Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Renata Moro

    Ficou claro q o colunista afirma a necessidade e importância de um trabalho como o dos Sleeping Giants, alertando somente qto ao cuidado com a forma de fazê-lo. E eles são parciais, sim. Tentaram desmonetizar um jornal conservador de grande circulação do Paraná por não ter demitido um colunista q causou polêmica nas redes com ideias infelizes, mas não fizeram o mesmo com este jornal aqui, q democraticamente tb manteve um colunista q desejou a morte do presidente. Liberdade de expressão seletiva?

    Responda
  2. Fernanda Ferreira Nunes

    será que o joel já tem o robô passa pano na casa dele depois desse texto?

    Responda
  3. Leon Rabelo

    Joel da Fonseca sempre no limar entre o insight e a burrice.

    Responda
  4. MARCOS BENASSI

    O Artigo deu pano pra manga, e pra frutas bem mais azedas. Faz questão de enfatizar: o que o articulista faz é apontar o risco, quem duvidar, releia. Louva a intenção e os resultados, mas aponta o risco. Ao invés de reflexão, recebeu pedra pra k 7. O que é um indicativo de que sim, o risco que ele aponta existe. Pode não agradar, mas releiam e passem depois o olho nos comentários...

    Responda
  5. FABRIZIO WROLLI

    Cuidado em falar em liberdade de expressão, Fonseca. Quando quem defende a tal "liberdade de expressão" é contra a democracia representativa, a Constituição, o Parlamento, o STF, as minorias, o meio-ambiente e a mídia o discurso muda. Não se pode conceder liberdade de expressão a quem quer suprimi-la.

    Responda
  6. Ricardo Rezende

    Nossa, quanta forçação de barra para achar algo contra o Sleeping Giants... Deus seja louvado!

    Responda
  7. Andréia Chaieb

    Sleeping Giants representa um facho de luz na escuridão da extrema direita! Sigam em frente no combate às mentoras e manipulação do povo Brasileiro! A aprendizagem q fica é o simples cidadão tem poder de ação!

    Responda
  8. FABRIZIO WROLLI

    Sei, daqui a pouco o Fonseca vai puxar da memória (e da manga) o exemplo do povo que liberta Barrabás e condena Jesus. O que não se faz para passar pano na extrema direita que tomou conta do governo, das Instituições, das casernas, da PM, de parte do Judiciário, da falecida LavaJato, de grande parte da Magistratura e de dois terços so STF, hein Fonseca?

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Você parece já ter analisado profundamente a questão e ter ideias com que contribuir. Os erros, eu os tenho visto e inclusive cometido, vários deles. Palpites construtivos são bem-vindos, vamos lá?

  9. João Viveiros Jorge

    A discussão sobre os limites do ativismo nas redes é valida e interessante. No entanto, acho que o Joel perde a mão no argumento. "Exigir que redes de supermercado se neguem a vender comida a blogueiros de extrema direita" foi um salto argumentativo bizarro e equivocado. Os administradores do SleepingGiants valorizam a democracia, e isso que importa.

    Responda
    1. Wallace Vieira de Jesus

      Penso que não é esse o caso. É legitimo perguntar isso, devido ao que o casal fez. O que eles fizeram foi pedir à "um banco" para não repassar o "salario" de uma pessoa que recebeu legitimamente seu pagamento, mesmo que tenha sido um monte de "merda". Uma coisa é pedir o boicote, outra é pedir para aqueles que não aderiram, que o dinheiro deles que foi de boa vontade não chegue no cara, por mais que não gostemos disso.

  10. Márcia Meireles

    Pois é, os eleitores de Bolsonaro enchiam a boca para dizer que o presidente foi eleito pelas redes sociais e quase sem dinheiro mas agora que jovens sem dinheiro e na mesma rede social conseguem um feito expressivo...esperneiam. E aos que reclamam que o Sleeping Giants só se dedica a combater fake news e ódio da "esquerda", sugiro que criem seu Sleeping Giants, a rede está aí, vão trabalhar em vez de ficar cobrando dos outros.

    Responda
  11. Luiz Henrique de Andrade Costa

    Não há quem esteja isento de errar. Em última análise, o SG aponta uma situação, mas, mesmo que possa influenciar, não tem força coercitiva. A decisão é sempre da empresa. O limite de sua atuação é justamente o de sua credibilidade.

    Responda
  12. daniel Rodrigues Santos

    Mexeu com o PagSeguro, atacou o Joel. Bom garoto!

    Responda
  13. Roger Z Moire

    Sleeping giants é apenas mais um instrumento de atentado à democracia. Abaixo a censura!

    Responda
  14. Barbara Maidel

    Em um mundo em que os adeptos do ''ódio do bem'' tacham de racista os que somos contra o racismo mas não praticamos todos os mandamentos da seita Antirracista (por exemplo, achar que tudo de ruim que acontece a negros se deve a racismo, que pautas raciais importam mais que sociais e que temos que nos dobrar às ordens de pensadores negros autoritários e ressentidos), em boa coisa não vai dar esse poder autoconcedido aos ''fascistas do bem'', ainda que a intenção inicial pareça ter sido nobre.

