Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vilmar Dimas Nicolau

    O corporativismo leva à impunidade. Num país onde o judiciário protege o judiciário, os militares protegem os militares e o legislativo protege o legislativo, o "somos todos iguais perante a lei" vale apenas para os pobres desprovidos da "carteira funcional". É essa classe dominante corporativista e corrupta que escolhe quais "corruptos" serão investigados. Brasil, o circo que nunca pega fogo.

    Responda
  2. Ayer Campos

    Elites extrativistas: fica cada vez mais difícil de escamotear que as depravações e desatinos de Bolsonaro e seu entorno vêm de longe - do fundo e de cima.

    Responda
  3. Helen Rezende

    Brilhante o artigo. Contudo me questionei: Para quem o Brasil não deu certo? A resposta é muito singela: Depende do ponto de vista. Para os pagadores de impostos é evidente que não. Mas para instituições que gozam de tantos privilégios e o seleto clube de milionários que habitam o topo da nossa pirâmide social, o Brasil deu muito certo! E, como dizem no jargão do futebol, não se mexe em time que está ganhando!

    Responda
    1. Vilmar Dimas Nicolau

      o Brasil deu muito certo, e continuará dando, para a classe dominante corrupta e podre.

  4. ANGELO JOS DE CARVALHO BAPTISTA

    Só se mata algo que já nasceu. Não é o caso do nosso país. Temos uma placa aqui há 500 anos: "estamos em obras, desculpe o transtorno ". O Brasil ainda não nasceu. Ainda vivemos em Sucupira. Talvez nunca deixemos de ser o país do futuro. Ensino a meus filhos, já adultos, a não confiar nas instituições, não dependam delas, tentem se virar e se apoiar nas suas redes de relacionamento (família e amigos). Vamos sobreviver, aos trancos e barrancos, com idas e vindas, avanços e retrocessos. Como agora

    Responda
    1. Vilmar Dimas Nicolau

      Sem as instituições não somos iguais. Compadrios de famílias e amigos rasgam as leis para obter privilégios.

    2. Raimundo Carvalho

      O que você ensina a seus filhos contribui para a perpetuação desse estado de compadrio e o clientelismo que enfraquece as instituições e a cidadania. Ou seja, aos familiares e amigos tudo,; aos demais os rigores da lei ou a indiferença.

  5. Raimundo Carvalho

    Foram pedir favor à fiocruz e levaram no fiofó!

    Responda
  6. Thiago dos Santos Molina

    Está matando ou tem matado? Na minha interpretação, as elites brasileiras tem matado o Brasil desde quando a independência entronou o filho do rei e por aí vai...

    Responda
  7. neli faria

    Creio que falta Postura para as Altas autoridades. Elas deveriam ser exemplo para a sociedade. Dar carteirada: nunca dei aqui! Mas, em Portugal, sim! Na minha 1ª viagem à Europa, toda feliz, desembarcamos em Lisboa. Minha amiga, branca, tez europeia passou. E o gajo português ficou espiolhando meu passaporte , da 1ª a última folha.Até que baixou o espírito da defunta mãe, então morta,em mim: escute aqui meu senhor. Não pretendo jamais sair do Brasil. Está é minha carteira funcional...

    Responda
    1. neli faria

      Todos os dias as Altas Autoridades perdem de 7 x 1 do bom senso! É em âmbito Federal, Estadual e municipal. Todos os dias é um 7 x 1 contra o bom senso. A Dupla desumana em S P(Dória e Covas!), nesse Natal achou por bem acabar com a isenção de tarifas para os idosos abaixo de 65 anos. Essa dupla infeliz pensa que as eleições finalizaram em 2020... 2022 vem aí . Que dória(minúsculo em razão dos 7x1) nem vá para o 2º turno. 7x1 para a oposição ao dória.

  8. Fagner Torres de França

    O Brasil nunca decepciona. Sempre me mata de vergonha.

    Responda
    1. neli faria

      Todos os dias as Altas Autoridades perdem de 7 x 1 do bom senso!

  9. Marcelo Rosa

    Artigo perfeito É o país da carteirada mesmo.

    Responda
  10. Roberto Reis

    E faz apenas 520 anos que as coisas são assim por aqui.

