Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Diva Negri

    Um dia todos nós vamos morrer, não É? Fazer o que?

    Responda
  2. Sylvia Alves Corrêa

    A despeito das desigualdades entre países, que se reproduzem na capacidade de produção da vacina; a despeito das desigualdades entre os cidadãos do país; a despeito das falhas do sistema de escolha dos mandatários; a despeito de tudo isso, fica uma certeza: a inépcia, descaso e irresponsabilidade criminosa do governo no enfrentamento da pandemia.

    Responda
  3. Hernandez Piras Batista

    O Governo Federal omitiu-se em articular qualquer política de combate à Covid, seja o isolamento social, seja a vacinação. O resultado é que, agora, constata a impossibilidade de imunizar a todos e não faz nada para contornar o problema, salvo condenar a ansiedade popular. Como disse outro leitor, incompetência criminosa.

    Responda
  4. Herculano JR 70

    Otimo q ñ sejamos os primeiros. O Eua tem o pior sistema de tv a cores, preço d ser pioneiro. Bnaro decidiu, e estou de acordo, q proteger a economia, a vida verdadei/a e prioritário em relação ao Covid, esse estelionato milionário. Governos fazendo reservas, ou comprando, sem q as vacinas tivessem aprovação ñ é ousadia mas ansiedade pra resolver problemas q os governos causaram. O terror so mostrou algo: os povos são iguais e manipuláveis em escala global.

    Responda
    1. Flávio Guilherme

      Que vacinas sem aprovação? Além dos testes normais, certificados por autoridades internacionais, as vacinas passam por aprovação por órgão de cada país. Se o processo de aprovação de vacinas não funciona, fique tranquilo, pois, de nada mais funciona. Assim, os povos poderão ser prejudicados por N outros produtos. Proteger economia e vida, com 180k mortos e chegando a 1k ao dia? Esse é só discursinho furado, como todos os outros do mandatário brasileiro.

    2. Rodrigo Ricoy Dias

      Mas que amontoado de razões sem sentido...como é que governos causaram a pandemia? "Proteger a vida" é uma frase cruel para as famílias dos mais de 186.000 mortos pela doença nestas plagas. "Proteger a economia", uma piada de mau gosto. Fato é que Bnaro aposta na continuidade da doença para que o povo siga manipulável e desmobilizado, sem forças para retirar o pior mandatário do mundo.

    3. Hernandez Piras Batista

      Teorias da conspiração e fanatismo ideológico.

    4. Jove Bernardes

      Mais manipuláveis, muito mais manipuláveis, são os bolsonaristas que acreditam

  5. Peter Janos Wechsler

    O Brasil teve todas as oportunidades de reservar vacinas. A Covax, que é internacional e supranacional, garante 50%. O país optou por 10%. Nada reservou da Pfizer e da Moderna. Não adianta pôr a culpa em outros pela própria incompetência criminosa.

    Responda
  6. José Cardoso

    Começa pela própria produção da vacina. Apesar de ser um país grande e com tradição nessa área, Butantan e Fiocruz ficaram a reboque de desenvolvedores estrangeiros. A última parece que tem um projeto próprio, mas com previsão para meados do próximo ano.

    Responda
  7. RICARDO ARANTES MARTINS

    Esta diferença também se da devido a inutilidade de nosso Governo Federal, que demorou para acordar e fechar contratos internacionais e investir em ciência. Milhares de vidas a mais perecerão ante ao descaso. a economia levará muitos meses a mais para reabrir. um governo ineficaz irá destruir cada vez mais nossa nação. eles são inúteis em tudo. e Doria ainda pensa em dar nossas vacinas a estes inúteis.

    Responda
  8. antonio ferreira da costa neto ferreira

    O motivo de se vacinar em duas doses não estaria no interesse das multinacionais da indústria farmacêutica em aproveitar a onda e maximizar os lucros?

    Responda
    1. Flávio Guilherme

      E se tiver? Vai fazer o que? Deixar mais 180 mil morrerem, profissionais da saúde surtarem e ficarmos nesse eterno vai-e-vem de bandeiras vermelhas e laranjas? Se não desenvolveu vacina, vai ter que comprar o que tiver. Ou continua vendo o mesmo cenário aterrador. A melhor opção é muito fácil e clara.

    2. Galdino Formiga

      Não!

  9. Fircavazza Cavazza

    Sim ! E falharam consciente e intencionalmente , criminosamente!

    Responda
  10. Patricia Cypriano

    Vou me permitir, em plena consciência, uma licença narcisista e oferecer uma orientação ao colunista. Faça a gentileza de NÃO nos dizer o que pensar ou o que fazer, caro Hélio. Faça a gentileza de NÃO subestimar seus leitores, enquanto vc mesmo se crê em uma posição de tal forma superior que acaba beirando o ridículo. Apesar do que vc nos diz para pensar, muitos de nós continuam considerando um absurdo, sim, países privilegiados que "engolem" muito mais do que podem usar.

