Opinião > A falsa escolha de Sofia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Edemar Afonso Gonçalves

    Sectarismo é uma tragédia . Essa esquerda de butique faz e pensa política com o fígado. O golpe de 16 foi dado e a extrema direita ganhou em 18 e só não estamos em franca ditadura devido à oposição de centro direita e da esquerda (obviamente). Não derrotaremos o fascismo marcando posição e dizendo palavra de ordem para nós mesmos!

    Responda
  2. CLAYTON MARCELO PRADO DE CAMPOS

    Há momentos em que oposição e situação devem deixar de em segundo plano protagonismos e proteger a democracia. Um congresso subserviente comandado por Lira derruba uma das barreiras ao autoritarismo e obscurantismo presidencial. A esquerda não vai modificar suas ideologias se apoiar Baleia na disputa para a Presidência da Câmara, e poderá lançar seu candidato na próxima eleição. No atual contexto, um candidato da esquerda fortaleceria Lira (paradoxal, mas real).

    Responda
  3. Richard Lins

    Inacreditável perfeita análise das opções! Não sabia que a eleição era em dois turnos, fato que não é destacado nem na cobertura da grande mídia. Parece haver um consenso de "tudo menos o PT" ainda em andamento... até dentro do partido.

    Responda
  4. Maria Lima

    Concordo. A meu ver, os candidatos são "farinha do mesmo saco". Foram ou sempre serão aliados do governo atual. Qq dos 2 q ganhe, dá no mesmo.

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      O PP foi aliado das gestões Lula e Dilma, tanto que na acusação de terem loteado a petrobras, dando diretorias ao PT e partidos aliados para seu bel prazer, o PP teria ganhado uma das diretorias. O DEM era oposição. Agora o DEM tem uma postura mais autônoma ao governo e não está em jogo apenas a presidência da casa, mas cadeiras nas comissões permanentes. o PT e outros devem assumir o protaganismo dentro do parlamento, para isso alianças são necessárias.

  5. geraldo magela sobrinho

    Para derrotar a extrema direita corrupta e criminosa tudo vale a pena. Até tapar o nariz com lenço e votar na direita menos irracional.

    Responda
  6. Igor Cornelsen

    Se a esquerda quiser ter protagonismo novamente vai ter de parar de esconder os crimes cometidos na gestão de Lula e Dilma e admitir através de auto-crítica que não foi tudo culpa do juiz Moro, mas estratégia política de fazer caixa para outras eleições e para cooptar o Congresso.

    Responda
  7. Juan Vera

    Esse "todo junto e misturado" que vem governando o Brasil desde o fim (o fim?) da ditadura é o que fez mal a nosso pais. Os governos mais sérios que tivemos com os quais podemos ter discrepâncias, o de FHC e o de Lula e Dilma, foram sempre chantageados para poder governar resultando no que resultou. Partidos fortes nunca foi o procurado por políticos do centrão. Um erro do PT foi não marcar presença no governo de Itamar quando era possível negociar para um futuro melhor.

    Responda
  8. RICARDO ARANTES MARTINS

    não há escolha de sofia. há tempos a aura de probidade que alguns partidos de esquerda desejavam demonstrar caíram por terra. antes era "somente nós somos bons, o resto não presta" ou "o povo vota na direita por ignorância ou por má-fé'. De mais a mais, cabe a esquerda escolher o melhor. o que irá colocar um pouco mais de limites no Jairismo. Ainda, devem assumir suas funçoes institucionais. outras coisas estão em baila como as poderosas comissões como CCJ e Orçamentária. Parabéns. uma evolução

    Responda
  9. João Vitor Rocha Ribeiro

    Esse homem vive em uma eterna "Noite de Verão". Tinha que ser do Brasil 247...

    Responda
  10. Luiz Roberto Peres

    Em 1920 , Lenin já escrevia sobre a tese do esquerdismo como a doença infantil do comunismo.Em pleno 2020 afirmar que as esquerdas devam lançar um candidato à presidência da câmara federal para obter protagonismo é fechar os olhos e ouvidos à uma realidade cruel.O povo e povão, votaram e continuam votando em candidatos do centro da direita.Portanto o bloco à esquerda deve apoiar Baleia Rossi e provocar mais uma derrota do governo e ocupar espaços na politica nacional.

    Responda
    1. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

      A esquerda brasileira, PT à frente, ainda tem enorme dificuldade de distinguir entre o tático e o estratégico. A manutenção do Estado Democrático de Direito é a grande estratégia. A derrota do fascismo em cada um desses episódios, como a eleição para as mesas do congresso, são movimentos táticos necessários, que implicam amplas coalizões. O PT não apoiou Tancredo no colégio eleitoral, não assinou a constituição de 88, e outras cositas mais, pois só pensa em seu projeto de poder, não no país.

  11. Luiz Modesto Costa

    Eleição para presidência da Câmara é coisa interna mesmo. Equivocado afirmar que vale mais disputar opinião pública numa eleição onde votam 513 a investir numa proposta que minimamente assegure as regras do jogo democrático. Não se derrota um projeto tão vitorioso como o bolsonarismo a partir de marcação de posições e memoriais de um protagonismo que se foi. Um passo para trás, dois passos a frente. Que venha a frente amplissima na eleição da Câmara e em 22.

