-
Andrezza Torres
Sensacional
-
JOÃ O MUCCI
A China é uma ditadura e os Estados Unidos uma democracia, mas foi esta democracia que lançou duas bombas atômicas contra civis japoneses, bombardeou o Vietnã com agente laranja, arma química proibida por acordos internacionais do qual os Estados Unidos são signatários, com um Presidente e assessores canalhas, mentirosos e assassinos invadiram e arrasaram o Iraque. Quem é mais confiável?
-
Alfredo Aveline
É preciso compreender a China como ou sistema imperial. O sonho da Grande China é que criou a ferro e sangue a unificação das estruturas feudais sob um comando único. A China não é capitalista, é movida por patriotismo, apreciação, devoção. Desde essa ótica imperial, a China é muito exitosa em não ficar atada a estruturas piramidais autoritárias e sua estrutura de decisão é visivelmente capaz de ousar e criar o novo. É muito limitante - e perigoso - olhar a China apenas no contexto Ocidental.
-
Roberto Gomes
Alfredo, vc deve certamente apreciar a liberdade de imprensa chinesa, certo?
-
-
Hernandez Piras Batista
Artigo brilhante, como sempre! Que os liberais recomponham o pacto social que permitiu às democracias liberais conciliar progresso econômico e bem-estar social nos anos cinquenta e sessenta.
-
Murilo Alves
"Ninguém é tão cego quanto um rico egoísta que se recusa a ver". Se isso mudar, pode ser...
-
-
newton penna
O articulista parece ser um pouco ingênuo quando adjetiva o Biden como um homem decente. Não, o Biden não é decente - e não estou me referindo aqui ao envolvimento do seu filho em negócios pouco escusos na Ucrânia. O Biden não é decente porque representa o capitalismo selvagem americano, e tanto isto é verdade que a indústria da guerra está voltando com força total no seu governo. Se ele voltar à política econômica elitista dos democratas, o Trump voltará - infelizmente.
-
João Perles
Podemos discordar, com razão, da tese marxista de que "as contradições do capitalismo levam, impreterivelmente, à sua destruição", mas é também incontestável o fato de que sua outra tese, a "de acumulação infinita", levem o capitalismo a dicotomias extremas. Não parece se quer razoável acreditar que os distanciamentos econômicos entre as parcelas mais ricas e mais pobres do mundo atual possam ser justificadas pelo prisma da meritocracia proprietarista. Centenas de autores já discordam disso!
-
Roberto Gomes
Onde esse seu argumento está no artigo de Martin Wolf?
-
-
André Silva de Oliveira
Martin Wolf foi preciso - a luta ocorre hoje entre liberais e autoritários, não mais entre liberais e socialistas/comunistas como na época da Guerra Fria. Importa hoje proteger a democracia liberal contra os que querem erodir suas instituições.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.