    Responda
  11. Rogério de Mendonça Lima

    Sr. Hélio, práacabar de vez com o Brasil, além da nojentaEasquerosa côrte, temos ainda o imbecillóideEabjeto FLAxFLU. Enquanto monopensantesdescerebrados se atacam ideologicamente, a Côrte agradece e os líderescanalhas do FLAxFLU, também membros da Côrte, vão juntos prá Mia-me *rezar*. PobreBrasil

    Responda
  12. Rogério de Mendonça Lima

    Sr. Hélio, perfeito artigo. Nosso problema, como país, é a nojentaEasquerosa côrte brasileira, instituída na proclamação da *repúbrica*. Côrte constituída pelos três poderes nos três níveis, munic. estadual e federal, e os amigos do ReiFederal, BarõesEstaduais e CoronéisMunicipais mais a curriolaBem remunerada desta côrte. Nós os labregos da planície, pagamos a conta. Exemplo, é a Firma, (vide Crusoé) formada por filhos de P...as com GuardasConstituições.

    Responda
  13. Eduardo Freitas

    Detalhe, podem dizer o que quiser de péssimo sobre Trump, porém, quando acordou atrasado para a gravidade da pandemia, rapidamente se mobilizou para abastecer os Estados Unidos de insumos hospitalares e todo aparato possível. Diferente dos milicianos patriota$ que estão no governo que fazem até chacota dos mais de 190 mil óbitos por coronavirus.

    Responda
    1. Vilmar Dimas Nicolau

      Detalhe, lá se condenado o sujeito pega cana mesmo, por isso Trumpo acordou para a realidade. Aqui, o corporativismo perpetua a impunidade. O que tem de bandido em prisão domiciliar é de espantar e o que tem de bandido praticando crimes certo de que será salvo pelos "pares" é de desanimar.

  14. MARCIA Carvalho

    Instituições tomadas por indivíduos vergonhosos e imundos.

    Responda
  15. josé Roberto de Menezes

    Privilégios de capetas é normal, mas para deuses ....

    Responda
  16. eli moura

    Aqueles caras do sistema judiciário não se vêem como servidores públicos são "otoridades". Que nota de 1 a 10, o cidadão que paga os salários deles daria pra qualidade do serviço prestado? Certamente estaria fora do intervalo citado.

    Responda
  17. Jove Bernardes

    De boas: que vergonha.

    Responda
  18. Fircavazza Cavazza

    São funcionários públicos não são ? Funcionários do povo , para o povo, e não ao invés do povo !

    Responda
  19. ALEXANDRE ZACARIAS I PEREIRA

    Temos instituições profundamente enraizadas no binômio casa grande- senzala, mas que tratam os cidadãos de forma extremamente uniforme: como servos. Pois bem, passou a hora de colocar esses servidores públicos no seu devido lugar. Privilégios acima da conta, decisões despudoradas sem controle e arrogância a partir de uma autoridade que a sociedade lhes concede!! Fora com o joio, para que o trigo dessas instituições possa florescer!

    Responda
  20. antonio ferreira da costa neto ferreira

    São essas coisas que atravancam o progresso moral do Brasil!

    Responda
  21. Fircavazza Cavazza

    Como tudo nesse território brasil , para se mudar algo já profundamente enraizado , só mexendo no bolso . É extremamente urgente e necessário o corte total de privilégios em todos os níveis , financeiros , mordomias , gratificações etc etc das três castas do poder(incluindo aí o foro especial) . Algo taxativo tem de ser feito se não, nada e nunca mudará !

    Responda
    1. Fircavazza Cavazza

      completando: não espere a mudança de pensamento e comportamento gratuita dos indivíduos , nunca acontecerá

  22. Jurema Nordeste

    Lamentável tudo isso...

    Responda
  23. JORGE MENDES

    Resumindo: Brasil, dita.dura judi.cial; Cle.pto.cracia poli.tica. 1. reescrever essa CF88, com excesso de poderes aos judici; 2. servidor público: contas, patrimônio, tribunal especial, tudo aberto. Quem quer sigilo, que empreenda!

    Responda
  24. RAYMOND KAPPAZ

    "Você tem que levar vantagem em tudo". Nunca a famosa Lei de Gerson foi tão atual. Essa é a realidade brasileira:passado, presente e futuro.Hélio, parabéns pelo artigo.Retrata a verdade que ninguém quer enxergar: a maioria da população brasileira, seja de que nível for,busca, incessantemente, dia e noite, semana após semana, ano após ano, século após século, levar vantagem em tudo.Nação brasileira não existe;o que há é apenas um amontoado de sanguessugas.

    Responda
  25. Reginaldo Corteletti

    Juízes e desembargadores sendo presos por venda de sentenças, ministro doSTF soltando traficante com condenação em segunda instancia, e combatendo quem combate a corrupçãoAgora querendo furar fila de vacinação. Que vergonha! Parece que precisamos reformular nosso judiciário e refundar o Brasil de alguma forma. Mas do legislativo não emana esperança, só vergonhaO Brasil está infértil. Não produz novas competentes-lideranças. Somos Vampirizados: Salários+Transporte+Plano de saúde+Alimentação+...

