Opinião > Décadas perdidas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. celso bittencourt

    A maioria dos Comentários mostra que os Petistas assim como o Partido nem pensa em Autocrítica; são Vítimas Desde Sempre! Barbaridade!

    Responda
  2. djalma gomez

    Fato: em 10 anos o salario minimo caiu de US$ 367, para US$ 213.00. Isso explica muita coisa. É causado por políticas econômicas desastrosas e tem como consequência pobreza e desigualdade!

    Responda
  3. João CArlos Albuquerque

    O PT, não fez um governo de esquerda. Mas a imprensa, marcou uma oposição de antemão, ensinando como deveriam governar e conduzir a economia. Deram o golpe, e fizeram tudo o que queriam, desde 2015, lembra do meu malvado favorito? Mas como sempre, precisa vender mais e mais, mais uma reforma, aí sim segundo a ilusão em que a Folha se auto engana, o Brasil seria desenvolvido.

    Responda
  4. Luís Costa

    lembremos tb da sua oposição da folha à mistura maluca de neoliberalismo com política social dos governos do pt, do seu apoio entusiasmado a uma violenta reforma da previdência e, por fim, a sua contribuição para o ovo da serpente atual...e faz um editorial desse sem constrangimento...

    Responda
  5. Luís Costa

    Um editorial é uma opinião e uma interpretação, mas a folha a expõe como a verdadeira maneira de ver as coisas...tudo bem com o diagnóstico de mais uma década perdida, mas a interpretação mostra toda a posição política da folha de defesa do neoliberalismo selvagem travestido de seriedade orçamentária e democracia apenas como discurso bonito...já nem se fala do apoio da folha ao golpe de 64 e ao neoliberalismo do fhc, mas falemos do seu apoio ao golpe mais recente, ao lawfare da lava jato

    Responda
    1. marcio sa barreto sobrinho

      A FSP, da mesma forma fez uma "mea culpa" a respeito de sua simpatia pelo golpe de 64, hoje, uma das apoiadoras do impeachment da ex presidente Dilma, nao comenta o fato d época: as reformas propostas pelo executivo, nao entraram em pauta na câmara dos deputados. Lá estava sentado na sua presidência ,o sr. criminoso EDUARDO CUNHA. Este, acordado com diversos meios de comunicação, só liberava as tais pautas bombas. E aliás, voltando mais um pouco, um tal "NEVES".

  6. JONES DARI GOETTERT

    A FSP até para explicar algo dá golpe: foi cúmplice em 2016 e 2018 de dois golpes, mas já se esqueceu disso. Lamentável.

    Responda
    1. marcio sa barreto sobrinho

      Voltando um pouco mais: Os Farias , apoiaram também o de 64.

  7. João Pereira

    A única coisa razoável que há neste editorial é a constatação de que esta foi uam década perdida, com base nos dados publicados nesta mesma edição. O resto é uma mistura de falsificação histórica, preconceito e distorção da realidade histórica. Parece o gado a repetir: "a culpa é do petê"!; "a culpa é da Dilma"! Ah, nos poupem dessa cantilena. Dilma foi derrubada em 2016 e, de lá para cá, tudo só piorou e muito. Que instituições vocês acham que estão funcionando: o judiciário de peruca?

    Responda
  8. João Perles

    É contraditório e pouco explorado pelo jornalismo brasileiro o fato de que as soluções buscadas politicamente para solucionar a pobreza sejam medidas que a aprofunda, como as reformas trabalhista e previdenciária, ambas apoiadas pela mídia e destinadas à redução da seguridade social. Também lastimo o fato dos nossos economistas e jornalistas ignorarem a literatura econômica moderna que representam uma "nova crítica da economia política": Piketty, Duflo, Mazzucato, Perez, Raworth etc.

    Responda
  9. Monica Damous Duailibe

    A Folha está muito doente...! Dez anos depois, faz essa retrospectiva desinformada sob o ponto de vista jornalístico (não traz nenhum dado, é meramente opinativa) e, pior de tudo, não reconhece o óbvio ululante: o golpe do impeachment, "capitaneado " por Eduardo Cunha e Temer, que abriu as portas para o limbo autoritário e a desconstrução institucional reinante!

    Responda
    1. djalma gomez

      Bem. A matéria consta na coluna Opinião, faz sentido ela ser " opinativa". Posso discordar de parte da matéria, mas é mera opinião do editor, não necessariamente representa algo inquestionável

  10. djalma gomez

    O indice GINI que mede desigualdade caiu de 0.58 para 0.51 entre 2002 e 2014. Poderia e.deveria ter caído mais, mas caiu.