    Responda
  12. Marcelo Silva Ribeiro

    Divirjo diametralmente deste ponto de vista sustentado pelo articulista, lançar uma candidatura de esquerda neste momento é alimentar a cisão das forças democráticas que não querem um Parlamento totalmente atrelado ao reacionarismo bolsonarista. O imprescindível neste momento é impedir que Bolsonaro transforme a Câmara em um puxadinho do Planalto, subserviente aos seus devaneios medievais e da abjeta "pauta de costumes", o resto é aranzel.

    Responda
  13. José Aguiar Freitas Jr

    Se minha opinião importa, creio que a estratégia da esquerda de fazer parte de um movimento anti-Bolsonaro é correta. Um verdadeiro político deve antes pensar no país e no povo, em detrimento de seus planos pessoais, que podem gerar novas estratégias futuras.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      E se a minha opinião importa, concordo com você. Quem daria atenção a uma candidatura se esquerda nesse momento? Eu apoio a escolha do PT. O momento pede união para o retorno da civilização e devolver a terraplanistas e a alt right à insignificância.

  14. Maria Angela pecego Caetano

    Esse senhor foi quem afirmou em 2018 que era melhor para a esquerda ter Bolsonaro como adversário no segundo turno. Como se vê, é um grande estrategista.

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      Na verdade a única chance que esquerda ou Bolsonaro tem de se eleger, é se encontrando no 2º turno, pois o índice de rejeição de ambos é altíssimo. qualquer outro que chegue no 2º turno, derrota o Coiso/Petismo.

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      A falsa escolha de Breno. Até quando uma parte da esquerda, em nome de uma coerência cega vai continuar uma marcha em direção ao niilismo? Se aliaram ao nazismo, para combater os social-democratas. Se aliaram a Maluf, candidato da ditadura, na eleição de Tancredo. Votaram contra o Plano Real, na base do quanto pior melhor. Jamais terá a perspectiva histórica de um Pacto de Moncloa, quê curou a sangrenta chaga de Espanha.

  15. Vilarino Escobar da Costa

    O colunista, em sua ingenuidade ou não , faz o jogo do governo bolsonaro , pois uma candidaturA da esquerda já nasceria morta ! O enfraquecimento de bolsonaro é necessário para todos aqueles que discordam do seu projeto tacanho , conservador retrógrado . " O inimigo do meu inimigo é meu amigo " No momento esta máxima pragmática se faz necessária tanto para a esquerda como para a direita progressistas!

    Responda
  16. Nelson Vidal Gomes

    Duvido que o PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros irá votar em Baleia Rossi,o fará,secretamente,no candidato de Bolsonaro que é o candidato da impunidade,assim como vez à indicação deste ao STF, o Min.Kassio Marques,pelo mesmo motivo.Nunca desejei tanto estar errado como nesta prvisão.Que o Espírito do Natal seja o de todos dias de 2021!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Os partidários do PÉB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros, ignoram o fato de que se deve amar mais ao país do que a qualquer partido ou governante, não lhes é ensinado isso na cartilha que é entregue na porta de entrada do "Templo" petista, antes do inicio do "culto", que ensina outras coisas menos nobres. Que o Espírito do Natal seja o de todos os dias do Ano Novo.

    2. Ayer Campos

      O sr. Nemastê está tentando purgar todos os pecados exorcizando os candidatos de JB, que passou a hostilizar não se sabe em nome de que crença ou sortilégio...

  17. Maurizio Ferrante

    Sr Bruno, legal - incentive a esquerda s se suicidar e entregar os anéis ao bolsocoisa, logo agora que eles finalmente tomaram uma atitude racional. Tá torcendo pra quem, mesmo?

    Responda
    1. IVAN BARROS LINARES

      Continuando... Hoje, não há apoio nenhum à esquerda, mesmo em veículos que abram espaço a articulistas dela, como esta Folha. Uma candidatura "pra marcar posição" seria válida se fosse ouvida e divulgada, o que não é o caso hoje. Mais vale hoje ao mesmo tempo impedir a eleição do candidato do "coiso" e conseguir presença na mesa diretora negociando com Maia.

    2. IVAN BARROS LINARES

      O problema, Sr(a). Ayer, é ficar sem nenhuma cadeira na mesa diretora, que seria uma recompensa justa por apoiar o candidato do " grupo do Maia" no segundo turno. Além disso, quem na imprensa vai noticiar campanha pra presidente da câmara de um grupo amplamente hostilizado pelos donos de jornal/revista/rádio/tevê? Na época da ditadura, se noticiava atos da campanha dos "anticandidatos" Ulysses Guimarâes (1974) e Euler Bentes (1978) porque havia veículos que apoiavam o fim do regime militar.

    3. Ayer Campos

      Torcendo para a afirmação da identidade no primeiro turno, deixando o 'nariz tapado' para o segundo.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.