Opinião > Coronavac é a mais segura das vacinas em teste no país Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. JOAO LUIZ S VENDRUSCOLO

    Cadê a vacina do guverno federal para contrapor à vacina do governo de SP?

    Responda
  2. Alan Moacir Ferraz

    Lembrete: em menos de 1 ano morreram 180.000 brasileiros. Isto significa 15.000 mortes por mês ou 500 mortes diárias. Cada dia que atrasar a vacina pode significar essas 500 mortes. Portanto acordem pessoal do Palácio do Planalto. O STF já deu 72 hs. pra Anvisa. Passado esse prazo, entendo que a vacina tá liberada. Iniciem então imediatamente a vacinação. Mãos à obra.

    Responda
  3. NELSON PRADO ROCCHI

    Onde no mundo a Coronavac está sendo usada para vacinar a população?

    Responda
    1. NELSON PRADO ROCCHI

      Bitazi, obrigado! eu já sabia disso, mas desejava que um dorista colocasse aqui. A pergunta seguinte é: por que nenhum país do Primeiro Mundo está interessado na Coronavac ?

    2. JOSE ALOIZIO BITAZI

      Toda hora essa pergunta é feita... e é incrível que, mesmo com toda a facilidade que a internet e os celulares nos proporcionam hoje, a pessoa não use o teclado (seja do PC ou do celular) para ir ao Google e fazer uma busca com palavras-chave! Enfim, a vacina do Butantan está sendo testada, em caráter emergencial, na China, na Turquia e na Indonésia.

    3. NELSON PRADO ROCCHI

      Silva: Adorador do Doria ou do Lula?

    4. Pedro Tadeu Oliveira da Silva

      Foi dito isso em algum momento? Os estudos estão sendo concluídos e os resultados prelimanares são promissores, ponto.

  4. NELSON PRADO ROCCHI

    Onde no mundo a Coronavac está sendo usada para vacinar a população?

    Responda
  5. RICARDO ARANTES MARTINS

    muito boa a entrevista. os programas de vacinação no Brasil, estão há tempos entre os mais eficazes do mundo. parabéns Dimas Covas e butantan. agora vem esse Coiso querendo colocar empencilhos em vacinas. estas fakes e desinformações causadas por ele e seguidores, deixarão sequelas por décadas

    Responda
  6. Tersio Gorrasi

    Segurança não diz nada, pois placebo também é seguro. E a eficácia, que é o que mais interessa? Quantos dos que participaram dos testes se infectaram e quantos não? Esse é um resultado que já deveria estar disponível, e cuja demora na divulgação nada tem a ver com as trapalhadas do MS

    Responda
  7. TIAGO NEGREIROS

    Beleza, Dimas. Você já vem dizendo isso sobre segurança há algum tempo. Há algo tão importante quanto e ainda não sabemos: a vacina é eficaz? Esses dados estão sendo prometidos de serem divulgados, mas vocês seguem enrolando. O que está acontecendo, afinal? A eficácia é baixa?

    Responda
  8. Alan Moacir Ferraz

    Vacina já. Não há porque esperar mais. Era pra ontem. Já estamos atrasados. Países desenvolvidos já começaram. União Europeia fará ainda este mês. Fizeram em caráter emergencial. Façamos o mesmo. A luta pela vida exige ousadia. Não esperemos este "governo" decidir alguma coisa. Até ontem eles dormiam. .

    Responda
  9. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    A vacina contra raiva humana também faz parte do cardápio da fabricação do Butantan e distribuída gratuitamente pelo SUS. Dá para identificar com muita clareza o grupo político que não a toma. Tem até garoto propaganda que desfila com símbolo de urubu.

    Responda
  10. guilherme herzog neto

    Parabéns ao Instituto Butantã pelo esforço e belo trabalho, mesmo em meio a tanta torcida negativa. E a vacina , no mundo, que está em uso a mais tempo.

    Responda
  11. Ana Luísa Gr

    Parem de torcer contra a vacina! Não querem tomar, vá lá, cada um faz sua escolha. Mas não fiquem atazanando a vida de quem quer tomar, de quem está rezando e aguardando ansiosamente por uma vacina capaz de proporcionar algum retorno à normalidade, alguma paz e alegria em meio a esse inferno que estamos vivendo.

