Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ULISSES RIBEIRO ROCHA

    O neoliberalismo é tão cruel quanto o fascismo.

    Responda
  2. Cristina Dias

    Um desgoverno de losers, com losers, para losers.

    Responda
  3. Alexandre Miquelino Levanteze

    Só nos resta impeachment e depois colocá-lo na cadeia!

    Responda
  4. FABRIZIO WROLLI

    57 milhões de gênios votaram nesse Huno chamado Jair. Sabiam quem era, o que não era e o que jamais será. E não foi por falta de aviso. Lembram do #elenão?

    Responda
  5. FABRIZIO WROLLI

    Qual o programa desse desgoverno? Quais as políticas públicas, as Reformas administrativas e tributária; qual o incentivo à pequena e média empresa? Qual o fomento à logística, transporte, ferrovias, portos, navios, modais fluviais; qual os planos para tirar 25 milhões de desempregados e subempregados, precários e informais da pobreza; qual o programa para os 15 milhões que sofrem diariamente insegurança alimentar?

    Responda
  6. Luiz Bruscato

    Bolsonaro é confuso e incompetente .

    Responda
    1. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      E vc é muito educado, Bruscato. Eu usaria adjetivos bem piores para qualificar este ape.deuta que nos (des)governa.

  7. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    O Presidente é péssimo no improviso e quando faz humor. Há uma estratégia de MARKETING para desviar a atenção dos brasileiros para a gravidade da pandemia no Brasil e das queimadas que já consumiram 30% do Pantanal Mato-grossense. As referências à pandemia, à vacina, à cloroquina, bem como os ataques à ex-Presidente Dilma Rousseff que, para ele não foi torturada, são apenas exemplos desse teatro macabro, cujo palco são as grades do Palácio da Alvorada. Falta-lhe talento sob todos os aspectos!

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Não chega a chocar que alguém que despreza visceralmente o conhecimento, a cultura e a arte seja tão péssimo ator.

  8. João Perles

    Nunca houve plano de governo, nem antes, nem depois das eleições. Desde sempre o bolsonarismo foi um conjunto de maluquices a serviço do combate "à cultura marxista brasileira", ancorado no princípio da violência. Guedes é anacrônico no discurso e na prática. Suas concepções econômicas não fazem mais sentido em relação à moderna literatura da área. O bom senso está nos dizendo que a falta de investimentos e planejamentos nas áreas essenciais vai levar o país ao colapso.

    Responda
    1. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      Davi, te garanto: é mais fácil eu pegar em armas numa eventual guerra civil do que este ape.deuta comparecer a debates.

    2. Davi Pessoa Ferraz

      Estou ansioso para ver bolsonaro em debates na campanha pela reeleição em 2022. Ou será que ele vai dar um jeito de arranjar outra facada no outro lado da barriga para fugir dos debates?

  9. Davi Pessoa Ferraz

    Tem muita gente como eu se deleitando em ver o esperneio de donald trump nos Estados Unidos sem querer largar o osso. E o melhor é que em 2022 vamos ter mais aqui no Brasil de bolsonaro, o jair, e os outros bolsonaros. Aliais, por onde anda o carluxinho? Porque R$89.000,00 na conta de micheque? Porque não temos vacinas? Porque não te calas bolsonaro?

    Responda
  10. Heitor Carvalho

    FORA BOLSONAROOOOOO

    Responda
  11. Davi Pessoa Ferraz

    O que é que anda fazendo o general pazuello? Esse que o articulista classificou muito como bem como "uma ordenança incapaz" tentando gerir o almoxarifado da saúde..

    Responda
    1. Cristina Dias

      O especialista em logística (sic), já fracassou no pregão de seringas. Deve estar elaborando o próximo fracasso no leilão de bolinhas de algodão.

  12. Veranis Rodrigues

    Não se esqueça do fracasso no futebol. O cara barrigudo, estatelado na grama lanchando, é uma cena de fracasso profundo.

    Responda
    1. Cristina Dias

      Não seja cruel. Foi um movimento estrategicamente executado para poder dar uma mordiscada na apetitosa gramínea da Vila.

  13. Wil Prado

    É o que vemos. O cara não trabalha mais, vive para cima e para baixo, fazendo conchaves com deus e o diabo, aparelhando instituições de Estado, como Abin, Receita Federa, PF e ouros, sem limites. E tudo isso para que? Para tentar proteger os filhos das garras da Justiça. E quanto mais o cerco aperta, mais ameaças e bravatas inventa, como esse desrespeito contra a Dilma.

