Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Joao Santos

    Não sou de me manifestar por aqui. Sou professor, teológo, mas acima de tudo um Cristão. Não posso parabenizar está iniciativa. O aborto é um crime na minha humilde opinião. Se tivesse acontecido conosco não estaríamos aqui escrevendo nem lendo esta mensagem. Um feto é uma vida. Se tiverem coragem assistam um procedimento de retirada de um bebê. A ciência já comprovou que a vida se dá na concepção mas a maioria de nós nem estuda isso. Antes de defender ou não párem um pouco e façam esta pesquisa

    Responda
    1. Martins Costa

      Fiquei curioso quanto ao "dado científico" citado... Pode compartilhar a fonte?

    2. Julio Shiogi Honjo

      "Quando fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando compunha os fundamentos da terra. Provérbios 8:29". A Terra é plana?

    3. Maria Lopes

      Seu comentário me faz pensar em todo o bem que certas mulheres teriam feito à humanidade se tivessem tomado a heróica decisão...

    4. Julio Shiogi Honjo

      Segundo preceitos religiosos, cite-se cristianismo e islamismo, a mulher também deve submeter-se ao homem! Em suma, não deve ter vontade ou opinião própria, isto é se lhe é proibido pensar!

  2. JOSE PAULO PORTO BERNARDES

    Excelente o artigo. Me reporto a recente declaração de Luis Roberto Barroso acerca do tema: se homem tivesse filho, essa questão medieval da legalização do aborto já estaria solucionada há tempos.

    Responda
  3. HELOISA GOMES

    É uma decisão difícil que só a mulher pode tomar, tanto que até os países sabidamente católicos como Portugal e Espanha reconhecem esse direito, desde que respeitadas algumas circunstâncias. Parabéns Argentina

    Responda
    1. Martins Costa

      HJR, quero saber se na hora de "meter o pé" e deixar a mulher sozinha criando a duras penas, o "macho" irá compartilhar essa decisão... Conheço inúmeros casos, que nem pensão dão, nem aquelas irrisórias, pois alegam não ter emprego formal.

    2. Herculano JR 70

      Ñ concordo q so a mulher pode tomar tal decisão. Sua decisão deve ser partilhada. Depois q a criança nasce os dois deveriam compartilhar a criação e se a gestação tem 9 meses a criação tem 18 anos pelo menos. Obrigar macho a ter filho q ñ quer também ñ pode ser. Ou chantagea-lo para pagar contas tambem ñ.

  4. José Cardoso

    A moral, pelo menos nesse caso, se baseia no sentimento e não na razão. As discussões sobre quando começa a vida, ou quando ela começa a ser vida humana, são teóricas. O que conta é o grau de simpatia que sentimos com cada criatura. Um bebê é muito mais bonito que um feto, e por isso o infanticídio é uma monstruosidade, mas não o aborto.

    Responda
  5. Emilia Amoedo

    Opinião do vizinho é ótimo! Assino embaixo. Cada um que assuma sua realidade, seja feliz ou triste e siga em frente. #parededardecisãonavidadopróximo. rsrsrs

    Responda
  6. Hercilio Silva

    O que certos grupos querem, é um mundo que não existe, sem dúvidas e contrapesos. A moral absoluta muda com o contexto histórico. Muito do que está na Bíblia é totalmente inaceitável hoje em dia. E não está lá para ser seguido ao pé da letra, a vida era assim. Escravidão existia, e por isso foi relativizada pela religião enquanto existiu. Triste é ver que há espaço para ideias absurdas e que o mundo já superou hoje em dia.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Joao Santos: professor? Coitados de seus alunos.

    2. Julio Shiogi Honjo

      "Quando fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando compunha os fundamentos da terra. Provérbios 8:29". A Terra é plana?

    3. Ney Fernando

      Deus não escreveu a Bíblia. Atribuir sua autoria a ele é uma antiga feique nêuse.

