Opinião > Ciência paulista Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Luiz Roberto Peres

    E ainda esse Bozodoria afirma a todo momento que é guiado pela ciência. Qual? Nem em países desenvolvidos há cortes de recursos estatais para o desenvolvimento das pesquisas científicas.Porém tem muita gente que o apoia e acha melhor financiar empresas privadas nas pesquisas.O que interessa mesmo à iniciativa privada?? Lucros somente!!!$$$$$

    Responda
  2. Cloves Oliveira

    Num campus da USP, creio que em Ribeirão Preto, alguns pesquisadores se ocupavam em desenvolver um desinfetante para combater o SARS-CoV-2. Não me parece que a Universidade é o local apropriado para fazer desenvolvimento de produto. A indústria faz isso melhor, pois desenvolve aquilo que as pesquisas de mercado determinam que existe um potencial comercial. Além de mais transparente, as pesquisas nas Universidades precisam estar em linha com as políticas de desenvolvimento do país.

    Responda
    1. Roberto Gomes

      Cloves, me desculpe, mas a sua afirmação que *as pesquisas nas Universidades precisam estar em linha com as políticas de desenvolvimento do país.* é uma grande bobagem. Imagine se a pesquisa científica tiver que se adequar a cada governo eleito. Não se chega a lugar nenhum, não se responde a nenhuma pergunta científica relevante, não se avança no conhecimento.

  3. ADILSON ROBERTO GON ALVES

    Dória conseguiu fazer o que nem os interventores da ditadura ou populistas como Quércia e Maluf conseguiram. A investida de José Serra em 2007 contra a Fapesp e as universidades paulistas obrigou-o a criar o "decreto declaratório", único e exclusivo para desfazer a intervenção. Uma das poucas instituições que funcionam muito bem é colocada à berlinda. 2021 não será fácil para a ciência.

    Responda
  4. Herculano JR 70

    O q guia Doria ñ é o ideal, mas o oportunismo. Mas, como regra geral, sou contra pesquisa básica em países sub desenvolvidos, q são financiadas pelo estado, há outras prioridades. Como regra geral valem nada, são publicadas, so pegar. P ex os trabalho da vacina de Rna Mensageiro pela bioquímica húngara Katalin Karikó foram publicados em 2005 e ficaram disponíveis ate 2010 qdo a BioNTech e Moderna a usaram sem pagar nada. Pior ainda é serem associadas as aberrações das universidades.

    Responda
    1. Roberto Gomes

      Herculano, sobre o seu comentário sob o meu, mostra que vc nada entende sobre ciência, me desculpe te dizer isso de maneira tão sincera. Vc sabia onde foi desenvolvida a ciência básica para o 5G da Huawei? Por um matemático da Turquia. Talvez vc também não saiba que a ciência básica de vários países periféricos levou ao Nobel, como é o caso da Argentina, Hungria (que vc mencionou), dentre outros.

    2. Roberto Gomes

      Ainda bem que a sua opinião sobre esse assunto é irrelevante.

  5. Marcos Barbosa

    O corte do já pequeno orçamento da Fapesp no governo de São Paulo, apenas mostra que o governador João Doria mente e é oportunista, como foi em sua eleição do BolsoDoria, e na pandemia dizia ser pró-ciência.

    Responda
  6. Roberto Gomes

    *Se o governo estadual entende que há excessos ou distorções nesse gasto, deveria expor mais claramente seus argumentos.* Tais argumemtos inexistem. A Fapesp é uma fundação exemplar no exercício de suas atividades. Doria quer dinheiro para fazer campanha, esse projeto de ditador. Ele e Bolsonaro são farinha do mesmo saco, que ainda vão se arrepender muito de promover atraso, em vez de progresso.

    Responda
    1. Herculano JR 70

      1Réplica. Roberto, relevo sua opinião sobre mim, mas ñ falo, exata/e, em ciência, mas custo beneficio, ou estratégia. Pesquisa aplicada é feita por empresas com gente de qq lugar, e o Brasil e todos os paises em desenvolvi/o, Ãndia, Turquia, Hungria, Paquistão, Argentina, etc, tem gente capaz, q podem trabalhar em qq lugar e o registro da patente será onde a empresa achar melhor.

    2. Herculano JR 70

      1aA pesquisa básica, sem perspectiva de uso imediato é feita por governos a quem cabe, *jogar* dinheiro fora.

    3. Herculano JR 70

      2Ainda p justificar as aberrações q são as univer/des, nem vejo pq a relação pesquisa escola. Muitas feitas por mero cumprir carreira acadêmica, por isso publicadas, onde se pesquisa *absurdos*. Univer/es oferecem montes de inventos. A rigor valem nada até q uma empresa, de qq pais, veja um modo de usa-las. Porque nos , pais pobre, com outras prioridades devemos faze-las?? Já dei exemplo da Húngara. Como são importantes como estratégia deveriam se feitas por empresas em pool, sem governos.

    4. Herculano JR 70

      Roberto, sobre seu comentário ao meu, de fato a minha opinião e irrelevante. Mas nesse canal com muitos leitores, a gente vai batento devagar para mostrar q ha outros caminhos q aqueles trilhados q parecem verdades absolutas mas se tornaram meros interesses de grupos. Vale pra educação, saude, etc

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.