Ilustrada > Governo Bolsonaro critica reedição de Monteiro Lobato que suprime trechos racistas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Caro leitor, ignóbil, que defende a polÃtica deste governo. Lembrem-se que crianças são como massas moldáveis. Que tipo de pessoas adultas vcs querem formar para o futuro: um Hitler ou seres humanos.
Tenho certeza de que ninguém ficou racista lendo os livros de Monteiro Lobato.
Continuando: com o progresso brasileiro. Deve enumera os feitos que apesar das dificuldades e das objeções da época, suplantaram e mostraram que eram capazes. Em São Paulo tem uma avenida, não me lembro o nome, é em nome de um grande engenheiro negro. Mas isto não é divulgado. O negro brasileiro tem que expor do que é capaz. Ver que a raiz do conhecimento humano vem da Ãfrica negra. Eram um povo pacÃfico mas a barbárie dos brancos por conquista levou a situação atual.
Não são os negros que querem apagar a história e sim os brancos. Estão querendo fazer o que os argentinos fizeram. Apagaram de sua história que também tiveram escravidão. Lá foi mais fácil pois o número de escravos foi menor e regional além de ocorrer no fim do tráfico. Lembrem-se que aqui quando um negro pede a equiparação de direitos, apesar de estar na constituição, dizem que é mÃmimi . O negro deveria exaltar os feitos que algumas personalidades brasileiras contribuÃram com
Bisneta totalmente sem noção. A campanha pela nacionalização do petróleo, foi uma bandeira de Lobato. Nada sobre isso. Imaginaram retirar frases de William Shakespeare em suas obras ? E tem muita coisa politicamente incorreta nelas !!! Mas no Brasil pode, aliás no Brasil pode tudo.
É preciso entender a época em que o livro foi escrito. A intenção de Monteiro Lobato - um dos maiores escritores do paÃs - não foi de cunho racista, pois, retratava a realidade daqueles tempos. A sociedade evoluiu, mas distorcer uma obra literária, é modificar a história. Revisionismo não diminuirá o racismo no Brasil.
Exatamente. Retratou o que se passava na época. Como outros escritores relatava os costumes de sua geração.
Nem todos.... Para alguns.... Cadê, Folha, o nome e os motivos dos que concordam e dos que discordam? É mais fácil fazer uma reportagem caçando tuÃtes nas redes sociais do que entrevistar pessoas?
É é verdade, uma das pouquÃssimas, mas pouquÃssimas vezes que esse governo tem razão. Querem desfigurar a obra de Monteiro Lobato e tantas outras, o politicamente correto é em sua maioria constituÃda por pessoas medÃocres que querem colocar a baixo tudo o que foi construÃdo em dado momento histórico. Mais fácil seria inserir por exemplo uma nota de rodapé com explicações, ao invés de querer deformar a obra de grandes autores. Isso é inadmissÃvel.
Eu não alteraria o texto.A gente tem de educar as pessoas,as crianças,para analisarem criticamente qualquer obra...Agora,se Frias e Camargo,estão achando ruim,criticando,muda o texto,sim !Faça tudo ao contrário do que esses caras fazem e dizem, estarás no caminho da luz !
Se for para manter Monteiro Lobato relevante nos tempos atuais, isso vai precisar ser feito. A Disney vem fazendo isso com seus desenhos clássicos cujos valores não são mais aceitáveis atualmente. E se esse atual governo está criticando significa que este é o caminho certo.
A Disney só pensa em lucros . Muito lucros e, nada mais.
Esses dois idiotas só querem aparecer. É melhor ignorá-los.
Na boa esse papo é muito chato. Essa bisneta tinha que ter vergonha de fazer isso. É uma obra literária dentro do seu tempo e momento. Absurdo isso ! Mimimi sem pé e sem.cabeça até pq morto não se defende e me deixa chateado a falta de cultura e de pensamento crÃtico! Por isso temos bozo, Lula, maia etc etc
Os povos evoluem e muitos foram escravizados ao longo do tempo hoje temos liberdade democracia e igualdade de raça e gênero, quem não entende isso é retrogrado vive no passado como nos paÃses comunistas onde não ha liberdade de nada.
Igualdade de raça? Só se for no rebanho, entre Nelore e Angus...
Pela primeira vez concordo com este governo. Um livro é prova de um pensamento de época. Suprimir é negar um pensamento, apagar a história. Se tem racismo e o professor quiser indicar o livro para leitura
...que trabalhe estas questões. Isto está me cheirando mais uma limpeza do pensamento racista de Monteiro Lobato, passá-lo como "bom moço" para as gerações futuras.
Ao que parece, as opiniões de quem se diz 'proteger a obra' que marcou sua infância, na verdade são prova cabal de que esta os influenciou de alguma maneira, digamos, flexÃvel, quando a vÃtima é o outro... Notas de rodapé e prefácios elaborados não dão conta em se tratando de literatura infantil, que é sobretudo imagética.
Concordo somente com a essência mais diminuta e cervical da manifestação do burocrata. Não há que edulcorar nada, façam-se notas explicativas no rodapé. Ponha-se um prefácio adequado. Discuta-se em sala de aula. Mas Monteiro Lobato é o que é, e é muito mais do que seus eventuais rasgos "racistas" - se alguém ler o gênesis ao pé da letra, sairá cometendo barbaridades. Lobato foi um insubmisso, genial, empreendedor vital pra indústria editorial brazuca, democrata renitente.
