Ilona Szabó de Carvalho > Desejos para 2021 e depois Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não é tão simples assim. O Brasil é um paÃs analfabeto filistinista. De fato: a verdade é a conformação de um fato com a consciência de quem a detém. Entretanto quem não tem instrução, não está apto a formar opinião e, isto explica o desastre que é o Brasil.
Humm entendi ; o "problema' do Brasil sao os pobres os analfabetos os indolentes os preguiçosos os pretos .....ja os ricos e os poderosos que sabemos todos tem a tal instruçao nao sao responsaveis por nada ? E o escrevinho ainda começa afirmando nao ser "tao simples assim"
Dublê de Jane Fonda.
Há quem leia T.Morus como ficção. Outros ao pé da letra. A diferença nas leituras explica bem o que vivemos no século passado. Ainda dá tempo pra evitar os mesmos equÃvocos. Infelizmente, poucos ainda querem ler, distraÃdos entre mÃdias sociais. Ficamos nos comentários das ficções levadas a sério. Tudo vai continuar igual, tudo pura vaidade. Feliz 2021.
Bom comentário, Vidal Até que enfim deu uma dentro. Parabéns. Agora vamos ver se segue na mesma linha.
Chega de colonialismo, Telles, pense grande. Temos um lÃder que mudou esse paÃs, e que só não voltou para tornar o povo feliz de novo porque foi vÃtima de lawfare. Um Feliz Ano Novo para todos.
Quem, o larápio?
Estou pasmo! Que belo artigo, que grandeza de espÃrito. Em tempos de boçalidade e truculência como esses que estamos atravessando, um ser pensante como Ilona é um oásis para refrigerar nossos sentimentos e ideias. Não foi à -toa que o capitão Odorico Paraguaçu mandou exonerá-la. É muito para a Sucupira dos seus desatinos.
Depois de ler este brilhante artigo compreendi porque Bolsonaro mandou exonerar a cientista Ilona Szabó do Conselho. Eles não toleram pessoas que pensam.
Não entendo como tantas pessoas esperam, ansiosamente, pela socialização global. Não basta acompanhar os acontecimentos na China, mas somente o que a ditadura consente. O socialismo acarreta a perda absoluta da liberdade de expressão e de atitudes. O cidadão é avaliado tão somente pelo que pode produzir de útil ao sistema. Alguma coisa parecida com essa sessão, onde os leitores expressam seu ponto de vista, em um paÃs socialista não passa de um sonho. Por favor, brasileiros, sejam racionais.
O que se quer é justiça social, com a redução da obscena desigualdade social. Cuidado com as fakes do Zap...
Isso mesmo, sejamos racionais, derrubemos o Bozo e prendamos a familicia.
Precisamos encontrar uma pessoa com a cabeça de um Obama para nos ajudar a sair dessa.
Artigo muito feliz! Congratulo-me com sua autora. Que o EspÃrito do Natal possa o de todos os dias do Ano Novo. Namastê! Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Desejo e pedido de final de ano de alguém bem intencionada, infelizmente, só isso.
Com todo o respeito à articulista, o inferno está cheio de bem intencionados. Cada vez me convenço que o gargalo que nos separa de um futuro melhor é a comunicação efetiva. Depois que os imbecis perderam a humildade com a internet, o mundo vive numa torre de Babel onde todos gritam e ninguém ouve. Há que separar o som do ruÃdo, com filtros digitais (e cerebrais). Simples assim.
Não é simples assim. Falta instrução ao nosso povo.
Boa parte de nossa obscurantista sociedade ainda vive no século XIX e se acha a fina flor da modernidade. Enfim . . . . . mais do mesmo!!!!!
Um belo texto, carregado de esperança. Obrigado pelas palavras, Ilona.
Eleitores da extrema-direita sempre foram e sempre serão racistas, homofóbicos, preconceituosos, e por aà vai. Seus votos serão nos candidatos que os espelham. Ilusão achar que, com diálogo e flores mudarão seus valores.
Caramba, e não é que segundo o Nelson os terraplanistas estavam certos e o nazismo é de esquerda? Getúlio Vargas foi a esquerda no poder? Mai bodi! Por essa eu não esperava! Só porque criou a CLT e a estrutura sindical? Fez isso para controlar a classe trabalhadora, era inteligentÃssimo e percebeu que isso tudo viria como conquista o que tornaria os trabalhadores incontroláveis pelo poder polÃtico dominante, o que apavorava as elites econômicas.
O que nos atrapalha o espÃrito crÃtico são os rótulos, que nos obscurecem a verdade. Este artigo é feliz e momentoso justamente porque assim não o faz. No Brasil, a rigor, a esquerda só esteve no poder com Getúlio Vargas e João Goulart, mas como massas de manobra, nos pomos a repetir "esses e aqueles" discursos e "nomes de partidos", que não condizem com suas práticas governamentais, e assim deixamos de servir ao bem comum para o fazermos aos detentores mal intencionados do poder. Namastê!