    Responda
  26. Reginaldo Corteletti

    Juízes e desembargadores sendo presos por venda de sentenças, ministro doSTF soltando traficante com condenação em segunda instancia, e combatendo quem combate a corrupçãoAgora querendo furar fila de vacinação. Que vergonha! Parece que precisamos reformular nosso judiciário e refundar o Brasil de alguma forma. Mas do legislativo não emana esperança, só vergonhaO Brasil está infértil. Não produz novas competentes-lideranças. Somos Vampirizados: Salários+Transporte+Plano de saúde+Alimentação+...

    Responda
  27. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    Já se perguntou a quem serve a sua instituição?

    Responda
  28. Daisy Santos

    Ao invés dessas elites se envergonharem do nosso atraso - por que querendo ou não, isso os afeta - e atuarem para reduzir o nosso abismo civilizatório perante o mundo, esforçam-se reiteradamente para tirar alguma vantagem sobre a miséria do cidadão comum. É como se tripudiassem a população que paga impostos sem que haja mecanismos eficientes de controle sobre sua aplicação.

    Responda
  29. Pedro Botan

    Não faço parte de nenhuma ordem descrita neste texto excelente. Sou brasileiro, mas que vergonha alheia, mas tenho que ser.

    Responda
  30. AISLAN BARBOSA MELO DE ARAUJO

    Gostei muito do texto, enxuto e deu o recado

    Responda
  31. paulo lima

    O vício de nosso querido país é a manutenção da “nova corte” que nada mais é do que a continuidade “implantada” por D. João quando a aqui se refugiou, em 1808, trazendo com ele os primeiros “aproveitadores” do povo brasileiro, quando instituíram a “CORTE”. Assim a troca de favores, assim como os benefícios em função própria, perduram até hoje, através da exploração das classes menos privilegiadas e pobres. Parece que é “ genética” esta situação...

    Responda
  32. José Ricardo Braga

    Fux é um juiz 'sindicalista'. Agora defende o indefensável, antes segurou o quanto pôde o auxílio moradia... ;)

    Responda
  33. Werner Mitteregger

    Seja individualmente ou em colegiado, seja através do diretor geral ou do presidente, seja pelo número de funcionários ou pelos cardápios com lagosta, o STF sempre encontra uma maneira para nos envergonhar!

    Responda
  34. Tersio Gorrasi

    Jornalistas também são corporativistas, pois se julgam intocáveis, protegidos pelos mantos das famigeradas 'liberdade de imprensa' e 'jornalismo investigativo' e se acham no direito de investigar e divulgar o que bem entendem, extrapolando suas atribuições. O roto portanto, não pode falar do rasgado

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Verdade! É um absurdo esse bando de jornalistas extrapolando e querendo fazer jornalismo. Deveriam se limitar aos press-releases e colunas sociais.

    2. Tersio Gorrasi

      Jove, eu me sinto em pleno direito de dizer o que digo porque não sou corporativista e não quero levar vantagem sobre ninguém. Apenas quero usufruir daquilo que a lei nos confere como qualquer outro cidadão

    3. Jove Bernardes

      "O roto portanto, não pode falar do rasgado". Devíamos todos nos calar, não é assim, Térsio?

  35. João Wilson Barbosa Magalhães

    O que pensar de um tribunal que pensa assim. É uma ratificação da ideologia de sociedade dividida em castas. Eu teria vergonha de ser um servidor público de tais instituições. Vê-se quanta hipocrisia navega livremente em seus ares.

    Responda
  36. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    Vai entender o nosso pais, onde a vacinação, segundo o STF, tornou-se obrigatória, mas tem gente querendo furar a fila para ser vacinado com uma vacina que ainda sequer foi liberada...

    Responda
  37. Vito Algirdas Sukys

    Eu me pergunto se apenas a divulgação dos privilégios é condição necessária e suficiente para acabar com os mesmos? O que mais é necessário? Nesse caso uma decisão do Supremo teria que ser cumprida e não contestada?

    Responda
  38. LEONARDO LORENA

    Esse tipo de coisa só acontece pq o Estado é muito grande e forte, e não acontece nada (de ruim) aos cidadãos que agem p/ usurpar o poder em benefício próprio..... pelo Estado mínimo UG!

