Ruy Castro > Vergonha ou orgulho? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Cazuza profético!Não me convidaram Pra esta festa pobre Que os homens armaram Pra me convencer A pagar sem ver Toda essa droga Que já vem malhada Antes de eu nascer Não me ofereceram Nem um cigarro Fiquei na porta Estacionando os carros Não me elegeram Chefe de nada O meu cartão de crédito É uma navalha Brasil! Mostra tua cara Quero ver quem paga Pra gente ficar assim Qual é o teu negócio? O nome do teu sócio? Brasil! Não me convidaram Pra essa festa pobre Que os homens armaram Pra me convencer.
Lula não era condenado quando foi eleito. Bom natal, saúde.
O problema do Rio é cármico.
Estamos falando de paulistas e cariocas, paulistas nunca a maioria dos paulistas votaram em Lula. Sempre foram coxinhas.
não votam em condenados.
Madame Satã e outros malandros do Rio antigo devem estar se revirando no túmulo. O berço da malandragem pariu malandros que aposentaram a navalha...andam de terno e gravata...e vivem nas colunas sociais, de onde volta e meia pulam para as manchetes policiais. É, rapazida! malandro demais dá tiro no pé, dizia um velho amigo das bandas daÃ. O danado é que a conta é paga pelos otá-rios...que se julgam malandros!!!
... dá-se escolha aos eleitores os candidatos 'abençoados' pelos 'proprietários' de cada partido e, os candidatos sérios ou pilantras, são cacifados com a possibilidade de eleitos e formarem a base dos referidos partidos e, servirem como sempre, de moedas de trocas polÃticas em geral. Os eleitores escolhem os melhores entre os ruins e os pseudos abençoados.
Votar em pilantras não é exclusividade dos cariocas, sou paulista e me sinto muito envergonhado, aqui Collor, Aécio, Bolsonaro, et caterva foram os mais votados.
faltou o duplamente condenado em 2ª instância, o Lula.
volta não! veste um pijama e tira o time... e claro, se tratando de vc não esperava nada melhor, mas esqueceu o lodo do fundo do poço, os bozos são produto made in rj.
Ô Edilson, o Cacareco era um rinoceronte do zoológico carioca, mas quem votou nele para presidente em 1960 foram os paulistas. A diferença é que ele era um rinoceronte decente, ao contrário do cretin.o que saiu daà para vir fazer polÃtica aqui.
nasceu em sp mas politicou no rj, produto milico-miliciano carioca.
Ô Edilson, tente se informar melhor. O Bozo veio de São Paulo. Como, aliás, o Witzel. E você, é de onde?
Pra quem que, como eu, está longe, o problema do Rio é a glorificação da malandragem, da lábia, que se transformou no jogo do bicho, daà no tráfico, nas milÃcias e que, de uns anos pra cá, invadiu a polÃtica. Carioca nunca gostou de pegar no pesado. As exceções mudam-se pra São Paulo e Minas Gerais. Essa é a imagem do carioca.
Os problemas do Rio estão em todo o Brasil. No entanto o carioca da capital sempre se orgulhou muito da malandragem, que virou outras coisas e outras, e agora sufoca a cidade.
Bom natal e um ano de 2021 melhor do que este que passamos, abraços!
Tá na cara que a situação no Rio é reflexo da cultura dominante na sociedade carioca, onde tem mais "espertos" que no resto do paÃs.. Ruy é carioca, vai passar um pano enorme nessa podridão local
Prezado Ruy. Sempre um bom artigo. Mas você esqueceu de mencionar um detalhe importante. Dos últimos governantes cariocas, só dois não foram processados ou mesmo presos: Brizola e Benedita da Silva. Ambos de esquerda. Coincidência? Eu chamo de honestidade.
todos que aqui se aproveitam da matéria para tacar o pau no PSDB são pet ralhas. MAM
Carioca é malandro, eles sabem que estão elegendo bandidos e é isso que querem. Bando de descendentes de portugueses, escravocratas, acostumados com as regalias do perÃodo da escravidão.
a
Uma ótima sugestão para as escolas de samba seria usar uma imensa algema dourada como alegoria e fazê-la desfilar no sambódromo. Dependurada nas argolas dessa imensa algema ( uns 30 m de comprimento), viriam os nomes dos corruptos (cada nome ocupando um espaço de 2 m por 1) . A cada ano a essa argola seria acrescentado mais alguns nomes. O samba enredo chamar-se-ia Algema de Ouro, de Cabral a Cabral.
