Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. PAULO Andrade

    o duro é que os mesmos esfaimados que vendem os fósseis capturam, aos milhões, seres vivos de nossa fauna. Os beija-flores mortos que decoravam chapéus de madames europeias nos séculos passados falam por si.... Os bichos atuais não têm a mínima chance de fossilizar. Não temos passado, presente ou futuro. Somos excrementos boiando numa fossa!!!!

    Responda
  2. Dionisio DeBarros

    O fossil tem que ser repatriado. Mesmo que nao seja tratado com o devido cuidado por aqueles hora no poder. Isso pq essa turma obscurantista, cultuadora da ignorancia, nao ficara no poder para sempre. Um dia teremos um governo como foi o de Lula, que alem de zelar pelo nosso nome, criou milhoes de empregos e investiu pesadamente em saude, educacao e empresas nacionais. Quando esse dia chegar, o fossil sera de novo tratado com o cuidado que merece, por maos competentes que esse pais tem muito.

    Responda
  3. Dionisio DeBarros

    Depois que um governo que investia pesadamente em saude, educacao e P&D, gerava milhoes de empregos, alem de zelar pelo nome do Brasil, foi derrubado da forma que foi, eh so isso que se pode esperar desse pais. Pais nao somente esta sem rumo, mas tambem eh terra de fronteira para gandes potencias, com todos os seus recursos "up for grabs" como dizem os Americanos. bosonaro eh um mero feitor da fazenda Brasil, permitido ficar em seu lugar, por nao atrapalhar a partilha das riquezas dessa terra.

    Responda
  4. Mauricio Soares

    É, nessas horas Bete forte, nalguns comentaristas aqui abaixo, o complexo de vira-latas...

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Céus! Vira-latas, correção incorreta, censura automática. Não sei quanto a você, mas eu uso a conversão de voz em texto, é mais uma nessa fila maledetta.

    2. Mauricio Soares

      Bate forte (maldito descorretor!)

  5. Isaias Lobao

    O alemão está certo. Se o fóssil estivesse "guardado" pelo Museu Nacional, gerido pelo reitor do Piçol, estaria destruido. Melhor ficar com eles mesmo.

    Responda
  6. José Cardoso

    É como tudo o que foi surrupiado do Egito e Grécia por ingleses e franceses principalmente. O dinossauro é nosso (e não apenas a Petrossauro)!

    Responda
  7. Gustavo Carvalho

    É bom lembrar que os cientistas alemães fizeram um trabalho incrível com a ararinha-azul, que nós deixamos extinguir na natureza (em parte por nossa falta de civilização, no fim também por incompetência dos nossos cientistas), e agora estão tentando reintroduzi-la no mesmo sertão do Ceará de onde roubaram o fóssil. Se eu fosse eles, deixava o que restou da espécie numa gaiola alemã mesmo. Aqui no Brasil os agrotrogloditas vão caçar esses pássaros e torcer o pescoço de cada um.

    Responda
  8. Gustavo Carvalho

    Um país onde o presidente (eleito diretamente com grande maioria apoio total da elite econômica e da grande imprensa) diz que quem tomar vacina vai virar jacaré pode esperar respeito da comunidade científica mundial?

    Responda
  9. antonio carlos bezerra

    Infelizmente, quando vejo a nomeação de pessoa totalmente desqualificada para a direção do mais importante órgão de defesa do patrimônio arquitetônico nacional, sou obrigado a concordar que lá fora esse fóssil será melhor cuidado, pelo menos até esses terraplanistas, olavistas, antivacinas, rachadistas, AI5istas, milicianos, convencerem-se do mal que estão fazendo ao país.

    Responda
    1. CARLOS MARCHESANO

      Tem mais uma palavrinha pra identificar essa corja :ig-norantes

  10. Juliana Di Silva Oliveita

    Casos como estes não são raros no Brasil. O jornalista podia também falar sobre as Árvores Fossilizadas do Tocantins. Daria uma excelente reportagem o tráfico de fósseis ali empreendido e que hoje o Estado tenta estancar, mesmo que de maneira precária.

    Responda
  11. Tino Leon

    Se já era difícil repatriar esse fóssil, agora é impossível, considerando esse ban.do de ignorantes obscurantistas que estão no poder. Se falar a respeito de fóssil com o bozo, ele achará que se trata de um buraco onde se joga esgoto doméstico.

    Responda
  12. Cristofer Diego Beraldi Martins

    Que permaneça na Alemanha, pois lá se tem estrutura para conservação e pesquisa. Inclusive os demais objetos com valor arqueológico poderiam ser levados do país rumo a nações cuja cultura investe e preserva a história, diferentemente do Brasil. Discordo totalmente do seu colega, nesse país nem as crianças e nem o Reinaldo se importam com dinossauro, as primeiras preferem dançar funk e o segundo milita por armazenar fósseis num país onde museus queimam e arte é vandalizada.

    Responda
  13. Vitor Viola

    Fica cada vez mais claro que a nação brasileira foi um rascunho mal desenhado e está no lixo. Nunca houve uma sociedade civil minimamente organizada a partir de princípios de civilização, bem estar, etc. A independência foi decreto da monarquia, a república um golpe militar, outros golpes vieram depois. Educação nunca foi prioridade. Ignorância e brutalidade e falta de visão social são fermentos da decadência que vivemos hoje. Retrocesso total com essa mediocridade espú ria no poder.

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Que comentário incrível. Porém, me deu uma grande tristeza por não ver luz no horizonte.

    2. CARLOS MARCHESANO

      Vitor, não te conheço mas te admiro. Texto excelente mesmo. Em algumas linhas, resumiu verdades, nuas e cruas. E o poço não tem fim. Está difícil imaginar pra melhora de nosso país. Muito triste.

  14. LEONARDO LORENA

    A identidade brasileira existe: cada um cuida do seu (grupelho), e todos contra todos! Vale o mesmo pro índio q aceita garimpeiros, e o caboclo q vende fóssil

    Responda
  15. Enoque Sabino

    Seria ótimo esses fósseis no Brasil, mas infelizmente o descaso e a total ausência de cuidado tanto por parte do Estado como a sociedade civil, lamentavelmente devemos concordar com eles por enquanto permanecerem na Alemanha, até criarmos juízo e não queimarmos museus

    Responda