    Responda
  11. Raquel Sampaio Garcia

    Estou estarrecida com esta análise da Folha. Não tenho, infelizmente, outras palavras para definí-la: hipócrita e totalmente parcial. É absurdo o elogio ao combate à corrupção atribuído à Lava-jato. Como “ignorar” seus objetivos agora que ficharam escancarados para o Brasil e o Mundo. Moro foi totalmente desmascarado e este jornal fez parte da busca pela verdade sobre um juiz parcial e corrupto. Sabemos o que havia por trás da Lava-Jato: entreguismo e desmanche da indústria brasileira

    Responda
    1. marcio sa barreto sobrinho

      A mídia tradicional é isso.nas maos de nossa "elite do atraso". ..Jesse de souza

  12. João CArlos Albuquerque

    Política neo liberal levou a essa nova derrocada. A folha e sua escola econômica preferida, tentam por a culpa no PT. Ahh, sim... O custo de tirar a Dilma, "custe o que custar", custou um país que se recusa a caminhar juntos.

    Responda
  13. João Leite Leite

    O Brasil saiu do regime militar e entrou no regime leninista. De lá para cá só cuidou de arroxo salaria. Desmonte da CLT. Hoje só se falar em aumento de impostos e eliminação de direito dos trabalhadores. Venderam quase tudo que os militares deixaram. não fizeram mais nada e a divida aumenta mais do que bola de neve. Já está para superar o valor do PIB. O pior é que não temos nenhuma cabeça pensante para tirar o país desta modorra.

    Responda
    1. djalma gomez

      O regime militar deixou uma divida externa considerada 'impagável ". Foi negociada no governo FHC e quitada no governo seguinte, conf. Livro " SAGA BRASILEIRA - a longa luta de um povo por sua moeda.

  14. Ricardo Antunes

    Achei perfeita esta análise da Folha. Sem ideologias, mostrou apenas o que realmente aconteceu. O erro do Lula foi a corrupção, o erro da Dilma e do Bolsonaro foi o extremismo e a incompetência. Espero que o brasileiro evolua nas próximas eleições.

    Responda
  15. Herculano JR 70

    As chamadas instituições, q são as do estado, são a razao do atraso do pais. Qto mais o estado e suas instituições improdutivas crescem e protagonizam interferindo pior para o pais. Essa tem sido a historia do mundo. O estado e inimigo do desenvolvimento. Por isso a democracia tratou de limitar o poder, q compunha o estado dois séculos atras. A guerra e o maximo de intervenção aniquiladora, onde se perde liberdade, direitos e propriedade. Qto mais cresce mais cava a cova onde se enterrara.

    Responda
  16. André Silva de Oliveira

    Não sei de onde a Folha de São Paulo tirou essa ideia de que houve consenso em torno de "um Estado amplo". De qualquer forma, segundo as teorias institucionalistas, o que leva à geração de riqueza é a combinação de inovação tecnológica, destruição criativa (schumpteriana) e pluralismo político. Só estamos bem no último requisito - o Brasil ainda depende muito de commodities para crescer.

    Responda
  17. Igor Cornelsen

    Alguém conhece alguma economia onde o sucesso e o fracasso das empresas não seja decidido pelos consumidores e enriqueceu? No Brasil, na Argentina, e em quase toda a América Latina, o sucesso e o fracasso passam pelas decisões dos políticos, nas suas estatais, nos subsídios e incentivos fiscais, nos créditos subsidiados, na proteção aduaneira etc. Nunca deu certo em nenhum lugar, e nem dará. Ou o Brasil muda isto ou vai continuar empobrecendo.

    Responda
  18. Evaldo López Zilio

    Não entrando no mérito da administração fraca da Dilma, me parece que a retirada dela não representou o vigor das instituições democráticas: foi a debilidade das instituições brasileiras que permitiram a retirada de uma presidente eleita, por uma razão pífia e de uso generalizado antes e depois dela, por congressistas sujos e ansiosos por se livrar da Lava-jato, com o conluio dos empresários, da mídia e do STF. Infelizmente foi mais um golpe de estado, revestido de legalidade.

    Responda
  19. Benedicto Ismael Dutra

    Ficamos fornecendo matéria-prima e alimentos, barateando os importados com dólar artificialmente barato, enquanto a indústria submerge. Permanecemos sem autossuficiência financeira. E agora? Qual seria a receita para evitar uma decadência ainda maior? Que o digam nossos ilustres políticos. Mais de 500 deputados federais, mais senadores, mais deputados estaduais, vereadores, prefeitos, governadores, juízes. Que espécie de Brasil eles querem para a população?

