Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. orlando gomes de freitas

    Lembro de uma história infantil que dizia "Fulana é feia como a necessidade" se tratava da bruxa má , que aterrorizava os outros personagens . O paralelo com as necessidades da guerra é pertinente, mostrando que o homem só parte para a criação, conforme se sente impelido a isto, a Pandemia que o diga.

    Responda
  2. orlando gomes de freitas

    Lembro de uma história infantil que dizia "Fulana é feia como a necessidade" se tratava da bruxa má , que aterrorizava os outros personagens . O paralelo com as necessidades da guerra é pertinente, mostrando que o homem só parte para a criação, conforme se sente impelido a isto, a Pandemia que o diga.

    Responda
  3. Ricardo Rago

    "Muitos dos avanços científicos, tecnológicos e até de organização da sociedade resultaram de conflitos." Bem, é fácil imaginar que, se fôssemos civilizados, obteríamos todas estas conquistas sem mortes ou destruição. E se os países, empresas e universidades cooperassem entre si, muito mais rápido. Argumento, no mínimo, tolo.

    Responda
    1. Maurizio Ferrante

      Argumento tolo ou historicamente provado? O seu luminoso argumento baseia-se no - se isso, se aquilo... O do articulista baseia-se no radar, avião a jato, energia nuclear (bombas infelizmente) internet, viagens espaciais, etc, etc

    2. Rodrigo de Andrade Dias

      O colega inventou um argumento baseado em faz-de-conta, que ignora por completo as características do bicho-homem, e fala sobre o "argumento tolo" do articulista que apenas cita a realidade histórica e documental da raça humana... Isso me lembra da crítica de Marx à geração Hegeliana: "Há quem pense que os homens se afogam unicamente porque acreditam na gravidade. E que se parassem de acreditar nela, não se afogariam mais"...

  4. SERGIO LUIZ

    Em qualquer exército profissional no mundo esse g.ordinho com seu sotaque i.rritante , chegaria a no máximo a taifeiro de segunda classe.

    Responda
    1. Rodrigo de Andrade Dias

      Com todo respeito ao colega, "gordinho", "sotaque", nunca serão problemas; diametralmente oposto, são diferenças e características das pessoas e não são detestáveis (ou "irritantes"). O problema é a incompetência descarada e indubitável que dá em gordos, magros, baixos e altos, de sotaques gentis e odiosos aos ouvidos de cada um...

  5. roque alves

    Armata Brancaleone, e seus generais de opereta . Eis o governo do Brasil com Jair na Presidência.

    Responda
  6. Caio Cunha

    Tu já escreveste coisas bem melhores, Helio. Não deve ter sido por falta de assunto.

    Responda
  7. Valdo Neto

    Hélio, podemos incluir o Paraguai na sua lista de países que poderiam conseguir uma saída para o Atlântico se considerarmos, como você bem colocou, a *competência* da intendência do EB demonstrada pelo oficial que responde pela saúde nesse desgoverno

    Responda
  8. niemeyer franco

    Exército que tiver á frente de uma batalha, generais tipo Pazuello, Heleno, Mourão, Bento, Braga...... já entra levando de 7 x 1. Esses generais são incompetentes ao extremo.

    Responda
    1. Silas Costa Ferreira Junior

      Complementando: Marinha que tiver um almirante como esse Barra, que é o fantoche do Jair na Anvisa, também já entra levando de 7 x 1. Pobre Brasil!

    2. niemeyer franco

      Esses generais citados são bons "passadores de pano", sparring de Bolsonaro. A custas de quê?

  9. Fernando Jose da Costa Brito

    Excelente crônica .

    Responda
  10. Vito Algirdas Sukys

    O que fazer quando a boa conduta do intendente general Erwin Rommel entra em conflito com o chefe supremo? Rommel poderia ter dito: "estocar vacinas, seringas e agullhas" mas isso poderia entrar em conflito com os desejos, gostos, preferências, valores e interesses de seu chefe. Usaríamos então a regra de ouro?: "Não faça a outrem o que você não quer que seja feito a você". Acontece que Bernard Shaw comentou essa regra: "Their tastes may not be the same" (Os gostos deles podem não ser os mesmos)

    Responda
  11. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    A intendência pode ser apenas um detalhe importante se não acrescentar inteligência e liderança. Infelizmente nesse desgoverno a população perdeu a batalha.

    Responda
  12. Eduardo Rocha

    Se alguém mantém uma visão romântica das nossas FAA, repense. Sendo essa tropa (coletivo para jumen.tos) fardada que acompanha o Bozo é o melhor que temos, seremos derrotados até pelo exército de Brancaleone. Pergunta: se os generais são inúteis na guerra e um estorvo na paz, porque ainda os sustentamos?

    Responda
    1. Flavio França

      São totalmente inúteis. O país está em paz há décadas, suas únicas funções são mamar o povo brasileiro e reclamar do salário de 17 mil como fez Heleno, pois impedir a entrada de drogas e armas, esqueça, é pedir demais.

    2. Robson Barreto

      Militares no brasil não servem para nada. Apenas para pintar meio fio, pé de arvore e sustentar filha velha.

  13. José Cardoso

    Tocou num ponto fundamental. Se a organização militar estatal fosse competente, o socialismo teria sido um sucesso.