Como alguém simpatizante doKKK e do eugenismo, que era comum na década de 20-30, não é considerado racista?!
Absurdo e ridÃculo você achar que tirando os trechos racistas da obra você está combatendo o racismo. Você está escondendo isso sim que em tal época, tal escritor, tal elite de leitores desse leitor, eram racistas e/ou com viés estrutural racista. Vamos apagar trechos da obra de Niezsche, de Wagner, de Schopenhauer onde você vê trechos criticáveis do ponto de vista moral. O que um editor decente faz é elaborar um prefácio, uma introdução onde esse vieses sejam expostos e denunciados.
Concordo em parte, mas se trata de uma edição voltada para o publico infantil, onde na minha opinião cabe adaptações. Nas edições voltadas para um publico mais velho publicar o texto integral com notas ou uma introdução seria mais fácil.
É nóis, Paulo - e quem lesse essa aquiescência 20 anos atrás, me julgaria semi-analfa.
Se for para seguir o entendimento da bisneta do escritor, terÃamos que "cancelar" os LusÃadas, de Camões, pois expõe o colonialismo português; terÃamos também que "cancelar" O Cortiço, de AluÃsio de Azevedo, pois revela o homem simples entregue a vÃcios inerentes ao seu meio social, segundo o que consta na obra.
Quem ainda tem dúvidas sobre o racismo de Lobato deve ler O Presidente Negro, romance que ele publicou em 1928. Não é reeditado mais (claro...), mas é facilmente encontrado em edição eletrônica na Internet.
Nisso q dá a obra de um grande escritor cair "nas mãos" de uma parente despreparada e mimizenta!!
Foi grosso, mas não de todo absurdo.
Falou o racistazinho fascistoide!
nisso que idiotas comentando noticias
Permita-me discordar de sua argumentação. Não se trata de uma estrada, e sim, de todo um pensamento e visão de mundo do autor, se parte do texto é racista? Sem dúvida nenhuma, mas representa a visão do mundo do autor à época. Querer modificar o pensado e escrito, porque hoje não é aceitável, não é justificável. Parece que a ideia da neta é suprimir partes do texto que possam falar mal de seu avô. Portanto, reitero que é censura, exatamente como na época das ditaduras deste paÃs.
Lobato inclusive reviu pontos de vista que adotou em certos momentos, às vezes de maneira bem enfática - vide o "caso" do Jeca Tatu.
censura seria proibir livro...um parente rescrevendo algumas partes, que se tornaram improprias é absolutamente natural...
Mein Kampf = A menina do narizinho arrebitado.
Credo, Ricardo, vade retro...
Contextualizar os trechos racistas mencionados na obra com textos explicativos que façam alusão ao pensamento dominante da época, talvez contribuÃsse para a formação de um pensamento antiracista. Ano que vem é eleição e com certeza certos quadros deste governo Bolsonaro voltaram a sua insignificância.
Obrigado pela correção Anderson!
Você quis dizer voltarão
Governo Bolsonaro, não, é o Governo Brasileiro. Um Governo eleito, portanto um governo de todos os brasileiros, queira ou não a mÃdia, a esquerda (redundância) e outras viúvas do Lula/Dilma. O Governo fez bem na crÃtica: onde já se viu reeditar a obra do grande Monteiro Lobato para agradar uns medÃocres e ainda lemos este jornal criticando a crÃtica do "Governo Bolsonaro".
"Governo"? Só se for pra você, "cidadão de bem". Esses fascistoides não me representam! Sai de retro!
A questão está além da crÃtica. Os grupos engajados em espalhar o ódio estão conseguindo atingir o seu objetivo. Brasileiros se atacam, se acusam e o povo está se dividindo.
Mais um racista que votou no bozo, deve apoiar também homofobia e morte aos quilombolas. TÃpico cidadão de bem que ser ver alguém de chinelo e negro no aeroporto é capaz de atirar nas costas e depois pedir para que o morto se identifique.
Só aqui, neste paÃs de intelectuais viralatas da esquerda que mal sabem escrever, as obras antigas dos grandes escritores são reescritas para servir de autoafirmação de seres que se acham discriminados e consequentemente nutrem uma angústia que para os outros tanto faz como tanto fez. Temos as obras de Monteiro Lobato e vamos continuar lendo os originais como são, quem quer apagar a história que lhe desagrada mostra seu espÃrito intolerante e totalitário.
Pois é, infelizmente concordar. Alterar a obra de qualquer escritor sem a sua expressa autorização, além de mutilar o seu pensamento e suas ideias, tem um nome: censura.
censura corrigir um desvio numa obra não é censura censura seria proibir o livro...retirar peças antiquadas de um obra não a torna menor pelo amor de deus, além disso é feito por alguém da famÃlia do escritor...
Essa polêmica em torno da obra de Monteiro Lobato é lamentável. Não deveria haver qualquer dúvida ou trecho a ser suprimido. Não são termos, é uma visão de mundo completa. Lobato era um racista organizado. Membro ativo da Sociedade Eugênica de São Paulo. Sua obra literária, e sua releitura particular do folclore brasileiro, é uma adaptação da cultura brasileira ao racismo. A literatura de Lobato é o seu trabalho de divulgação cultural das suas ideias racistas. Basta ler. De Jeca Tatu ao SÃtio.
E não é que esses dois toscos quadrúpedes tem razão???
??? não, !!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Governo Bolsonaro critica reedição de Monteiro Lobato que suprime trechos racistas Voltar
Comente este texto