Demétrio Magnoli > As sociedades não podem ser reduzidas a curvas de gráficos epidemiológicos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 Próximas
Faz algum tempo que o articulista está se posicionando como um negacionista. Ciência parace não o comover. Daqui uns 15 dias os resultados da abertura total do paÃs mostrará leitos de UTIs lotados , aumento de casos e mortes pela covid.
Demétrio vem provar que o bolsonarismo de esquerda existe e está na Folha.
Acha que o Demetrio é de esquerda? Parece que você ainda não entendeu a diferença entre essas posições polÃticas. Experimenta perguntar para ele, mas antes avise que não é ofensa.
Desse jeito, Magnolli vai acabar contratado pela Jovem Pan.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Podemos confiar nas notificações de vÃtimas da Covid-19 em um paÃs que não consegue planejar compra de seringas?
Então...não entendi: é contra o isolamento social? Os jornalistas cabularam aulas de estudos sociais? Os governadores, não negacionistas, devem se virar nos trinta? Os pancadões e os bacanas são o que são? Quem é afinal, a Geni do artigo?
Quem da Av. Paulista deve ter pago esse Artigo?
Triste destino libelu,vai de pallocci a demetrio nelore ou zebu,demente boquirroto sempre foi chato, arrogante e pedante,depois conseguiu uma boquinha na globo e descobriu o caminho das palestras para especuladores e sonegadores que aqui na banania são chamados de investidores ,então ele faz o discurso que a banca quer,o é só mais um miseravel e hipocrita mercenario.
Confundir uma reação de manada, como a de torcida de futebol, com polÃtica de saúde pública (que é muito sério), haja vista as 200 mil mortes, e até com polÃtica partidária, demonstra o pequeno grau de lucidez do colunista.
Então...não entendi: é contra o isolamento social? Os jornalistas cabularam aulas de estudos sociais? Os governadores não negacionistas, devem se virar nos trinta? Os pancadões são o que são? Resumindo: é pra jogar pedra na Geni? Qual Geni?...ou não?
Muito boa a reportagem. Os polÃticos, sem o menor respeito pela população, proibiram muitas pessoas de trabalhar mas mantiveram as suas obras ( que dão visibilidade) em pleno funcionamento. Gastança de dinheiro para pandemia sem licitação. Mas aqui em Curitiba postos de saúde foram simplesmente fechados durante a pandemia. Empresas sem faturar há meses, milhões de desempregados e zero empatia dos governantes , do judiciário e de grande parte da população que tem a renda garantida.
Se muitos prefeitos e governadores estão fechando comércio, deve ser porque a coisa está mais feia do que se imagina, afinal, o interesse em se satisfazer os empresários e comerciantes sempre esteve muito acima de proteger o povo.
E o presidente genocida negacionista considerado o maior corrupto do ano e virando pária internacional. Até os seus Ãdolos de extrema-direita Trump e Bolsonaro estão vacinando e o Bolsonaro é o único presidente que é a favor da Cloroquina e contra a vacina,à tal ponto de achar que quem for vacinado contra a Covid 19 pode virar jacaré . A barbárie está sendo normalizada...
Vamos ver quais as consequências de ignorar o trabalho dos pesquisadores, negar o vÃrus e um governo populista. O que esperar desse ano com o aumento no número de mortes, fim do auxÃlio emergencial e o atraso no inÃcio da vacinação?
Vergonha de ter tido aula com esse senhor. Meu Deus, realmente o que veio a tona foi o vÃrus da imbecilidade humana. E os ratos dominando os discursos de ódio. Socorro.
Embora assista alguma razão ao Demetrio na crÃtica ao isolacionismo radical, é puro niilismo relativizar a conduta de quem foi ao litoral para se aboletar em praias. Num paÃs que está perdendo a noção de certo e errado, o artigo só aprofunda essa confusão. Também é precipitado dizer que Bolsonaro está ganhando com sua aposta no vÃrus. Essa suposta vitória pode ser a ruÃna do Presidente a longo prazo, pois aumento de mortes e crise econômica jamais tornaram um governante popular.
No Brasil o lockdown nunca existiu. Quer porque os gestores locais, quer porque a população se deixou levar pelas falácias do presidente da república (com letras minúsculas). Os motivos da população? Rebanho, conveniência, irresponsabilidade com o próximo, sendo delicada. Em Porto Alegre, os mesmos que pregam a abertura geral e irrestrita mantêm suas famÃlias protegidas em sÃtios ou locais afastados, enquanto os trabalhadores se expõem diariamente. Hipócritas!!
