Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Cloves Oliveira

    A realidade é diferente do que conta o artigo. O tecnologia que permitiu o desenvolvimento das vacinas da Pfizer e Moderna tem origem na Bulgaria quando no final dos anos 80 a Dr. Katalin Kariko iniciou suas pesquisas sobre terapias com o uso de genes de RNA. Atraiu a atenção da U.da Pennsylvania para onde ela se mudou associando-se ao Dr. Drew Weissman. Em 2005 eles publicaram seus resultados que atraíram a atenção de Derek Rossi, fundador da Moderna e do casal Turco Ugur Sahin e Özlem Türeci.

    Responda
  2. Mauricio Sucheuski

    Colocar um viés de imigração em um feito tão notável é de uma pobreza muito rasa intelectualmente. São muitos os aspectos que propiciam grandes avanços. Vamos a um aspecto que nos deixa pra trás: a industria mais importante deste século é de software. Na ditadura os militares criaram a reserva de mercado para o hardware (não se criou a cultura de desenvolver software competitivo). Hoje os militares retiram o imposto para armas. Comprar um computador Apple custa 5x mais aqui. O resto vc deduz.

    Responda
  3. Igor Cornelsen

    Evidentemente que a análise merece aplauso e reflexão. O Brasil já foi um país que recebeu muitos imigrantes. Hoje é doador de imigrantes para a Europa e para a América do Norte. Lamentável.

    Responda
  4. RICARDO ARANTES MARTINS

    e quem são os brasileiros que não são descendentes de imigrantes? índios, talvez... eis que um dia eles também chegaram. Toda xenofobia é bobagem, só existe raça humana indo e vindo, tal qual nossos ancestrais. O Brasil nunca teve problemas com tais questões. O Coisismo é que gosta de lamber botas dos yanques e querem trazer esta questão para cá. só bobageiras. temos questões muito mais pontuais do que esta.

    Responda
  5. GIOVANNI ANTONIO SERRA

    É claro que há um limite para tudo. É inegável que a imigração é importante. Mas considere que toda a África se mude para a Europa, teríamos então uma Europa super povoada e empobrecida e uma África desabitada.

    Responda
  6. RODRIGO NAFTAL

    Brilhante o texto. Nessa guinada ao nacionalismo xenofóbico, importante que colunistaa como Hélio abram os nossos olhos. Mais importante que o talento individual do imigrante é o meio pelo qual a sociedade concede oportunidades para o desenvolvimento das potencialidades do estrangeiro. Quanto mais profícuo for esse diálogo, maior a probabilidade dessa diversidade resultar em desenvolvimento econômico.

    Responda
  7. Vito Algirdas Sukys

    Se na ciência só há teorias; quando e através do quê, poderíamos saber exatamente qual é a melhor explicação científica para explicar porque a imigração é bem vinda?

    Responda
    1. Antonino Mondek

      Não sei se é a melhor explicação. Mas manter larga a metade inferior da pirâmide demográfica da população pode ser um excelente motivador.

  8. Vito Algirdas Sukys

    Sem dúvida a ciência é coletiva. As transformações de Lorentz partiram das equações do eletromagnetismo de Maxwell e foram usadas nas relatividade especial de Einstein. Somos um "Brain Drain" ("Fuga de Cérebros") enquanto os EUA são um pólo de atração mundial de cérebros. Por que será? O Brasil pertencia aos índios; seremos todos descendentes de imigrantes, em certo sentido?

    Responda
    1. Vito Algirdas Sukys

      Os índios chegarem às Américas é uma teoria. Outra teoria é que os índios maias que viveram nos Andes são autóctones das Américas. Qual das teorias é a correta? Tudo na ciência são teorias. É somente isso o que temos.

    2. RICARDO ARANTES MARTINS

      e até um dia, os índios chegaram as américas e foram migrando.

  9. José Cardoso

    Não tem dúvida. A sensação que eu tenho é que para o imigrante, o novo país é uma sociedade em construção, do qual ele participa. Nos quadrinhos, o super-homem ganhou superpoderes na terra, enquanto que a kriptonita, os fragmentos de seu planeta natal, só serviam para drenar sua força.

    Responda
  10. Herculano JR 70

    1Isaac Newton *se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes* Por isso Marx contestava a propriedade priva+da: *como alguém se diz dono de algo?* Errado. Se a propriedade fosse coletiva pq alguém produziria alem se o bem ñ fosse reconhecido seu?

    Responda
  11. Herculano JR 70

    1ª Admito, ñ conseguimos ver a mão coletiva. Mas, no caso desses indivíduos, o coletivo se torna fato palpável, eles estão dentro d gde estrutura produtiva e são meros elos d cadeia. Vale mais a expressão: *se ñ fossem eles seriam outros*

    Responda
  12. Herculano JR 70

    1Isaac Newton *se vi mais longe foi por estar d pé sobre ombros de gigantes* Por isso Marx contestava a propriedade privada: *como alguém se diz dono de algo?* Errado. Se a propriedade fosse coletiva pq alguém produziria alem se o bem ñ fosse reconhecido seu? -- Admito, ñ conseguimos ver a mão coletiva. Mas, no caso desses indivíduos, o coletivo se torna fato palpável, eles estão dentro d gde estrutura produtiva e são meros elos d cad+eia. Vale mais a expressão: *se ñ fossem eles seriam outros*

    Responda
  13. Herculano JR 70

    2Qto a imigração e uma distorção e fator de equilíbrio. Boa parcela imigra p fugir das más condições de sua terra, econômicas e de guerras. Outros, mais abastados, vão em busca de recursos, com intenção inicial de voltar e ficam. Portanto se deslocam da pobreza para riqueza. Acontece q na qtidade atual ñ é imigração, mas invasão, maior parcela de gente despreparada, e criam distúrbio. O ideal é q a expansão capitalista de desse nos paises pobres, ou seja q a riqueza fosse a pobreza.

    Responda
  14. Paulo César de Oliveira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Jove Bernardes

      Difícil aceitar que é gente como você, com seu conhecimento e sabedoria especiais, que selecionarão os imigrantes, dizendo quais são os que melhoram o país e devem ser admitidos, e quais os que pioram, e devem ser descartados. Será que eu, ó superioridade auto eleita, neto de português iletrado que entrou no país como braçal em 1917 teria alguma chance? Era só o que me faltava.

    2. Herculano JR 70

      Claro, isso q vc define chama-se riqueza, ou seja educado ou treinado. Seus censores aqui querem ver preconceito em tudo. O unico q reconheço e o da pobreza. Mas eu acho q o problema esta mais na qtidade q da qualidade. Ha muitos serviços simples a fazer na Europa e em qtidade adequada os despreparados podem ser absorvidos com vantagens para ambos os lados.

    3. Eduardo Rocha

      Quando você fala de boa aparência, você quer dizer branco? Quem vai julgar as demais qualidades? Um frenologista ou um oficial da SS?

    4. Eduardo Rocha

      Quando você fala de boa aparência, você quee dizer branco? Quem vai as demais qualidades? Um frenologista ou um oficial da SS?

    5. Juliana Souza

      'E com boa aparência' , o que seria isso para você ?