Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jose Geraldo Leite Coura

    O autor da coluna já foi jurado ?

    Responda
  2. JOAO BATISTA DA SILVA

    Serafim, por falar em idiotice, seu comentário é um exemplo perfeito. Ricardo, estude e pense antes de comentar. O júri é gratuito. Ninguém consegue boquinha servindo ao tribunal do júri. Ignorância é um problema.

    Responda
  3. Jonhnatan Cordeiro de Almeida

    Provavelmente o colega nunca fez um júri. Muito menos advogou, para saber da importância do júri. Lá as pessoas têm direito de defesa, nao ficam vinculadas ao preconceito e péssimos julgamentos de juízes. Juízes são fracos intelectualmente por natureza, decoram muito textos e a arrogância faz com que as vezes tenha um que julgue certo.

    Responda
  4. Alberto A Neto

    Hélio, sob efeito pandêmico e obnubilado pelos eflúvios da cloroquina, também defenderá na próxima coluna que Têmis seja substituída enquanto símbolo da ''Justitia''. A deusa da Justiça não estaria de tapa-olhos, mas com lupas de alcance microscópico! Para seu olhar capturar as entranhas do conjunto probatório, inclusive a insondável miséria da condição humana. Hélio confunde principal com acessório. Jair foi inocentado por terrorismo e promovido a capitão. O título é: Abaixo o Tribunal Militar!

    Responda
  5. robinson elvas rosal

    Será q o Júri faria a "bondade" q Noronha fez a Queiroz e esposa? Quem não se lembra o golpe contra a Operação Castelo de Areia? E o q o STF tem feito contra a Lava-jato? VIVA O JÚRI!!!

    Responda
  6. robinson elvas rosal

    Hélio, não se engane com a suposta natureza "técnica" das decisões judiciais. Juiz decide como bem quer, e, frequentemente, não dá a menor bola para a lei. São inúmeras as razões: a pedido, por capricho, simpatia/antipatia, amizades, despreparo ou corrupção. Agora mesmo, só para favorecer Maia/Alcolumbre, 5 ministros do STF leram "É PERMITIDO" onde, na própria CF, está escrito "É VEDADO".

    Responda
  7. JOAO BATISTA DA SILVA

    Precisamos nos livrar com urgência das bobagens que a imprensa publica. A liberdade de imprensa no Brasil serve para jornais e jornalistas publicarem as piores bobagens e tudo fica por isso mesmo.

    Responda
    1. JOAO BATISTA DA SILVA

      Quem está propondo todas essas arbitrariedades é você. Pensou alto?

    2. Eduardo Rocha

      Qual a sua sugestão? Fechamento dos jornais? Fuzilamento de jornalistas ou somente envio à campos de concentração? E quem julga o que é bobagem?

    3. Serafim Bragança Mendes

      Precisamos mesmo é nos livrar dos idiotas que acham que tudo com o que eles não concordam é bobagem.

    4. Serafim Bragança Mendes

      Precisamos mesmo é nos livrar dos idiotas que acham que tudo com o que eles não concordam é bobagem.

    5. RICARDO Moreira

      Bobagem por que? Realmente o juri é ultrapassado e desnecessario. 95 por cento dos jurados nao sabem o que fazer ali, alem de nao quererem estar ali. Muito melhor um julgamento tecnico e embasado por um juiz de formacao,do que por um cidadao comum que nao estudou para a tarefa. A extinção do juri faz vc perder alguma "boquinha"?

    6. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

      Ainda bem que o desvairo de alguns desperta a sensatez de outros, e assim a opinião publica vai amadurecendo, ou paga o preço pela sua insensatez.

  8. JORGE LUIZ ZANGARINI SANTOS

    Prezado Hélio, com toda a admiração que nutro por seus artigos, creio que, desta feita, você "pisou na bola". Você sabia, por exemplo, que hoje, no Brasil, quase todas as decisões são réplicas umas das outras, na base do Ctrl C e Ctrl V? É muito copia e cola. Duvida? Busque as decisões nos mais diversos tribunais. No Júri, pelo menos, o copia e cola passa longe e, mesmo assim, nalguma parte técnica, possamos encontrá-lo. E NINGUÉM SE POSICIONA CONTRA ESSE ABSURDO! Testemunhos são copia e cola!