    Responda
  15. Maurizio Ferrante

    Joel Pinheiro da Fonseca - o sr. Tem toda a razão. Mas estamos em guerra, e os comportamentos devem se adaptar à nova situação. Se na paz é proibido matar esperemos que ela chegue. Na guerra temos que atirar.

    Responda
    1. Bernardo I

      Morrer de bala é parte do atirar, parça. Espero que ninguém mais pense de forma tão pedestre.

  16. Flávio Barbosa Pinheiro

    Atingirá fake news da extrema esquerda? Ou a extrema esquerda não existe?

    Responda
    1. FABRIZIO WROLLI

      A extrema esquerda está no poder? Alguma vez esteve? Já a extrema direita....

  17. marcio renato pinheiro da silva

    A argumentação é muito enviesada, apelando a exemplos extremos sem se ater aos casos mais comuns e recorrentes. Nestes, a atuação do Sleeping Giants é, além de legítima, necessária. Apesar de teoricamente possíveis, esses exemplos extremos são pouco verossímeis. Ao priorizá-los, Joel expõe, mesmo que à contrapelo, um certo desconforto com a luz lançada sobre "mão invisível do mercado" (aliás, nesse caso, nem tão invisível assim...).

    Responda
  18. José Augusto Bernabé

    A narrativa em si é maravilhosa, segue literalmente a narrativa do Fórum São Paulo. Parabéns pela fidelidade, talvez seja convidado, você e a Dona Monica, a fazerem parte da Comitiva do Lula em suas Férias de 30 dias em Cuba pagas com dinheiro público daqui, como sempre. Nada contra Cuba que é uma Ilha maravilhosa e bem poderia ser o Guarujá ou a Atibaia do PT, pois lá o metro quadrado é muito, mas muito mais barato do que aqui. Viva Fidel, Viva Guevara, Viva Dirceu, o "Charuto" é o melhor.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      E tem de ser inteligente que também não é

    2. Maurizio Ferrante

      Humor tem que ser engraçado; o seu não é

    3. MARCOS BENASSI

      Vitor, eu não concordo. Eu quero fumar unzinho desses!

    4. Vitor Nunes Rodrigues

      Não usem drogas, senão postam coisas assim,

  19. Adriano Souza

    Não senhor colunista. Vamos ficar assistindo a extrema direita tomar conta do pedaço? Esse jogo já está muito desigual. Agora essa de cautela quando o inimigo joga sujo e com truculência? Acima da cintura pode tudo. Que venha SG2 com mais recursos.

    Responda
  20. Lilian Bianca Alves

    Deve-se sim ter cautela para que não se chegue ao extremo, mas num Brasil onde as fake news e o discurso de ódio são utilizados até mesmo como instrumentos de manobra de massas até mesmo para eleição do chefe do executivo, personagens como o Sleeping Giants são a maior arma de proteção da democracia (tanto política, quanto econômica. Afinal, gastar é votar).

    Responda
  21. Lisleine Uchôa do Lago

    Defender o direito de um disseminador de ódio, teorias da conspiração e desinformação receber dinheiro das pessoas a quem incita e engana com seu conteúdo falso é já um degrau acima da razoabilidade, não Sr. Joel Fonseca?

    Responda
  22. Karla Murata Vieira

    Joel, jornal que propaga fake news não deveria ser formador de opinião! E se as empresas não querem associar seu nome a esse tipo de conteúdo, é porque sabem que é uma rede criminosa. Estou tão indignada com esse post que neste exato momento perdi totalmente a fé na Folha de São Paulo.

    Responda
  23. MARCOS BENASSI

    Seu Joel, não a arma que possa ser usada sem riscos; não há justiça que julgue sem erros; não há manada que não pise no sapos do caminho, distraídos e inocentes no meio da estrada. Ninguém quer ser sapo, concordo. Ocorre que, enquanto manifestação cidadã, tem a legitimidade que você apontou. E o que mais podemos fazer, ao rés-do-chão, para nos fazermos ouvir? É um risco, não pequeno, o de que nossa loucura assuma um protagonismo violento. Podemos mentir galo pela consciência recíproca? Tentemos

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Poxa... ;-)

    2. Gilmar Maghenzani

      Pior, não disse nada

    3. MARCOS BENASSI

      Maledetta conversão de voz em texto! Mentir galo? MIT galo? Céus, não, "mitigá-lo"!!

  24. jose eduardo serrao

    Até o momento não se viu nenhum excesso da plataforma. Artigo cobrando mansidão dos brasileiros para manter o status quo.

    Responda
    1. Karla Murata Vieira

      Concordo plenamente. Dá a impressão que nada podemos fazer, que temos que ficar caladinhos contra os absurdos criminosos que andam ocorrendo em nome da "liberdade de expressão".