    4. Joao Santos

      Respeito mas discordo totalmente de você. A Bíblia é um livro histórico sabem quem o escreveu? Um Deus vivo. Que ama você. Muitas das conquistas de direitos humanos que temos hoje, senso de moralidade sabe de onde vem? De princípios bíblicos. Não estou falando de religião é muito mais profundo. Contribuições em todas as áreas da sociedade. É só estudar. É uma pena que atualmente estão se afastando destes princípios. Sou professor, lamento a sociedade futura. Mas não desisto..precisamos melhorar

    5. Paul Muadib

      A bíblia não é e nem tem como ser bússola moral para ninguém, pelas imoralidades ali ensinadas.

  7. Helena Rodrigues Gotis

    Parabéns aos Argentinos!!!Enquanto aqui é um atraso com esses hipócritas no governo! A mulher tem o direito de fazer o que quiser e ninguém tem nada com isso! Que cada um cuide de sua vida!

    Responda
  8. Alexandre Matone

    Há uma ONG em Israel de nome Efrat que convence mulheres que desejam abortar a desistir da idéia. Dão dinheiro, apoio psicológico e médico, enxoval para o bebê e tudo mais que for necessário. O representante no Brasil é o empresário Wolli Stern, dono da Têxtil Focus. Há dezenas de milhares de "filhos" dessa Ong em Israel. Há dezenas de milhares de mães felizes gratas a essa Ong. Será que o Hélio gostaria de fuzilar todos eles?

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Alexandre, muito bacana esta ONG, que realmente ajuda as mulheres a tomar uma decisão que poderá ser a de não abortar. Não é esta a realidade brasileira que embasa o artigo do Hélio. Tem representante no Brasil? Por favor, nos fale mais a respeito da sua atuação. Finalmente, esta ONG também inclui mulheres árabes ou "quanto menos desta gente, melhor"?

    2. José Roberto Pereira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Hercilio Silva

      Onde leu no texto o que diz? Quem quer fuzilar os outros são grupos que fazem arminha dentro de igreja. A intolerância vem desses. Intolerância e fanatismo. E claro, cegueira a ponto de atribuiu a um texto algo que não está nele. Cegueira que vem do tique das redes sociais fakes e robôs, a opinião acima da realidade.

    4. Marcus Machado

      "Convencer" a não abortar é uma coisa. Não se tira o direito de escolha...

    5. Eduardo Rocha

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  9. Alexandre Matone

    Há uma ONG em Israel de nome Efrat que convence mulheres que desejam abortar a desistir da idéia. Dão dinheiro, apoio psicológico e médico, enxoval para o bebê e tudo mais que for necessário. O representante no Brasil é o empresário Woli Stern. Há dezenas de milhares de "filhos" dessa Ong em Israel. Há dezenas de mães felizes gratas a essa Ong. Será que a O Hélio gostaria de fuzilar todos eles?

    Responda
    1. Marcus Machado

      De onde tiraste o "fuzilar"? Estás doido, ou és um manipulador?

    2. Martins Costa

      Já adotei muitos gatos dessa forma... Mas de alguma maneira você esquece que aqui se trata de gente, e a mulher deve ter a liberdade de fazer o que achar melhor para sua vida.

  10. ISMAEL LIMA

    Um monte de palavra bonita para justificar e comemorar a morte de pessoas inocentes.

    Responda
    1. Martins Costa

      Pelo visto alguns são somente isso mesmo, um amontoado de células, irracional e sem empatia.

    2. ISMAEL LIMA

      São pessoas e dizer isto não é nada religioso ou medieval. Amontoado de células somos todos nós. Estamos tão vivos quanto os fetos.

    3. Marcus Machado

      Que ideia religiosa medieval essa de "pessoas inocentes" para grupo de células que sequer tem existência autônoma.

    4. ISMAEL LIMA

      “São fetos”. Aparentemente o que define o que é ou não uma pessoa é a idade e o local onde está. Triste mentalidade.

    5. Martins Costa

      E certamente apoia esse governo geno/cida.

    6. Eduardo Rocha

      São de fetos. Pessoas inoncentes são as que a nossa PM normalmente mata. E que nosso exército matava.

