Opinião > Divórcio amigável Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Igor Cornelsen

    Herculano, o euro não foi feito para concorrer com o dólar. Tinham em mente baixar os custos das empresas localizadas em pequenas nações europeias, que não precisariam mais fazer câmbio com importações e exportações, nem com transações financeiras. Além de um banco central multinacional gerar mais confiança isento de pressões políticas localizadas, baixando o custo dos juros para manter a inflação baixa. Foi também um passo na direção da união política das nações europeias no longo prazo.

    Responda
  2. Igor Cornelsen

    O Reino Unido separou-se da UE, mas terá de obedecer as suas leis para continuar a vender naquele mercado, fundamental para manter indústrias no Reino Unido, pois 80 % de sua produção é vendida na UE. Não vejo como o Brexit possa ser bom para o RU, pois terão de obedecer na prática suas leis, mas não vão poder opinar na sua confecção. Além disto o Brexit pode gerar a desunião do RU, visto que pode incentivar as duas irlandas se unirem e a Escócia se tornar independente, ambas adotando o euro.

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Sobre seu comentario ao meu, ideia de UE, e a unificação de moedas, tem muitas versões , eu ainda ñ me convenci de nenhuma, suficiente/e. Uma a da paz na Europa. Mas eu acho q o impeditivo é o custo de guerras modernas muito altos alem do potencial de destruição e muito gde e suicida, pq um guerra atomica contamina a todos. Outra, da moeda unica para enfrentar o Dolar, ai se meteram a importunar uns e outros com questões ambientais, e vai.

  3. Cloves Oliveira

    O B. Johnson, além de incompetente, é hipócrita. Adotou o Brexit por conveniência, pois acreditava que a proposta jamais seria aprovada. Na avaliação dele, o fato de ter apoiado o movimento, facilitaria a sua eleição à PM. Por linhas tortas acabou atingindo o seu objetivo graças ao hilário desempenho da Theresa May. O colonialismo tornou os Europeus dependentes de outros, os quais podiam parasitar pela força militar. O futuro do RU depende de como irá resolver o racismo, desigualdade e desunião.

    Responda
  4. Herculano JR 70

    Eu ñ entendo ainda a formação da Ue. Mas, a grosso modo, vejo como a criação de facilidades pelos governos às dificuldades q eles impõe. Mas, acordos unilateral ou multilaterais excluem outros parceiros. A bem da expansão capitalista, o capital deveria agir mais acintosamente obrigando governos ao alinhamento de regras entre paises, uma quebra de fronteiras geral e irrestrita. Por imposição comercial, na idade media, os feudos foram reunidos em nações, áreas de comercio mais amplas.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      É exatamente isto que Monnet tinha em mente e que fascistas como Orbán querem torpedear.

    2. Igor Cornelsen

      Caro Herculano, a UE é um projeto de paz. Este projeto foi feito para evitar nacionalismos e guerras que aconteciam na Europa há cada 30 anos. Neste tocante a saída nacionalista do Reino Unido é um fracasso para a UE, mas o projeto de paz continua um sucesso. Quem é contra a UE é porque não entendeu a sua natureza. Imagina ser um projeto econômico e é um projeto de paz.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.