Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. REGINALDO ANDERSON ARAUJO

    Na verdade os assessores do planato têm sim uma competência importante que combina com a do chefe: Contar histórias absurdas para quem quer acreditar nelas.

    Responda
  2. Ana Ferraz

    Estou aguardando que Hélio Schwartsman e a FSP façam sua autocrítica e finalmente assumam parte da responsabilidade pela eleição desse ser abominável. Assim como bolsonaro acredita que não tem nenhuma responsabilidade pelos mais de 180.000 mortos, Hélio Schwartsman e a FSP, mesmo com a campanha pelo impeachment, com a cobertura pouco crítica da lava-jato, com o editorial eivado de mentiras às vésperas do 2º turno acreditam que não são responsáveis pelo desastre bolsonarista.

    Responda
  3. Paulo Emmerich

    A suavidade do texto entrega o possível eleitor felizmente arrependido e sua dificuldade em assumir em alto nível a parcela de responsabilidade com o que ai está.

    Responda
  4. Hercilio Silva

    A parte mais radical dos apoiadores sofre de já dicotomia. Acham que o estado não serve pra nada, "tolhe" sua liberdade de portar armas,ultrapassar o limite de velocidade e subir na vida, mas defende ditadura, o tipo de estado mais forte. Se o estado não tem que fazer nada, faz sentido o apoio. Já colocar saúde x economia não faz sentido, a economia piora muito com a pandemia, e sem vacina a crise econômica se prolonga

    Responda
  5. Antonio Almeida

    Me parece uma forma de retirar dos ombros a culpa por ter eleito esse presidente.

    Responda
  6. Nelson Oliveira

    Não há dúvida de que Bolsonaro é o principal responsável pelo quadro devastador da covid no Brasil. Infelizmente estamos no sistema presidencialista e o presidente é que deveria ter coordenado a a política de combate à doença. Como é incompetente e voltado apenas a seus interesses familiares, não o fez.

    Responda
  7. Lourenço Faria Costa

    Para mim, o que explica em parte essa resiliência do PR é o que a nossa sociedade (de modo geral) é e pensa de fato, no que se refere à homofobia, racismo, misoginia, machismo, ocultismo, armamento, pena de morte,...Esta pessoa que ocupa a cadeira do executivo é reflexo da nossa sociedade doente.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Verdade. Bozo personificou todo o lado sujo que as pessoas ~de bem~ têm é que antes tinham vergonha de mostrar. A ignorância foi estandarizada pelo governo Bolsonaro.

  8. MAURICIO LAHAN

    quem comenta são: jornalista, governos políticos etc. , não vejo muitos médicos dar opinião digo MEDICOS , não os de viés A ou B

    Responda
    1. MAURICIO LAHAN

      sim ,salvei muitas vidas me sinto orgulhoso e recompensando

    2. Daniel Alvares

      Médico que nem você que ainda defende cloroquina para covid, vale?

  9. Cloves Oliveira

    Para quem já manifestou publicamente o seu desejo para que o JMB morresse, uma avaliação tão leviana da pandemia não surpreende. A única maneira de evitar os danos da pandemia seria se alguém pudesse ter evitado o salto de vírus do seu hospedeira original para a nossa espécie. Depois disso, qualquer medida seria como tentar conter o vento. Países que foram celebrados como exemplo no combate da pandemia, como a Coréia do Sul, agora experimentam uma recaída ainda mais grave.

    Responda
    1. Lourenço Faria Costa

      Tomando este marivilhoso pensamento como prática, então joguemos fora toda e qualquer medida profilática: vacinas contra sarampo, rubéola, caxumba, poliomielite, tuberculose, Hib, tétano, difteria, coqueluxe,...afinal, isso é como tentar conter o vento.

    2. Daniel Alvares

      Vento é o que tem na cabeça dos bolsonaristas. O mínimo que precisaríamos seria organização, e o que tivemos foi boicote. Vide as medidas de distanciamento social, uso de máscaras e agora, vacina.

  10. Flávio Guilherme

    Eu não sei como a pesquisa foi feita. Mas, seria importante detectar até que ponto a pergunta não foi mal feita: dizer que o presidente é o principal responsável pela doença e sua mortalidade é muito diferente de dizer que a péssima atuação do governo federal foi determinante para os efeitos da doença terem sido ainda piores.

    Responda
    1. Fircavazza Cavazza

      Eu diria que foram as duas coisas . Desde o começo , chamando de gripizinha , sendo contra o fechamento de aglomerações , promovendo as mesmas insenssante , não usando máscara , sabotando tudo , dando mal exemplo como um líder não deve fazer . Desprezou a vida . E mais recente sendo contra as vacinas. Dizer que não teve culpa direta é querer aliviar demais !!

