Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fernando Jorge

    Referente à pandemia o que interessa é a epidemiologia, é ela que vai responder técnica e cientificamente as questões. O resto é firula ou ignorância de bolsonarista.

    Responda
  2. Elias Alves

    Cansei de assistir críticas às aglomerações nos transportes públicos nos telejornais. E se em São Paulo é ruim imagina no Rio! Mas comparar o fato de que a população tenha que se aglomerar para ir trabalhar com ir de forma espontânea para a praia, é uma visão distorcida e simplista. O Demetrio é muito bom, mas a sua arrogância e prepotência passa dos limites. Não aceita o contraditório e fala sempre com um ar de deboche.

    Responda
  3. GISELDA ELAINE DE MENDONCA

    Uma coisa é a emergência, a sobrevivência, outra é preciso me divertir. Estava demorando para essa pessoa que sempre fala contra o povo mostrar as garras. Contra o povo porquê? Porque ele tem o poder de estar em uma mídia importante e orientar e ele não ajuda. Ele está confortável. Quanto mais a população ajudar, mais depressa as mortes diminuem, já que para a vacina dependemos de um Presidente que tem se mostrado irresponsável. Desabafo.

    Responda
  4. Alessandro de Oliveira

    Concordo com Camarotti, embora respeite o Demétrio. Se for pra aglomerar que seja apenas para o que for essencial. O problema maior nosso tem sido a sabotagem no combate a pandemia. Alguns governantes negam a doença, sabotam o combate mas investe bilhões para minimizar os efeitos da pandemia. Isso é insanidade.

    Responda
  5. Alcides alcantara

    Camarotti é essencialmente um chato! Fala platitudes intermináveis, têm imensa dificuldade de largar o microfone, dá vontade de trocar logo de canal. Claro que ele não é páreo, nem de longe, para o Demétrio, cuja superioridade intelectual, aliás, esmaga os demais comentaristas e a apresentadora também.

    Responda
  6. FABRIZIO WROLLI

    De fato, ninguém se indigna com metrô, ônibus e trens lotados para ir e voltar do trabalho. Ninguém reclama com as autoridades municipais (talvez para favorecer tipos como o Covas em SP). Mas todo mundo se indigna e reclama quando os espremidos trabalhadores vão à praia no fim-de-semana. Meio incoerente, não é mesmo, Camarotti?

    Responda
    1. Elias Alves

      Seu comentário foi feito, parece, apenas para criticar o governo de São Paulo. Cansei de assistir críticas aglomerações nos transportes públicos nos telejornais. E se em São Paulo é ruim imagina no Rio! Mas comparar o fato de que a população tenha que se aglomerar para ir trabalhar com ir de forma espontânea para a praia, é uma visão distorcida e simplista.

  7. Caio Milani

    Alô alô TV Globo , chega de Demétrio com unista Magnoli ! A última desse energúm eno é que pobre tem direito de se aglomerar na Praia Grande .... chega né ! Os pobres que devem se submeter a hospitais do SUS hão de agradecer . Fora Demétrio já deu ! Chega de asneir as e chega de professar o uso indevido das ciências sociais em vão ! Fora e já vai tarde !

    Responda
  8. flavia battello dos santos

    Só discordo de uma coisa: não é só quem aglomerou em ônibus/metrô que aglomerou no final do ano. É muuuita gente, de todas as classes!

    Responda
  9. flavia battello dos santos

    Legal, Demétrio! Eu não aglomerei em ônibus. Desde março, estou trancada dentro de casa, eu e meu dog, porque respeito a ciência e os profissionais da saúde se esfolando nos hospitais. Só saí para emergências, que às vezes acontecem. Meses sozinha em casa, quase enlouquecedor. Natal sozinha, reveillon sozinha. Mas o final de ano justifica tudo, né? Vamos dar um rolê, fazer uma festa, porque o vírus, nessa época, não contamina ninguém...

    Responda
  10. JOSE ANTONIO BRAGA VIEIRA

    Eu assisti e posso dizer com certeza que o Camarotti estava totalmente certo, enquanto o Demétrio queria colocar palavras na boca na boca de outras pessoas.

