Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RICARDO MUNHOS DE CAMPOS

    Um milico que foi expulso do Exército ...líder da quadrilha do peculato...psicopata...assim vai...é um bando de insanos seguindo....tem tudo para criar uma guerra...a história já foi contada.

    Responda
  2. M RIO GRANATO J NIOR

    Conrado pergunto a você, após 2.027 quando o Presidente sair do governo o que você vai fazer?

    Responda
  3. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

    Parabéns, prof. Conrado ! Mais um excelente e pertinente artigo ! Escrito com estilo, coragem e desassombro ! Acadêmicos e intelectuais como o Sr. honram a Academia e a intelectualidade do país !

    Responda
  4. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    "o presidente mergulhar na fisiologia venal que jurou combater e o tornou ainda mais perigoso". Não mergulhou, apenas retornou ao seu local de origem. Alguém acreditou nessa promessa? o colunista acreditou? Muita ingenuidade. Bolsonaro é um reacionário convicto, que apenas fez movimentos táticos para se livrar das garras da justiça. O resto é conversa pra boi dormir.

    Responda
  5. Edno Oliveira

    É um tanto desanimador constatar, mas a vacina da revolta atinge hoje bem mais que 30%. Tomando-se as médias das últimas avaliações feitas pelos dois maiores institutos de pesquisas do país, o presidente tem 50,75% de aprovação (o percentual de ótimo e bom mais 50% do percentual de regular, esse último é um método aceito para quantificar o significado de regular). Assim, não há muito o que esperar. Para quem crê, só resta rezar.

    Responda
  6. Hercilio Silva

    O torpor institucional é proposital. As instituições não apenas se calaram, participaram ativamente de ilegalidades e novidades institucionais em busca da mudança política que as urnas lhes negavam. Na próxima deveria dar, mas não quiseram esperar 2018 e mudaram antes. O que veio e está aí é consequência disso. Imprensa inclusive. Há recusa em admitir que foram muito além do que que a lei permitia. O preço está aí.

    Responda
  7. RICARDO ARANTES MARTINS

    O que elegeu e sustenta o Coisismo é o ódio e a desinformação. tudo que sai dos Coisos é o mais absoluto ódio, misturado com Fakes que contaminam a muitos com a mais completa desinformação. no caso da pandemia as fakes geram mortes e destruição economica. não dão exemplos, criticam que o faz, demoraram para ir atrás de um pouco de vacina (demorará para chegar e quando chegar o que tem dará para 25% da população". são uns inúteis com um tanto de retrocesso e maldade.

    Responda
  8. Paulo Roberto Schlichting

    Sigo todos os comentários abaixo em apoio ao texto. Disse tudo, realmente.

    Responda
  9. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Não apareceu (até aqui!) Uma res pra dizer alguma m. !! Estão estranhas essas pesquisas q sustentam o Bozo. Porque o gado vai se tornando recluso? Qdo antes pastava alegre e solto.

    Responda
  10. RILER BARBOSA SCARPATI

    Hubner Mendes é a leitura sagrada de toda quarta.

    Responda
  11. SERGIO saraceni

    Disse tudo, professor Hubner!! Bravo!

    Responda
  12. ADRIANA QUEIROZ

    Perfeito.

    Responda
  13. Jose Carlos

    Com esse comportamento e atitude trump energizou trogloditas intolerantes de toda natureza e dividiu o dividido eleitorado americano. Por outro lado, energizou a outra metade indignada com tanta ignorância e corrupção descarada e perdeu por mais de 7 milhões de votos e em cinco estados que tinha ganho em 2016. Espero que os indignados brasileiros chutem esse medieval de volta para o esgoto do qual surgiu.

    Responda
  14. guilherme herzog neto

    Comportamento baseado em religião, militarismo e ideologia costuma ser assim, historicamente. Para mim não é surpresa. A analogia com a vacina foi muito bem escolhida, Professor Conrado.

    Responda
  15. José Bernardo

    Impecável. Artigos como esse justificam a assinatura do jornal.

    Responda
  16. Richard Lins

    Não tenho esperança de melhora, só mais do mesmo. Pode ser que o Nhonho consiga fazer o sucessor, mas corre contra o tempo! É difícil de acreditar que ele realmente apostou todas as fichas numa gambiarra no Supremo...

    Responda
  17. João A Silva

    Perfeito, Conrado!! Bolsonaro catalisou o ódio e a brutalidade que sempre foi latente em grande parte da população, o do "bandido bom é bandido morto", "direitos humanos são para proteger mar ginais", de que para resolver problemas graves bastam doses cavalares de violência. Só que esses sentimentos obscurecem o raciocínio, não permitem distinguir enormes contradições, impedem a percepção do cinismo. Por outro lado, os acreditavam que a democracia iria se construir com base em valores e ......

    Responda
    1. João A Silva

      ...princípios nobres, hoje veem com tristeza a impotência das instituições diante do avanço dessa onda gigantesca de ressentimento, truculência e ignorância.

  18. RODRIGO NAFTAL

    A leitura do texto do Professor Conrado na Folha às quartas-feiras é obrigatória. Traduz a nossa indignação sem ser puritano. Sua narrativa é sólida. Só tenho algo a acrescentar. Boa parte da imprensa, ao comprar o projeto autoritário de poder da Lava Jato, contribuiu e muito para o abismo que chegamos.

    Responda
  19. Davi Pessoa Ferraz

    Escolher um crime de responsabilidade. Eu escolho todos.

    Responda
  20. SYLVIA DOS SANTOS

    Excelente artigo.

    Responda
  21. marluz cesar mazepa

    Texto lúcido....

    Responda
  22. marluz cesar mazepa

    Texto lúcido....

    Responda
  23. MARCOS BENASSI

    Ôta, Sêo Conrado, Suncê num vomitô ao finar a síntese, não? Apois intão devia tê-lo feito, tá um hemético assaz de bão. Ieu nem percisei catucá co'dedo, foi sispontâneo!

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Ayer, compadre, faz uma falta a prosa direta. Escreva pro Marcos.benassi@gmail

    2. Ayer Campos

      'Emético', sem 'h', que o vomitório não precisa... Hilário o código linguageiro - mescla de interior paulista com ressonâncias de cultos afrobrasileiros; em suma, é o barroco Benassiano na mais perfeita tradução. Boas festas, 'modus in rebus' e a alegria possível...

  24. FAUSTO MIZIARIA

    Excelente texto. Aponta para o verdadeiro problema: o Jair está na dele, o problema são os que o sustentam, os "brasileiros de bem". Votaram foi nisso mesmo, no que há de pior da nossa tradição autoritária. "Raízes do Brasil" e 'Os Donos do Poder" sempre atuais.

    Responda
  25. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "Está certo de que a responsabilidade por 200 mil mortes, número que deve seguir em alta com a inoperência do projeto de vacinação, será atribuída ao Congresso, ao STF, a governadores e prefeitos. Até ao capeta, mas não a ele." Os 30% vacinados por Jair vão sempre achar que a culpa é de qualquer um, menos dele.

    Responda
  26. José Geraldo Pereira Baião

    Excelente e elucidativo texto!

    Responda
  27. Ayer Campos

    Indignação com elegância, inculpação com relevância... O professor Hubner consegue pôr meus agravos em ordem.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Coisa de professor de alta qualidade, né?