O
Dizer o quê do texto da Ilona (Conheci Szabó em Paranavai - PR). Claro como água de regato de mata virgem. Didático como a minha saudosa Cartilha Sodré. Lastimo por ser utópico. É preciso lembrar à autora que estamos no Brasil. Um paÃs habitado por gente que beija a mão que a esbofeteia.
Parabéns Ilona, por suas palavras reconfortantes. Precisamos desse pensamento. Estamos atravessando momentos difÃceis, sem liderança e ainda, fazendo pouco caso da vida das pessoas. Nossa esperança e certeza, é que um dia tudo isso vai passar....Confiamos nisso!
*raciocinemos
Correto mas já vÃnhamos assim há bastante tempo! Ao menos quanto a lideranças bem intencionadas. Se gostamos mesmo deste artigo, eu o aplaudo, sigamos seu exemplo. Racionemos em tese , sem rótulos, porque estes obscurecem a verdade. Que o EspÃrito do Natal seja o de todos os dias do Ano Novo!
Texto fraco e cheio de mesmice. Não vejo atualmente no mundo nenhum lÃder que possa escolher e que poderia fazer melhor do que eu.
Hahaha... Boa ironia... :-)
Ilona é um dos valores da Sociedade Civil Brasileira, e de há muito estuda nosso perfil de violência, e sua influência é inegável. Impressionado, por isso Moro a quis. Seu texto é lúcido e consistente. No entanto, infelizmente, isso apenas não basta. Seu pensamento e de outros precisa ser amarrado num movimento apartidário que resgate a Moral e a Ética em oposição à esbórnia. A organização dos coletivos das favelas, abandonadas pelo Estado, no combate à Pandemia, é um bom exemplo.
Bom texto, que suscitou uma dúvida: não fosse a fa mi li ci a tê-la impedido de aceitar o convite do Moro, a senhora teria se juntado à equipe desse desgoverno que critica?
Adonay, obrigado pela referência ao episódio do ex-ministro da Agricultura Cirne Lima. Havia me esquecido; fui pesquisar. Trecho da carta de demissão dele: “Reiterou-me, mais uma vez, um colega, também ministro de Vossa Excelência, que o governo é um ente essencialmente aético, e como tal são válidos todos os meios para atingir os fins desejados... Há entre essa afirmativa e minhas convicções um grande abismo, não posso atravessá-lo." Precisamos mais de ética hoje do que de qualquer outra coisa.
Um excelente texto . Agora poderia escrever sobre o Moro .
Registre-se, que, a autora não foi convidada para fazer parte do governo e sim de um Conselho de Especialistas com poder de voto num colegiado e não de decisão. Mesmo assim foi barrada pelos radicais. E na época o grande brasileiro Sérgio Moro, recém incorporado ao governo não detinha nenhum poder de barganha ou de manobra politica para evitar sua saÃda. Uma lástima! Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!
Sim. Teria. E talvez pudesse colocar um pouco mais de humanidade e bom senso no desastre que é esse governo. Até o dia em que não pudesse mais. E então, como o Ministro Cirne Lima, na ditadura militar, sair atirando.
Excelente, Ilona! Precisamos aprender a dialogar para que possamos superar essa polarização fomentada pelos ignorantes autoritários que, por hora, ocupam o poder.
O que falo é corroborado pela opinião abaixo, que não se expressa por si, somente em contestação, que, por si só, é autoritário. Getúlio Vargas, o Presidente que mais fez pelos trabalhadores e contrariou interesses poderosos é acima depreciado. E o é para, subliminarmente, exaltar-se aquele cujo partido nada fez por estes, nem segundo menos na Jornada de Trabalho e os endividou com os maiores juros do mundo e escorchante tributação do consumo que fez o pobre subsidiar o rico. Namastê!
O Nelson é a prova de que isso não tem futuro.
Nada diferente do que tÃnhamos antes, apenas com posições antagônicas. Que o EspÃrito do Natal seja o de todos os dias do Ano Novo!
Boa coesão textual. Deu o recado!
Como gostei do seu texto, menina!! Proporcionou muita reflexão e este talvez seja o grande objetivo da coluna, não é mesmo? Abraço e bom ano pra você!
Excelentes reflexões. Para muita gente, infelizmente muito avançadas. Na minha idade permita-me uma sugestão: julgar é uma das faculdades mais importantes da nossa inteligência e devemos aprimorá-la, evitando condenar sem ponderar os demais ângulos, ou seja, julgar de forma elevada, mais consciente. Em tudo o mais, parabéns e obrigado pelo alento!
Quem dera ser possÃvel....
Texto maravilhoso. Vou compartilhar com as pessoas próximas. Precisamos.mesmo de entendimento e de pessoas com valores na nossa vida.
Boa ideia! Farei o mesmo. Que o EspÃrito do Natal Seja o de todos os dias do Ano Novo! Namastê!
Perfeito.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilona Szabó de Carvalho > Desejos para 2021 e depois Voltar
Comente este texto