    Responda
  11. OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA

    Concordo com o Camaroti. Para exercer uma atividade essencial o cidadão se expõe ao vírus e às vezes adoece, como aconteceu inúmeras com os profissionais de saúde. Agora, cometer insanidades é execrável, pois as aglomerações em festividades acabam expondo ao vírus outras pessoas que estão cumprindo as recomendações da ciência. A desigualdade social não é justificativa para liberar geral. Penso que o Sr. Demetrio alinhou-se neste caso ao Sr das trevas, o inominável

    Responda
  12. Henderson Verona

    Mandava os dois embora...

    Responda
  13. OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA

    Concordo com o Camaroti. Para exercer uma atividade essencial o cidadão se expõe ao vírus e às vezes adoece, como aconteceu inúmeras com os profissionais de saúde. Agora, cometer insanidades é execrável, pois as aglomerações em festividades acabam expondo ao vírus outras pessoas que estão cumprindo as recomendações da ciência. A desigualdade social não é justificativa para liberar geral. Penso que o Sr. Demetrio alinhou-se neste caso ao Sr das trevas, o inominável

    Responda
  14. JOSE PAULO DIVINO

    Demétrio não é hipócrita. A banca do jornal critica de monte sentados em suas salas , com belas estantes ao fundo. Ninguém fala sobre a realidade miserável dos milhões de pobres desgraçados deste país.

    Responda
    1. Néia Fernandes

      Se for levar isso em consideração os médicos, enfermeiros e todos os trabalhadores dos serviços essenciais deveriam também deveriam ir às praias, restaurantes,já que eles mais do que quaisquer dos outros trabalhadores merecem e precisam de um descanso e já devem estar "enlouquecidos" após um ano de pandemia,milhares de mortes diárias e poucos se incomodam com isso.Continuamos só saindo para o essencial, sem encontrar parentes,etc... Mas o "povo" só pensa no prazer imediato, dane-se os outros.

  15. Figueiredo e Oliveira SC Advogados Associados

    Basta os municípios colocarem horários diferenciados para abertura de comércio, industrias, serviços, chama os engenheiros de trafego para ajudar, tem que ter vontade política para enfrentar os interesses.

    Responda
  16. WAGNER VIEIRA RAMOS

    Parabéns Camarotti! No existem justificativas sociais, políticas ou econômicas para aumentar o número de mortos e tornar mais infernal ainda a vida dos profissionais de saúde que lutam sem descanso em UTIs superlotadas.

    Responda
  17. Joao Damaceno Oliveira

    Aquilo ali ´tá mais p´rá "fogueira das vaidades" do que trabalho jornalístico. Depois que jornalista (informador de acontecimentos) passou a ser comentarista com viés político-partidário e intelectualóide (não se pode falar mal de quem financia o programa), não se sabe o que é fato ou "fake"nizado... pílulas douradas embrulhadas um a um!

    Responda
  18. Caio Milani

    Faça-me o favor ; vá viver a tua vida nas aglomerações dos bailes da perife ria , vá se aglomerar na Praia Grande , pegue o vírus mas vá se tratar no sus igualmente

    Responda
  19. Caio Milani

    Nunca vi um sujeito que rejeita categoricamente os critérios essenciais de proteção em nome da defesa das “classes sociais “ menos afortunadas do sistema cruel do capitalismo .

    Responda
  20. Caio Milani

    O ódio social de Demetrio chega ao vírus ou seja o povao mesmo correndo risco enorme com aglomerações têm direito de se aglomerar sim ; coitadinhos né !

    Responda
  21. Caio Milani

    Demetrio em nome da “comuna “ deixa o vírus correr solto . Ele coloca algo na cabeça obtusa dele e não tem razao científica que o tire . Aglomerações com festas é o fim do mundo e esse Demetrio deveria sim participar dessas aglomerações e depois contar a todos como é ser infectado do hospital particular que ele , Demetrio , certamente usufruirá ao contrário do povao que ele tanto defende e não tem condições de estar no Albert Einstein como ele .

    Responda
    1. Figueiredo e Oliveira SC Advogados Associados

      falou tudo

    2. Caio Milani

      Além de todas as bobagens que muitos comentaristas de ataque fazem temos que absorver também os sabichões que se creem cientistas e falsos médicos com soluções mirabolantes para não se infectarem . Recentemente toquei um charlatão cientista de minha cidade ; dava poções mágicas para pessoas prometendo milagres . Estamos fartos de charlatões de araque , esse vinha dos Estados Unidos e veio pra cá para fazer falsa medicina ; deveria ser preso .