    Responda
  14. Herculano JR 70

    1Ñ se deve confundir pessoas com instituição.Técnicas de gestão em guerras são as mesmas de qq outro empreendimento. Intendência e so distribuição, atrás tem q haver produção. Como dizia Eric Hobsbawm *armas ñ dão em arvores*. Entendo q no ministério da saude e necessário mais um administrador de recursos q médico, afinal existem outros órgão de suporte técnico, como a Anvisa. O gal, intendente, é adequado. Alem disso é indicado por razões adicionais de confiança do presidente, e ñ e político.

    Responda
    1. alex soida

      É adequado ao brasileiro e seu presidente eleito, infelizmente

    2. RAUL AGNELLO MOLER

      O Gal. de Intendência Eduardo Pazuello está longe de ser adequado a ocupar o ministério da Saúde, bastando dizer q ao assumir admitiu q não sabia q existia o SUS.

    3. Eduardo Rocha

      Sua inadequação ao cargo é tão óbvia, que não entendo por que perde-se tempo nessa discussão. So agiu agora e aos tropeços, porque foi emmpurrado. O que você chama de confiança eu chamo de vergonhosa subserviência. Se honrasse as calças, como diria vovó, sairia na primeira desautorizada dada pelo Bozo, o paraquedista do apocalipse.

  15. Herculano JR 70

    2Guerra e a manutenção da barbárie na civilização e validou o poder e a formação de estado q é organização de exército. Uma instituição anacrônica q deve desaparecer junto com o poder q validou. Certamente a guerra utilizou primeiro os recursos de produção e criação, antes q a sociedade o fizesse, mais q desenvolvimentos para a guerra, penso, mais uma estratégia moderna. Os paises q fizeram as duas ultimas guerras eram os mais desenvolvidos produtivamente. Como tudo, a produção e a essência.

    Responda
  16. guilherme herzog neto

    Calma, para que tanta pressa e ansiedade, as balas já estarão chegando, é só uma guerra.

    Responda
  17. Ayer Campos

    A coluna devia ser dedicada especialmente aos generais Frota e Newton Cruz, ao brigadeiro Burnier e ao coronel Ustra, 'in memoriam'... entre outros menos votados. Excluo o presidente Geisel.

    Responda
  18. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Será que a Bolívia buscaria a revanche reconquistando o Acre? Mesmo assim prá chegar a qualquer ponto do Atlántico ainda é muito longe!

    Responda
  19. RICARDO ARANTES MARTINS

    Sem dúvida a logística é importante em todo exercito. Por exemplo, nesta questão da pandemia temos O General Pazuelo a frente, que já disse não se preocupar com a logística, pois tal questão é com ele mesmo. Tranquilo. Não nos preocupemos, pois sabemos que contratos, vacinas, seringas, agulhas... chegarão há tempo, igual a de outros países. Sorte a nossa termos o General no ministério. a logística da vacina está garantida.

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      Rocha, meu amigo. não pode ser sério né... .

    2. Eduardo Rocha

      É sarcasmo ou está falando sério?

    3. Ricardo Ferreira

      Estamos vendo o (péssimo) resultado nas desastrosas estatísticas do país.

  20. Paulo César de Oliveira

    Bem lembrado o fato de que a logística borra a distinção entre alvos legítimos e ilegítimos. O lendário piloto de testes Chuck Yeager, falecido recentemente, escreveu em sua biografia que os dois lados cometeram atrocidades na Segunda Guerra Mundial e deu como exemplo a ordem que recebeu de metralhar "tudo o que se mexesse em solo", fossem alvos civis ou militares, humanos ou animais.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      A famosa Ordem do Comissario de Hitler determinou que o Exército Alemão desrespeitasse sistematicamente as leis de guerra na Frente Oriental. Além disso, 6 milhões de judeus foram mortos de forma igualmente sistematica. Mas, segundo o Sr. Herculano, o "liberal", isto não merecia julgamento.

    2. Herculano JR 70

      Como se sabe, a historia e contada pelos vencedores. Nela o individuo perde a civilidade, ñ tem direitos a a vida e a propriedade, o poder se torna supremo. Obvio q individuos nessa condição cometem atrocidade. Jamais, como feito na segunda guerra, deveria haver julgamento pois todos são culpados. Ninguém faz guerra sozinho.

  21. MARCOS BENASSI

    Tadinho do Arruello, a rolha de poço acéfala. Ao bottallo indevidamente na berlinda, Hélio, acaba por opacizar os deméritos de toda a força participante do desastre Bozocrata. Por que suprimir da história a flagrante competência para ser incompetente da Milicomalta? São mais de 5.000 aqueles que se dispuseram a envergonhar Rondon, a ser partícipes da chacina, conversores da caserna em zoo. Por que privá-los da humilhação futura? Peçamos ao Goblin da deduragem que faça uma lista para nós...

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Hahahahah, boa gargalhada mindeste, Ayer, grato por ela e pelo elogio. Incansável é porque miserável, com pouco trabalho, e porque fulo da vida com os desmandos. Refletir e prosear é divertido e desopila!

    2. Ayer Campos

      O código linguageiro de tons barrocos do nosso incansável (Toledo) Benassi vai se tornando a arma mais 'mirolha' e eficaz dentre as aqui albergadas para vituperar os desmandos e despautérios do poder...

  22. Cristina Dias

    Estão revelando ao mundo a imensa incompetência do exército brasileiro.

    Responda