    Responda
    1. Silas Costa Ferreira Junior

      Que fique claro: o direito do bozolino não se vacinar não dá o direito do bozolino infectar pessoas inocentes! Isso quer dizer que os bozolinos terão de permanecer trancados em suas casas, quem sabe tomando cloroquina...

  12. Ivan Zacharauskas

    Parabéns ao Instituto Butantan por todos esses anos de trabalho em equipe para ajudar a cuidar da saúde dos brasileiros!

    Responda
  13. Filipe André Valencio Alves dos Santos

    Perguntamos por que? na China não foi aprovado o chinovac ? Por que não apresentaram resultados dos Estudos? Por que estão imunizando a população chinesa com outros dois imunizantes?

    Responda
    1. Mérope Bernacchi

      E preciso se informar melhor antes de sair escrevendo sandices por aqui. A vacina já está sendo utilizada na China.

    2. Fernando Candido

      Ja esta em uso emergencial na China sim. Aplicaram cerca de 1 milhao de vacinas já. Associaram outras vacinas porque, diferentemente do governo brasileiro, o governo chines comprou tambem outras vacinas. Nenhum pais do mundo vai conseguir vacinar todos com apenas 1 vacina. Esta lendo muita correnre de zap meu amigo..

    3. ANAZILDA DE BARROS STAUFFER

      Como esclareceu o cientista, estão terminando os estudos conclusivos para submetê-los às autoridades chinesas, o que mostra prudência e respeito ao método científico. Quanto a estar sendo aplicado outro imunizante na China, não sei. Vai ver que o governo chinês tem pressa em proteger a população, independente de ideologias.

    4. Filipe André Valencio Alves dos Santos

      Acorda não tem relatórios por que? esqueceu em casa trago amanha...

    5. FERNANDO GOMES

      1- na China foi aprovado de forma emergencial e vem sendo utilizado desde agosto. 2- porque esperam por relatórios conclusivos. 3- a população da China é sete vezes maior que a brasileira apenas a Sinovac não daria conta. A Coronavac da Sinovac - a mesma que será aplicada aqui - está sendo aplicada na China agosto junto com vacina da Cansino.

    6. Eduardo Passos

      Mais um bolsonarista! Testes estão sendo realizados e é muito diferente do que postar bobagens nas redes sociais. Sem resultados que confirmem segurança e eficacia nenhuma entidade séria se atreveria a arriscar a saúde da população. Bem ao contrário do que faz o seu desequilibrado ídolo que de uma "gripezinha" passou para "pandemia está acabando" e agora fala que vacinação não é assim tão importante.

  14. andre a

    Onde estão as 6 milhões de doses que o governo disse que chegariam esse ano? Com a decisão do STF, se a Anvisa não se manifestar, o estado já poderia vacinar a população ainda neste ano, mas não vai, quantas mortes o governo de São Paulo vai ser responsável por não instituir a vacinação de forma emergencial?

    Responda
    1. Eduardo Passos

      Vacinação de forma emergencial depende de autorização da ANVISA que, caso você desconheça, está aparelhada com bolsonaristas como seu diretor, um desqualificado almirante, cuja finalidade é torpedear qualquer iniciativa proveniente do Estado de São Paulo, cujo governador é João Dória. Sem a finalização da avaliação do Comitê Internacional Independente isto seria de enorme gravidade.

  15. Peter Janos Wechsler

    Respeito profundamente o ilustre professor e o instituto que dirige. Faço, no entanto, uma pergunta. A Suíça oficializou a vacina da Biontech/Pfizer, em seguida vem a Moderna que será fabricada pela Lonza. 27 países da UE estão começando a imunizar utilizando a vacina da Pfizer, Moderna, Oxford e mais outras a caminho. Israel começou a vacinação com a vacina da Biontech/Pfizer. Por que nenhum país de primeiro mundo optou pela Coronavac chinesa?

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Qualquer vacina em uso pode causar reações alérgicas. Pelas informações que tenho, a vacina da Pfizer causou até agora 6 casos de choque anafilático após mais de 130000 doses aplicadas.