  11. Rodrigo Ribeiro

    É o estado mínimo na veia. Se o estado é mínimo, como podemos responsabiliza-lo?

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Qd ele for minimo sera menos responsavel por tudo, o q e otimo. Ñ atrapalhara na saude regulamentando, criando escola inutil ate universidades

    2. ARAGUACI FAUSTINO DA SILVA

      Sendo mínimo ou máximo, como é agora e não resolve nada, vamos deixar no mínimo porque assim, pelo menos, o custo e os impostos ficam menores.

  12. José Augusto Bernabé

    Bem Amigo, como o Presidente ainda não morreu, como é o seu desejo e de muitos da Mídia, vale repetir a histórica frase do Zagalo na Copa de 70: "Vocês vão ter de me engolir". Certo?

    Responda
    1. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      Como bolsominion é desinformado. Põe no Google para vc ver que - ao contrário do que vc afirma - não foi na Copa de 70 que Zagallo disse esta frase. Mania dessa gente espalhar inverdades.

  13. PEDRO EDUARDO ALMEIDA DA SILVA

    Embora seja intrigante entender o que move as pessoas a apoiarem o insano e incompetente capitão, devemos reconhecer que a nação, qualquer uma, tem uma parcela, as vezes maior as vezes menor, de im becis. No caso do Brasil parece ser de 30%.

    Responda
    1. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      Os im-becis perenes, né? Porque os intermitentes chegam às vezes a ser 52%.

  14. Maria Luiza Portugal Goncalves

    Interessante notar que a aprovação de Bolsonaro, o pior presidente do País, fica em torno de 30%. O mesmo percentual se observou com o pior prefeito, Marcelo Crivella, que obteve 30% dos votos nas últimas eleições. Teria aí o piso garantido pela bancada evangélica? A questão da responsabilidade pelas mortes, creio que muitos a atribuem a própria população que irresponsavelmente se aglomera em festas, bares e praias.

    Responda
  15. Hernandez Piras Batista

    Herculano Jr mente sem cessar em apoio ao presidente mais iliberal que tivemos nos últimos trinta anos. Isto, em nome de seu patético anarco-liberalismo. É repugnante!

    Responda
  16. Paulo Renato Nunes de Oliveira

    E ainda tem gente defendendo o Sr. Gripezinha. Só vomitando

    Responda
  17. niemeyer franco

    Ao Bolsonaro, especificamente, não faltou apenas competência para combate á pandemia, concordo e acrescento: falou ser menos mole que, menos falas trão, menos negacio nista, menos genoc ida, menos nar cisista.

    Responda
    1. niemeyer franco

      *faltou

  18. SERGIO LUIZ

    Herculano Jr me responde uma coisa: que chá vc anda bebendo? Melhor suspender por causa do efeito colateral. Ou a p.reguiça mental é algo natural em vc?

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Mas, não deve ser preguiça. Ha muitos individuos q cheiram e fumam pra ser criativo. Ñ faço nem uma nem outra, mas sou criativo, capaz de provocar a reflexão nos demais a ponto de tira-los da inercia e escrever. Fez bem

  19. NELSON PRADO ROCCHI

    Helio, seja honesto intelectualmente e compare fracasso ou sucesso em mortes por milhão de habitantes. Principais países europeus, USA e Brasil.

    Responda
  20. Herculano JR 70

    1Concordo Demétrio Magnoli, sobre consensos cientifcos. FSP 12/12-* Nenhuma nação enfrentou a pandemia sem apelar à razão política, pelo simples motivo de que existem argumentações científicas capazes de justificar diversas abordagens. A Itália aplicou rígidos "lockdowns". A Alemanha, quarentenas moderadas. A Suécia, suaves restrições sanitárias. Nos três casos, especialistas conceituados divergiram entre si e os governos adotaram as decisões finais, guiadas pela política*.