Excelente ideia! , Apoiado!
São Paulo é pior, mas o crime é mais organizado e controla as instituições. Promotores novos, por exemplo, precisam esperar o fim do estágio probatório para investigar, que seja, um prefeito tucano, e quando se atrevem são logo transferidos, ou ficam isolados.
Sugestão de pesquisa: "teias de influencia o ministerio publico e o governo paulista"
O ponto é esse, estamos falando de crime [bem] organizado, o que evidentemente não é o caso do PT, que foi com muita sede ao pote, diferente do PSDB, que sabe degustar...
O maior exemplo de crime organizado na história foi o mensalão e petrolão pestista. com acusação de terem loteado a multinacional dando diretorias ao PT e partidos aliados para o que bem quisessem. dezenas de bilhões desviado "só" na petrobras. prisão de vários dirigentes do PT 3 presidentes, 2 tesoureiros e 1 secretário, 1 lÃder do governo no senado (delcidio) 1 lÃder do governo na camara (paloci) provando não ser caso individual, mas a praxe.
Prove oque disse. MAM
A vergonha não é só do Rio, é do paÃs. Pois a pirâmide de alto a baixo é imoral, desrespeitosa e nós nos sentimos impotentes diante de tanta deslealdade e desonestidade. A nossa classe polÃtica não é confiável e legisla somente em causa própria. Veja o exemplo da prefeitura de São Paulo aonde estão aprovando um reajuste de salario de 43% ao prefeito num momento que estamos sofrendo com a pandemia e que é necessário muitos recursos para contê-las.
Não abri discussão, só coloquei a minha opinião.
foi a prefeitura que inventou o aumento? MAM
Mas ninguém rouba o slogan campeão de São Paulo - "Rouba Mas Faz"... velho há mais de 70 anos mas sempre vigente na terra das bandalheiras tucanas e entradas do pcc.
O Rio, infelizmente, ainda não teve um Dória, um Alckmin, um Serra, um Marin, um Fleury, um Quercia, um Pitta, um Maluf e um Jânio, todos ilibados. Sem falar em Adhemar de Barros, patrono dos polÃticos honestos. E ainda não elegeu um Cacareco. Mas chegaremos lá.
Esquecestes de um deputado Bolsonaro, talkey
Só em ter o nosso mico, digo, mito, e sua famiglia sempre eleitos como os primeiros, já torna o Rio de Janeiro campeão.
Meu caro Ruy, desanima não. Aqui em SP é ainda pior. O PSDB rouba SP há decadas. A roubalheira não tem precedentes. Faz Crivella parecer batedor de carteira. Aqui o PSDB rouba no Rodoanel, Metrô, Monotrilho, Dersa, Cesp e merenda escolar. E tem mais, aà enquanto varios já foram presos, aqui os criminosos provados por audio, video e extratos estão soltinhos. Casos de Alckmin e Serra. Serra nem sequer o mandato perdeu.
Só para engrossar a camarilha temos aqui em MG uma bandidagem solta de fazer inveja, a saber: o tucano Aécio, Newton Cardoso pai e filho, o filho foi beneficiado recentemente numa canetada, quando foi perdoada uma dÃvida em torno de 60 milhões, não esquecendo dos Perrela que baldeia droga em helicóptero, o pai confessou, em uma gravação não fazer nada errado além de traficar umas droguinhas e isso à luz do dia. O Aécio confessara um eventual assassinato do primo, o que baldearia o $ de SP a BH.
os paulistas votam pior: com PSDB ninguém mexe, Mano!!
Depois de Lacerda, só refugo.
BrasÃlia é assim há algum tempo. Teve um mandato em que se trocaram uns 5 governadores. Caiam um a um. Talvez a sorte de BrasÃlia seja ter só governador. Se tivesse prefeito o número provavelmente seria maior... ;)
Existem distorções na maioria dos textos que abordam a relação polÃtico-eleitor. Uma, é a importância exagerada ao voto, como único meio de exercÃcio de cidadania ou o mais importante. Mentira. A cidadania se exerce no dia a dia. Os cidadãos devem deixar claro e atuar para que os eleitos, com seu voto ou não, trabalhem de acordo com suas perspectivas. Ou, ao menos. dentro da legalidade...
