Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CESAR MONTEZUMA CARVALHO

    O colunista escreve muitas vezes sobre temas interessantes e pouco conhecidos, dessa vez falou o óbvio, poderia ter encerrado o ano de uma maneira melhor. Um governo negacionista dificilmente tomará uma decisão baseada na ciência e pensando no melhor para a população.

    Responda
  2. ABEL NOGUEIRA

    O Brasil errou em apostar no Bolsonaro, esse foi o maior erro.

    Responda
  3. Nelson Vidal Gomes

    Penso que este deva ser o principal objetivo a ser atingido,o de transformar uma doença potencialmente letal em uma verdadeira gripezinha,não mais que isso.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!Que o Espírito do Natal seja o de todos os dias do Ano Novo!Namastê!

    Responda
  4. Rafael Oliveira

    ora ora ora temos aqui um xeroque rolmes

    Responda
  5. Galdino Formiga

    Avaliação crítica retroativa fácil de fazer. Como disse o assinante: “construtor de obra pronta”.

    Responda
  6. José Cardoso

    Realmente talvez tivesse sido melhor assegurar o suprimento de várias delas, enquanto a Fiocruz desenvolvia a sua própria (o que ela está fazendo, mas sem perspectiva para o primeiro trimestre).

    Responda
  7. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    O atual governo brasileiro poderia ter dito ao que veio nesta pandemia. Acredito que na Gripe Espanhola que matou milhões no mundo e milhares no Brasil(1918-1920) o Governo tenha tido melhor comportamento institucional apesar da precariedade da ciência e da tecnologia. Por que não foram adiadas as eleições e se partiu para o combate ao vírus, contratando o Brasil todas as vacinas disponíveis no mundo e fazendo DIAS DE VACINAÇÃO em vez de DIAS DE ELEIÇÕES? CADÊ OS NOSSOS ADMINISTRADORES?

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Verdade Trindade!Mas quem elegeu Bolsonaro foi um professor universitário,que se candidatou à Presidência da República sob o jugo de homem inculto,condenado pela Justiça do país,que havia deixado 60 milhões de endividados,40 milhões de invisíveis e 100 milhões sem ter onde fazer cocô.Namastê!

    2. José Trindade

      Caro Antonio, cadê nossos administradores? O maior deles, o inominável, estava em campo jogando pelada. Não temos administradores, temos um aglomerado de seguidores no rebanho. Aqueles com responsabilidade, apoiados pela ciência, pesquisa e tecnologia, enfrentam jornadas desumanas tentando dar conta dos milhares de infectados e doentes, Brasil afora. Vamos sair dessa... mas, o risco de não aprendermos a lição é imensa. Já tivemos um "Collor da vida" e seguimos no engano. Fora bozzonaro.

  8. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    A Segunda Onda do Coronavírus instalou-se no Brasil, coincidentemente, após as Eleições. Estas poderiam ter sido adiadas sem comprometer a Democracia nem contrariar a Constituição Federal. No entanto, se preferiu todo o preparo público para eleições em quase 6000 Municípios. É claro que isso influiu na propagação do vírus. Eleições já foram adiadas no Brasil(de 1980 para 1982), neste último ano sendo realizada eleições amplas e gerais, exceto para Presidente da República.

    Responda
  9. JOSE EDUARDO CHAIBUBE FARAH

    Por favor dr Hélio , não de palpite no que você desconhece,ou agora já virou epedemilogista

    Responda
    1. José Lemos da Silva Filho

      José Eduardo, tanta gente dá palpite e toma decisão sem ser qualificado, vide o comando do país, que não deve ser desqualificada a opinião de um jornalista.

  10. guilherme herzog neto

    Mas parece que São Paulo pelo menos tem as seringas e agulhas para iniciar a vacinação, como o Kalil de BH, que comprou-as lá atrás.

    Responda
    1. guilherme herzog neto

      São Paulo tem vacina e 70 milhões de seringas e agulhas, o MSaude apenas 7 milhões de seringas e agulhas.

  11. MARCO ANTONIO MAIA DRUMOND

    A infelicidade de se ter um presidente que só quer sabotar a correta imunização para investir em cloroquina faz com que o nosso país fique neste estado: o segundo do mundo em mortes, com tendência de crescimento já que a vacina aqui chegará retardada. Como o primeiro mandatário...

    Responda
  12. Luiz Roberto Peres

    Em verdade o Brasil não apostou em vacina alguma. Enquanto 25 países já estão vacinando suas populações , nós aqui estamos aguardando fevereiro/março/abril de 2021?????

    Responda
  13. noel neves

    A depender só de Pazuello o início da vacinação no Brasil vai ser o verdadeiro caos!