    Responda
  20. José Cardoso

    O país até que evoluiu muito na agricultura, onde tem vantagem comparativa em relação ao resto do mundo. Em setores de ponta como a eletrônica por exemplo, nossa política estacionou na "zona de processamento de importações" que é Manaus.

    Responda
  21. denise teixeira

    O Brasil, zzzz, tem Estado, zzzz, demais, gasta, zzzz, demais com professores, zzz, médicos, zzz, enfermeiras, zzzz. É preciso privatizar tudo, zzzz, o mercado gerará riqueza, zzzzz, e o bolo será dividido, zzzz, Estado forte é bom na Alemanha, zzzz, aqui não, zzzz, aqui são os oligopólios multinacionais que vão resolver nossa parada. Viva a Folha!

    Responda
  22. José Davi

    Resumindo o editorial: O Brasil e boa parte do mundo capitalista entraram na miragem neoliberal e hoje pagam com a pobreza imensurável de seus povos. As reformas de Temer/Bolsoguedes procuram aprofundar o neoliberalismo falido e consequentemente a pobreza no Brasil. A Folha não gosta do Bolsonaro, mas adora o Guedes.

    Responda
  23. Cassio Vicinal

    O primeiro governo FHC foi bom, o segundo horrível, pois demonstrou que certas intervenções podem arrebentar com a economia. Lula soube aproveitar um ciclo internacional favorável, mas não implementou políticas para mitigar a concentração de renda. Nos últimos anos ficamos olhando o PIB e a tributação líquida diminuir. A concentração de renda aumentou vergonhosamente. As pessoas estão mais pobres e o estado também. As instituições do estado responderam adequadamente? Não acredito em bruxarias.

    Responda
  24. Filipe André Valencio Alves dos Santos

    Oito dos dez foram da pandemia administrativa proporcionada pelo aparelhamento e corrupção do passado. Começou no primeiro ano com o Mensalão, e toda cúpula do PT foi condenada e presos pelo STF pasmem. O atual governo tem de pagar dividas deixadas por todos os lados Banco mundial ONU todos institutos internacionais que o passado deixou e as obras nos países totalitários dos companheiros . Primeiro anos do Atual governo foi a reforma da previdência, e muito resultado compare.

    Responda
    1. Robson Barreto

      Comentário de quem vive em realidade paralela, igual ao alucinado do planalto..

  25. Eduardo Giuliani

    Desde 1985 vivemos uma Democracia Imperial. Crescimento de 2% a.a. como no Brasil Império. Falta de uso de Ciência em Macroeconomia. Menosprezo a demanda agregada de Keynes. Empobrecimento. Melhores instituições mas um dos países e governos mais ilícitos do mundo. Os 3 poderes. Pior geração de brasileiros de nossa História, com militares covardes no comando do Exército. Sem uma retomada do Tenentismo, continuaremos esta vergonha. Vamos deixar assim mesmo?

    Responda
  26. LUIZ ANTONIO ALMAGRO DOS SANTOS

    A"Grande Mídia" nunca teve uma difícil decisão, Ela sempre teve seu lado.

    Responda
  27. Jose Simao de Paula Pinto

    Nosso novo governo militar vai aumentar a distância entre ricos e poderosos e 'os outros' de tal forma que está mais colaborando com a visão da esquerda de um politburo rico e um povo escravo do que com a tal liberdade que eles vendem

    Responda
  28. Rafael Gallina Delatorre

    Segundo vários pensadores vivemos uma decadência industrial desde os anos 80, enquanto bancos lucram muito, os ricos ficam mais ricos.

    Responda
  29. Luiz Roberto Peres

    Mesmo os 16 anos de FHC e Lula com mais inclusão dos mais pobres , ainda a concentração de renda aos ricos nunca despencou.Quanto à Dilma, ela nunca escutava ninguém e sofreu o golpe real. Bastaria ela ter feito um acordo com Eduardo Cunha e terminaria seu mandato. Lembram-se?

    Responda
  30. ANTONIO LINS ROLIM JR

    O contrário seria bem melhor, instituições 'mais ou menos' e o Brasil ter crescido maís de 30% como o resto do Mundo e todos mais ricos assim.

    Responda
  31. Valdeci Gomes

    A visão estreita de direita neoliberal da Folha não deixa colocar a questão fundamental, nesta década a classe média ficou pobre e o pobre ficou miserável, enquanto os ricos ficaram mais ricos e ampliou-se a desigualdade. Causa do neoliberalismo implantado nos governos eleitos com Collor e seguintes, inclusive no governo Lula. Enquanto não se for à raiz das questões e ser radical a Folha continuará a enxugar gelo com seu editoriais superficiais.