    3. JOAO CARLOS MORENO

      Basta tratar precocemente cada fase da contaminação, reduzindo a carga viral, atenuando a ação do vírus é, assim, reduzir internações e intubações. Há muitos negacionistas do tratamento precoce e que são ingênuos defensores de interesses econômicos e políticos políticos e econômicos.

  22. Joao Cesar Galvao

    O Prof. Demétrio precisa ser mais claro em relação ao que lhe foi confidenciado pelo coronavírus. Até então ninguém sabia que o novato corona é socialista; que ele poupa os trabalhadores de serviços essenciais, porque já aguentaram muito nos trens e nas enfermarias. Todo mundo dizendo que o vírus estava sendo politizado, mas ninguém acreditava. O vírus-companheiro tá a fim de derrubar o capitalista em quarentena no sítio próprio.

    Responda
  23. Marta Paolicchi

    É muito diferente uma situação da outra. Pegar trem e ônibus para ir trabalhar é uma necessidade. Se aglomerar na praia não é prioridade no atual momento. O Demétrio fala bonito, mas está trabalhando na casa dele. Se ele acha que a quarentena não resolve nada por que não vai trabalhar fisicamente na emissora?

    Responda
  24. Marta Paolicchi

    É muito diferente uma situação da outra. Pegar trem e ônibus para ir trabalhar é uma necessidade. Se aglomerar na praia não é prioridade no atual momento. O Demétrio fala bonito, mas está trabalhando na casa dele. Se ele acha que a quarentena não resolve nada por que não vai trabalhar fisicamente na emissora?

    Responda
  25. JOAO CARLOS MORENO

    Por que rejeitaram e combateram o tratamento precoce? Que ciência é essa que deixa morrer tanta gente sem tratamento?

    Responda
    1. JOAO CARLOS MORENO

      Mais de 100 médicos dizem que tem. Você está repetindo a versão de quem deixou muita gente morrer por interesses políticos e econômicos.

    2. Anselmo Silva

      Ninguém combateu o tratamento precoce, apenas não há remédio com efeito comprovado para isso.

  26. Ailton Zanardo

    Com todo o respeito que a antropologia e a sociologia merecem...mas não vi nenhum profissional dessas ciências atendendo casos de covid19 e nem na linha de frente de combate à doença em nenhum lugar do mundo. Nessa pandemia elas têm e terão sua importância, mas combate e prevenção/riscos é com a infectologia e epidemiologia. Pessoas que se aglomeram na pandemia não são execráveis, mas desrespeitosos e sem senso de coletividade, assim como os respectivos governos que as lideram.

    Responda
  27. osmar pavani peres

    Entre tantos comentários confusos neste o Demétrio se superior. Está na hora de pegar o boné.

    Responda
  28. luiz vrech

    porquê a globonews não fez reportagens diárias de março/2020 até o momento dos Metrôs/Ônibus e Trêns que sempre estiveram lotados?

    Responda
  29. MARCOS BENASSI

    É, o Demétrio não deixa de pôr uma questão defensável, não havia pensado nisso - meu viés de classe média passou batido por mim. De todo modo, é uma situação opcional, que poderia ser evitada da forma como se constituiu, multidões sem máscara.

    Responda
  30. Gilton Silverio

    Não vi, não vejo, porque fiquei fã da CNNN Brasil -

    Responda
  31. edson sete

    O camarot vai defender ou condenar O governador gestor trabalhador Doria e sua mulher pegaram um voo na surdina a meia noite com destino Miami (USA) para passar Natal e Reveillon (10 dias). Enquanto os brasileiros ficam em casa trancados sem ver os parentes. Quando a justiça irá impedir esse sujeito? Como caiu mal essa noticia de ir pra Miami passar férias, e os filhinhos ricos em Trancoso.

    Responda
    1. ALEXANDRE BARBOSA DE ALMEIDA

      Globolixo compactuada com João Calça Apertada e TODOS os meios de comunicação acostumados a levar grana de patrocínio das estatais. O tranca- rua ja perdeu a narrativa. Agora são os prefeitos, que vendo a popularidade dele despencar estão o abandonando. A cadeia o aguarda, como com o Cabral. Quem viver verá!

  32. edson sete

    O camarot vai defender ou condenar O governador gestor trabalhador Doria e sua mulher pegaram um voo na surdina a meia noite com destino Miami (USA) para passar Natal e Reveillon (10 dias). Enquanto os brasileiros ficam em casa trancados sem ver os parentes. Quando a justiça irá impedir esse sujeito? Como caiu mal essa noticia de ir pra Miami passar férias, e os filhinhos ricos em Trancoso.

