Thiago Amparo > Por que Bolsonaro mantem aprovação Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. JOSE CAMPOS

    Bolsoonagro mantem a aprovação porque é na verdade o espelho de boa parte do povo: apedeuta, preconceituoso e autoritário.

    Responda
  2. gerson tavernari

    Essa dês graça continua aprovada porque a patuleia só se informa pelo wats app. ninguém lê jornal ou busca informar-se e no app vem um meme já com desenho, postado por alguma pessoa conhecida, e nesse material vem contida a comunicação de ódio, de fake news, de desinformação e apoio fanático ao bozo. Se queres atirar no pé fa s cista atire no wats app com as mesmas armas

    Responda
  3. MARCOS BENASSI

    Seu Thiago, caríssimo, já pitaquei n'outro canto uma hipótese que tenho: a saída do armário dos direitistas medievais, sem consequências sociais senão as positivas, derivadas da Bozofrenia, deixou-os tranquilos. Em paralelo, desejo equivalente ao do operário que aceita ser explorado pela fantasia de, em algum momento, explorar, tem um correlato na insistência bolsonararista em quebrar regras: algum dia poderei barbarizar sem ser reprimido. É pouquíssimo elogioso, mas é o cheiro que se desprende.

    Responda
  4. JOS MANOEL SILVA

    Creio ser necessário avaliar se as pesquisas que têm sido apresentadas, até o momento, sobre o Presidente Jair Bolsonaro, estão situadas no espaço amostral correspondente, pelo menos, ao número de eleitores que o elegeram para o cargo. Se não, o assunto passa a ter valor duvidável, bastando lembrar que, em 2018, a ex-Presidente Dilma, candidata ao Senado Federal, situada pela pesquisa em 1º lugar, acabou sendo a menos votada e, consequentemente, perdendo a eleição.

    Responda
  5. Genevaldo De Oliveira Ferreira

    A resposta sobre o porque de Bolsonaro manter a popularidade, apesar do ppessimo comportamento dele perante a pandemia, eu acredito que esta nas suas teses propostas. Mas, pode-se especular também através de outro prisma: pode ser que o Data Folha tenha resolvido dar uma corda para o presidente se eenforcar. Vaidoso mmorre pela boca, digo, peixe morre pela boca...

    Responda
  6. Galdino Formiga

    Explicar os resultados da pesquisa é contorcionismo ineficaz. É necessário reconsiderar os erros históricos da imprensa, da fraca atuação da oposição e do voto impensado do eleitor.

    Responda
  7. João Fernandes Pereira

    povo burro

    Responda
  8. MARCO ANTONIO MEDINA FIGUEIREDO

    Todos os problemas q tem hoje o Brasil foram criados nos últimos 2 anos por culpa exclusiva do Bolsonaro,é isso colunista? O racismo não existia,o desemprego,a homofobia o Roubo a Petrobras etc etc etc Faz me rir colunista com tanta imbessilidade,bossalidade negatividade etc etc etc

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Não, caro quase-xará, é que tudo isso que você menciona, liberou geral. Como se não bastasse, o Presida as exerce com maestria, a ponto de nos deixar de fora de fóruns relevantes, como acaba de ocorrer - o que é o de menas. Mas dá uma vergonhazinha

  9. MARCO ANTONIO MEDINA FIGUEIREDO

    Todos os problemas q tem hoje o Brasil foram criados nos últimos 2 anos por culpa exclusiva do Bolsonaro,é isso colunista? O racismo não existia,o desemprego,a homofobia o Roubo a Petrobras etc etc etc Faz me rir colunista com tanta imbessilidade,bossalidade negatividade etc etc etc

    Responda
  10. Barbara Maidel

    O colunista participa da oposição autoritária e birrenta a Bolsonaro, aquela que declara que "quem não é adepto da seita do Antirracismo é racista", aquela que humilha Haddad por uma piada, aquela que criou o catastrofismo de que tudo de ruim que acontece a negros se deve a racismo, aquela que menospreza "o homem branco hétero", aquela que exige pureza ideológica. Como vão criar união contra Bolsonaro assim, com tanta prepotência e vaidade? Colunista, você faz parte do problema, não da solução.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Barbara Maidel

      Fabrizio, "movimento mundial"? O Oriente Médio aderiu? A China aderiu? A Rússia aderiu? Quanto à história de ser seita, bem, é seita. É louvável ser "não racista", mas se declarar "antirracista" pressupõe muito mais do que não tolerar discriminação de pessoas pela raça/etnia. Antirracismo pressupõe achar que tudo de ruim que acontece a negros se deve a racismo, que pautas raciais importam mais que sociais e que temos que nos dobrar às ordens de pensadores negros autoritários e ressentidos.

