Lúcia Guimarães > Com Trump, acaba o mito do empresário presidente? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Peter Janos Wechsler

    Não existe pré-requisito profissional para ser um bom presidente. Já tivemos médicos, militares, juristas, sem estudo, etc. Tudo depende de capacidade inata e carisma. E de muita sorte.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Sim, mas antes não tivemos um desequilibrado renitente. Quem não percebe a sua periculosidade tambem quer viver num mundo paralelo e alucinante.

  2. Rinaldo Bastos Vieira Filho

    E espero que ex-milico ou milico presidente também acabe

    Responda
  3. ORLANDO MARETTI

    Não entendo como o rigoroso Fisco dos USA nunca indiciou Trump, que sempre ostentou sua condição de sonegador.

    Responda
  4. ORLANDO MARETTI

    Não entendo como o rigoroso Fisco dos USA nunca indiciou Trump, que sempre ostentou sua condição de sonegador.

    Responda
  5. Rafael Coêlho

    Lúcia é papo reto com profundidade!

    Responda
  6. FABRIZIO WROLLI

    Aqui os empresários que aspiram (aspiraram) à Presidência foram Flávio Rocha, Luciano Bivar, J.M. Eymael, Levy Fidelix, Amoedo, Huck e Doria. Graaaandes figuras. Kkkk

    Responda
  7. FABRIZIO WROLLI

    Esqueceu de mencionar o ridículo mega-empresário Berlusconi, eleito graças à famosa Operazione Mani Pulite, mãe de todas as LavaJatos da vida, mãe de todas as campanhas de destruição de empresas e instituições republicanas e mãe de todas as delações premiadas sem provas.

    Responda
  8. FABRIZIO WROLLI

    Que mito? Quem disse que presidente tem que ser empresário? Por acaso empresário conhece as agruras, anseios e necessidades do povo? É melhor que empregado, que operário, que professor? Três quartos do nosso Congresso é composto de empresários, bispos, latifundiários, advogados, milicos, lobistas e herdeiros de plutocracias estaduais. Por acaso tem algum deles que presta?

    Responda
    1. JOSE HENRIQUE DA SILVA

      Fabrizio, O que o artigo tratou foi justamente o fato das pessoas acharem que empresários são de, alguma maneira, melhores que outras pessoas. Ou seja: mito.

  9. ADONAY ANTHONY EVANS

    Um dos melhores artigos que já vi. Parabéns. Discordo apenas num ponto: políticos não tem necessariamente a exclusividade do cargo público. Fosse assim Thomas Jefferson, Whashington, empresários, não teria sido dois grandes presidentes. O problema é que o empresário típico sofre de um certo maniqueísmo, e de uma absoluta ignorância de como funciona o Estado. Se Blomberg não houvesse sido um bom administrador, não teria sido eleito 3 vezes.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      em lugar de não teria sido, leia-se não teriam sido

  10. José Roberto Pereira

    Gostei do artigo, "mas e PSDB de BolsoDória, heim?". Senti falta do exemplo do empresário/apresentador cuja gestão consiste em pintar tudo de cinza, fazer demagogia fantasiado de trabalhador, usar um cargo como trampolim para o outro, dar ração de merenda para crianças, enquanto destrói a Mata Atlântica para agradar o mercado imobiliário e faz pacotões de isenção para ele e sua classe de empresários parasitas do sucesso?

    Responda
  11. Luiz Henrique de Andrade Costa

    Excelente artigo, mas, não posso deixar de observar que o resultado das eleições nos USA foi, em alguma medida, influenciado pela pandemia e a diferença de votos entre os dois candidatos foi pequena. Ou seja, há muitos que apoiam as posturas do ainda presidente. Os fins, afinal, justificam os meios? Como chegamos a este ponto? Há o que fazer? O que ocorre lá influencia e, ao mesmo tempo, reflete o que acontece no mundo. Há cansaço e insatisfação com a classe política e eles ainda não acordaram.

    Responda
    1. Juan Marcelo Schenkel Rivera

      Sempre fico na dúvida quando digo no meu tempo de guri as coisas eram melhores. Por alguma razão, hoje não tenho mais essa dúvida.

  12. LUIZ ALBERTOS SOARES FREITAS

    Ainda bem q ele foi demitido do cargo de presidente dos EUA, p o bem da humanidade..

    Responda
  13. Emilia Amoedo

    Espero que sim.

    Responda
  14. guilherme herzog neto

    Otimo artigo Sra., acho que um bom político deve ter um currículo de atividades, e resultados que demonstram sua experiência política e valorizem seu currículo. E muito mais que apenas ter uma profissão ou atividade, principalmente para um cargo majoritário.

    Responda
  15. João Batista de Junior

    Ser lider de nação não lugar para amadores politicos.

    Responda
  16. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    [...] "Empresário precisa convencer um mercado a comprar produtos, e, sem obter lucro, quebra. Um país não é um mercado". Avisem para o Hulk!

    Responda
  17. CLAUDIA ROVERI

    Excelente coluna, como sempre. As pessoas que nunca exerceram funções na máquina estatal tem de aprender que os mundos público e privado tem lógicas e mecanismos de funcionamento diferentes e que não existe fórmula mágica.

    Responda
  18. Jose de Paula

    E o coiso daqui imitou bem o de lá. Vai acabar na mesma vala. Já que a fami.lícia ama tanto os "states" que vá morar lá e nunca mais volte para o nosso país.

    Responda
  19. Cristina Dias

    Difícil explicar para os cabeças de planilha que um país não é um mercado.

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      A ameaça Hulk pra 2022!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.