    Responda
  33. FABIO GARCIA FILHO

    Demétrio piora a cada dia.

    Responda
  34. Claudio Meirelles

    Hipócritas e ignorantes. Esse é o retrato do jornalismo brasileiro, que não poderia ser diferente de nossa população e da nossa política. Mais do mesmo...Quando realmente vamos crescer e caminhar para frente?

    Responda
  35. Fernando Monteiro Correia Pinto

    Eu concordo com o Camarotti. Se a pessoa se expõe o ano todo tendo que usar o transporte público acho que ela deveria diminuir o seu risco de adoecer evitando de sair quanto não há necessidade. Além disso, qual a percentagem dessas pessoas que estão na praia representam os que se expõem também nos ônibus? Por outro lado, sim, somente a sociologia e antropologia para explicar o comportamento kamikase principalmente dos indivíduos mais jovens organizando, planejando e executando aglomerações.

    Responda
  36. MESSI STOS

    É lamentável alguém formador de opinião e que a equipe toda fala incalsavelmente o ano todo da pandemia e esse indivíduo pregar algo contrário justamente em épocas festivas onde todos os epidemiologistas afirmam que a aglomeração é inaceitável. Faça o favor, né?

    Responda
    1. edson sete

      Vamos ver no carnaval qual será a desculpa do camarot

  37. ulysses neto

    Estes comentários representam bem , a imprensa bitolada da Globo . O Demetrius se salvou .pois constatou a realidade das pessoas que vivem a real. O ser humano tem seus limites e necessidades ,e não pode ser comandado ,por um bando de Jornalistas que apertam teclas e vi , é preciso lembrar das pessoas que fazem as coisas acontecerem ,aquelas que pegam condução lotada ,vivem em ambiente apertado, e tem direito sim de dar um mergulho na Praia Grande .

    Responda
  38. olavo silva

    Primeiro, há um equívoco em considerar que os que aglomeram em praias e festanças são os mesmos dos ônibus lotados. Essas festas, etc, custam uma fortuna (em particular para essas pessoas, que ganham menos), e seus acessos sempre dependem de carros, vans, etc. Assim, o "sociólogo" está, de fato, defendendo aqueles que podem arcar com estes custos. Há ainda o argumento de autoridade, superficialmente inserido: não há qualquer consenso sobre o que a Sociologia (ou antropologia) haveria de dizer.

    Responda
  39. Marcia Gouveia

    Demétrio, criatura nefasta. Não faria falta nenhuma no jornalismo.

    Responda
  40. Dimas Castilho

    Demétrio tem razão, como explicar para aqueles que estão expostos ao longo do ano inteiro que não devem passar 2 ou 3 dias em uma praia popular. Essas pessoas são execráveis? Porque em um canal jornalístico não pode existir contraponto, divergência de opinião? O Camaroti defende seu ponto de vista, não devia ter chilique, será que eles não erram, não podem ser confrontados........que jornalistas são esses... ..

    Responda
  41. Rosaflor Umbrella

    Este Demétrio Mangnoli é pedante , seus comentários são preconceituosos. Mais uma vez , quis considerar que somente os menos favorecidos , que foram obrigados a trabalhar neste período todo de pandemia , utilizando transporte público lotado. Porém, todos sabemos que os ricos , muito ricos fazem grandes aglomerações e não são utilitários de transporte público. Consciência, respeito ao próximo e valorização da ciência não tem classe social.

    Responda
  42. Marcio Coutinho de Mattos

    Magnoli quis misturar alhos com bugalhos , transporte lotado ou não é possível ficar ligado ,usar máscaras e ficar de boca fechada , já na praia o povão esquece da vida e abraça o virús

    Responda
  43. Mérope Bernacchi

    Demétrio Magnoli constantemente intervém de maneira hostil, não tem tato para lidar com as diferentes opiniões. Gosta de expor os "colegas", esnobando-os em tom professoral. Muito desagradável assistir a esse triste espetáculo. O verdadeiro intelectual, aquele que realmente e verdadeiramente conhece o assunto e a sua seara não precisa agir de modo tão desagradável. Dou uma sugestão ao sociólogo: mire-se no exemplo de Antônio Cândido.

