Luiz Felipe Pondé > Quem crê em conspirações acha que é Einstein, mas não come ninguém Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Não sou vegano e me senti ofendido. Esse é um texto de um Prof. Dr. em filosofia? Que impressão deixa da academia e das universidades? Folha de São Paulo?????????
O mais legal é que tudo o que o Pondé diz sobre as pessoas se confirma no comentário dos leitores.
As pessoas temem ser controladas por chips em vacinas não sabendo que já o estão pelas redes sociais, quando pedem Nota Fiscal nos estabelecimentos, streamings de TV e músicas, etc. A sociedade é cega demais.
Eu incluiria os terraplanistas nesse balaio. E embora tenha amigos veganos que não são autoritários nem anti-sociais, o que enche os picuás é o discurso pseudo-virtuoso do movimento, que tenta ficar incutindo culpa em quem come carne. Essa é a crÃtica.
A coluna deve estar em.baixa e ele está tentando lacrar,.jogando para seus seguidores. Bem parecido com o q faz o "excrementissimo", disparando impropérios e levando sua base de eleitores ao delÃrio. Diminuir o consumo de carne é necessário e urgente pra q humanos continuem a ter um planeta habitável. Ser vegano já é bem mais complexo, não é para todos...
Com certeza! É para os autoritários escolhidos que consumem soja transgênica só porque a embalagem diz que não é. Igualmente ração de engorda para gado!
Deixando de assinar a folha, quando ele parar de escrever eu volto
Muito engracado ler os comentarios, o cara sabe como provicar essa rapaziada hehehe. Logo logo ele vai falar dos que andam de bicicleta p salvar o mundo e ai, mais gente indignada.....esse pessoal me lembra uma musica do Rumo..... es tao novinho, so tens 30 anos, busca teu futuro em minhas maos......kkkkk me divirto lendo esse cara e os comentarios.....
Imagina os leitores do livro A revolução dos bichos interagindo com os personagens? Maluco Beleza.
A ideia do personagem com coragem de dizer essas coisas é muito lúdica quando os comentaristas interagem com o personagem. É fascinante! Um laboratório! Ainda tem gente que acha que Pondé deveria deixar de escrever. A Folha deveria demitir o personagem?
Eu curto pelo mesmo motivo. Os leitores ou comentaristas aqui ignoram completamente que o narrador da história ou estória é outro personagem. Eles atribuem a narrativa ao autor. Criam um ódio insano e irracional contra o autor por confundir com o personagem. A cada coluna tento desvendar o personagem. É um personagem só muito pentelho,maluco beleza que sofre de metamorfosise ambulante? É um personagem com várias personalidades? Ou são vários personagens?
Ele adora bater em certos grupos, pensando-se um Nelson Rodrigues contemporâneo, mas, diferentemente deste, Nelson batia no patriarcado, nos valores dos homens brancos que tomavam o paÃs com seus fuzis. Pondé bate em minorias, grupos fragilizados que não podem se defender, pois não têm o mesmo espaço. Por que ele não ataca alguma organização poderosa? Será que ele não vê contradição nas ações de alguns grupos religiosos no Brasil??
Ele é bastante rancoroso. Por que essa exposição dos sentimentos mais primitivos recebe ares de intelectual nele? Que magnetismo é esse que lhe permite projetar suas obscenidades e ainda receber aplausos? E ele cita sempre o Nelson Rodrigues. Que ironia.
Juro que não entendi os ataques aos veganos!!! Era ironia?!?! Ou hackearam a conta dele e postaram essa coluna sem pé nem cabeça??? Ou é só para criar alguma polêmica e conseguir um pouco de atenção?!?! Juro, não entendi
Genial lucidez e objetividade. Parabéns por sua honestidade intelectual! Elisa C M Seixas
Quero desejar um feliz Ano-Novo com muito corona brincando nos parques, nas escolas e nos espaços em que eles circulam. Pondé torcendo para o vÃrus ou sendo irônico? Se tem uma coisa que não faz sentido é sentir ofendido com as coisas que ele escreve.
Cont..A questão é ser preconceituoso ou autoritário com consciência porque assim temos condições de assumir as consequências por ser assim. Eu imagino que ser autoritário ou preconceituoso rende solidão, mas nem sempre. Diante daquilo ou da pessoa que vc precisa ser assim é melhor ser assim. É uma forma de manter a transparência com quem não simpatizamos muito. Não deixa de ser uma virtude.