    Responda
  9. Francisco Fernandes Neto

    Pelo menos o Tribunal do Juri não solta líder do tráfico.

    Responda
  10. MARCOS CESAR MORAES

    O tribunal do júri tem um outro problema: funciona razoavelmente (com acerto ou não em termos jurídicos) qdo se trata de casos simples, alguns réus e algumas vítimas, fatos simples. Qdo se trata de fatos complexos, muitas provas circunstanciais, muitos réus, crimes correlatos, dezenas de testemunhas, aí não funciona mesmo, pois é difícil levar a todos a julgamento com alguma rapidez e fazer os jurados entenderem.

    Responda
  11. Orlando Souza

    Para quem já preconizou a morte de um cidadão é razoável querer o fim do Tribunal do Juri.

    Responda
  12. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    E que esteja bem longe a "próxima revolução"!

    Responda
  13. Chang Up Jung

    Do mesmo como o federalismo daqui foi imitação do norte-americano, o júri também deve ser resultado dessa macaquice. Mas o curioso é que neste país nada é definitivo. Como alguém já disse, nem o passado é certo aqui. Como uma coisa dita soberana como a decisão do júri popular chega a uma quarta instância judicial?!

    Responda
    1. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

      Pois é. É que o júri popular no Brasil não julga todos os crimes, mas somente os dolosos contra a vida. Os demais são julgados pelo juiz singular ou pelos tribunais. Nos EUA o júri popular alcança outras matérias.

  14. Vito Algirdas Sukys

    O tribunal do júri é um critério para julgar a ação certa. Os juízes julgariam por um utilitarismo de regras. Mill reconheceu a importância do respeito pelas regras que são justificadas ultimamente por suas utilidades. As regras dos juízes moldadas por sua utilidade a do tribunal do júri em regras de conduta pessoais. Isso seria em princípio; na prática há muitos problemas na estimativa da utilidade das regras dos juízes. A ciência só nos traz teorias para avaliar a manipulação do homem.

    Responda
  15. José Cardoso

    Mais uma cláusula pétrea. Se não tem remédio, remediado está, não adianta ser contra.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Opa, maiomêno, né, José? Não há que calar, há que se espernear, imperioso discutir.

  16. João Perles

    Não tenho dúvidas quanto a má formação de caráter de grande parte dos nossos juízes, ainda assim, sou contra o Tribunal de Júri, no geral, constituído por pessoas com péssima formação escolar, preconceituosas e, no mais das vezes, movidas por dogmas religiosos maltrapilhos.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Besteira! Já fui chamado à um tribunal (escapei por pouco) e o grupo era bem heterogêneo. A chamada é por sorteio. Mas se você for chamado, já garante a vaga de "pessoa preconceituosa", pois confunde formação escolar com caráter.

  17. luis vidal

    O articulista não sabe do que está falando. Até a arte produzida é importada. E investe contra os direitos individuais instituídos no art. 5*. Tem esse hábito. Sustenta um liberalismo político que não se encaixa no país.

    Responda
  18. Tersio Gorrasi

    Todos somos inocentes, não precisamos de tribunais nem de juris. Por trás de um aparente crime sempre haverá um motivo (provocação, forte emoção, desejo de enriquecer, psicopatia,etc). Pessoas mortais e imperfeitas não podem julgar os seus pares. Este é o mundinho deste colunista sonhador

    Responda
  19. Herculano JR 70

    1Prefiro Lucas 6:37 Não julgueis e ñ sereis julgados. Estado é cerca d 80% ds ações, como réu ou autor, a maioria tributaria, sem estado a litigância seria mínima. Nesse contexto, tribunal de júri é detalhe. Mais importante é debater se e legitimo mérito jurídico para monopolizar julgar, pois, afinal, um juiz ñ pode ter mérito técnico em tudo. Ademais a Cf informa q ninguém pode alegar desconhecer a lei, portanto todos estão aptos a julgar. Muito mais legitimo o júri q a magistratura estatal,

    Responda
  20. Herculano JR 70

    2Afinal a democracia limita poder pq é corr+upto e imoral. Basta ver os privilégios e as aberrações do Stf p refletir q quem ñ se julga ñ pode julgar. O fato e q as complicações dos processos se deve a intromissão do estado em muitas áreas e ser mecanismo monopolizador exercido, em nome do mérito técnico, p impor a aberração da capacidade postulatória aos advogados o absurdo da sucumbência, q alias vai contra o direito a petição. Em um tribunal, quem menos sabe o q acontece e o autor.

