-
Cloves Oliveira
A realidade é diferente do que conta o artigo. O tecnologia que permitiu o desenvolvimento das vacinas da Pfizer e Moderna tem origem na Bulgaria quando no final dos anos 80 a Dr. Katalin Kariko iniciou suas pesquisas sobre terapias com o uso de genes de RNA. Atraiu a atenção da U.da Pennsylvania para onde ela se mudou associando-se ao Dr. Drew Weissman. Em 2005 eles publicaram seus resultados que atraíram a atenção de Derek Rossi, fundador da Moderna e do casal Turco Ugur Sahin e Özlem Türeci.
-
Mauricio Sucheuski
Colocar um viés de imigração em um feito tão notável é de uma pobreza muito rasa intelectualmente. São muitos os aspectos que propiciam grandes avanços. Vamos a um aspecto que nos deixa pra trás: a industria mais importante deste século é de software. Na ditadura os militares criaram a reserva de mercado para o hardware (não se criou a cultura de desenvolver software competitivo). Hoje os militares retiram o imposto para armas. Comprar um computador Apple custa 5x mais aqui. O resto vc deduz.
-
Igor Cornelsen
Evidentemente que a análise merece aplauso e reflexão. O Brasil já foi um país que recebeu muitos imigrantes. Hoje é doador de imigrantes para a Europa e para a América do Norte. Lamentável.
-
RICARDO ARANTES MARTINS
e quem são os brasileiros que não são descendentes de imigrantes? índios, talvez... eis que um dia eles também chegaram. Toda xenofobia é bobagem, só existe raça humana indo e vindo, tal qual nossos ancestrais. O Brasil nunca teve problemas com tais questões. O Coisismo é que gosta de lamber botas dos yanques e querem trazer esta questão para cá. só bobageiras. temos questões muito mais pontuais do que esta.
-
GIOVANNI ANTONIO SERRA
É claro que há um limite para tudo. É inegável que a imigração é importante. Mas considere que toda a África se mude para a Europa, teríamos então uma Europa super povoada e empobrecida e uma África desabitada.
-
RODRIGO NAFTAL
Brilhante o texto. Nessa guinada ao nacionalismo xenofóbico, importante que colunistaa como Hélio abram os nossos olhos. Mais importante que o talento individual do imigrante é o meio pelo qual a sociedade concede oportunidades para o desenvolvimento das potencialidades do estrangeiro. Quanto mais profícuo for esse diálogo, maior a probabilidade dessa diversidade resultar em desenvolvimento econômico.
-
Vito Algirdas Sukys
Se na ciência só há teorias; quando e através do quê, poderíamos saber exatamente qual é a melhor explicação científica para explicar porque a imigração é bem vinda?
-
Antonino Mondek
Não sei se é a melhor explicação. Mas manter larga a metade inferior da pirâmide demográfica da população pode ser um excelente motivador.
-
-
Vito Algirdas Sukys
Sem dúvida a ciência é coletiva. As transformações de Lorentz partiram das equações do eletromagnetismo de Maxwell e foram usadas nas relatividade especial de Einstein. Somos um "Brain Drain" ("Fuga de Cérebros") enquanto os EUA são um pólo de atração mundial de cérebros. Por que será? O Brasil pertencia aos índios; seremos todos descendentes de imigrantes, em certo sentido?
-
Vito Algirdas Sukys
Os índios chegarem às Américas é uma teoria. Outra teoria é que os índios maias que viveram nos Andes são autóctones das Américas. Qual das teorias é a correta? Tudo na ciência são teorias. É somente isso o que temos.
-
RICARDO ARANTES MARTINS
e até um dia, os índios chegaram as américas e foram migrando.
-
-
José Cardoso
Não tem dúvida. A sensação que eu tenho é que para o imigrante, o novo país é uma sociedade em construção, do qual ele participa. Nos quadrinhos, o super-homem ganhou superpoderes na terra, enquanto que a kriptonita, os fragmentos de seu planeta natal, só serviam para drenar sua força.
-
Herculano JR 70
1Isaac Newton *se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes* Por isso Marx contestava a propriedade priva+da: *como alguém se diz dono de algo?* Errado. Se a propriedade fosse coletiva pq alguém produziria alem se o bem ñ fosse reconhecido seu?
-
Herculano JR 70
1ª Admito, ñ conseguimos ver a mão coletiva. Mas, no caso desses indivíduos, o coletivo se torna fato palpável, eles estão dentro d gde estrutura produtiva e são meros elos d cadeia. Vale mais a expressão: *se ñ fossem eles seriam outros*
-
Herculano JR 70
1Isaac Newton *se vi mais longe foi por estar d pé sobre ombros de gigantes* Por isso Marx contestava a propriedade privada: *como alguém se diz dono de algo?* Errado. Se a propriedade fosse coletiva pq alguém produziria alem se o bem ñ fosse reconhecido seu? -- Admito, ñ conseguimos ver a mão coletiva. Mas, no caso desses indivíduos, o coletivo se torna fato palpável, eles estão dentro d gde estrutura produtiva e são meros elos d cad+eia. Vale mais a expressão: *se ñ fossem eles seriam outros*
-
Herculano JR 70
2Qto a imigração e uma distorção e fator de equilíbrio. Boa parcela imigra p fugir das más condições de sua terra, econômicas e de guerras. Outros, mais abastados, vão em busca de recursos, com intenção inicial de voltar e ficam. Portanto se deslocam da pobreza para riqueza. Acontece q na qtidade atual ñ é imigração, mas invasão, maior parcela de gente despreparada, e criam distúrbio. O ideal é q a expansão capitalista de desse nos paises pobres, ou seja q a riqueza fosse a pobreza.
-
Paulo César de Oliveira
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Jove Bernardes
Difícil aceitar que é gente como você, com seu conhecimento e sabedoria especiais, que selecionarão os imigrantes, dizendo quais são os que melhoram o país e devem ser admitidos, e quais os que pioram, e devem ser descartados. Será que eu, ó superioridade auto eleita, neto de português iletrado que entrou no país como braçal em 1917 teria alguma chance? Era só o que me faltava.
-
Herculano JR 70
Claro, isso q vc define chama-se riqueza, ou seja educado ou treinado. Seus censores aqui querem ver preconceito em tudo. O unico q reconheço e o da pobreza. Mas eu acho q o problema esta mais na qtidade q da qualidade. Ha muitos serviços simples a fazer na Europa e em qtidade adequada os despreparados podem ser absorvidos com vantagens para ambos os lados.
-
Eduardo Rocha
Quando você fala de boa aparência, você quer dizer branco? Quem vai julgar as demais qualidades? Um frenologista ou um oficial da SS?
-
Eduardo Rocha
Quando você fala de boa aparência, você quee dizer branco? Quem vai as demais qualidades? Um frenologista ou um oficial da SS?
-
Juliana Souza
'E com boa aparência' , o que seria isso para você ?
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.