Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Antônio

    ''Desde que existem sistemas de Justiça, sabe-se que eles podem falhar....'' ´´Está previsto expressamente pelo artigo 5º, inciso LVII, da Constituição Federal, que preceitua que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória". Seis dos onze ministros do STF votaram contra o 5º artigo. Deve ser o problema da ''dificílima hermenêutica'' do artigo.

    Responda
    1. MARCOS CESAR MORAES

      A dificuldade brasileira não é interpretar o art. 5º dessa ou daquela forma, mas interpretá-lo só para alguns.

  2. Luiz Gomide

    A grita do Ocidente contra Vladimir Putin não está relacionada com justiça ou democracia, etc. Deve-se ao fato que Putin impediu que a ex URSS se transforma-se em uma coleção de republiquetas, presas fáceis para EUA e seguidores. Ou seja, adiou o possível fim da história profetizada por Fukuyama, em outras palavras, o império global da visão ocidental. E para piorar agora entra em cena a China com a nova união de Taoista-Marxista, flertando uma união de interesses com a Rússia. Que coisa ... r

    Responda
  3. valdemir silva

    Vito Algirdas: Juridiquês excêntrico .....

    Responda
  4. José Cardoso

    Se houver uma real transição de poder essas medidas jurídicas não colam. O que um papel põe, outro retira.

    Responda
  5. Vito Algirdas Sukys

    A epistemologia legal se preocupa se um sistema de justiça atingiu a verdade num processo de um sistema de justiça. Verifica a distribuição de erros; se as regras de evidência e procedimentos foram bem implementadas. Apelar para um poder, fora do poder judiciário, pode trazer os erros cometidos pelo último de volta, num looping eterno. O poder executivo, isolando para sempre, os erros cometidos durante sua gestão. Os erros seriam erros, além de qualquer dúvida razoável? Da teoria de erros.

    Responda
  6. marcos andrade moraes

    excelente. MAM

    Responda
  7. Herculano JR 70

    O poder tutelar o direito e ser arbitro da justiça é intervenção q persiste. O poder e uma instituição perversa e corrupta ñ pode ser arbitro pq é arbitrário. A solução ñ e a busca de poder melhor, ou justiça melhor, mas a diminuição do estado, sua renda, interferência, serviços e poder, na verdade interligados. A democracia tentou estabelecer limites ao poder e ao estado, mas foi subvertida. Leis deveriam se chamar limites.

    Responda
  8. Peter Janos Wechsler

    A diferença principal entre eles é que Putin é inteligente. Do resto são bem parecidos. Bolsonaro é um saudosista do regime militar, Putin é um fascista que foi oficial da KGB do regime comunista. Mudou de sinal, mas continua o mesmo. Bolsonaro ainda não conseguiu subverter o regime democrático; Putin o fez com sucesso.

    Responda
  9. Joao Manuel de Almeida Alves

    Pinochet fez o mesmo no Chile. Nós já sabemos o resultado.

    Responda
  10. Eduardo Freitas

    Mas, apesar de tudo isso a Rússia é um país que funciona. Possuem saúde, educação, justiça seria e qualificada, forças armadas de verdade, sistema ferroviário que funciona, faculdades de qualidade, impostos baixos, litro de gasolina equivalente a r$ 1,00. Fizeram até a vacina Sputnik V contra o covid 19, etc. Sinceramente, prefiro ter um Putin no governo por 100 anos do que qualquer político brasileiro por 4 anos de governo.

    Responda
    1. Tadeu Roberto Corbi

      @roberto gomes. Puxa! o sr. inovou: agora, além de "vá para Cuba, vá para a Venezuela", também tem o "vá para a Russia"? É interessante... a qualquer pessoa que discorde de suas opiniões, sua ordem é que ela vá embora. Que tal o sr. ir para a Hungria?

    2. Maria Lopes

      Um país que cultivou sempre a grandiosidade, que tem um povo culto e muito instruído. Conservou maravilhosamente a arte e as obras herdadas de séculos (acumuladas com a mais descarada mais valia: alguns senhores tinham 150 mil servos em seus domínios). Putin é um czar de fato. Não se pode subestimar a Rússia, leitura boa: Orlando Figes, A história cultural da Rússia.

    3. Eduardo Freitas

      Roberto Gomes, meu filho já mora lá. Pensa se ele quer voltar para a favela Brasil. Jamais.

    4. Roberto Gomes

      Vai pra lá, querido, viver sem o direito de você dizer o que quiser aqui.

  11. MARCOS BENASSI

    Ééééééé... O que atenua o desgosto, seu Hélio, é a venlafaxina da comparação: frente a um Putin, o Bozo é um pudim, um quindim, uma flor (carnívora, mas não vem ao caso). Agora, convenhamos, mesmo estando no píncaro do mau-caratismo, o Putin não faz o cidadão desavisado passar vergonha frequentemente. São ambos ridículos, mas o Russo mata a cobra e mostra o corpo cavernoso; o Pudim, foge da cobra, toma um Viagra falso de camelô e culpa a aduana pelo contrabando de remédio. Der'mo zhizn!

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Só pra variar na circunavegação ortográfica, pedi ajuda pros universitários sobre como escrever "herda de vida" ou "vida de zerda" na língua do Putin, em caracteres latinos. Deu no que deu, com a exclamação a reboque do desgosto generalizado acerca da existência....

    2. MARCOS BENASSI

      Só pra variar na circunavegação ortográfica, pedi ajuda pros universitários sobre como escrever "herda de vida" ou "vida de zerda" na língua do Putin, em caracteres latinos. Deu no que deu, com a exclamação a reboque do desgosto generalizado acerca da existência....

    3. Maria Lopes

      O corretor da FSP censura as palavras ma.u e ani.mal. Vai entender a lógica...

    4. Maria Lopes

      Ayer: a exclamação final seria traduzida para o português como algo expelido para fora do corpo de um aní.mal algo de muito ma.u cheiro. Tipo aquilo que pode se pisar por acidente em certas calçadas...ou eleger para certas posições de poder...

    5. Maria Lopes

      Ayer: a exclamação final seria traduzida para o português como algo expelido para fora do corpo de um aní.mal algo de muito ma.u cheiro. Tipo aquilo que pode se pisar por acidente em certas calçadas...ou eleger para certas posições de poder...

    6. Ayer Campos

      Quisera entender a exclamação final, que deve resumir todo o potencial de purgação emotiva - a boa e velha catarse...