    Responda
  21. Herculano JR 70

    2O povo aprova Bnaro por sua postura cientifica, balanço entre ações econômicas e epidemiológicas. Sugeriu o isola/o seletivo pra os mais vulneráveis, deu exemplo se expondo, contaminando e se safando mostrando q a doença ñ e o caos q a mídia construiu, evitando ruir a economia a verdadeira fonte da vida Mas foi sabotado pelo oportunismo de Doria, e a economia ruiu provocando desemprego , inflação, etc. O povo vê isso, cmo tbem a pressa da vacina pra sair da enroscada q criou pra si e pra nos.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Herculano se 180 mil mortos não é nada pra vc então o que é?, acho que vc tbm é negacionista fascista

  22. Nestor Bercovich

    Temos que entender que nós, assinantes da FSP, típicamente classe media, que podemos ficar e trabalhar desde casa ou manter distancia social, percebemos claramente a gestão Bozo da pandemia como criminal e irresponsável. Mas para a maioria da população brasileira, pobre, desesperada, que precisa sair para trabalhar e comprar comida a cada dia, e que convive diariamente com a morte e situações de violência, o discurso negacionista do Bozo estilo "tem que tocar a vida" faz muito sentido.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Que aula de empatia, hein Herculano? Que interessante seria ver sua posição se um ente querido morresse depois de uns 10 dias respirando como um peixe fora d’água numa UTI...

    2. Silas Costa Ferreira Junior

      Ué, mas e as dezenas de bilhões de reais gastos com auxilio emergencial? Não era para aplacar o desespero dos pobres? Ou será que esse nosso dinheiro foi parar em outro lugar, e por isso os desesperados continuaram desesperados?

    3. Herculano JR 70

      A vida tem q ser tocada por todos. Os classes medias, como disse, podem faze-lo de casa, na frente do computador e aderem porque e facil. Mas a gde massa ñ tem esse recursos a mão tem q tocar a vida se expondo, inclusive para manter os q podem serem alimentados. E vamos a rua, ver tal povo. Ñ acreditam na gravidade pintada, pq ñ ha um morto em cada esquina. Os, ditos,milhares de mortos são nada em 250 milhões de habitantes, mas sofrem as consequências das ações contra eles em seu nome.

    4. Jove Bernardes

      Mais: essa maioria nada de braçada nas bolhas das redes sociais onde se retroalimenta continuamente das próprias crenças e palavras de ordem, o que as cega. Sem acesso a informações profissionais, ou sem vício de origem - e não defendo nenhuma origem em especial - e imersos nesse mar de desinformação, não me admira que os índices de aprovação estejam onde estão. A realidade da vida, hoje, permeada pelas redes, é um fenômeno que terá de ser estudado, mas explica, penso, o fenômeno Bozo.

  23. Cloves Oliveira

    Será que já ocorreu ao colunista de que a estabilidade do JMB ocorre porque as pessoas estão ocupadas demais com a gestão das suas vidas para se ocupar da política? Os políticos aprontaram tanto ao longo dos tempos que se tornaram irrelevantes. Apenas os cientistas políticos (que são falsos cientistas), se preocupam com o que acontece nas privadas do Alvorada. Lils, DVR, JMB, porque devo me preocupar com essas personagens, sendo que a única preocupação deles é com o próprio umbigo?

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Porque a sua vida depende de eles pararem de mirar a própria barriga é uma boa resposta?

  24. Marcos Valério Rocha

    A popularidade de Hitler e Mussolini era altíssima na Alemanha e Itália, mesmo com todas as denúncias, depois da guerra, nos mais antigos, ainda continua alta por lá. Eles trabalham bem a figura de líder como "mito", coisa do inconsciente coletivo da Idade Antiga da humanidade que vinham os reis e imperadores como divinos, aliás mito...

    Responda
  25. Jorge silva

    Um dia os professores de história ,lá no futuro , tentarão explicar para alunos do ensino fundamental e médio em sala de aula o que está ocorrendo hoje. Acredito que durante a aula serão muitas perguntas. Como o povo daquela época aguentou isto? Porque não se revoltaram ? dirá o primeiro da fila .E o professor rezará para o intervalo chegar logo.

    Responda
  26. JOSE LINO DA SILVA

    Bolsonaro representa sim uma grande parcela de brasileiros. Pode se discutir as razões disto mas não se pode negar. Uma mentalidade superficial e rasteira, povoada de mitos, prolifera nesse caldo terceiro mundista.

    Responda
  27. RICARDO ARANTES MARTINS

    sem duvidas a inercia do governo federal se faz patente. O estimulo a aglomeracao e ao nao uso de mascaras se faz visivelmente, corroborado pelas redes sociais. impressionante a forca dessas redes sociais que diuturnamente reproduz desinformacao em escalas absurdas.

    Responda
  28. MARCIO OLIVEIRA

    Quando uso a palavra id.iota pra definir Bolsonaro, a FSP me censura, mas todos sabem que ele é idi.ota sim.