Outra é colocar a responsabilidade no apertar de uma tecla, em segundo, e nisso se restringir a responsabilidade do eleitor. Quem sabe a diretriz/programa/estatuto ou linha de atuação de um partido? Quem sabe onde fica a sede de um partido e como eles utilizam as verbas públicas? O que faz um partido fora de indicar candidatos? E manipular cargos comissionados após eleitos? Candidatura avulsa? Após as cobras escolhidas, candidatos, até por uma única pessoa, só resta a escolha do veneno...
Há uma combinação bombástica da cultura da esperteza, da herança imperial do "você sabe com quem está falando", e um desinteresse e resignação para aceitar a baixa qualidade dos serviços públicos. Há tolerância para os abusos e roubos descarados e há resiliência em acreditar as coisas são assim mesmo, afinal: todo mundo rouba... dessa forma, vai se levando e pouco causa indignação e perplexidade.
Ótimo resumo. Concordo com o colunista em quase tudo, com exceção do trecho em que ele diz que a corrupção é igual no paÃs todo, mas que lá se tem coragem de enfrentar. Nada se compara ao que se vê cotidianamente no RJ, com uma necessidade enorme de levar vantagem sobre o outro e um tipo de malandragem muita danosa.
Ruy, se esqueceu de mencionar a famÃlia Bolsonaro...paridos de eleitores do Rio
Fico surpreso (não muito) daqueles que a aproveitam a crônica do Rui para atacar (trollar) os cariocas. Sabendo que, por motivos óbvios, muitos leitores da FSP são paulistas ou paulistanos e elegeram Maluf inúmeras vezes, esperava solidariedade ou um silêncio consciencioso. É o caso do clássico do roto falando do esfarrapado.
Maluf foi só um exemplo. Devia ter escrito Maluf et ali. Mas enquanto estamos aqui brigando - carioca são assim e paulistas são assados, Crivellas, Malufs e afins concordam entre si: cariocas e paulistas são otá.rios.
A roubalheira do PSDB não tem precedentes? a corrupção petista foi de dezenas de bilhões de reais só na petrobras, acusação de lotear a multinacional dando uma diretoria para o PT e para cada partido aliado. prisão de toda a cúpula e lÃderes no governo, dentre outros. e a maioria destes saÃram de SP.
Eduardo, sou paulista e concordo 100% com voce. Aqui em SP o PSDB rouba há decadas. A roubalheira do PSDB não tem precedentes. Faz Crivella parecer batedor de carteira. Aqui se rouba no Metrô, Rodoanel, Monotrilho, Dersa, Cesp e até merenda. E pior, ao contrario do vem acontecendo aÃ, aqui os criminosos Alckmin e Serra, fora outros menos conhecidos, provados por audio, video e extratos estão soltos. Serra nem sequer perdeu o mandato de Senador. Isso prá não lembrar de Maluf, Pitta e Kassab.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Maluf só foi eleito uma vez e prefeito.
No caso do Crivella não seria tão otimista. A questão agora é que ele tem 2 anos para não ser condenado em 2º grau. senão lançará sua candidatura a deputado (se elege fácil), ganha im(p)unidade parlamentar e bye bye julgamento. Esta é a nação da im(p)unidade. na verdade, menos de 2 anos acho que a partir de agosto (campanha) o candidato sem condenação já tem imunidade. quantos polÃticos conhecemos que não são processados e ou condenados pela im(p)unidade? são dezenas.
Isto é uma amostra do todo, que é o Brasil. Conseguiu transformar a natureza do Rio , um ParaÃso de recursos e belezas, num inferno!
Talvez o malandro carioca esteja pagando o preço por querer levar vantagem em tudo. Certo?!
Não verdade não temos polÃticos nenhum que possamos votar confiantes que vamos ter uma boa administração.
Os comentaristas estão se atendo à primeira frase da coluna do Ruy. Mas o que interessa é a última, a que diz que o Rio não detém o monopólio da corrupção, mas é o único Estado que a combate, ao processar seus governantes. Não é óbvio?
