Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Pedro Jorge de Jesus Soares

    O artigo é de um clareza solar e precisão cirúrgica. Parabéns. Bolsonaro não é cristão, não é de direita ou esquerda. Bolsonaro é...Bolsonaro. Perverso, ant-Cristo e ant-Critãos.

    Responda
  2. nicola granato

    A quase totalidade da imprensa brasileira trabalhou para eleger esta coisa que está aí.

    Responda
    1. Sinval Santana de Oliveira

      Inclusive o autor do artigo. Que venhamos e convenhamos sabia muito bem de quem se tratava. Vinícius, seu pedido de desculpas????

  3. Vilmar Dimas Nicolau

    Com a aliança neoliberal derretendo no Congresso, parece que o pessoal da grana pesada liberou geral a mídia para atacar Bozolnaro. Peguei do texto três fases para ilustrar a minha opinião: "dada a sua grosseria moral e intelectual." "imitando Donald Trump feito um sabujo rábico." "dizendo baixezas e mentiras com seu esgar demoníaco." Alguma vez na história do Brasil escreveram coisas assim sobre um presidente da república?

    Responda
    1. josé geraldo rodrigues pinto

      Em alto e bom som...como se diz....

  4. marcio mira

    A imprensa agora come miudinho na mão do bozo e sente saudades da Dilma, que ajudou a derrubar. Taí a gestão da criatura.

    Responda
  5. FABRIZIO WROLLI

    Meio tarde para sua indireta autocrítica, né Torres Freire? Em todo caso, cada vez mais jornais, TVs, blogueiros e jornalistas mostram-se um tanto quanto arrependidos de ter gestado, criado e alimentado o monstro chamado bolsonarismo. Mas precisava tirar a Dilma, condenar Lula, acabar com a esquerda.... Agora embalem o Frankenstein de extrema-direita que rejuntaram no porão da vossa miopia política e social.

    Responda
  6. Luz Heli Maria de Paiva Oliveira

    Obrigada por transcrever meu pensamento em palavras. Triste realidade a nossa, porém esse Deus que tem seu nome usado pelo Inominável, inadvertidamente, existe, eu acredito nEle. E creio que Ele não vai permitir que esse desgoverno dure tanto tempo, pois sabe que não aguentaremos mais tanta destruição e morte.

    Responda
  7. Marina Gutierrez

    Vinícius Torres Freire: o "anticristão" não enganou ninguém e o caos reinante no Brasil é o resultado da escolha dos 57 milhões que votaram nele.

    Responda
    1. Pedro Jorge de Jesus Soares

      Silas, até mesmo um poste seria capaz de causar tanta destruição. Está cumprindo promessa de campanha: " acabar com tudo que taí, talkei?"

    2. josé geraldo rodrigues pinto

      Verdade...o que não faltou foi exemplos de falta de caráter, ou defeitos de caráter....quem defende é porque se identifica...só pode....

    3. Silas Costa Ferreira Junior

      Votar em quem? No poste do luis inacio multicondenado? Aquele poste que, quando "ministro da educação" conseguiu detonar com o Enem? Aquele poste que, quando prefeito de São Paulo, perdeu a reeleição no 1º turno pois a cidade o queria pelas costas?

  8. Neylli Cruz

    Obrigada, Vinícius, por verbalizar o que por vezes só conseguimos sentir. Como já dito: texto irretocável!

    Responda
  9. MARCO ANTONIO MAIA DRUMOND

    Gosto de ler a Folha quando ela solta os seus luminares: Vinícius, Jânio, Ruy, Cristina (Serra), Elio, Bruno, Hélio e tantos outros que não deixam que a luz de nossa esperança se apague...

    Responda
    1. MARCO ANTONIO MAIA DRUMOND

      Em tempo: esqueci da Mariliz! Minhas desculpas a ela pela imperdoável falha!!!

  10. Alexandre Matone

    Então, para o colunista Vinícius, ser cristão é uma virtude? Não entendi! É hipocrisia?