    3. FABRIZIO WROLLI

      Antirracismo não é uma seita. É um movimento mundial cada vez mais respeitado e ouvido.

  11. Maria Antonia Di Felippo

    Porque " Marcela me amou durante 15 meses e 10 contos de réis" Machado de Assis, sempre citado pelo Professor Villa. Vamos aguardar o término do auxílio emergencial.

    Responda
  12. CESAR MONTEZUMA CARVALHO

    Desaprovar Bolsonaro seria aprovar quem ? Doria, Haddad, Ciro, Luciano Huck ou Moro ?? Falta um nome de força na oposição e um discurso moralista (pode até ser falso) e aliado a religião...Infelizmente corremos o sério risco de o Bolsonaro se reeleger, por grande culpa do ego da oposição. Estamos em um beco sem saída...Só Deus para nos salvar. A maioria do povo já não consegue ver mais do um palmo a frente

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Fernando Haddad.

    2. Napoleão Cesar Carneiro

      Bom,então vamos votar em 2022 no mesmo psicopata?

    3. Francisco Ferreira

      Foi doloroso ler esse comentário, mas está certíssimo...

  13. Daniel Dias Damasceno

    É camarada Thiago, você perante os demais colunistas da FSP fez uma análise melhor. A mídia no geral fica se apegando em picuinhas ditas pelo PR, como gripezinha, coveiro e por aí vai e se esquecem de fazer uma análise mais profunda do que pensa a sociedade. O cara foi eleito com mais de 58.0000 de votos, tentar agora denegrir o cara por estes detalhes não pega mais. Sejam mais inteligentes, pois as pessoas já entenderam que o cara é chucro, fala o que vem na mente.

    Responda
  14. Anna Rodrigues

    É simples, falam muito dele e não dão outra opção para ninguém. A empresa ao invés de falar mal de Bolsonaro tem que começar a rastrear e promover outros bons nomes e propostas. Ficam um més só dando nota de pé de página para Bolsonaro, seria pior do que uma manchete negativa por dia

    Responda
  15. Anna Rodrigues

    É simples, falam muito dele e não dão outra opção para ninguém. A empresa ao invés de falar mal de Bolsonaro tem que começar a rastrear e promover outros bons nomes e propostas. Ficam um més só dando nota de pé de página para Bolsonaro, seria pior do que uma manchete negativa por dia

    Responda
  16. Andréia Chaieb

    Boa síntese, porém vejo como o principal fator a intocada industria de fake news! As Milícias virtuais de extrema direita tem sido cada vez mais ousadas, levando muitos a acreditar na trama Comunista! A mídia tem sido pouco efetiva, tornando o cenário de 2022 sombrio.

    Responda
    1. Andréia Chaieb

      *acreditarem

  17. ANTONIO PEDRO

    Alto lá. É a imprensa de um modo geral a grande culpada pela ótima avaliação do genocida. Apenas alguns comentaristas (Josias de Souza e Reinaldo Azevedo) mantêm uma postura de enfrentamento. De resto, inclusive a Folha (de sexta-feira prá cá é que passou a ser contundente), o que se tem visto são posicionamentos acanhados tipo: e o presidente causou aglomeração, o presidente estava sem máscara, o presidente voltou a dizer que a gripezinha esta passando, enfim.

    Responda
    1. Barbara Maidel

      Você está confundindo texto de colunista com texto de notícia. Colunista é que opina, notícia é (deveria ser...) para informar. A Folha já tem dezenas de colunistas para dar opinião (a imensa maioria deles é contra Bolsonaro, informe-se) e manifesta opiniões contundentes em editoriais; não é necessário e nem recomendável que fique dando notícias com opiniões embutidas. Se gosta desse tipo de jornalismo parcialíssimo, recomendo Carta Capital, Gazeta do Povo e Granma.

  18. Nelson Oliveira

    Amparo nos mostrou o desamparo. 37% pensam exatamente como o Coiso: "e daí? Todo mundo vai morrer um dia mesmo!". O fato é que a história é uma tartaruga sem GPS.