    Responda
  21. Roger Z Moire

    Absurdo.O Tribunal de Juri existe para mitigar as provas mesmo. Uma mulher que matasse um homem desarmado, que tentava estupra-lá(defesa da honra) seria condenada se levada em conta apenas as provas, por exemplo.

    Responda
    1. MARCOS CESAR MORAES

      Acredite, a chance do júri condenar a mulher é muito maior. O contrário talvez não, um homem que mata mulher por defesa da honra seria absolvido mesmo nos dias de hoje no interior do País. Basta pesquisa. Essa tese ainda é muito comum, e o júri acata muitas vezes, depende da composição.

  22. luiz marrey

    O Código de Processo Penal é de 1941 e prevê a anulação do julgamento pelo Júri quando a for absurdo .Passados quase 80 anos a 1ª Turma do STF resolveu inovar e decidiu que se for absolvido o réu, não tem recurso. Todas as composições do STF não aceitavam tal tese. Eram todos os Ministros desinformados? A soberania da decisão do Júri sempre foi limitada! A nova decisão, tomada por maioria de votos, se prevalecer, gera a impunidade. de feminicídios e casos de violência por agentes públicos.

    Responda
  23. luiz marrey

    O Código de Processo Penal é de 1941 e prevê a anulação do julgamento pelo Júri quando a for absurda .Quase 80 anos depois a 1ª Turma do STF resolveu inovar e decidiu que se for absolvido o réu, não tem recurso. Todas as composições do STF não aceitavam tal tese. Eram todos os Ministros desinformados? A soberania das decisão do Júri sempre foi limitada! A nova decisão, tomada por maioria de votos, se prevalecer, gera a impunidade. de feminicídios e casos de violência por agentes públicos.

    Responda
  24. Richard Lins

    Creio que o problema não seja o júri nem a constituição. Estamos desde 2015 discutindo o trânsito em julgado. Não é possível que ninguém tenha reparado que a decisão do júri, o trânsito acaba na 1a instância!

    Responda
  25. Paulo Emmanuel Farias Albuquerque

    Discordo do autor. O Júri é uma instituição que providencia justiça e equidade através da empatia possível entre iguais. O fato de ser uma instituição antiga e até o presente se manter efetiva fala muito bem da sua necessária manutenção e acerto. No júri automatismos e produtividade não são a tônica. O caso é esmiuçado aos detalhes e a justiça não é provida como se fosse produto de uma linha de montagem sujeita a índices de produtividade. O autor preferiria ser julgado por computadores?

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Uma observação, Paulo: antiguidade pode ser benéfica e pode ser vício, há que se particularizar a análise - tanto quanto a análise dos critérios "objetivos" de produtividade. Não tem regra geral que atenda à crítica de boa qualidade.

  26. MARCOS BENASSI

    Uai, Sêo Hélio, sei não o porquê do espanto. A hipócritocracia é a regra, cá e alhures: governantes desonestos dão pinta de vestais; juízes p.ut anheiros julgam com rigor casos de grande impacto moral; industriais apoiadores de campanhas muito éticas vendem seus produtos sexualizando a criançada ou criando imaginários tóxicos;marketeiros vendem gentes, objetos e serviços sem questionar coisa alguma.O tribunal do júri é só a cereja do bolo, não há nada disconforme no melanoma de quem tá em sepse.

    Responda
  27. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Ô artigo bom, inteligente, preciso. E direto ao ponto.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Na mosca. Muito embora eu não tenha grande consideração pela indignação que só alcança a cereja e larga o bolo intacto.