  11. Herculano JR 70

    Parabéns a Argentina, isso é bom. A moral deve ser ditada, como a filosofia, pela sobrevivência. Mas, viver p ser humano ñ é simples/e biológico. O feto p viver deve ter afeto e bens que vem dos pais, da mulher no ventre e depois na vida. Se ñ o desejam ele ñ terá tais meios, ñ deve nascer. Teria uma vida ruim e em alguns casos será ameaça aos outros indivíduos. Quem é pela vida adote o indesejado. Ñ esquecer q aborto tbem e direito do pai, ñ e direito apenas feminino, ou então q arque so.

    Responda
    1. Martins Costa

      Pelo seu discurso era obvio que não entenderia a questão do útero. Quanto a ser isentão (pode até dar outro nome), impossível disfarçar a veia fascis/tóide, bolsnaz/ista.

    2. Herculano JR 70

      S Martins, eu sou Acrata, uma critica da Anarquia e Democracia, detesto o poder e aceito estado pequeno. No contexto, q ñ posso mudar, quem mais se aproxima disso e Bnaro. Mas a direita também é estatista, embora aceite o capitalismo. O outro lado do poder, a esquerda e total/e estatista, acredita q so estado, habitado por todo tipo de oportunista, e solução p o mundo. Bem, ñ entendi a questão do útero. Mas se um dos dois deseja o filho q cuide dele, sozinho.

    3. Martins Costa

      Estava indo tão bem... Mas a última frase revela como um simpatizante deste governo pode ser a favor da liberação do aborto. Opinião de quem não tem um útero.

  12. Vito Algirdas Sukys

    O realismo científico foi contestado. O realismo moral encontra as mesmas dificuldades. Tentando evitar o relativismo absoluto procura-se um realismo fugidio. O utilitarismo, em todas as suas versões: maximizar a felicidade ou satisfação; considera a felicidade como qualquer coisa abstrata. A moralidade depende da época e da sociedade. Resta seguir um pragmatismo, ainda em construção, guiado por hipóteses validadas, não por valores objetivos mas por outras hipóteses mais pragmáticas. Sem fim...

    Responda
  13. Tersio Gorrasi

    O colunista se esquece que a mulher pode ser dona de seu corpo, mas não inteiramente do feto que abriga em seu ventre, pois é o resultado de uma sociedade, em que ela entra com participação de 50%, e salvo casos de estupro, com a livre anuência dela, uma vez que teria aberto mão de métodos contraceptivos, o que evitaria essa gravidez indesejada

    Responda
    1. Martins Costa

      Nem um nem outro. Melhor é o que a mulher decidir, individualmente, para sua situação particular, e no momento que decidir.

    2. Tersio Gorrasi

      Martins, o que vc acha melhor, abortos em série ou esterilização? Uma questão de escolha

    3. Martins Costa

      Nessa "sociedade" o investimento em métodos contraceptivos é de responsabilidade de apenas a um dos "sócios", neste caso a mulher?! Que interessante!

    4. Martins Costa

      E se o "sócio" desejar também, ou seja, 100% dos "acionistas", o aborto passa a ser legal? Conversa, né?!

    5. Martins Costa

      Feto?! O "sócio" aborta bebês e crianças, legalmente, todos os dias... simplesmente abandona. É hora da mulher ter sua vida em suas próprias mãos.

  14. Antônio Augusto Soares

    Não entendi o porquê de tanta comemoração. É assunto polêmico e delicado, muito delicado. É a legalização do que já acontece . . .

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Comemoração e alívio pelo fim da hipocrisia e por acessar um hospital sem se sentir um pária, caso haja a decisão de abortar.

    2. Martins Costa

      Simples. Porque não precisará mais ocorrer clandestinamente, e milhões de vidas femininas serão poupadas. Além de uma vitória feminina é a vitória de uma sociedade que pensa no futuro das crianças. É para os argentinos comemorarem muito!

  15. Luiz Lui

    Particularmente sou contra o aborto. Tirando casos absurdos e abjetos ou de doenças gravíssimas acredito na Vida desde o momento da concepção. MAS a democracia está ai justamente para deixar a vontade da maioria prevalecer. Ao contrário do Bozo q vive na idade da pedra e vai dar palpite onde não deve e toma bronca pública kkkkkkk precisamos aprender a conviver com quem pensa diferente de nós.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Taí uma posição sensata. Direito de escolha; respeito a quem pensa diferente; respeito à escolha da mulher, à sua saúde física e emocional e econômica; respeito ao estado laico e a quem é ateu ou agnóstico.