    2. MARCOS BENASSI

      Né não, Zé Eduardo, é reflexão e cuidado, aqui existe estofo ético.

  25. LEONARDO LORENA

    Cultura do cancelamento e o poder de se saber aniquiladoer de sites (financeiramente), pode subir à cabeça destes.... e se eles só fazem isso c extrema direita, mostram lado, e perdem apoio dos não-gados

    Responda
  26. Luansol Valério Aquino da Silva

    "A tolerância ilimitada leva ao desaparecimento da tolerância. Se estendermos a tolerância ilimitada mesmo aos intolerantes, e se não estivermos preparados para defender a sociedade tolerante do assalto da intolerância, então, os tolerantes serão destruídos e a tolerância com eles." (Paradoxo da Tolerância, Karl Popper). Popper continua argumentando que a intolerância deve ser combatida com argumentos, a não ser que esteja trazendo algum mal para a sociedade. (continua no próximo comentário)

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Eita, é o Joel, não o Thiago Amparo!!

    2. MARCOS BENASSI

      Luansol, um comentário formal e outro não, tá? Esse sistema de diálogo da folha é muito ruim, e funciona particularmente mal para mensagens grandes encadeadas. Nego não dá conta de ler e é um esforço perdido. Vale mais a pena gastar tempo em ser sintético, isso ajuda a ter discussão. O Popper é boa referência, estimula o miolo com bom-senso, e é um ponto de vista que cabe na discussão do Thiago. Vamos ver que tipo de reação suscita, e conversar. Boa prosa!

    3. Luansol Valério Aquino da Silva

      "ao passo que uma seita intolerante não possui pretexto para reclamar de intolerância, a sua liberdade deve ser restringida em relação aos tolerantes somente quando estes últimos creem que a sua própria segurança e as instituições que preservam a liberdade estão em perigo". (John Rawls)

    4. Luansol Valério Aquino da Silva

      Porém, daí a utilizar como argumentação para igualar duas coisas completamente distintas, apenas para passar por "isentão", mostra como o autor ou está enganado ou, maliciosamente, tenta enganar seus leitores com uma opinião confusa e argumentação fraca, usando como tática algo muito utilizado pelo fascismo, fazer com que seu inimigo pareça usar as armas e artimanhas que na realidade é vc que usa. Ou seja, tentando colocar o SG no mesmo nível dos verdadeiros intolerantes.

    5. Luansol Valério Aquino da Silva

      O leitor, assim como o autor, pode maliciosamente argumentar que o movimento Sleeping Giants seria a parte intolerante da história. O que é um grande falta de honestidade intelectual. Os males que a extrema direita intolerante tem causado são suficientes para que movimentos contrários surjam e tentem conservar a sociedade tolerante. São iniciativas válidas e sempre é possível que a situações descritas pelo autor possam ocorrer (dos intolerantes contra atacarem com as mesmas armas).

    6. Luansol Valério Aquino da Silva

      "pode ser que eles não estejam preparados para nos encontrar nos níveis dos argumentos racionais, ao começar por criticar todos os argumentos e proibindo seus seguidores de ouvir argumentos racionais, porque são enganadores, e ensiná-los a responder aos argumentos com punhos ou pistolas. Devemos-nos, então, reservar, em nome da tolerância, o direito de não tolerar o intolerante"

    7. Luansol Valério Aquino da Silva

      "Nessa formulação, não insinuo, por exemplo, que devamos sempre suprimir a expressão de filosofias intolerantes; desde que possamos combatê-las com argumentos racionais e mantê-las em xeque frente a opinião pública, suprimi-las seria, certamente, imprudente. Mas devemos-nos reservar o direito de suprimi-las, se necessário, mesmo que pela força..." (Paradoxo da Tolerância, Karl Popper)

  27. Marcilio Souza

    Que artigo confuso, dá uma volta danada para tentar encontrar problema onde não há. O trabalho corajoso do casal do sleeping giants Brasil, revelado pela Folha, merece todo o nosso apoio. São admiráveis aqueles jovens.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Sugiro reler com paciência, Marcílio. O bagulho é louco e, nesse caso, fruto da escolha pessoal distribuída, e não do arbítrio centralizado. Defendo que vale a pena a consideração dos argumentos.

  28. Henrique Marques

    Esse cara é mestre em filosofia?? Aprovam qualquer um mesmo, pelo visto não mudou desde que saí da usp. Que negócio mais mal escrito e argumentos subdesenvolvidos.

    Responda
    1. Roberto Gomes

      É preciso ter preparo para entender o Joel, Henrique. Sugiro que você volte para a escola para praticar leitura e compreensão de texto.

  29. Anderson Rosa

    Não entendi essa tentativa de crítica. De tão bom moço que esse Joel tenta ser, que se esforça em especular que haja um lado ruim do sleepinggiants para agradar seus amiguinhos que pendem á extrema direita e se sentem incomodados com essas iniciativas.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Tudo tem um lado a e um lado B, Anderson, mesmo que isso nos incomode e dê algum trabalho