Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rafael Gomes

    Isso não é novidades, inventarem mentira pra dizer sobre Jesus Cristo, que não existiu. que a bíblia é falsa etc. A fé não é de todos. Muitos começaram bem, acreditando depois terminaram mal. Na incredulidade. Infelizmente.

    Responda
  2. germano ottmann

    Narrativas antigas precisam ser entendidas dentro do contexto da época...se compararmos com o que cientistas procuram descrever o Universo hoje, estrelas de neutrons,buracos negros,expansão cósmica inflacionaria,massa escura e enrgia escura...os antigos criaram menos ficção.

    Responda
  3. Tersio Gorrasi

    Só saberão se existe ou não algo além da morte aqueles que passaram ou passarão por ela, o resto é pura m a s t u r b a ç ã o mental que não leva a nada

    Responda
  4. Dermival Pereira de Macedo

    Céu, inferno, alma são teorias humanas, bem todos os livros sagrados

    Responda
  5. Alexandre Matone

    "Então Abraão deu seu último suspiro e morreu em uma boa velhice, um homem velho e cheio de anos; e ele foi reunido ao seu povo" - Genesis 25. - "A maioria dos personagens da Bíblia, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, nunca achou que iria para o Céu quando morresse –e muitos deles nem acreditavam na ideia de vida após a morte." ?????

    Responda
  6. Alexandre Matone

    Na Bíblia Judaica, há vários episódios em que grandes personagens morrem, e está escrito: " E foi juntado ao seu povo". Acho que o pesquisador não percebeu isso!

    Responda
    1. Paul Muadib

      Folclore somente...

  7. Alexandre Matone

    Uma interessante história talmúdica, na qual o mundo vindouro quase certamente se refere a uma vida celestial após a morte, conta sobre o rabino Joseph, filho do rabino Joshua ben Levi, que morre e volta à vida. "Seu pai perguntou-lhe: 'O que você viu?' Ele respondeu: 'Eu vi um mundo oposto deste; aqueles que estão no topo aqui estavam lá embaixo, e vice-versa. 'Ele (Joshua ben Levi) disse a ele: 'Meu filho, você viu o mundo correto".

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Nunca ouviu falar em "experiências de quase-morte"? Há dezenas de milhares de casos estudados no mundo todo! Isso que é "folclore", na sua opinião?

    2. Paul Muadib

      Toda religião tem seu folclore...

  8. Hilton Mendonça Correa Filho

    Excelente matéria essa sobre os criadores do céu e do inferno. A maior de todas as criações humanas no entanto é, sem dúvida, o próprio Deus, neto de Charles Darwin... Hilton Mendonça, Arari-Maranhão

    Responda
  9. Abner José Barbosa

    Mas, segundo a bíblia, o céu não será conquistado por nossas obras. A salvação virá por intermédio do sacrifício de Jesus na cruz do calvário. Somente os que acreditam nesse sacrifício e aceitam Jesus como o salvador irão receber essa dádiva. Porque, todo homem é pecador e depende desse sacrifício para ser salvo. Por isso que um dos ladrões que estavam na cruz foi salvo. Ele reconheceu o sacrifício de Jesus e pediu perdão pelos erros praticados.

    Responda
    1. Paul Muadib

      Somente são pecadores aqueles que se fazem parte do cristianismo pois as regras dessa religião só alcançam quem dela participa.

    2. jose aparecido batista

      Você está contando uma "estória" contada inúmeras vezes, portanto, não serve com base sólida e verdadeira - pelo menos para mim!

  10. Abner José Barbosa

    Eu acredito no céu e no inferno. Jesus Cristo falou sobre isso. No evangelho de João, capítulo 14, Jesus foi enfático ao lugar que ele iria preparar. Também, no evangelho de Lucas capítulo 16, versículos 19 a 31, Jesus contou a parábola do rico e do Lázaro. Os apóstolos também falaram sobre o arrebatamento e Paulo falou, inclusive, sobre a ressureição dos mortos no arrebatamento, para junto com os vivos irem ao céu. E o livro de Apocalipse finaliza as verdades bíblicas sobre nosso destino.

    Responda
    1. Paul Muadib

      Você pode acreditar na fantasia que quiser, issso não a torna realidade. O livro de Apocalipse apenas fantasia sobre nosso destino, tal qual um gibi.

  11. Paul Muadib

    Inferno é uma palavra latina, com uma ideia agregada à lenda do cristianismo para tentar controlar a massa ignara que segue essa religião.

    Responda
    1. jose aparecido batista

      O Brasil que o diga!

  12. ANTONIO MARQUES R FILHO

    Senti falta de referência ao "Apocalipse de João" quando teria sido escrito?

    Responda
  13. SERGIO VICENTIN

    Sou descrente na transcendência, mas aceito Jesus histórico, fruto de seu tempo de dominação romana. Prêmio e castigo, céu e inferno sempre foram ferramentas de dominação. Aliás, a grande maioria das igrejas (supermercados onde Deus e/ou Cristo são vendidos) usa do medo da punição um meio de manter cativo seus "fieis ".

    Responda
    1. Carlos Pouças

      Exatamente. Jesus Cristo existiu sim, ao que tudo indica, foi considerado um impostor, uma pessoa rebelde que buscava o bem para os desvalidos e desamparados do seu tempo, tornou-se um líder dessa classe. Foi punido com a morte na cruz para desestimular o surgimento de novos líderes. Como atualmente, os mais poderosos daquela época, para dar ares de legalidade ao procedimento da condenação, lavou as mãos, transferindo para o povo o poder de decidir condená-lo.

    2. jose aparecido batista

      Além disso nem mesmo Jesus Cristo existe, as "histórias" citam Jesus, o Cristo!

    3. Paul Muadib

      Só que o "Jesus histórico" que você cita, nunca existiu.

  14. José Aguiar Freitas Jr

    A ideia de céu e inferno atormenta muitas pessoas até hoje que mesmo buscam tratamento psiquiátrico frente a seus delírios. Fiz um audiolivro caseiro para um atormentado medieval, William Blake, autor de "O matrimônio do céu e do inferno". Eu gostaria de fazer um lançamento comercial deste audiolivro, dependeria de acordo com editora e tradutora. https://www.youtube.com/watch?v=KoUV9tvq3ys&t=397s

    Responda
  15. Marco A B Santos

    Respondam : Jesus É um ser esclarecido e culto? Sim? Por favor, saberiam de cor citar quais foram algumas de suas últimas palavras na cruz, dirigidas ao bom ladrão?

    Responda
    1. Paul Muadib

      Jesus é somente uma lenda criada pela igreja católica.

    2. Paulo Zacarias

      A narrativa em Lucas 23 registra Cristo sendo crucificado ao lado de dois malfeitores. Enquanto um blasfemava, o outro reconhecia-se merecedor da condenação e suplicou ao único que o podia perdoar. Isso é Graça. Ela nos confronta com nossas entranhas miseráveis mesmo quando insistimos em sermos nobres cidadãos e "gente do bem".

    3. Marcos Roberto Banhara

      O correto seria ladrão arrependido!

    4. jose carlos sardinha

      Foi aí que os políticos passaram a roubar sem limites, na certeza da injustiça na terra e do perdão no mundo dos mortos - com a esperança de reencarnar e continuar com a corrupção da vida anterior. Política e corrupção, uma parceria para eternidade!

    5. Antônio Augusto Soares

      Ladrão "bom"? Uma destas duas palavras está fora de contexto. Pode ser erro, má fé ou ignorancia na tradução ou suas adaptações posteriores.