    2. Herculano JR 70

      Quem e pela vida, mas q os outros cuidem, deve se candidatar a adoção. E depois q nasce alguem se importa com o tipo de vida leva o individuo? Olhe crianças nos sinaleiros. Aprovo algumas posições de Bnaro na economia mas certamente nessa sou absoluta/e contra.. Mas quem deveria decidir o assunto e o congresso

    3. Martins Costa

      Considera absurdo ou abjeto o que uma criança passa por ter mãe sem qualquer condição emocional e/ou situação sócio-financeira minimamente digna? É contra o aborto masculino também, esse que é praticado cotidianamente de maneira covarde, mas legalmente?

  16. Roberto José

    Preciso mais dados para fazer comentário sobre o assunto! Não sei se sou contra ou a favor!

    Responda
    1. WILSON MAZZA JR

      Pergunte para uma mulher...

    2. WILSON MAZZA JR

      Pergunte para uma mulher...

  17. MARCOS BENASSI

    É, Argentina salvou as argentinas. Mas não tenho inveja, Hélio, tenho inveja do Uruguai: anos com o Pepe Mujica no poder, um presidente digno com um Fusca defronte a sua casa, ex-guerrilheiro a quem anos de cana não amargaram; um intelecto de peso, uma ética densa servindo de lastro. Carne, vinho e cultura, tudo isso o Uruguai tem; já não estou em época procriativa, não tirarei eventual proveito Liberdade Argentina. Mas gostaria de parir um pé de cânhamo sem o Bozo a me olhar esgazeado, troncho.

    Responda
  18. João Marcos Lopes

    E às argentinas, né, Hélio?

    Responda
  19. guilherme herzog neto

    Boa reflexão sobre o assunto que é complexo do ponto de vista ético, filosófico, medico, científico e legal, mas que não pode ser tratado na base maniqueísta do tudo ou nada. Não sera contraditório aceitar assassinatos, ditadura, racismo, a tortura , feminicídio, suicidio coletivo ao Covid, liberação de armas, excludente de ilicitude, justiça falha, fome, falta absurda de condições sanitárias e médicas entre outros aspectos aéticos e primitivos do cotidiano, e criticar o aborto.

    Responda
    1. guilherme herzog neto

      Sem falar na imensa quantidade de assassinatos , muitos jovens, negros, mulheres, que ocorrem no Brasil, acima de 30 por 100 mil habitantes.

    2. guilherme herzog neto

      Exato Sr. : crianças abandonadas, sistema prisional selvagem, mães solteiras abandonadas, quem somos para criticar uma lei legítima aprovada de outro país.

    3. Fircavazza Cavazza

      Exatamente ! Faz sentido por exemplo , um presidente de um território sabotar todas as possibilidades de um povo e sabotar de todas e qualquer maneira os procedimentos que esse mesmo povo deveria adotar para que uma pandemia fosse menos letal e desastrosa em todos os sentidos?!

  20. Rocia Oliveira

    Parabéns aos argentinos!

    Responda
  21. Jackson de Moura Ferro Silva

    Com tantos métodos contraceptivos atualmente, discutir o aborto não tem sentido.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Basta andar com um berro e esvaziar o pente no estuprador. Ou reclamar com um ministro da educação ou da Saúde pelo desprezo à educação sexual na escola, da onde viria essa informação que você supõe disponível, dada, incorporada. Talvez até usar a arma no Ministro, ou no diretor da escola. pode também mandar a conta do hospital e das fraldas pro pastor da igreja, que falou um monte de barbaridades sobre esses tais métodos. Ou para um leitor da Folha, sob a influência do qual ela refletiu zero.

  22. WILSON MAZZA JR

    A Argentina dando aula de civilidade...ja aqui não conseguimos nem saber do porquê o Queiroz depositou o dinheiro na conta da Miss Cheque Bolsonaro ???

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Hahahahah, só mesmo o humor para salvar o figo do colapso!