Samuel Pessoa > Revisão da desvalorização de Dilma Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. André Borges de Carvalho

    A tese sobre a deterioração das expectativas da inflação em 2015 é baseada no mais rigoroso "achismo". Vale tudo para botar a culpa no partido que está há quatro anos na oposição.

    Responda
  2. JOSE EDUARDO CHAIBUBE FARAH

    Por favor vamos esquecer para sempre o governo da Dilma e seus ministros , só foi melhor que a Covid-19

    Responda
  3. LUIZ IVAN BEZERRA DE MONTE

    Dilma começou a ser bombardeada antes da eleição de 2014. No segundo mandato dela ela não conseguiu governar um dia sequer, sabotada por Cunha e a mídia que patrocinou o golpe. Seria má fé atribuir ao seu governo qualquer mazela decorrente desses fatos escabrosos...

    Responda
  4. Rogerio Leibovitz

    "...Em que pesem o fato de as expectativas da deterioração fiscal não terem afetado o câmbio, elas influenciaram as (expectativas inflacionárias..." Como o senhor mediu isso, professor Samuel ? Existem economistas e econometristas. Samuel Pessoas, que é físico de origem, se inscreve no segundo caso. As tais "expectativas dos agentes econômicos" , papo furado de econometristas de direita, sempre surge na conversa quando a matemática não fecha. E depois ainda falam em "evidencias empíricas".

    Responda
  5. Hercilio Silva

    Dilma propôs deficit de 99 BI e foi um escândalo. Depois Temer propôs o dobro e tudo bem. Agora se aprovou 274 bi e nem é notícia. O único objetivo era produzir pelo impeachment a mudança negada pelas urnas. Como continuou difícil para os golpistas. A lava jato mirou em lados políticos junto com a mídia. O resultado é um país com indicadores piores, por causa do depois. Ja são 5 anos sem o governo que ainda querem culpar.

    Responda
  6. Matheus de Magalhães Battistoni

    Que bla bla bla estéril. Dilma sofreu um lock out financeiro armado pelo governo Obama em 2014 e 2015, mais os efeitos da destruidora Operação Lava Jato e a guerra midiática. Foi como no Chile do presidente Allende, um terrorismo econômico norte-americano. Quem nega isso, também está no esquema.

    Responda
  7. Alberto A Neto

    O falatório sobre câmbio, juros e virtudes da 'teoria da oferta' eram consensuais. Profecias de prosperidade exuberante, após as crises dos 90 no leste europeu, sudeste asiático e América Latina, eram usuais. FMI, BID e BIRD juntos e misturados avalizavam as euforia e teoria. O que Bernanke, Paulson e Geithner fizeram para resolver o 15/09/08?! De fato, estatizaram o sistema bancário-financeiro nos EUA. A legião revisionista não aprendeu nada, esqueceu tudo. Segue à risca a planilha da mesmice.

    Responda
  8. João Perles

    Quando é que nossos economistas vão descobrir que já existe uma "nova crítica da economia política", representada pelo conjunto das obras de Piketty, Duflo, Kelton, Mazzucato, Perez e Raworth? Pouco valem os exercícios de econometrias quando um fenômeno pode ser resumido numa frase: "o dólar está sobrevalorizado e o governo impotente". É hora de buscar na nova literatura econômica as soluções para as mazelas históricas brasileiras. Já passou da hora de buscar dinheiro onde ele está.

    Responda
    1. Rodrigo Costa

      Era seguir o que estava sendo feito com ajustes normais em planos de longo prazo. Seguir investindo no aumento real da renda e protegendo as empresas nacionais que se internacionalizaram de uma guerra comercial que ficou mais explítcita. É só ver q Petro perdeu 48bi no 2o trimestre, mas tudo contábil, queda petróleo. Inflação baixa agora só condiz com o q colunista disse do preço do petróleo. Mas essa queda faria essa conta se ajustar, pois antes política Petro era longo prazo.

  9. EDMUNDO NASCIMENTO

    petropetralha dilma foi o maior desastre economico do Brasil nos ultimos 30 anos ! a estocadora de vento cosneguiu quase falir a quarta maior petroleira do mundo , que hoje nao passa de uam vaga lembrança do que era antes dos governos petropetralhas !