Falou tudo, Reginaldo!Vc entendeu perfeitamente o que eu tentei dizer.A aceitação dos erros do Pondé com naturalidade sem ódio reacionário é a nossa projeção nele de reconhecimento dos nossos fracassos e além é a aceitação do que somos acompanhada do perdão que oferecemos à nos mesmos e aos outros por sermos exatamente assim.Sempre projetaremos algo em alguém,mas podemos escolher o que projetaremos.Em algum momento seremos preconceituosos ou autoritários.E da�A questão é fazer isso com consciên
Não tem como dizer não li e não gostei. Como comparar os bons cronistas, como Ramalho Ortigão, se eu não puder confrontá-lo com outros que se julgam gênios, e que trazem no que escrevem a indelével marca da falabilidade? Como disse Tristan Reveur, "Arte ruim é mais tragicamente bela do que a boa porque ela documenta o fracasso humano."
O estilo do Humberto Eco era proposital porque sendo preconceituoso vc descobre um autoritário. Ele tinha domÃnio sobre isso com a ditadura de Franco.
A leitura do Pondé quando a atividade intrapessoal extrapola para os comentários, leva à uma exposição excessiva fazendo a ausência de reflexão fazer vc cair é encaixar nos conceitos dele que supostamente seriam preconceitos. Afinal, ser preconceituoso é um direito. Vc goste ou não! A pessoa vai deixar de ser quando ela quiser e nunca quando o outro não quiser. Quem não gosta do preconceituoso evita ele e não age com autoritarismo porque vc se torna pior que o preconceituoso sendo autoritário.
Vc já leu como Humberto Eco escreveu sobre os alemães e os europeus em Cemitério de Praga? É o mesmo estilo do Pondé.
Reginaldo, elegante é deixar ser sem estardalhaço. Mesmo que eu não concorde nem um pouco. Vai pela lógica, o que é pior? Ser chamado de autoritário pelo Pondé? Ou, provar para todo mundo que é autoritário sendo autoritário depois de ser chamado de autoritário pelo Pondé?
Reginaldo, não discordo de vc em alguns sentidos exceto no fato de fazer uma manifestação na intenção de fazer a coluna do Pondé deixar de existir porque usar a sua liberdade de expressão para retirar a liberdade de expressão do outro não é elegante. Na verdade é autoritário. O que torna a coluna do Pondé cheia de lógica e transforma o que vc chama de preconceito em conceito. Tenta perceber Pondé cutuca os veganos para que caiam no próprio excesso de autoritarismo.
Reginaldo,se vc sabe disso tudo com convicção porque se sentir ofendido?Não seria azar dos colunistas de opinião?Mas não, eu vou lá e dou ibope porque eu também quero fazer parte da coisa?Mesmo que aquilo não me agrade nem um pouco.Se ser vegano fosse algo satisfatório não seria melhor tomar um suco de beterraba e fazer atividade fÃsica do que ler a coluna do Pondé? Porque cargas d'água tenho que manifestar meu descontentamento na ilusão de para de acontecer? Isso não é ser autoritário?
Concordo com você, não tem sentido se ofender com o articulista. É sabido que não é a barba que faz o filósofo. Os leitores, em sua maioria, apenas exercem o direito de expressão manifestando seu inconformismo com preconceitos, e não conceitos, que o autor discorre. É sabido que poucos articulistas de artigos de opinião são bem remunerados pelos jornais. Por isso atualmente há tantos escrevendo em periódicos, preocupados mais em chamar atenção do que compartilhar textos inteligentes.
Concordo com você, não tem sentido se ofender com o que esse senhor escreve. É sabido que não é a barba que faz o filósofo. Os leitores, em sua maioria, apenas exercem o direito de expressão manifestando seu repúdio as ideias preconceituosas e sem fundamentos que o articulista divulga. É sabido que poucos autores de artigos de opinião são remunerados pelos jornais. Por isso atualmente há tantos escrevendo em jornais, sem se preocuparem em fundamentar o que escrevem.