Concordo. Antes frequentar o noticiário como o estado que manda para a cadeia seus malandros do que continuar só lendo sobre escândalos enquanto se escarnecem de nós.
é bem por ai. lá não estão só processando. estão prendendo e até depois da lava jato que pegou o Cabral, continuaram a prender.
Diz que sou eu que não aceita "opinião", mas pede para apagar meus comentários. Não tem problema - tenho cópia. Ofender uma população é opinião, mas ser ofendida não, é crime. Se não queria a réplica, ficasse na sua bolha das redes, onde para cada expressão de ignorância e preconceito, o gado muge em concordância. Juntando o preconceito, que você equivocadamente chama de opinião, e sua hipocrisia, o que era apenas uma provocação agora é uma certeza: você é uma pessoa de mau-caráter.
Não é só no Rio. em vários cantos da nação a pilantragem é eleita. Tá certo. O Rio nos deu, ultimamente, garotinha, pezão, cabral, witzel, crivella e Jair. A impressão que dá é que o brasileiro faz curso para votar mal. No Rio de Janeiro o pessoal tem doutorado.
E tem mais: coloque em uma panela facilidade total de realizar o crime mais incompetência dos órgãos fiscalizadores , tribunais de contas coniventes e impunidade , direito individual lá em cima , direito coletivo lá embaixo e temos a receita do que acontece não só no Rio,mas em todo Brasil! SaÃda? ... aeroporto!
Passe longe da ALERJ e da IURD-Universal e torça para que essa patota não morda o cachorro. Boas férias!
DifÃcil entender, né Rui? A economia, está ciência desprezada e falsificada na universidades, é que explica este fenômeno. Está lá, na CF, até. 174, que diz ser o estado o "promotor"da economia tal como receitado por Marx. O resultado é q transforma um cargo polÃtico uma tremenda loteria, uma oportunidade de ouro pra meter a mão na propriedade alheia tornada pública. É o intervencionismo a causa, a oportunidade que faz o ladrão. Mas ninguém quer saber e depois culpam a fatalidade ou a burrice.
Alex Carvalho Ñ entendeu nada, mas deu a sua opinião. O intervencionismo é uma politica que acha que o governo é o supremo comandante da economia, que determina o que fazer, onde e quando e por quem. Logo o politico e o burocrata passam a ter todo destino de todos os negócios da cidade em suas mãos e percebem que suas decisões implicam em ganhos e perdas pelas quais passam a cobrar um pedágio. Será que ninguém percebeu isso? Afastar o governo dos assuntos econômicos é a medica que evitaria tudo.
Tá certo. Prá evitar o ladrão de TV é simples... é só não comprar a TV! sem TV não tem como ela ser roubada ou furtada.
Só uma observação, esperando a federal só se for inimigo do bozo. Já tivemos orgulho ao falar da P F
Eu também pensava que o Carioca não sabia votar. Na verdade a culpa é dos partidos, que escolhem a ralé da polÃtica, talvez orientados pelo crime organizado. Nunca é oferecida uma opção honesta. Não vamos nos iludir: a história continua.
Vade, grande Ruy, à s merecidas férias. Sai de fasto, só pra ir observando o distanciamento e garantir autoproteção em caso de algum ataque desleal - sair de frente não anda garantindo nada, de todo modo mas é um consolo ver a pedra chegando e tentar desviar. Gosto de férias e de cachorros, mas, no Ãntimo, ia achar legal se você tivesse que interromper as suas porque algum cão foi mascado. É preciso alguma mudança, ainda que seja só do quadrúpede em foco. Tenha ótimas férias!
Cultura dissiminada no Brasil todo.É sistemico !!!!!!!
A culpa é da cultura carioca da malandragem. Não é possÃvel que haja tanta gente desonesta já antes de ser eleita. O que provavelmente acontece é que, uma vez eleitos e empossados, boa parte daqueles que, antes, eram honestos, acaba sendo convertida para a prática da corrupção. O ambiente de corrupção generalizada produz mais corruptos.
Os cariocas têm pós doutorado em eleger pulhas. Já não erram um. Parece que já é uma exigência do cargo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Vergonha ou orgulho? Voltar
Comente este texto