    Responda
  39. eduardo mello

    Excelente artigo. Resumindo, estamos a gerações e gerações de uma sociedade mais justa. Que Deus tenha piedade deste país

    Responda
  40. Chang Up Jung

    Por trás do número de vacinas indicado para reserva pelo STF e STJ, devem estar incluídos também os familiares dos juízes e servidores, ideia torna mais perplexa a iniciativa.

    Responda
  41. Eduardo Freitas

    Não seria surpresa alguma chegar vacina para a pseudo elite bancada por verba pública e regalias majestosas que temos, enquanto a turba, termo utilizado no $TF, para definir os pagadores de impostos, ficar no fim da fila.

    Responda
  42. José Cardoso

    Na área médica não é novidade. Uma vez vi num hospital privado a lista de convênios. Era uma sopa de letrinhas dos vários órgãos e sindicatos ligados ao serviço público e empresas estatais. Se a nomenclatura era o privilégio nos países socialistas, ela existe aqui mesmo sem socialismo.

    Responda
  43. Carlos Alberto Bevilacqua

    Nao da nem pra falar que e uma India,cheio de castas, e quando se tenta mexer com isso ,tiram a Presidente.

    Responda
  44. Herculano JR 70

    1Ñ creio q o Brasil seja caso contado, fracassado. Estamos apenas pouco atrasados por estar em ciclo diferente: o estado cresceu muito em serviços sem a sociedade. As corporações e irmandades tem sido comum na história, a católica, a judaica, etc, ou de profissões como as guildas, sindicatos. Mas, se tornam fortes qdo se apoderam do estado, q da vantagem competitiva devido ao poder, e os três poderes são as maiores corporações e dentro de cada há outras como de juizes, médicos, etc.

    Responda
  45. Herculano JR 70

    2Pior, as corporações de estado se propagam como instituições democráticas a q se deve nossa estabilidade, nos prestam serviços, protegem o cidadão, e outras do engodo ideológico estatal. Veneramos a ideologia dos adversários. E de fato o estado grande, o poder, a corporação mãe enfraquece o Brasil, mas ñ o matara. De fato cria as condições para uma gde desordem q será o inicio de uma nova ordem Acrata: estado pequeno, serviçal e sem poder. O desenvol/oo do mundo as trancos é irreversível.

    Responda
    1. Carlos Alberto Bevilacqua

      Parece que o baseado tava forte.

  46. Herculano JR 70

    3E são essas corporações q dêtem poder, q fomos induzidos a pensar como representantes do povo, do coletivo, q demos poder q criou o engodo da panfolia, q transformou todas as mortes em mortes Covid, e agora deixamos nos obrigar a tomar vacinas experimentais resultado de negociatas, nem mesmo consolidadas como eficientes e seguras. Pq obrigar se a gde maioria, ainda, foi induzida a tomar como salvação?

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Puxa, quantas lições, Herculano! Fiquei tão sabido!

  47. João A Silva

    O que me impressiona é a total falta de sensibilidade para perceber o quão frágeis ficam perante a opinião pública ou (?) o seu total desprezo por ela. A leitura de Acemoglu e Robinson (Why Nations Fail) é obrigatória para quem pretende entender os fatores que fazem algumas nações prosperarem e outras não.

    Responda
  48. Osmair Camargo Cândido

    País de solertes, senhores da velhacaria, farinha pouca meu pirão primeiro. Lei de Gerson é alicerce para este lugar que oscila entre purgatório e inferno

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Caro Osmair, cada vez oscila menos. Rapidamente, só sobrará inferno.

  49. MARCOS BENASSI

    Saímos do armário, definitivamente, Hélio. Verso e anverso se encontram e se abraçam na rua, todo mundo contaminado e contaminando. Quem não quer vacina, zurra em prol de uma liberdade que não cabe no pacto social; quem quer, escoiceia a sociedade de tanta fome de tê-la. E o tal do pacto, na nova ortografia social Brazuca, virou pato. Que nós pagamos.

    Responda
    1. Ayer Campos

      Com algum atraso: comentário duca, 'véi'...

    2. Anaximandro Eleutério

      É isso mesmo. Faltou ao Hélio atualizar-se com o livro mais recente de Acemoglu & Robinson, "The Narrow Corridor", em que ele expande o diagnóstico das nações falidas acrescentando que somente aquelas onde as sociedades conseguiram dominar o Leviatã do poder de estado conseguiram garantir alguma funcionalidade democrática e o império da lei. Fora desse corredor, é a truculência obscurantista do populismo em voga, que vitima o Brasil.

  50. Arthur Bagatini

    Perfeito

    Responda