Nisso concordo com o Demétrio. Esse caldo de tensão social está sendo usado politicamente por Bolsorado para benefÃcio próprio. Por mais que seja em nome da morte. É preciso entender que muitas pessoas não têm o privilégio do home office e encaram medidas restritivas como hipocrisia. Os governos não têm como agir de outra forma. E a cada dia eu me convenço mais da sociopatia do nosso presidente. "Feliz ano novo"
O colunista finge não perceber que há meses não se fala, seriamente, em lockdown no Brasil. O que os pesquisadores sérios pregam há muito tempo é considerar simples medidas de segurança: uso de máscaras, higiene das mãos e distanciamento social, iniciativas que não ferem a produtividade econômica . Não existe impasse algum entre sociologia e epidemiologia . Se frequentou aulas de sociologia, ao colunista faltaram as disciplinas de ética. Como ele é geógrafo, recomendo a leitura do Milton Santos
A "ponta" dos assinantes lacradores da Folha não está acostumada com opiniões divergentes. Por isso está tão indignada com o Demétrio Mangnoli.
Rês bolsominion disfarçada rotula de lacradores que não é negacionista como ele o o seu" mito" genocida.Ainda bem que a maioria dos comentários sejam contrários à promotores de aglomerações em plena pandemia,sob qualquer pretexto.
O Demétrio Magnolli se apequenou tanto ontem na Globo New's que o fraco Camarotti se agigantou diante dele...
Só porque você quer. Não teria sido exatamente o contrário, oh dono da verdade?
O articulista comete um erro conceitual que invalida o seu artigo. Epidemiologistas não defenderam quarentena ou lockdown para acabar com o vÃrus, nunca disseram isso. O objetivo era, e continua sendo, conter a disseminação para evitar a sobrecarga do sistema de saúde e as mortes até que se chegasse a vacina. O sucesso inicial foi grande mas o relaxamento indiscriminado propiciou a retomada e as mortes. Agora temos vacina, exceto na bozolandia e isso pode aniquilar o Bozo se persistir no boicote
Porque todo fascista é arrogante, prepotente e intolerante?
Sempre fazendo pensar. Os negacionistas estão errados, os que pregam o isolamento total e irrestrito, também. Falta humildade pra esse povo todo reconhecer seus próprios erros.
Demetrio Magnoli, o Olavo de Carvalho tupiniquim, um conservador entustido, se acha genial e estampa a soberba
Quando há governo e cidadãos responsáveis o pior não acontece. Exemplo: Nova Zelândia e Uruguai.
O que o texto diz de certo é muito óbvio, porém, o óbvio serve ao que está errado.
Dito de outra maneira: O articulista usa uma verdade óbvia para produzir um grande engodo.
Como diria Fernando Pessoa, o Demétrio é o pregador das verdades dele. Ontem, na Globo News, deu um show de prepotência para seus colegas de programa e ainda deu informações sobre a Praia Grande de 40 anos atrás. É um nótavel estudioso de várias esferas do conhecimento, mas tem faltado demais às aulas de Humildade que a vida em sociedade oferece gratuitamente.
Brasil 22nd em mortes relativas a 100 mil hab e um bom número? Se usar este tipo de medidor vai concluir que a pobre Ãfrica é a campeã sanitária. Os Ãndices devem ser ponderados pela densidade demográfica. O que Bolsonaro vende é que para tornar a pátria verde amarela melhor não importam as perdas se elas forem de idosos e menos imunes. O povo segue o estado e governo que se tornaram um só na defesa da eugenia como se vê nas entrevistas do moleque gerente geral(???) da Anvisa.
Antes da segunda onda na Europa, éramos o terceiro. Além disso, é preciso olhar para o fato de que estamos em um grupo de paÃses com uma taxa de mortalidade altÃssima. A extrema direita sempre tenta se aproveitar do momento certo para jogar a informação. De todo modo, os números não são piores, pois há uma grande esforço nos estados e municÃpios que observam de perto as consequências da irresponsabilidade.
A quarentena ocorreu no Brasil, mas não foi por orientação do governo federal, mas sim por parte dos governos estaduais. Não temos como avaliar o que ocorreria, se desde o princÃpio seguÃssemos as orientações da presidência. Na Itália, 21,69% da população tem 65 anos ou mais, na França 19,82%, na Inglaterra 18,19%, na Espanha 18,15%, na Argentina 11,79% e esse número no Brasil é de apenas 8,6%. Ou seja, a chance de mortalidade nesses paÃses é muitas vezes superior ao do Brasil.
A análise não é incorreta, porém o jornalista dizer que home office é esporte e ironizar funcionários públicos dizendo que eles "ganham" salário do governo é totalmente dispensável. A propósito, sou funcionária pública, estive o tempo todo na linha de frente e convido o Senhor a dar um passeio na escola em que trabalho, inclusive a ministrar algumas aulas no mês de janeiro, pois estaremos lá trabalhando com alguns alunos a partir das 7h00 da manhã.