Até hoje não sei de onde vem o ódio que o histriônico Pondé reúne contra veganos. Nessa mistureba de artigo, ele junta estes com os malucos teóricos da conspiração e mais os antivacinas. Creio que ficaria envergonhado de falar apenas dos últimos, bolsonaristas como ele, então resolveu incluir outro grupo para aliviar.
Não entendi colocar os veganos na mesma categoria dos anti-vacina e consoitacionistas. Preconceito ridÃculo por parte de Luiz Felipe Ponde. Falou.com tanta arrogância e demonstrando tanta propriedade contra os veganos que não deve ter amigos e nem conviver com ... veganos. Não sou vegana mas conheço muitas pessoas que o são e jamais, jamais as enquadraria sequer próximas aos anti-ciência, anti-vacinas ou conspiracionistas malucos. Menos preconceito contra os veganos, Sr. Pondé!
* corrigindo: Não entendi colocar os veganos na mesma categoria dos anti-vacina e 'conspiracionistas'.
Adorooo! Faltou só enviar energias positivas, que, com certeza, curam CoVid (ironia)! Kkkkk Feliz ano novo, Pondé! Em 2021 com a vacina vira tb o esquecimento....
O colunista inicia seu texto, indicando a quem ele deseja feliz Ano Novo: aos veganos, aos defensores de teorias conspiratórias e aos anti-vacinas. Qualquer pessoa de bom senso poderia criticar pontos defendidos pelos merecedores dos comentários do articulista. O que causa espanto é o ataque de incontida fúria contra os veganos, mal disfarçada pela arrogância. É de se lamentar o texto e esperar que esse senhor nunca se lembre de nos desejar, simples comentaristas, feliz Ano Novo.
Passou do ponto absolutamenteeee! Chego a pensar que o Pondè endoidou ou bebeu. Sério! Toda generalização é pobre e injusta, mas essas do texto foram medÃocres. Estava com preguiça de escrever a coluna. Misericórdia, que desperdÃcio com este tema tão caro no momento!
Alguém aà conhece em São Paulo alguma alfaceria? E alguma rucoleria? Mas churrascarias abundam por toda parte, né?! E pizzarias, docerias, sorveterias..."Tudo que eu gosto é ilegal, é imoral ou engorda" - Roberto Carlos.
Pondé causou! Kkkkkkkkkkkk... estava escrito nas estrelas! Estava sim!
A ideia de vegano que o Pondé tem é tão caricata que leva a crer que ele nunca chegou a conhecer um de verdade. (E essa frase é igualmente válida com "filósofo" no lugar de "vegano", aliás.)
Acho difÃcil acreditar que em todos esses anos de academia você não tenha ouvido falar sequer de Peter Singer. Há um debate filosófico profÃcuo entre eticistas de várias correntes sobre veganismo e direitos animais. Incluir animais não humanos na ética não é teoria conspiratória, é uma atitude cientificamente e filosoficamente embasada. Não sei se você realmente não conhece a discussão ou se está apenas fazendo o que critica em millennials, postando tolices lacradoras em busca de engajamento.
A relação entre veganismo e movimento antivacina com a ausência de relações sexuais, expressa no tÃtulo, é absolutamente nonsense. Chamada chula para um artigo paranoico, repleto de espantantalhos retóricos.
Nesse fim de ano, o Pondé jogou uma bomba tanto na coluna quanto no último vÃdeo do canal dele no YouTube! Rsrsrsrsrsrsrsr... E o resultado: choveu bombardeio do outro lado!!! Rsrsrsrsr... Demais, Pondé!!! :)
A relação entre veganismo e conspiracionismo é mesmo discutÃvel, embora não deixe de ser curiosa a fúria dos veganos que acordaram cedo para lotar a caixa de comentários com mensagens pedindo a cabeça do colunista em uma bandeja. Mas Pondé acertou em cheio ao tratar dos antivacina e dos terraplanistas em geral: o que os alimenta é uma ilusão infantil de que são iluminados e o resto da humanidade é idiota.
Se para derrotar os terraplanistas e os anti-vacinas dependermos de textos de tão baixo nÃvel, estamos mesmo em maus lençóis. Fica difÃcil de acreditar que o articulista tenha conseguido passar pelo processo de pós-graduação, em que uma das tônicas é o desenvolvimento da capacidade de analisar criticamente, com autonomia, mas com honestidade intelectual, ideias semelhantes ou bem distantes das nossas.