    Responda
  19. Pedro Cunha Jr Cunha

    A todo instante aparecem teses para explicar a popularidade de Bolsonaro, o que é um grande equívoco dos jornalistas, embora a maioria seja bem-intencionada. O mais profícuo neste momento seria a elaboração de uma tese nacional de desconstrução do capitão. Dar um "não" rotundo e contumaz a esse coronelismo de 50 atrás. Enquanto o resto do mundo se conecta com tudo que há de ponta, ficamos aqui debatendo o dia a dia de uma família acostumada a pequenos furtos que tomou conta do Brasil.

    Responda
  20. ADONAY ANTHONY EVANS

    A verdade é uma só, e mais terrível. As redes sociais tomaram o lugar da imprensa. Quem lê jornal e revista, com exceção dos primatas bolsonaristas, uns 12%, sabe quem ele é. Quem só vive de whatsapp martelado por fake news, mantém sua aprovação. Por exemplo, acreditam que o auxílio partiu do governo, quando o auxílio partiu do Congresso que acuou a presidência. Entre a versão e o fato, ficam com a aversão do fato.

    Responda
  21. Ayer Campos

    Concordo com tudo, mas faltou o principal: identificar o que falta prover alternativamente aos pobres e ignorantes (além de imprensa 'com capilaridade'). Não é possível continuar esquivando o problema de por quê milhões de cidadãos persistem em ver em JB o salvador capaz de evitar a passagem de um estado de coisas excludente a outro supostamente pior, anunciado pelas bruscas mudanças socioculturais (ignorância tecnológica, identitarismos, globalismos, etc)

    Responda
  22. Manoel Neto

    Lamentável a postura do jornalista, Bolsonaro por não ter usado máscara ou por ter feito uma piada, ainda é apenas um ser humano, não é possível que algumas pessoas tentem colocar ele como responsável por 181 mil mortes causadas por um vírus oriundo da China, bolsonaro exerce uma função diferenciada e importante e ao que lhe cabe exerceu seu papel, distribuiu dinheiro aos Estados, perdoou dívidas dos mesmos, envia insumos e equipamentos, será que esteve ao menos uma vida nas mãos do presidente?

    Responda
    1. Manoel Neto

      José me diga qual poder o Bolsonaro tem que poderia influenciar de alguma forma a morte de pelo menos uma dessas 180 mil pessoas, me diga qual herói ou anti-herói é Bolsonaro, x-men? Quarteto fantástico?

    2. josé henrique costa da silva

      Gente como esse passador de pano que estimula esse genocida inconsequente. Pior que Bolsonaro são os passadores de pano.

    3. josé henrique costa da silva

      è gente como você passador de pano para esse genocida q

  23. Adriana Santos

    Excelente! Deveria ser leitura obrigatória do Fundamental ao PHD.

    Responda
  24. Hugo carvalho de Oliveira

    Análise perfeita, sobretudo quanto ao Nordeste. Os "analistas políticos" da mídia do Sudeste não entendem que os nordestinos não são petistas, bolsonaristas, governistas, etc, mas apoiam quem os ajudam a viver melhor naquela dura realidade. A prova disso é que FHC ganhou duas vezes lá, graças à estabilização da moeda. Faltou citar a Reforma Administrativa, visto que atingirá 12 milhões de servidores públicos diretamente, e a nunca desprezível volta da inflação... enfim, muito jogo ainda !!

    Responda
  25. Marcelo Guimarães Freitas

    Concordo com quase tudo. Faltou colocar a Indústria de fake News. Continua a todo vapor. Faço parte de um grupo de futebol de homens de 50 a 60 anos no Sul do País e vou te contar. Estes dias um deles postou que Bolsonaro inaugurou o Projeto Sírius de Campinas. Que havia sido abandonado no Governo Dilma. O projeto não foi abandonado e foi inaugurado por Temer em 2018. A coisa toda é muito mais complexa. Eles acreditam nisso. Eu brigo diariamente mas contra a imbecilidade não tem vacina.

    Responda
  26. Andre Ferraz de Toledo

    Muito bom, Thiago. Mas acho que a imprensa em geral é a grande culpada pelo seu "descredenciamento" quando apoiaram em massa a lava jato, mesmo sabendo da parcialidade da operação e do apoio incondicional as violações de direitos que ela produziu. Mesmo depois do intercept, ainda existe jornalista "renomado" defendendo Sérgio moro. Aí não dá né ...