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Fala bem, tem sua licença narcisista ( gostei). Apesar de q eu goste da coluna pela diversidade ñ se pode negar o fundamentalismo do amigo Helio. De fato ele se acha acima de todos. Desperdícios e riscos de governos absurdos em nome de prevenção.

  11. Paulo César de Oliveira

    É claro que as doses excedentes serão doadas ou vendidas a baixo preço para outros países. Ninguém vai destruir vacinas dentro do prazo de validade nem incentivar a população já imunizada a tomar vacinas desnecessárias. Um cenário pessimista é o de imunidade transitória e necessidade de revacinação periódica.

    Responda
  12. MARCOS BENASSI

    Seu Hélio, o Celso, aqui embaixo, articulou já uma crítica ao modelo econômico. Nem gasto saliva para falar do voto. Mas o "outro meio" a que você se refere, bem, isso tem que existir. O Batmóvel tem um botão que ejeta o assento. Cadê nosso botão? E não é um que acione um longo processo político sujeito a tudo quanto é influência multi-poli-extra lateral: cadê o botão de pânico, quando tudo quanto é regra foi quebrada 5 vezes? Teremos ainda que suplicar à mola debaixo do acento??

    Responda
    1. Igor Cornelsen

      Será que ninguém vê que a Constituição de 1988 fracassou? Que a gestão do país é péssima, seja qual for o eleito. O Brasil precisa de parlamentarismo, voto distrital e cláusula de barreira séria, para se livrar de partidos com donos, e dos nanicos e para ter uma gestão séria. Nosso Congresso tende à irresponsabilidade fiscal, pois quando as coisas dão erradas é sempre culpa do executivo, quando muitas vezes a culpa é do Congresso como esta PEC a ser votada hoje.

    2. Ayer Campos

      Sobre a democracia real ser dotada de 'botão ejetor', o atento Benassi é fiel à concepção segundo a qual 'a democracia não presta para escolher os melhores, mas para apear os piores, qdo eleitos'. Aqui podemos tb invocar o insuspeito George B. Shaw: 'é o regime pelo qual uma coletividade tem garantia de que não terá um governo melhor do que merece'... Escolher uma ou outra tese não depende somente de bons ou maus bofes, mas antes de circunspeção e análise histórica.

    3. MARCO ANTONIO MAIA DRUMOND

      O problema, Marcos, é que nem assim o impeachment passa. O da Dilma passou porque tinha um vice que o comprou (após ela ter negado os votos do PT ao Eduardo Cunha na comissão de ética e, só por isto, este o pautou). No presente momento, o "centrão" (que devia se chamar "direitão") está todinho comprado! Não há votos suficientes para arrancar aquele ser do Planalto!

  13. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Fica claro que o liberalismo econômico é falácia, no frigir dos ovos é cada um para si e os outros que se virem, infelizmente o modelo associado-dependente que norteou o capitalismo brasileiro, persiste com novas roupagens, o lado perverso vai muito além da vacina, reflete na violenta desigualdade, na pobreza de milhões, na miséria e violência visíveis nas periferias, no campo e nas marquises de todas as cidades!

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Ninguém disse que não funciona, o que se afirmou é que liberalismo é uma ideologia, na prática predomina a lei do mais forte, o Estado sob controle do capital e a extração do excedente em benefício da minoria, seja de paises ou de fração de classe, pensar o capitalismo sem interferência do Estado é desvario, Estado é instrumento que a classe dominante criou para seu controle, ou não é?

    2. Igor Cornelsen

      Engraçado afirmarem que o liberalismo econômico não funciona. Todos os países ricos tem economia de mercado, a China e o Vetnam passaram a crescer rapidamente só depois de adotarem a economia de mercado. Nações de economia planificadas quebraram, União Soviética e todo o leste Europeu, Cuba virou um favelão depois de 60 longos anos de comunismo, Venezuela, que tem a maior reserva de petróleo do mundo, não consegue produzir petróleo. Ninguém presta atenção nos fatos?

    3. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      O Estado não é neutro Herculano, se partir do princípio que a sociedade é apenas um somatório de indivíduos/empresas atomizados, nunca vai entender que a sociedade é dividida em classes, que disputm a apropriação do valor, a que controla o Estado é aquela que fica com a maior fatia do Bolo.

    4. Herculano JR 70

      Ñ me fale em liberalismo economico qdo a farra esta sendo orquestrada, e financiada, pesquisa e compra, por governos, e empresas se aproveitam da oportunidade. Infelizmente o capitalismo e ignorante ideológico e vive da migalhas q os governos oferecem e perdem os gdes ganhos de uma economia mundial livre sem governos q poderia crescer nos niveis produtivos de hoje a 10%aa.Capitalislmo e estado são antagônicos embora algumas empresas se aproveitem