A análise é incorreta pois parte de uma inverdade. As quarentenas e lockdowns nunca foram pensados para acabar com o vÃrus, os epidemiologistas nunca disseram isso! O objetivo era e continua sendo evitar a sobrecarga do sistema de saúde e consequentemente as mortes até que se chegasse a vacina. Foi uma estratégia bem sucedida até o relaxamento descuidado que propiciou a 2a onda, mas agora temos vacina e o Bozo boicota o direito a ela. Isso joga a seu favor? Só na bozolandia!
Rita ,vc que tem um louvável trabalho na linha de frente dessa pandemia , deveria ser a primeira a dizer que a análise do Demétrio é totalmente incorreta, caso contrário sua opinião deve ser taxada de paradoxal...
Até que enfim temos alguém ganhando e trabalhando .
De qualquer forma, gostaria de parabenizar Demetrio pela coragem e protagonismo demonstrado durante o jornal na Globonews, quando desenvolveu aquele debate com o Camarotti.
O clipe que eu vi ontem o Camarotti jantou o Demetrio em pleno horário nobre.
Sob qualquer pretexto,relativas aglomerações em plena pandemia,não é exemplo de coragem e sim de alienação . Certamente o comentário acima tenta amenizar a presença do presidente genocida negacionista em aglomerações .
É salutar que um veÃculo de comunicação possua opiniões divergentes entre seus articulistas. Como não sou jornalista, pergunto: não haverá um limite entre divergência e desserviço? Como um jornal da estatura da FSP deixa passar um texto desses? Não que o texto não possa existir (existem blogs apropriados a esse tipo de concepção), mas aqui? Lamentável.
Para o seu desespero mais articulistas com postura independente devem ganhar espaço. Em menos de uma semana os Rica Petronas já havia escancarado a hipocrisia de Felipe Neto. Agira vem o Demétrio para furar a bolha do pensamento único. Sensacional.
Parte de uma premissa que é um truismo - o tÃtulo - para chegar a conclusões totalmente equivocadas. O que o articulista escreve já foi merecedor de atenção; não mais, ao que parece.
Artigo fruto pertinente " dura" que levou ontem do Camarotti pela alienada" passada de pano" na aglomeração na Praia Grande com a participação do presidente genocida . É compreensÃvel a inquietação das pessoas de baixa renda diante da pandemia mas elas devem ser orientadas e assistidas ,nunca estimuladas a fazerem aglomerações sob qualquer pretexto.Com esse artigo esquizofrênico Demétrio presta um desserviço.
Parabéns Demétrio. Temos , enfim, uma coluna não partidária na Folha.
E partidária da Covid 19, à exemplo do presidente genocida...
Esse é Demétrio Magnoli. Uma postura para cada ocasião. Na Globonews um estilo preocupado com o comportamento temerário da população, na Folha, a crÃtica aos epidemiologistas "hipnotizados". Se os jornalistas "fugiram da aula de sociologia", ele certamente fugiu das aulas de ética, passou longe delas. Nem vamos falar das aulas de biologia.
E comete uma inverdade no artigo ao dizer que os epidemiologistas pretendiam acabar com o vÃrus por meio de lockdown e quarentenas quando eles nunca disseram isso é sempre deixaram claro que essa medida destinava-se a evitar o colapso do sistema de saúde e reduzir as mortes. Foi exatamente o que aconteceu. Só pode ser ma fé de quem se apresenta como intelectual.
Acrescentaria ainda, estatÃstica, disciplina ao ver, obrigatória pra um sociólogo.
Boa, Gustavo! Demétrio deve ter fugido das aulas de Ética e também das de Biologia. Perfeito!
Muito bom!
Epidemiologia é uma ciência que lida com modelos matemáticos, biostatisticos e probabilÃsticos sofisticados. Dá trabalho pra entender. Sejamos, portanto, indulgentes com o colunista, a academia ainda não o terminou.
Uai! Sô! Quando eu estudei microbiologia achei que era uma ciência ligada à pesquisa. Os estudos precisam usar estatÃticas mas, o fundamental, é a dedicação e o conhecimento mas, sobretudo, a intrumentação disponibilizada.