    Responda
  11. Luiz Bruscato

    Se o recurso gasto com benefício emergencial a todos tivesse sido aplicado em testes e dado somente a aqueles que precisassem ser isolados como indicado pela OMS no inicio da pandemia, certamente teríamos um resultado melhor agora, ou ao menos próximo dos países que assim o fizeram. Porem para um anticristão o qual somente importa continuar no poder o recurso serviu somente para comprar a opinião de bonsominions com BPCs. Odorico Paraguaçu moderno.

    Responda
    1. Vilmar Dimas Nicolau

      Até militares receberam indevidamente o benefício emergencial. E muitos ainda não devolveram.

    2. Marina Gutierrez

      Luiz: se 57 milhões nao tivessem votado no inepto....

  12. Wil Prado

    Como disse Guimarães Rosa, em "Grande Sertão: Veredas": "O diabo na rua no meio do redemoinho..." É esta a cena que vivemos hoje no país.

    Responda
    1. josé geraldo rodrigues pinto

      Não faltaram exemplos do baixo nível de lucidez e consciência desse elemento. É terrível ver como tantos brasileiros se identificam com isso....

    2. Marina Gutierrez

      Will Prado: concordo, essa catástrofe que se abate sobre o povo brasileiro é resultado da escolha que fizeram nas urnas em 2018, sabiam que o sujeito era um incompetente, ele nunca enganou ninguém.

  13. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Vinícius, este foi um dos melhores textos que li nesta semana, quase véspera de um Natal muito triste. .../Claudia F.

    Responda
  14. Antonio Lima

    Claro e preciso resumo da nossa triste situação, Vinicius! Haja criatividade com as palavras para descrever o inominável que nos desgoverna, já que elas têm ficado desgastadas pelo uso intenso. Excelentes as novas que você sacou: “sabujo rábido” e “mercenário de João”!

    Responda
  15. João Leite Leite

    Muito bom.

    Responda
  16. GIVALDO LIMA

    Parabéns Vinicius, texto irretocável, claro e cristalino da fatídica realidade que vivemos.

    Responda
  17. moacyr da Silva

    Freud explicava que havia sádicos que tinha orgasmo com defuntos. Talvez seja este o caso de quem está valorizando mais de mil mortes por dia !

    Responda
  18. RILER BARBOSA SCARPATI

    Muito bom!!!

    Responda
  19. Mario Donizete Pelissaro

    "anticristão" não...anticristo sim

    Responda
  20. Arthur Phillipe

    Uma pena. O articulista tem o mérito de expor questões econômicas de uma forma didática. Mas vem perdendo a serenidade e hoje se descontrolou de vez. Parece um pastor de uma seita antibolsonarista, pregando aos seus seguidores.

    Responda
    1. Luiz Antônio de Lima Ferreira

      M. U. U. U

    2. Daniel Alvares

      Uma pena só se for para o rebanho. Texto irretocável

    3. PAULO FERNANDO DE SIQUEIRA E SILVA

      Ainda há quem apoie a insanidade como algo normal

  21. MARIA BILCK

    Tudo dito. Belo artigo. Parabéns

    Responda
    1. Vinicius Torres Freire

      Obrigado por ler a Folha e a coluna. Abraço e saúde.

  22. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Se Paulo Guedes for uma pessoa minimamente descente deve sair do governo. Utilizar a barbárie para impor os seus desejos de uma economia liberal é de uma mesquinharia só igual ao do escroto grupo bolsonarista. Quer ser uma versão da Tatcher e para isso é um vale tudo, inclusive a bajular com a morte de mais de 200 mil brasileiros? Será que o seu sentido de moralidade e intelectualidade suportará? Como olhar no espelho e para a família? Ingenuidades. O que vale é o poder e o dinheiro.

    Responda
    1. Hercilio Silva

      Que ilusão é essa? Parecem os líderes europeus que achavam que o ministro da economia alemão que tinha prestígio iria moderar Hitler.

