ele, é demonizar a esquerda. É para isso que ele escreve sempre sua ladainha obsessiva.
Ah Namasté, vc não notou ainda que o melhor lugar pra vc é lá na gazeta do povo tietando fas.cistas que culpam a vÃtima de estu.pro, que defendem ferrenhamemte a cloroquina, que tratam homossexualismo como doença, que consideram mulheres seres inferiores..... Lá vc está em casa. Aqui fica repetindo a mesmÃssima ladainha moçada sem parar
Vi que se operou em função do crescimento da economia à custa dos maiores juros do mundo, que ao lado de escorchante tributação do consumo que fazia o pobre subsidiar o rico, gerou 60 milhões de endividados, 40 milhões de invisÃveis e 100 milhões sem ter onde fazer cocô. Isto na Europa, berço da Social-Democracia seria taxado de governo de Extrema-Direita. É o que foi o PT, que, até hoje, não assumiu seu verdadeira entidade para PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros. Namastê!
As contradições ideológicas no Brasil foram ensinadas a Bolsonaro e seus asseclas pelo PT e seus seguidores pseudo-intelectuais . Nada fez pelos trabalhadores, nem segundo menos na Jornada de Trabalho, pelo que esperaram por 30 anos. Antes os prejudicou com escorchante tributação do consumo que fazia o pobre subsidiar o rico ao longo dos 16 anos de governo, dois dos quais com o sócio oculto, o MDB de Temer. É de Amor ao Brasil do que precisamos não a partidos ou governantes! Namastê!
E o barquinho vai, e o barquinho vem.
E como ninguém havia percebido que a culpa da Direita estar sendo o que é no Brasil também é do PT? Esse golpe comunista foi realmente brilhante!
Minha avaliação sobre o Novo é como a do Churchill sobre a democracia: é o pior partido com exceção de todos os outros. Concordo com as crÃticas do Celso, mas na hora da eleição proporcional em quem mais votar? O apoio dos demais aos fundos partidário e eleitoral tira qualquer credibilidade de seu discurso.
Quanta besteira escrita em um texto só. O liberalismo é totalmente compatÃvel com escravidão, desigualdade, injustiça, machismo, misoginia e ditadura, e grandes ideólogos do liberalismo eram autoritários, e o apoio de Hayek a Pinochet exemplifica isso. Os direitos humanos surgiram na União Soviética bem antes de a ONU instituir sua Declaração "Universal", então, quem de fato civilizou os liberalismo foi o comunismo, não o contrário. Ou Celso é um ingênuo ou um desonesto intelectual.
Quando vc diz "qta besteira num só texto", claramente vc está se referindo ao que escreve logo em seguida
A sustentaçao do novo vem dos bancos, ja que é um partido de banqueiros. E, claro, do pobre de direita abobado. O cara que tem uma quitanda, mas jura que é socio da Fiesp. O cara que tem 50 PETR e se acha o tubaraozao da Bovespa. Defende que a Petrobras pague os fundos acionistas estrangeiros e aumente o preço na bomba pra ele pagar. Depois ele recupera com as 50 PETR...É esse o eleitor do novo
Não há liberais no Brasil. E não há nada de novo em defender um paÃs para poucos, esse é o grande projeto da direita brasileira. Quando as crises apertam a direita atua até para reduzir a classe média e preservar o quinhão dos realmente ricos.
Liberarismo de c..é rol...esses fascistas se aguarram nisso pra parecer bonito na foto, são todos um bando de cristãos reacionários preconceituosos.
Apesar de ter um estatuto, o Partido Novo segue sem ter uma identidade, além de já ter as suas bases corridas pela mesma corrosão que mina os outros partidos. Nasceu Novo, mas vive com os velhos problemas indenitários dos demais. Parabéns pelo texto.
Os cadáveres dos liberais se reviram nos túmulos e sentem vontade vomitar quando olham para os partidos polÃticos brasileiros que assim se intitulam. O Novo faz parte do pacto polÃtico firmado entre a classe média brasileira e a elite econômica do paÃs (que inclui os togados)e que foi um sucesso na urna, mas um fracasso como polÃtica de Estado. Sim, foi um pacto polÃtico em que a classe média contribuiu com sua vassalagem tradicional e a elite econômica com sua tradição escravocrata.
É exatamente esse o grande mal-entendido que o liberalismo brasileiro sempre representou. O Novo é só mais um capÃtulo dessa tradição asquerosa.
Para mim, os textos do Celso, são os mais instigantes, inteligentes e lÃmpidos. Tem uma estilÃstica deliciosa! Faz pensar para além da caverna, dando ao leitor algum embasamento verdadeiramente crÃtico.
A esquerda adora esse sistema eleitoral. É o sistema que permite aos ricos empreendedores abrir outro partido, em nome do lucro e da sonegação. Bota lá um nome, simples, uma cor, um slogan, e pronto.
Esse partido Novo, ou Nojo, como prefiro me referir a ele, é um partido de elite branca (vide foto da reportagem acima) que quer acabar com direitos trabalhistas e, se puder, deixar os maus empresários trocarem a força de trabalho por um marmitex.
Qualquer coisa pode ser alguma coisa, e o Celso R De B pôs o dedo na ferida, pois o Novo, em que pese ter feito um marketing em que não usa o dinheiro público para eleger seus candidatos - e somente nisso demonstrou alguma postura “nova” - tem se apropriado de um slogan polÃtico histórico, somente pelo valor de face do mesmo. E, ademais, o reprimido volta -como dizia Freud, atualizado por Lacan - ao nomear-se Novo, lembrando o lado polÃtico ditatorial de Getulio Vargas,, não seu estatismo
Que texto bizarramente enviesado. Claramente escrito por uma pessoa que não acompanha as atividades do partido.
Cheer leader esquerdoz tomou 1s cachaças e resolveu destilar seu ódio contra os liberais. O Partido Novo impediu Felipe Sabará - este sim adorador d Bozó, de ser candidato a prefeito de SP pq mentiu no curriculum.... nenhum partido fez isso... pelo contrário,mdb, pt e psdb ficam protegendo seus corruptos de estimação... pelo estado mÃnimo.... sempre!
Nenhum partido votou contra medidas de discriminação, só o Novo. Nesse ponto, é o novo jeito de dar nojo na gente! O Novo defende o que há de mais antigo, e muita gente gosta por ser atrasada e não avançada!
Liberal é isso aÃ, não há nenhum desvio de conduta ideológico. Sempre foi o rico apelando ao individualismo meritocrático quando convém para manter seus privilégios. No plano material, de resto, é utopia vendida por instituto liberal.
Celso é um gigante
Este partido novo nunca me enganou.De novo logo no inÃcio mostrou que de novo não tem nada. Eles desconhecem o que quer dizer "Liberal. Serão sempre do lado do governo que lhe convém .por estas duas votações já mostrou a sua escolha.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celso Rocha de Barros > Partido Novo tem que escolher entre ser um partido liberal ou um partido de ricos Voltar
Comente este texto