João Pereira Coutinho > Em 2021, é provável que a Europa veja aparecer insetos em cardápios Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. joão chaves neto

    Escrever sobre qualquer assunto é preciso. Principalmente se for fora das crises. Noticias desencontradas tratando de vacinas, politica e doenças diversas é o prato mais barato para as publicações. Quando se espreme só noticias fúnebres. Chega de bolodório.....

    Responda
  2. Michel Xavier

    Nunca comi insetos, mas frito no alho e óleo deve ser bom. Uma pitada de sal e vinho tinto pra acompanhar.

    Responda
  3. Roberto José

    Nojeira!

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Não é nojeira. No México, por exemplo, é muito comum. O Gusano de maguey é uma iguaria cara. Mas não digo que é fácil se acostumar. Uma vez pedi um prato que acompanhava chapolines fritos e vi que não tem a aparência pior que seu primo artrópode - o camarão. Mas confesso que acabei abandonando a maior parte.

  4. José Valter Cipolla Aristides

    Pois é! O que tem de brasileiro comendo mosca...

    Responda
  5. Darlan Moreira

    Com tanto agrotóxico sendo utilizado eu me pergunto que insetos restarão para serem comidos.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Baratas, é claro.

  6. LETICIA TAVARES DE FARIA

    Os carnistas não conseguem imaginar uma solução sem sangue, nem crueldade. Vegetarianos e veganos vivem bem, alimentado-se muito bem! Go vegan!!! Em vez de arrumar mais bichos para comer, simplesmente a humanidade vai descobrindo que ninguém precisa de cadáveres de animais pequenos ou grandes para fins de alimentação ...

    Responda
    1. LUCI BERTA HATSCHBACH

      A primeira missão de um vegano/vegetariano é não se reproduzir para deixar de pressionar o meio ambiente. Façam isso para ao menos serem coerentes.

    2. LUCI BERTA HATSCHBACH

      A primeira missão de um vegano/vegetariano é não se reproduzir para deixar de pressionar o meio ambiente. Façam isso para ao menos serem coerentes.

    3. Eduardo Rocha

      Futuro vegano, que hilário! Sempre serão uma minoria. E se eu tiver que passar a faca no boi para comer um bom filé, eu passo sem dó.

    4. Eduardo Rocha

      Com certeza não! Adoro uma carninha bem sangrenta. Não ligo para quem teve que morrer para isso - já vi muito bicho morrer no sítio da família. Se estivermos juntos em um avião e este cair nos andes, espero que você seja carnuda.

    5. FERNANDO GOMES

      Exatamente!!!! O futuro é vegano! Não é possível aceitar a violencia e o aprisionamento de outros seres vivos

    6. Gildasio Fernandes Dantas

      Vanderlei se as paredes dos frigoríficos fossem de vidro pelo menos a metade da população seria vegetariana vendo a crueldade que são matados os animais para comer os quais são animais pacíficos que não oferecem nenhum mal ao ser humano.

    7. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Meus pais se conheceram no Frigorífico Bordon. O pai marretava, com muita eficiência, cabeças de gado. Mamãe sabe limpar com precisão cirúrgica todas as peças de carne. Comer carne prá mim é um agradecimento aos meus velhos. Não é que eu não consiga ser vegano. Eu não quero ser vegano!!! Continuo na resistência, enquabnto for possível!

  7. guilherme herzog neto

    Na Ãsia, Mexico, Peru e outros se consome insetos (gafanhotos, escorpiões, formigas) há muito tempo e dizem que e muito bom. Por aqui os índios comem larvas vivas alimentadas com polpa do coco, entre outros insetos. Deve ser difícil adaptar ao nosso paladar e cultura, mas o meio ambiente certamente agradeceria.

    Responda
  8. Maria Lucia Cocato

    Excelente texto, João. Tenho uma startup voltada à criação de insetos comestíveis, apoiada pela FAPESP. Insetos para alimentação são criados dentro de rígidas normas de segurança alimentar e, além de elevado valor nutricional, dão origem a alimentos saborosos. No Brasil já existe a Associação Brasileira de Criadores de Insetos Comestíveis.

    Responda
    1. Marcos Riera

      Obrigado pelas referências, Maria!

    2. Maria Lucia Cocato

      Oi Marcos, que bacana que se interessa pelo tema. Metamorphosis Biotechnology.

    3. Maria Lucia Cocato

      Oi Marcos, que bacana que se interessa pelo tema. Minha startup ainda é pequenina (Metamorphosis Biotechnology) e estamos produzindo, por enquanto, para alimentação animal (que segue os mesmos critérios sanitários de criação da produção para humanos). Ainda não construimos o site. Procure pela ASBRACI nas redes sociais. Com certeza, será bem recebido e conseguirá entrar no mundo dos bugs. Abcs.

    4. Marcos Riera

      Qual é o nome da sua startup, Maria? No começo do ano passado, tentei encontrar alimentos desse tipo e não consegui achar nada.

  9. Anna Amélia Meule

    Feijões são ainda mais riquíssimos em proteínas. Nem carne, nem insetos. Fico com o tradicional feijão preto bem temperado.

    Responda
  10. Maria Lucia Cocato

    Excelente texto, João. Tenho uma startup voltada à criação de insetos comestíveis, apoiada pela FAPESP. No Brasil já temos a Associação Brasileira dos Criadores de Insetos. Insetos para alimentação são criados com todas as normas de segurança alimentar e, além do indiscutível valor nutricional, geram alimentos saborosos.

    Responda
    1. Maria Lucia Cocato

      Por que esse asco? Você come insetos todos os dias e não sabe. A legislação permite partes de insetos em farinhas, chás, achocolatado, massa de tomate, chocolate, etc, etc, etc. Tudo o que você come tem partes de insetos. Abcs.

    2. Gildasio Fernandes Dantas

      Fique comendo seus nojentos insetos. Hoje existe produtos vegetarianos com sabor de carne linguiça peixe frangos.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.