    Responda
    1. João José Aguiar

      A concentração de renda, nos bancos por exemplo, é resultado de um ambiente de negócios com pouca competição, portanto o contrário de liberalismo. A receita de diminuir a desigualdade hostilizando os empresários é o caminho que foi trilhado pela Venezuela e agora pela Argentina, que somos nós amanhã...

  32. Salvador de Oliveira Silva Salvador Silva

    Estamos voltando na era da Ditadura Militar só pobreza e analfabetismo, só isso que os militares proporcionou miséria e analfabetismo.

    Responda
    1. antonio albuquerque de oliveira

      Isso é depois de duas décadas de um governo de esquerda. É por pensamentos assim que o país se torna mais miserável, enquanto o mundo deixa de ser.

  33. Salvador de Oliveira Silva Salvador Silva

    Estamos voltando na era da Ditadura Militar só pobreza e analfabetismo, só isso que os militares proporcionou miséria e analfabetismo.

    Responda
  34. Alberto Melis Bianconi

    O longo editorial sugere que está cada vez mais difícil à FSP justificar a seus leitoes a adesão ativa ao golpe de 2016. Vejam que a imprensa não cumpre papel algum na narrativa, como se fosse neutra. Nem lembra do chamado "impeachment". O ponto mais fraco é a correlação frouxa entre boas instituições políticas e econômicas. Exemplo: a irresponsabilidade fiscal do 1° FHC praticamente jogou fora o ajuste traumático da dívida pública feita por Collor, e foi o segundo que foi impeachado.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Sr. Ricardo, a previsão constitucional exige crime de responsabilidade, que não houve, e não fala de julgamento político, que é um oxímoro (se não, cada legislatura se iniciaria com o julgamento político e imediata expulsão da minoria pela maioria). Uma piada sem graça, que apenas a desfaçatez de nossas zelites permite que seja usada para se eximirem da responsabilidade por suas lambanças.

    2. RICARDO ARANTES MARTINS

      Não houve golpe em 2016 pois há previsão legal/constitucional para o impeachmente, o julgamento é político e o congresso é soberano.

  35. RICARDO ARANTES MARTINS

    Estamos num crise há mais de 07 anos. Os gastos públicos são muito mal aplicados e não sobra dinheiro para nada. a dívida interna só faz crescer. O Coiso disse que iria controlar os gastos mas em 2019 (pré pandemia) só fez aumentar - dinheiro arrecadado que vai para pagar juros aos bancos. difícil

    Responda
  36. Alexandre Sartori Barbosa

    O Brasil só precisa de investimento em educação (sem desvios no Fundeb), proporcionar estudo de qualidade e não esta enganação de sempre (incluindo escolas particulares nesta). Tirar a população do desespero e injetar conhecimento de alto nível nas pessoas é o caminho para um Brasil resolvedor de seus próprios problemas. No momento estão fazendo o inverso disso.

    Responda
  37. M Rodrigues

    Bom, a mamata da direcha que começou com o terrorismo de 2013 acabou. O "sonho" virou pesadelo, com a famiglia rachadinha no poder, e o Brasil caminha a passos largos para se tornar um país do décimo-mundo da pobreza Africana. Não venham chorar com nós dos EUA. Nós fizemos a nossa parte e entregamos o governo a Esquerda, da Kamala Harris e da AOC. Vocês aprendam a votar e também mandem a direcha para sete palmos abaixo da terra que é o lugar que ela deve sempre estar.

    Responda
  38. marilza abrahão

    E aí, caríssimos proprietários da FSP!? Qual a parcela de responsabilidade vocês têm nesse processo? Apenas registraram ou também incentivaram aventureiros como Aecio, Cunha, Jucá a impedir a sangria”?

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      Jucá. lembro dele. o então presidente eleito Lula se aproxima de Jucá e Temer. seus dois chegados no planalto. Lula transforma romero Jucá em seu homem de confiança e coloca Jucá como líder do governo Lula no Senado e apoia Temer para ser presidente do Congresso. Após Lula apoia Temer para ser vice de Dilma e Jucá foi Líder do Governo Dilma no Senado (antes do Senador Delcídio do PT que foi réu confesso e condenado).

  39. ANTONIO ETTORE CORTESE

    Isto é o que a folha pensa, o que importa são as instituições e não onbem estar da população, que passem fome, é só uma fomezinha.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.