Não é fácil se fazer ser entendido. Principalmente quando o receptor da mensagem só entende nesse nÃvel.
Mais um encastelado e mimado do PSDB que se acha. Pondé volta pra realidade, você nunca pegou na lida pra querer ser sabe tudo.
Se tem tem o Pondé tirando uma com a cara dos autoritários do bem e as moças e os moçoilas surtando nos comentários, então tem like! Hahahahahaahahaha Mais tarde tem Coutinho, será que vai ser mais divertida?
Preconceituoso, arrogante, desinformado, limitado, mesquinho. Adjetivos negativos não faltam para esse que se diz filósofo. Além disso tudo, há aà um grave tom de recalque de quem certamente não come ninguém e se acha sabe-se lá quem. A partir de que conhecimento, de que textos, se fundamentam suas afirmativas a respeito do veganismo e dos veganos, senhor filósofo? Todo o texto foi de uma arrogância tÃpica dos ignorantes. Um grande desrespeito a seus leitores, cara Folha de São Paulo.
Faltou mencionar os colunistas e jornalistas que pregam o uso da cloroquina. Aqueles "formadores de opinião que frequentaram os horários nobres televisivos e que ajudaram -e ajudam - o genocÃdio desse (des) governo. Essa gente é muito perigosa.
Faltou citar os terraplanistas!
."..como será o mundo, já que veganos, em geral, são pessoas antissociais, autoritárias e incapazes de qualquer compromisso além do de amar as rúculas, as alfaces e as frutas que caem livremente das árvores."...Quem é esse filósofo tão amargo, revoltado...eu hem.. menos
Depois Pondé é que está errado.
Quanto aos antivacinas, o professor Pondé tem razão em tudo.
Na semana passada estudantes foram comparados a chimpanzés. Nessa semana, entre outras pérolas do grande filósofo, esse tanto de humildade e sensibilidade que é Luiz Felipe Pondé (ironia, é bom sempre avisar) foi “ Quem crê em conspirações acha que é Einstein, mas não come ninguém“ Assim, descobrimos hoje que Pondé tem certeza que é Einstein, e não nos interessa, mesmo, seu sex appeal. Folha, já deu faz tempo né? Quem sabe o colocam na seção de achados e perdidos ou na coluna sobre horóscopo.
Choveu no molhado, igual semana passada. Em nome da liberdade de expressão.
Veganos só se alimentam de vegetais pois os mesmos não possuem sistema nervoso central. Mas vegetais, assim como os animais são seres vivos. Quando cortamos um pé de alface, também o estamos matando. Para serem mais condizentes com sua ideologia de respeito a vida, a dieta ideal deveria ser apenas de minerais. Veganismo não deixa de ser um estilo de vida hipócrita.
É porque vc não entendeu a filosofia da coisa. É virar vegetal. Viver de luz e realizar fotossÃntese. Um dia chegam lá!
Escova o dente Pondé...
veganos são incapazes de qualquer compromisso... oi? me senti um o tá rio agora, pagando assinatura desse jornal... que desserviço!
Sr. Pondé, porque tamanha agressividade com os veganos? Alguma frustração? Sou vegano e exijo respeito, procure escrever sobre algum tema que você domina.
Temos parte da sociedade vivendo fora da realidade. ConstruÃram um mundo virtual pra eles onde só há o bem e o mal, preto e branco, nada de tons de cinza. E eles recusam a vida real até quando dão de cara com ele, caso da Covid. Foi construÃdo por quem tinha planos limitados para os controlar, mas acabaram controlados por eles.
Infelizmente o mundo está cheio radicalismo e divisões que deixam “tipos iguais de gente” de lados opostos como se estivéssemos em uma guerra. Enquanto discutimos quem está certo ou é melhor, deixamos de enxergar o que realmente importa, como podemos todos, sendo diferentes, fazer do mundo um lugar melhor. Desnecessária a agressividade e arrogância do doutor filósofo.
Idiotice é levar a agressividade dele à sério. Principalmente quando ele tem liberdade de expressão igual à todo mundo é ninguém aqui tem 5 anos.
Sr. Pondé: procure inspiração em outros assuntos e deixe os veganos em paz.