  23. josé mário ferraz

    A Idade Contemporânea deve ser substituída por algo menos insensato do que ter governantes escolhidos pelo elemento asqueroso povo.

    Responda
  24. José Bernardo

    Mais claro que o texto só a realidade que ele espelha.

    Responda
  25. João A Silva

    O filósofo Marcos Nobre diz que a pior forma de lidar com Bolsonoro é tratá-lo como i d i o t a. O Congresso está em pane, assim como a mídia que sobre o tom: "atraso civilizatório, sabota gem do programa de vacinação e isolamento, destruição do meio ambiente, ligações com grupos paramilitares, armamento da população, ou seja, querer apagar o fogo com gasolina e até anticristianismo ,,,,," O fato crucial que não está sendo encarado de frente é que quase 40% da população apoia esta postura.

    Responda
  26. Henrique Marinho

    Cada vez mais penso que a vida imita a arte. A história do Brasil, nos últimos 20 anos, tem parecido com o Coração das Trevas, de Conrad. Quanto mais avançamos no rio tenebroso dos acontecimentos, mais desgraça e pavor aparecem. Nesse cenário apocalíptico de Coppola, o pastor e o lobo do colunista são como personagens da carochinha. A culpa disso tudo é nossa. Como profetizou De Maistre, cada povo tem o governo que merece.

    Responda
  27. Ayer Campos

    Os bravos militares brasileiros estão sem guerra desde Canudos (SP, em 32, não vale) e para não estiolarem de vez, aceitaram embarcar nessa aventura desatinada com um ex-tenente arruaceiro. Transmutaram a perícia logística para os campos da política e do sanitarismo - e estão se defrontando com sua inépcia e obsolescência visceral e fatal. Vão voltar pra casa logo, logo, com um só contracheque, para recomeçar os estudos com o abc da trigonometria...

    Responda
  28. MARCOS BENASSI

    Ô seu Vinícius, guardadas as proporções e as diferenças qualitativas, o senhor é a Mariliz de calças: desopila o nosso fígado, organizando todos os desgostos de natureza Bozofrênica quase que em ordem alfabética. Mais inteligível que isso, só história de terror em quadrinhos.Filme da Marvel de invasão extraterrestre fulminante e voraz. Godzilla chegando alucinado em Tóquio, só que, em vez de Tóquio, tá aqui, ó. Santos Reis, acudam: ao invés do trio clássico, haldol, frontal e muita, muita marofa

    Responda
    1. Luiz Antônio de Lima Ferreira

      Misericórdia amém

    2. MARCOS BENASSI

      Que pra aguentar a violência, destruição, burrrrrrice e desrespeito desses Bozos alucinados, é na base do psicotrópico ou do s.u.icídio.

    3. Ricardo Corbett

      Virgem Santa da Goiabeira, o que vc quer dizer?

  29. RONALDO JOS DE OLIVEIRA

    Texto perfeito Vinicius.

    Responda
    1. Vinicius Torres Freire

      Obrigado, Ronaldo, pela gentileza e por ler a Folha. Abraço e saúde.

    2. RONALDO JOS DE OLIVEIRA

      Parabéns pela análise mais realista que li sobre o desgoverno de plantão.

  30. Dionisio DeBarros

    Tenho pra mim que seja esse o projeto de bosonaro. A reducao, forcada, da populacao Brasileira. Creio que ele quer se livrar daqueles para eles indesejaveis. Pobres, negros, mulatos, indios, partidarios da esquerda, LGBT's, etc... Essa resistencia dele a vacinacao em massa eh evidencia dessa tese. O homem quer um exterminio em massa na terra Brasilis. A pendemia para ele eh uma bencao. Uma confirmacao de que seu projeto de reducao forcada da populacao precisa ser levado adiante.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Marcos, tenho certeza que o dia de Haia chegará! Saudações

    2. MARCOS BENASSI

      Precisa, pode ir não vai dar nada... A barbárie, há de haver até que haja Haia. Aí vai ser uma delícia de ver.