    Responda
  14. Leonardo Gama

    Importante notar que a parceria do governo federal (responsável pelo Programa Nacional de Imunizações) com a AstraZeneca não o proibia de firmar contratos de intenção de compra com outras fabricantes, apenas vetava que ele investisse no desenvolvimento e transferência de tecnologia de uma concorrente. Quanto ao governo de SP, nesse quesito, fez até mais do que a obrigação --ou devemos criticar também os demais 25 estados? Não deixe-se seduzir pelo emcimadomurismo, Hélio.

    Responda
  15. Herculano JR 70

    1Qdo o estado intervem, claro, p o bem coletivo, deg+enera: saude, escola, e Covid. A desculpa Covid foi a falta de Uti´s. Degen+erou nesse esteli+onato farmacêutico sobre necessidade criada, Panfolia.

    Responda
    1. Flávio Guilherme

      Sim, claro. O mundo inteiro teve como "desculpa" a falta de UTIs... Tem gente que ainda insiste nesse negacionismo absurdo. Mas, pior ainda qd é gente do governo.

  16. Herculano JR 70

    1a Mas, investir em muitas vacinas é caro e nem sempre boa estratégia, ñ so nelas, mas equipa/os, logística diferenciada, efeitos colaterais mais diversificados, estoques, sobras. Mas, gastar faz parte d far+ra. Lembrar q vacinas estão sendo aprovadas emergência/e, quer dizer, atropelando segurança.

    Responda
  17. Herculano JR 70

    1Qdo o estado intervem, claro, p o bem d coletivo, degenera: saude, escola, e Covid. A desculpa Covid foi a falta de Uti´s. Degenerou nesse estelionato farmacêutico sobre necessidade criada, Pan+folia. Mas, investir em muitas vacinas é caro e nem sempre boa estratégia, ñ so nelas, mas equipa/os, logística diferenciada, efeitos colaterais mais diversificados, estoques, sobras. Mas, gastar faz parte da farra. Lembrar q vacinas estão sendo aprovadas emergência/e, quer dizer, atropelando segurança

    Responda
  18. Herculano JR 70

    2Historia de nossa tecnologia e outro engodo pra justificar pesquisa básica bancada pelo estado. Se os adiantados fazem pra fazermos se os trabalhos são publicados? Elas valem nada em principio. P ex. estudo da vacina de mRna foi publicado pela húngara Katalin Kariko em 2005, q ficou implorando e sofrendo com as recusas ao seu trabalho. Em 2010 a Moderna a pegou de graça e fez acordo com a Pfizer. Portanto, ta cheio la fora, e so pegar e usar.

    Responda
  19. Euclides Sandoval

    O desgoverno federal errou ao investir em cloroquina ao invés de comprar seringas, ao minimizar a pandemia, ao fomentar aglomerações, ao não se reunir com a Pfizer na hora certa etc etc... Mas a fabricação nacional de vacinas contra o Covid-19 garantirá o abastecimento pelos próximos anos e a baixo custo, esse ponto é positivo.

    Responda
  20. José Ricardo Braga

    Redução de danos é o que bolsonaristas tentam. Mas isso não é pra quem ficou 'd o i d ã o' ?

    Responda
  21. Jackson de Moura Ferro Silva

    Concordo, o Brasil errou ao apostar em apenas 2 vacinas . E ainda por cima, a sorte não ajudou .

    Responda
  22. Antenor Silva Neto

    Este é o famoso construtor de obras prontas

    Responda
  23. Paolo Valerio Caporuscio

    brasil desde a época do descobrimento foi moldado de muitos erros e de tudo que é prejudicial e tradicionalmente influenciou com o passar do tempo culturalmente na sociedade que se acostumou-se com a situação o que o torna cada vez mais atrasado.

    Responda
  24. FLAVIO CALICHMAN

    Coluna precisa e direta. Não era mesmo o caso de se balizar pela transferência de tecnologia mas, sim, de resolver uma gravíssima emergência de saúde pública da forma mais rápida e eficiente. Agora todos nós pagaremos por escolhas ideológicas e obtusas.

    Responda
  25. jose roberto alferes siqueira

    Inteligente de plantão adora palpitar depois do acontecido fique calado melhor esconder falta do que dizer olha o que acontece na Itália Espanha França Rússia eua e verá que estamos melhores

    Responda
    1. Ney Fernando

      Nos EUA a na Rússia a vacinação já começou, e parece que eles não têm problemas para a aquisição de seringas e agulhas.

    2. Neber Fava

      Não estamos melhores que estes países. Se ajustarmos o número de mortes pela composição etária das populações , procedimento que os epidemiologistas tem obrigação de fazer em qualquer doença, veríamos que estamos pior. E mais ainda , o que o articulista fala é sobre vacinas, e aí os países estão vacinando e nós não.