Quer acabar com a discussão em torno da vacina reduzindo as pessoas contrárias à vacina do COVID-19 a mentes conspiracionistas ou coisas do tipo. Fala com se existisse consenso acerca do tema quando não há, como se alguém contrário a essa vacina fosse contrário a toda e qualquer vacina. Ao invés de buscar refutar os argumentos deste grupo de pessoas, o que levaria tempo e estudo, esconde-se atrás de suas ideias preconcebidas e preconceitos. Realmente ridÃculo, para um cara que se diz filósofo.
Se tivesse direito a uma última refeição, provavelmente um belo bife mal passado estaria incluÃdo, mas comparar veganos com terraplanistas e antivacinas? O Pondé sempre foi medÃocre, mas esse personagem q ele criou para ganhar notoriedade é nojento.
Muitas das crÃticas do Pondé se baseia naquilo que ele tem a impressão que seja a realidade e não a realidade de fato. Isso faz com que as premissas sejam falsas e, por consequência, as suas conclusões. O autor falta com a lógica, além de esvazia de sentido palavras e conceitos, apenas para provocar impacto.
Não sou vegano, muito menos antivacina, mas tive dificuldades de chegar ao final desse texto, por conta da mediocridade e arrogância do conteúdo. Pondé fala de pessoas supostamente ressentidas, no entanto, é ele quem redige palavras amargas como um velho ressentido e ranzinza. Sem falar do tÃtulo, que mira em ser descolado com a expressão "não come ninguém", mas só acerta em ser boomer mesmo.
Concordo plenamente!
Mateus: assino embaixo!
Não poderia concordar mais com essa avaliação: Pondé é insuportável, de tão pueril e mesquinho.
Para Pondé o veganismo é baseado em teorias conspiratórias, e suas crÃticas aos veganos é de que não são humanistas o suficiente? Uma crÃtica vaga, pessoal e não baseada em evidências cientÃficas, exatamente o ponto criticado pelo escritor. Lamentável!
Kkk gostei muito do texto. Pra ficar completo só faltou citar os terraplanistas.
Ponde tem toda razão: veganos, antivacinas e teorias conspiratórias são categorias que estão no mesmo barco. O barco que reúne crenças sem apoio nenhum na Ciência. Por isso mesmo temos tantos comentários criticando.
Olivo, faltou os comunistas também. Eles costumam dizer que as religiões são o mal da humanidade sem muita comprovação cientÃfica
Se abster do uso de produtos de origem animal em favor dos direitos dos animais precisa ter apoio cientÃfico, por acaso?
Como é difÃcil para se enxergar o óbvio neste ambiente de angústia que aflige a população. A falta de percepção do que é ciência e o que palpite médicos por exemplo é o que está mais em voga. Tomam remédios para os quais não há evidências cientÃficas comprovadas por indicação de conhecidos, médicos mesmo, na certeza da eficácia. Creio que como hóstia, para quem acredita funciona, não dá para discutir crença. Até pouco tempo atrás iam atrás de João de Deus !!!!
E quem vai financiar esses estudos para comprovação cientÃfica de remédios com patente vencida?
este tal pondé é de uma falta de esculhambação retada....tai, gostei, caiu bem na retórica assertiva de gente q se acha, inclusive o próprio. é um sabichão.....qui faaaase
E o Luiz Ponde consegue, com brilhantismo e enorme sucesso, provocar idiotas desocupados que se acham os mais espertos das redes antissociais, ou como ele mesmo classifica, os inteligentinhos! Parabéns por mais um golaço semanal, senhor Luiz.
Sim, ele tem o mesmo brilhantismo do miliciano presidente, provoca da mesma forma, agrada e excita o mesmo público, por isto tem coluna na Folha, faz parte do sistema que levou a Bolsonaro. Ponde sabe o papel que ocupa, não teria espaço fosse inteligente.
É sempre ruim quando se perde uma oportunidade de ficar calado. Talvez seja necessário repensar a periodicidade das colunas. Quando não se tem nada de bom para escrever, o silêncio é a melhor opção. Esse ataque aos veganos não tem o menor sentido, senão a petulância - no pior sentido possÃvel - do articulista.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Quem crê em conspirações acha que é Einstein, mas não come ninguém Voltar
Comente este texto