    Responda
    1. Fernando Candido

      Hmm bom está a economia tocada pelo P Guedes e Belzenaro.. Engraçado que parece que a vida era melhor na "pior crise da historia do mundo" (segundo a imprensa), e agora, porque dizem que esta tudo bem, as pessoas passam fome acreditando que esta tudo bem... na duvida, a resposta é unanime: a culpa é do pt..

    2. Dionisio DeBarros

      Lava-jato quebrou a petrobras quando paralizou todos os projetos e obras em andamento, impedindo ate o pagamento a seus fornecedores. Imprensa ao inves the denunciar a lava-jato pelo absurdo, fez foi jogar gasolina na fogueira, incentivando aquela caca as bruxas sem amparo legal. Fortelecidos em sua ilegalidade, lava-jato investiu contra grandes construturas, estaleiros e qualquer empresa que empregasse muitos trabalhadores. Como resultado tivemos desemprego e recessao que persiste ate hoje.

  10. ANGELO JOS DE CARVALHO BAPTISTA

    Com todo o respeito que merece o competente economista Samuel Pessoa, estamos quase em 2021. O que interessa aos leitores de jornal são as expectativas de inflação daqui para frente. Em q esse texto ajuda a explicar a expectativa de inflação futura? O PT é responsável, junto com os partidos com quem dividiu o poder (a maioria destes está e nunca deixou o poder) por inúmeros problemas. Mas ficar nessa cantilena de "a culpa é do PT" não cola mais e não condiz com a competência do articulista.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Handiman, 100 % de acordo.

    2. Dionisio DeBarros

      Aprenda com o passado, para nao cometer mesmos erros no futuro. PT esta fora do poder ha quase 5 anos, e vcs ainda colocam a culpa no mesmo. Esquecem que o PT tirou o pais da 14a economia mundial e nos colocou na 6a posicao, gerando +de 20 milhoes de empregos. E se nao fosse campanha sordida movida por lava-jato, imprensa (tucana), oposicao sem projetos (Aecio + Cunha) e grupelhos financiados pelo exterior (MBL), PT ainda estaria no poder e Brasil poderia hoje ser a 4a economia do mundo.

  11. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Petista fica tentando arranjar alguma coisa positiva no governo Dilma . Foi um filme de horror na maior roubalheira do planeta. Seguindo o exemplo da corrupta Odebrecht o corrupto PT já está pensando em mudar de nome também

    Responda
    1. Rodrigo Costa

      Dilma foi a Presidenta mais honrada da história desse país. Criou Leis que impedem até hj esse desgoverno de roubar, como Leis de Improbidade, Lei de Falência e outras importantes para o real combate a corrupção. Começou um limpeza nas Estatais, onde perdeu o suposto apoio político. Iniciou um processo do fim fisiologismo, tanto q ñ defendeu um dos maiores corruptos do Brasil q se chama Cunha. Tanto q esse sr fez o q fez contra o Br, e está preso. Assinou acordos internacionais anti corrupção.

  12. vladimir Micheletti

    A Deterioração dos Termas da Troca (Cepal, Furtado, Prebish...) só se corrige com Marini - Dialética da Dependência.

    Responda
  13. Barbarella Duran

    Entendi que o colunista está afirmando que a inflação de 2015/16 foi fruto de uma demanda alta afetada pela renda gerada pelo hiper emprego, portanto as consequências fiscais foram mínimas. A inflação de hoje é causada pela escassez de produtos e não pelo consumo exagerado, gerando um déficit fiscal muito perigoso com baixíssima arrecadação. O texto não é claro. Sugiro que escreva outra vez sobre o assunto que é de suma importância para o futuro quando o PT voltar a governar este país.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Verdade Barbarella. A inflacao de 2015 foi causada pela abundancia e emprego pleno. A de hoje eh causada pela retracao economica que depredou estoques, deixando a economia totalmente descoberta para qualquer aumento de demanda, mesmo que minimo, como esse observado pela ajuda emergencial. O resultado desse infima injecao de recursos na economia eh inflacao. E o pior, caso auxilio seja cortado, economia embica para baixo, arrecadacao cai mais ainda e rombo no orcamento vira buraco negro.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.