    2. Peter Janos Wechsler

      Renata. Nada sabemos sobre a eficácia da Coronavac. Pode até ser que seja boa se acreditarmos no artigo. Quanto â vacina da Pfizer, não me parece que tenha havido grandes problemas. A FDA e o órgão responsável da UE que é muito severo não teriam liberado. Mas não estamos livres de eventuais surpresas desagradáveis.

    3. Renata Lima

      Entendo seu questionamento, mas viu quantas reações graves a vacina da Pfizer está dando? A Coronavac no máximo tem baixa eficácia, creio que aí resida o problema... Terá eficácia talvez abaixo dos 60%, mas ainda assim funcionará para uma boa parcela da população... Melhor que nada.

    4. Peter Janos Wechsler

      Marcos. O Fernando mais abaixo discorda. Espero que a Coronavac funcione e muito bem. Mas, estamos comparando fusquinha, que muitas vezes resolve, com Ferrari.

    5. MARCOS BENASSI

      Não é absolutamente pergunta a se desprezar, Peter.

    6. Peter Janos Wechsler

      Fernando. O problema da refrigeração em grandes centros urbanos é perfeitamente contornável. Os inúmeros países que estão aplicando a vacina da Pfizer são prova disso. Parece-me que a tecnologia mais avançada na formulação e na fabricação tem muito a ver com as escolhas. É verdade que muitas vacinas precisam ainda apresentar dados o que vale também para a Coronavac. Se a Suíça oficializou a Pfizer e a Moderna está quase oficializada, ela deve ter seus motivos. Aliás, os insumos vêm da China.

    7. Fernando Candido

      A da oxford ainda precisará de mais estudos. Assim como todas os outros produtos em um mundo capitalista, cada um tenta vender sua vacina. Empresas europeias e americanas tem mais penetrancia nesses locais. Nao significa que uma seja melhor que a outra.. Se quiser tirar refrigeradores especiais do seu bolso, todos aceitamos a vacina da Pfizer.. Ou tomemos a vacina que tiver e voltamos a normalidade logo. A economia e as pessoas agradecem. Só planos funerarios e o presidente vao ficar chateados..

  16. Paulo César de Oliveira

    Caro Professor Dimas, não seria melhor entrar tanto com o pedido de autorização para uso emergencial como com o pedido de registro definitivo? Temos alguns milhões de doses da vacina em estoque e mais de 700 mortes por dia e, num mundo ideal, estas doses já deveriam ter sido aplicadas na população mais vulnerável. A aplicação deve ser limitada pela disponibilidade das vacinas e não pela burocracia. Creio ter sido um erro deixar de entrar com o pedido na Anvisa no último dia 15.

    Responda
    1. andre a

      STF já deu aval caso a Anvisa atrase a liberação, por quê Dória não inicia a vacinação? Creio que não tem as doses que ele disse que chegariam dias atrás.

    2. Eduardo Passos

      Exatamente! A estratégia foi brilhante uma vez que, com a decisão do STF, a ANVISA bolsonarista não conseguirá ficar protelando sua decisão. E lembre-se que ela interrompeu os testes aqui no Brasil com falsa alegação de evento grave provocado pela vacina, usando os meios de comunicação minutos após informar ao Butantan desta decisão.

    3. RICARDO ARANTES MARTINS

      perdeu-se uma semana, sem dúvida Paulo. Mas Dória tinha (ainda tem) medo que a Anvisa indeferisse ou atrasasse a Coronavac. O pedido dia 23 deixa a Vacina mais fácil de ser aprovada, pois já haverá a conclusão da fase 3 (de sua segurança e eficácia).

  17. MARCOS BENASSI

    Seu Dimas, o senhor tem razão, o Butantã é um portento. Desprezado pelo Bozo, o Pai da incúria, em meio ao jogo político rasteiro, comprova que uma de suas afirmativas é falsa: a raiva humana não foi erradicada, sequer posta sob controle. Não atribuo a este seu erro qualquer conotação política, senão otimismo de cientista. Mas deste escorregão, decorre outro: não será uma vacina, contra a covid ou hidrofobia, que nos trará a paz. Acometessem El'Rey com a mesma eficácia que aos súditos, vá lá.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.