    Responda
    1. Paulo Cury

      O negocio do cara é participar de formaturas de militares, inaugurar pintura de torre de relógio, exposição de roupas cafonas, ligar disjuntor, inaugurar "obras prontas" ou já inauguradas, inaugurar submarino que não está pronto para navegar, provocar aglomerações, tumultuar o governo e outras coisas "importantes".

    2. Rodrigo Ricoy Dias

      Quase perfeito o comentário. Breve correção: não se usa a expressão 'não trabalha mais' para referência a alguém que jamais trabalhou

  14. Vilmar Dimas Nicolau

    Bolsonaro é apenas o macaquito da turma dos bancos que ainda tem Maia e todo o Congresso para ajudar a raspar o tacho do patrimônio nacional. Apontar o dedo para Bolsonaro é o mesmo que culpar o carteiro pela carta que traz notícia ruim. A verdade é que boa parte da mídia sempre apoiou as medidas neoliberais e precisava de um "salvador da pátria" para transformar o Brasil no inferno dos miseráveis para muitos e no paraíso do lucro fácil para a classe dominante.

    Responda
    1. Vinicius De Azevedo Andrich

      Verdade. O Jair e o Maia se bicam, mas a política econômica dos e do Guedes é idêntica.

    2. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Assino embaixo, Vilmar !

  15. JOSÃ OLIVEIRA

    Você tem certeza que essa sua assertiva é séria? "Congresso evitou fracasso final do bolsonarismo na economia, mas não na vacina". Pois, saiba de uma coisa de suma importância: esse Congresso, que nada tem de Nacional, o Guedes, e muito menos o Bolsonaro, têm qualquer credibilidade. Não para o povo, sobretudo, a classe trabalhadora e todos os demais que podem ser classificados, como pertencestes ao imenso contingente de brasileiros menos favorecidos.

    Responda
  16. guilherme herzog neto

    Não poderia esperar outra coisa com tantos militares.

    Responda
  17. MARCOS BENASSI

    Hahaha!! Privatizações de Nostradamus foi fantástico! Temos a medicina de Kellogg, a cultura de Luzia - a fóssil - a política de Bozo, o símio habilidoso. Conforme o freak show avança, a gente vai vendo como se sofistica a capacidade excretora federal. Ampliam-se igualmente a quantidade de estrume e de ventiladores.

    Responda
    1. Cristina Dias

      Quem diria...

    2. MARCOS BENASSI

      É exatamente a do Sucrilhos Cristina! o Kellogg criou sucrilho como parte dos seus tratamentos mirabolantes. Mirabolantes e safadistas, no seu sanatório ele curava muitas histerias mantendo no lugar correto, úteros abastados da fidalguia norte-americana da época - século 19, salvo engano. Brinquedos sexuais seríssimos que ele, dirigente e pessoalmente, dirigia! Eu tenho impressão de que era uma versão melhorada e cheia de glacê daqueles mascates de elixires, de cidade em cidade, vendendo milagr

    3. Cristina Dias

      Para nós, menos letrados, elabore um pouco mais sobre a medicina de Kellogg. Suponho que não se trate de sucrilhos.

  18. José Aguiar Freitas Jr

    É só o começo, amigos. Aguardem a posse de Biden, que vai fechar o cerco a Bolsonaro. Aí a cobra vai fumar.

    Responda
  19. Igor Cornelsen

    Comentário perfeito sobre o desempenho do governo Bolsonaro no tocante à saúde. Falho em relação ao desempenho de Paulo Guedes. Seu plano econômico é vetado pelo próprio presidente, que é contra o corte de gastos públicos, contra as privatizações e contra o liberalismo econômico. Aliás como deputado votou sempre a favor das mesmas teses defendidas pela esquerda na Câmara. O que não dá para entender é porque Paulo Guedes e sua equipe não pedem demissão.

    Responda
    1. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      Concordo mais uma vez, Davi. O cara não acerta nem o número das roupas que ele veste. Por que raios iria acertar os da economia?

    2. Rodrigo Ricoy Dias

      Guedes é pior que Bolsonaro

    3. Cristina Dias

      Paulo Guedes nunca teve plano nenhum. É um falastrão vulgar.

    4. Davi Pessoa Ferraz

      Não. Paulo Guedes não tem essa competência que você acha que tem.

  20. Tino Leon

    Enquanto isso, as instituições, aquelas que dizem que "estão funcionando", aguardam autorização do poder econômico para tirarem este es.tru.pí.ci.o do poder.