    Responda
    1. Borges DJ

      Resumiu muito bem, André. Mas devemos entender que temos uma imprensa venal e que está concentrada nas mãos de famílias reacionárias e que historicamente flertam com o autoritarismo. Veja que o golpe de 64 teve apoio da Globo e a própria FSP. Somente depois vem um pedido de desculpa.

  27. Marcelo Rosa

    Perfeita análise, Thiago. Infelizmente, as notícias ruins do governo não geram efeito para estas pessoas.

    Responda
  28. JOSE CAMPOS

    O povo se reconhece no seu onagro, bravateiro e preconceituoso presidente.

    Responda
  29. Wil Prado

    Análise comedida, imparcial e bem estruturada. Concordo que não só o auxílio, mas também as constantes visitas ao Norte e Nordeste, passam a impressão de ele se importa com essas regiões, mantendo ali alguma popularidade, quando, na verdade, como um carcará em roça queimada, ele visita apenas para colher o que sobrou.

    Responda
    1. Ayer Campos

      'Carcará em roça queimada' é a cara do JB. Agradeço ao Will. Tá fazendo isso com os restos de obras iniciadas em governos anteriores e vai encontrar roça 'fértil' nas duas Casas do Congresso Nacional, após as eleições. Não duvido que tire vantagem até mesmo dos despojos do processo de vacinação.

  30. eli moura

    Bolsões de atrasos são encontrados no meio ruralistas, maioria regiões centro oeste e sul do país. Nas capitais bolsonaristas no confuso segmento da classe média interface com as classes mais pobres, é uma linha não definida com motoristas de ubers, policiais militares, empregados da construção civil e do setor de serviço. Já a classe média superior, que tem no rendismo seu principal recurso econômico, apenas defende seus interesses ao estar com Bolsonaro. Brasil virou uma Honduras continental.

    Responda
    1. raymundo de oliveira reis neto

      Armando acho que sua ironia ao que escrevi seria mais precisa se eu tivesse dito para a FSP parar de publicar esses textos. Apenas me desespera pensar que não são os que eu gostaria que fossem informados que leem esses artigos...

  31. raymundo de oliveira reis neto

    Sugiro que a FSP abra um novo jornal com desenhos e letras grandes para que mais pessoas possam entender o que noticiam. Infelizmente esses ótimos artigos só são lidos por quem não precisa ou por psicopatas incuráveis, que os leem apenas para gozar do sofrimento alheio e exercitar seus mimimi kakaka negacionistas. É se aparecer um governo realmente interessado em.acabar com isso, a própria FSP irá se ocupar de combate-lo.

    Responda
    1. eli moura

      então viva la vida, as milícias, as 180 mil mortes pelo covid, o empreguismo de militares ineptos para as funções críticas de estado, as armas, o desemprego, o racismo estrutural, a distopia, o desmonte da nação que sequer chegou a ser um dia a ser concluída. Mundo vasto mundo, se eu me chamasse raimundo..... seria só mais um sem capacidade de análises críticas.

  32. JOSE ROBERTO LUNAS

    Falta explicar o papel das mulheres nesse apoio, contra a vida e a favor das armas, misógino e preconceituoso e ainda assim não as afeta negativamente?

    Responda
    1. Anna Rodrigues

      Na cabeça de muitas mulheres é mais fácil manipular um machista idiota e ter alguém para pagar as contas e assumir as responsabilidades do que embarcar nesse tal de feminismo que as obrigam a trabalhar, assumir responsabilidades e ser independente financeiramente. Não existem Santos nessa história

    2. IZABEL PEDRO

      Sim. Algo incompreensível pra mim! Triste saber que não conseguem sequer se enxergar na exclusão do machismo, da misoginia, do preconceito. Acordem, mulheres!

  33. Luci Mari Suzuki

    Temos aí a prova de que o obscurantismo e a rudeza batem de 10 a 1 contra o jornalismo qdo se vive na era das redes sociais, algo que no período Collor inexistia. A estupidez alcançou projeção e ganhou legitimação por líderes oportunistas. Estamos condicionados à *maravilha* das redes. Os mais velhos e aposentados, grande parte iletrada que o apoia pelo Zap , detêm o mesmo poder de influência dos que possuem escolaridade melhor. O filme Idiocracy virou realidade.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.