    Responda
  29. Ricardo Thomazine

    Há muita gente tentando explicar esse fascínio dos brasileiros por este inominável genocida. Podem encontrar várias explicações; mas uma delas está em um tipo de esquizofrenia coletiva. Caso para psiquiatras.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Não só, né, Ricardo? Podem r-ol.ar uns exorcismos pra tirar de-mô.nios - bom para bozófilos da IURD - pode ser caso de cana, não seria nada mal. De forma geral, os psicólogos de formação behaviorista também podem ajudar com sua expertise em modificação do comportamento an.im al.

  30. Ricardo Thomazine

    Há muita gente tentando explicar esse fascínio dos brasileiros por este inominável genocida. Podem encontrar várias explicações; mas uma delas está em um tipo de esquizofrenia coletiva. Caso para psiquiatras.

    Responda
  31. MARCOS BENASSI

    Pois é, seu Hélio, entendi não: combinadas, a inépcia gerencial e operacional e o sem-número de diversionismos presidenciais, não consigo alocar o Bozo em outro lugar senão no centro da balbúrdia. Peça fundamental na galvanização da multidão porcina que passa, repassa, cria e recria a metade falsa de meias verdades e mentiras completas, a Bozoresponsa na Herda é de primeira baixeza. Antípodas do Filippo, da Acnur, HHHumano de três L maiúsculos, são LLLazarentos com 3 L, CCCriminosos...

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Tive dificuldade para achar, Ayer, não tá no índice do jornal! Por que fica sumida essa pérola? Acho que foi hoje que, frente a um texto sobre o Strauss-khan (do FMI, que violentou a camareira) dizia ao autor que, para entender isso, temos que meter o dedo numa complexidade maior do que a moral e a ética. Coisa linda O que essa moça nos diz, de sermos intrincadamente complexos, talvez só essa poética para nos alcançar lá no fundo. Autoconhecimento é arte.

    2. MARCOS BENASSI

      Ah, 'brigado do cutucão, Ayer, vou ver e volto. Valeu@

    3. Ayer Campos

      Sugiro modestamente ao inquieto colaborador que, se ainda não fez, dê uma olhada na coluna de hoje da 'doutoranda' Juliana Albuquerque. Do que me foi dado compreender do erudito texto, fica a desconfiança de que dá vontade, mas não é preciso desistir da democracia realmente existente. Basta fazer um esforço para modular a 'busca da verdade' e reconhecer a sério a índole mítica e 'parabólica' da soberania popular, conforme inventada no século dezessete.

  32. Luci Mari Suzuki

    O brasileiro comum nunca alcançou a percepção do Estado como garante e regulador da vida pública e nem compreende o conceito de cidadania, longe disso. Os "homens do poder" são vistos como seres que pertencem à outra dimensão, quase celestial, da qual nunca fará parte. Para não redundar, é como a torcida pelo time de futebol, um espectador que vibra com a vitória, mesmo que um juiz cometa favoritismo. A distorsão desta visão só pode ser corrigida na base, na Educação. E já estamos tarde.

    Responda
    1. Paulo Roberto Schlichting

      Não só o vulgo não compreende adequadamente as noções de estado e cidadania mencionados pela autora. Essa carência é facilmente encontrada nos chamados estratos sociais mais elevados, o que é comprovável pelo escrutínio da composição do eleitorado que elegeu o as/no ba.s.tar.do. Evidencia não só um déficit educacional. É marca de um vácuo (vá lá) estrutural de um mínimo de ilustração. Pobreza mesmo!

    2. MARCOS BENASSI

      Luci, tenho uma hipótese genérica, que não é muito elogiosa. O indivíduo que dá este apoio ao Bozo tem alguma semelhança com o operário explorado que defende o direito do patrão massacrá-lo (ou a seus colegas): ele, iludido, crê que sua hora de oprimir e desfrutar ainda vai chegar. O blá blá blá que o alimentou em dias pregressos, diz que é justo espoliar sem limites, porque quem o faz arriscou patrimônio. O Bozofrênico acha justo barbarizar por ter ficado preso no armário pela redemocratização

  33. Tyrso Meireles Neto

    Se o estado é mínimo em autoridade, ele também o é em responsabilidade. Esse pode ser o raciocínio desse pessoal que isenta o presidente da república de responsabilidade pela propagação da Covid.

    Responda
  34. gilberto schoncer

    Sério? esse Papinho ainda?

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Algo mudou, Gilberto? Você já tomou vacina, seus concidadãos pararam de se contaminar e morrer? Seu negócio, repartição ou escritório funcionam tranquila e acolhedoramente de novo? Senão, nos diga porque esse papinho não é assustadoramente relevante. Por favor, na palavra é sua, não corra desse papinho inútil.