    Responda
    1. ALEXANDRE MARINS DOS SANTOS

      Concordo inteiramente - em relação ao Demétrio e à atuação do verdadeiro intelectual; ótimo comentário, Mérope. (Mariella M. Santos)

  44. Jackson de Moura Ferro Silva

    Demétrio tem razão . Eu trabalhei o ano inteiro em serviços essenciais, com contato muito próximo ao público . A hipocrisia que me deixa perplexo.

    Responda
  45. Norton Sidnei Corino

    O Demétrio não tem moral para falar neste assunto. Ele é agente da morte, como o Bolsonaro! Já mandou os professores voltarem a trabalhar em plena pandemia, onde claro muitos iriam morrer, menos ele. Têm pessoas que trabalharam o ano inteiro obrigados e mesmo assim não foram fazer aglomerações!

    Responda
  46. Evaldo Segreto

    Acho ótimo a divergência, não aguento mais ver "jornalismo" em que reúne, apresentador, comentarista e convidado e todos tem a mesma opinião.

    Responda
  47. Guilherme Torres Godoy

    Criticar é algo que no existe, a verdade é que critica é só uma opinião diferente de tal coisa. Sendo assim minha opinião, referente a essa questão entre Camarotti e Demetrio é a seguinte: Os comentários 99 % do Magnoli são complicados de aceitar, eu acho que ele não tem muita certeza do que fala, complica o que não precisa ser complicado. Camarotti, acho seus comentários muito lógicos. Nisso de restrição: Magnoli pensa igualsinho que o Bozo, ele, o Demetrio puxa para esse lado.

    Responda
    1. Guilherme Torres Godoy

      Ultrapassar normas de segurança por necessidade, seja para ter que trabalhar é uma coisa. Fazer o mesmo, não respeitar essas normas, só para ir na praia a se divertir é uma falta de responsabilidade, justificar isso ? Bom ai... Só se sofrer do mal de Bolsonaristus Oligofrenicus, pode ser justificado, não perdoado.

  48. Rilke Públio

    A meu ver, o Camarotti está correto. Demétrio quer relativizar aglomerações em função da economia, assim como os apoiadores irresponsáveis do irresponsável - mor que está na presidência. Não podemos ter dois pesos e duas medidas.A não-aglomeração é pra todas as pessoas,independente das circunstâncias!!

    Responda
    1. Luis Felipe

      Demétrio não me pareceu operar nessa chave. Ele estava mostrando como as pessoas que estão aglomerando podem estar pensando, a partir das vivências que elas estão tendo com o cotidiano. Entender porque as pessoas agem como agem é fundamental para conseguir informá-los melhor e mudar o se comportamento. Ele não disse que ninguém estava certo.

  49. Cidadão Pauslista

    Argumentar ou defender uma ação errada à partir de outros erros, se não é ignorância é irresponsabilidade, talvez por isso continuemos com tantos problemas no transporte publico e outros, porque usamos esses erros para justificar outros e simplesmente aceitamos o que esta errado.

    Responda
    1. Luis Felipe

      Esses comentários são uma prova do problema que é o analfabetismo funcional: demétrio Magnoli em momento algum defendeu nem justificou nada. Reveja o vídeo com atenção. Ele busca uma explicação, ele mostra uma possibilidade de entendimento do porque as pessoas estarem agindo assim. Sem entender isso nao conseguiremos nunca esclarecer essas pessoas da necessidade de proteção pessoal e social contra a pandemia.

  50. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Acima da Sociologia, da Antropologia e da Epidemiologia está o Direito, gostemos ou não o Código Penal brasileiro dispõe: Art. 267 - Causar epidemia mediante a propagação de germes patogênicos. Pena: Reclusão, de 10 (dez) a 15 (quinze) anos. Parágrafo 2º: No caso de culpa, a pena é de detenção, de 1 (um) a 2 (dois) anos, ou, se resulta morte de 2 (dois) a 4 (quatro) anos.

    Responda
    1. Luis Felipe

      Não há hierarquia entre ciências. Quanta bobagem se escreve por aqui! O direito, inclusive, frequentemente é fundamentado nessas ciências citadas. No artigo que o infeliz cometário trata, a lei foi criada para dar conta de uma questão da epidemiologia, dentro dos contornos, exigências e especificidades da epidemiologia. Não existe direito abstrato, ele sempre vai surgir no mundo real e ir uma demanda de outras áreas: demografia, ciências sociais, epidemiologia, criminologia, RI...