Vamos para o desastre. A parte que não disse é que o que se vê é fruto da desigualdade social. O velho desprezo pelo coletivo. Eu posso, eu faço, nao obedeço a coletividade. Só sobrou rezar para que não sejam hospitais lotados e cemitérios a motivação de mudança de comportamento.
um paÃs não pode ser medido por meia duzia de influenciadores e 300 festeiros e beberrões que insistem em dissipar a contaminação. as eleições mostraram q os vencedores do pleito foram os que enfrentaram o vÃrus com responsabilidade e medidas proativas buscando bom senso e melhor caminho, a maioria silenciosa mostrou pra onde a sociedade deve ir. abre os olhos Demétrio, nem só de publicações midiáticas e fanfarronice uma sociedade vive.
Sinceramente, não entendo o que o Demétrio está fazendo na FSP e na Globonews. Seu ponto de vista em relação à vacina, escola, estatÃsticas estão muito mais adequados à Record e a CNN Brasil. Se disfarça de liberal, mas é de fato ultraconservador. Cairia bem com assessor de comunicação do presidente atual.
Onde o sociólogo Magnoli encontrou a informação de que as pessoas que lotam as praias são as mesmas que lotam o transporte público? Ele nunca propôs soluções e continua a não propor nada. Vamos lá: o que teria feito o sociólogo Magnoli se tivesse de agir em vez de criticar?
Foi a 1,a coisa que eu comentei depois do clipe que circulou ontem no twitter com ele e o Camarotti brigando.
Na virada do fim de milhares correram para a praia. Foram lá armar o picadeiro para o palhaço JMB. Imb ecil, irrespo nsável.
Partindo desse paradigma extremamente limitado que estabelece vencedores-perdedores, ninguém está ganhando ou vencendo, TODOS estão perdendo. Além disso, o método do distanciamento social visa apenas desacelerar a contaminação para desafogar os hospitais, não busca adesão total que só pode ser adotado porque o Direito permite. Direito que está acima da Sociologia, da Antropologia, da Epidemiologia, gostemos ou não, o artigo 267 do CP pune quem causa epidemia.
A situação no Brasil é certamente mais grave do que parece. O articulista não considerou as subnotificações e a falta de controle da contaminação e das mortes, com dados e informações furados, por todo o Brasil. Bolsonaro, para se manter no poder e salvar sua famÃlia, e, para dar suporte ao seu negacionismo e desprezo pela vida, apostou na sabotagem das estatÃsticas e na retenção de verbas para testagem em massa e equipamentos médicos. Ele deve ser punido por crimes contra a humanidade.
Que lixo de texto!
Fsp, vcs poderiam, por gentileza, bom senso, e respeito ao leitor, demitir este senhor?
Até que enfim, para desespero dos jornalistas partidários e de seus mimizentos lacradores, temos um colunista de verdade na FSP.
Quer ler no jornal o que deseja? Compre um - jornal - pra você. Fácil, assim.
Esqueceu de mencionar que não há Ministro da Saúde, que o paÃs testa pouco, deliberadamente. Decidiu não rastrear contratos, desorientando a população. Ataca os epidemiologistas, que fazem o que precisam: indicam os riscos. Esqueceu também que não temos Ministério da Educação. Onde estão as soluções? O que faria o sociólogo de obra pronta se estivesse no poder?
Ainda: estima-se que o número de mortes seja muito maior, ao menos 10%, pela subnotificação e falta de testagem. Pensemos quantas pessoas estão morrendo sem diagnóstico oi tratamento pelos rincões deste pobre paÃs. A maioria recebendo o kit cloroquina...
Em resumo, somos como Nação, um bando desorganizado de ignorantes, céticos e pilantras, governados por louco bipolar.
"...governados por louco bipolar." Completo: bipolar, mol eque, geno cida.
Que texto ignorante e negacionista da realidade! O vÃrus é a realidade. Ele não tem consciência sociológica. É o que é. Perigoso, infectante e mortal. Cabe à especie humana se defender. Com vacina, soro e enquanto isso: isolamento sim. Por desagradável que seja. E cabe aos governos tornar o isolamento possivel para a população e para o empresariado. Sobretudo o pequeno. Desagradável? Exasperante? Sim. Mas também o são as guerras. E fingir que não existe não desvia bala.
Demétrio também faltou à s aulas de matemática. Gostaria que comentasse as estatÃsticas e se retrate dessa baboseira toda daqui a um mês.
Demétrio pode ter escrito o artigo à luz dos acontecimentos em Praia Grande. Entendo, porém, que aquele foi um evento de legitimação de duas vias. Tanto aquela multidão quanto o presidente sabem que estão errados e se usam por interesse, seja por um projeto polÃtico, seja para justificar atitudes inapropriadas. É mais ou menos o que vemos quando um sonegador justifica sua corrupção com a corrupção dos politicos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > As sociedades não podem ser reduzidas a curvas de gráficos epidemiológicos Voltar
Comente este texto