    Responda
  21. Antonio Ferreira de Castilho

    Ótimo texto, como tantos outros, porém nada muda no governo, ao contrário, só piora. Precisamos agir, convocar congresso e demais organizações da sociedade e dar um basta nesta política de arrasa quarteirão!

    Responda
    1. Simone Rodrigues

      O Congresso faz parte dessa política. Não esqueça que Rodrigo Maia é fiador deste governo. Penso que mesmo que o poder econômico liberasse maia para avançar com um dos tantos processos de impeachment, a maioria da Câmara votaria contra. Não adianta só tirar o bozo. I'm Dória ou Huck da vida seguiria a mesma agenda econômica que está aí, a da destruição de direitos, empobrecimento geral e redução dos serviços prestados pelo Estado.

  22. Duke H

    O Maia fez o Brasil perde muito tempo e o custo disso está aí. Era para ter dado andamento no Impeachment faz tempo.

    Responda
    1. José Lemos da Silva Filho

      O Maia fica no malabarismo político de sempre. Ataca, com discursos eloquentes para, depois, enfiar mais um pedido de impeachment na gaveta. Como sempre, o congresso navega em fazer discursos e se aninhar com o executivo.

  23. Andréia Chaieb

    Excelente! O único passo decente agora é o Maia botar em votação o impeachment, independente do resultado temos o direito de assistir e gravar o voto de cada deputado. Coragem Maia!

    Responda
    1. Simone Rodrigues

      Ele já falou que não vai colocar. O que tem de ficar claro é que não coloca nem vai colocar para votação qualquer processo de impeachment pelo fato de compactuar com as políticas (ou falta delas) que estão aí. O maia é neoliberal de carteirinha. Por isso, quer redução do Estado e povo na miséria e indigência absolutos, pois issy garante que o orçamento público vá todo para o pagamento da dívida pública, redução de impostos para ricos, entre outras demandas da elite.

  24. Fabio Cesar Cristiano

    Excelente artigo. Obrigado!

    Responda
  25. Cloves Oliveira

    Está difícil identificar quem é mais psicopata nessa história, o JMB ou a FSP. À propos, psicopata não é xingamento. É um termo técnico, para descrever transtorno de personalidade caracterizado por um comportamento anti social persistente, falta de empatia e remorso e traços de egoísmo. É o equivalente do termo fora de moda, cão sarnento. Ou seja, culpar o cão pelo sarna que ele adquiriu. Vamos lá FSP, a qualidade é de graça; o que custa é a falta de qualidade.

    Responda
    1. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Cloves, o pensador, tendo amostra da nova tirania, aquela intolerância que busca o extermínio das palavras divergentes e o cala a boca de quem as proferiu. A ditadura dos neovirtuosos que retira a autonomia e a liberdade de pensar 'outra coisa'. Quais são os métodos usados? São os mesmos de Bolsonaro: ofendem, afrontam, desclassificam de forma beligerante e pessoal - a independência de pensamento. .../Claudia F.

    2. Cristina Dias

      A última frase do texto é dedicada a tipos como você.

    3. Cristina Dias

      Cloves é um quem tem sempre o cuidado de encontrar uma forma bem elaborada de escrever as maiores as.nei.ras.

    4. Marco Aurélio Mello

      Tio Cloves

    5. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Esse Clovis é, verdadeiramente, um caso perdido, um caso pra internação ! Este desgoverno pode cometer as maiores atrocidades e este sujeito é incapaz de uma mínima palavra de crítica ! Se fosse um governo liderado por um partido de esquerda, centro-esquerda ou centro, fizesse um décimo das incompetências deste desgoverno atual, estaria aqui neste espaço a vomitar suas estultices !

    6. Mauricio Soares

      Acho que chamar de “gado” é pouco. Deveria ser “vara”, porque são todos porcos.

    7. adherbal oliveira

      Já tua doença é assinar voluntariamente (?) e tomar conta do psicopata. Sai da lama, jacaré. Faz algo que te agrade.

    8. Duke H

      Isso de FSP psicopata é totalmente um delírio seu.

    9. Carlos Fernando de Souza Braga

      Bolsominion fanático detectado

    10. Hernandez Piras Batista

      Não vejo nenhum sinal de psicopatia na Folha de S. Paulo. Ela tem cumprido fielmente os deveres da imprensa livre. Talvez seja o caso de você cobrar um pouco mais de qualidade da mensagem, não do mensageiro. O catastrofismo não está na Folha, mas neste governo, cujos erros você sempre relativiza.

  26. Guilherme da Costa Dias

    Ótimo texto!

    Responda
  27. Cristina Dias

    Sim, a cumplicidade irresponsável vai custar caro, muito caro.

    Responda