Demétrio Magnoli > As sociedades não podem ser reduzidas a curvas de gráficos epidemiológicos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 Próximas
O artigo é arrogância do começo ao fim. Com tantos sociólogos renomados nesse paÃs que escolheram para escrever esse festival de arrogância. Era a gota d’água que faltava pra cancelar a assinatura da Folha.
Demétrio é um pseudointelectual. É só não dar bola.
O lokcdown não deu certo no Brasil por causa do Bolsontroglodita que está no Executivo. E a imprensa e os "riquinhos" do home-job, home-office não perceberam que este desgraçado já ganhou essa briga. Niinguém aguenta mais matérias jornalÃstica sobre pandemia, trabalho em caso por causa da Covid e bla blá, blá de engomadinho e servidor público que não gosta de trabalhar. A realidade ta dura e ta na hora de mudar o disco e partir contra esse governo maldito com inteligência. Mudem o discor porra.
Respeito a opinião, mas discordo na Ãntegra.
Que decepção com uma das vozes que considerava das mais lúcidas. Artigo cheio de erros , arrogância e ideologizacao. Vamos lá, ecemplificativamente: o contágio se dá no transporte público, certo? Por outro lado não adianta fechar o comércio formal, certo? Pergunta -se ao sociólogo; como a imensa maioria das pessoas vai trabalhar presencialmente no comércio formal??
Errata: ecemplicatvamente = exemplificativamente
Fez em outro artigo uma grande defesa do modelo da Suécia, que tem mais infectados por milhão e mortos que todos os vizinhos SOMADOS. A própria Suécia reconheceu o erro catastrófico da abordagem que propôs. Segue, em última análise, a mesma linha do presidente: medidas restritivas não funcionam, aglomerações são naturais e devemos deixar a vida fluir naturalmente.
A apologia para aglomeracao nas praias como mérito após labutas é exatamente o bode na sala. Depois de 3 meses, o estrago fica irreversÃvel. Tire o bode!, bradou o sábio budista. Os problemas iniciais se somaram à s bagunças do bode. Por isso, não vamos na onda de versões populistas desastrosas para a sociedade.
No começo qdo o Bolsonaro chamou de gripizinha, era contra máscara, a favor da cloroquina, contra qualquer tipo de distanciamento social eu sempre achei que não era burrice muito pelo contrário, independente do resultado da pandemia ele colocaria a culpa nos governadores e sairia como o grande vitorioso. Está aÃ, tem até sociólogo dando a entender isso.
A sua arrogância é muito maior que seu profissionalismo !!!
Demetrio Magnoli passa informações falsas. Já defendeu a imunidade de rebanho. Achou que Manaus foi um bom exemplo. Citou dados inverÃdicos sobre mortalidade diversas vezes em suas ‘análisesÂ’. Inventou uma imunidade prévia ao coronavÃrus que nunca foi comprovada. Atacou a Nova Zelândia, hoje livre do vÃrus, como "fracasso". É praticamente um Alexandre Garcia disfarçado.
Definitivamente, o Brasil não pode ser reduzido a "sociologia" do autor, mesmo com o ser que nos "governa".
Respeito a opinião do sociólogo, mas dá pra contactar um outro como o Jessé Souza, por exemplo?
“Demetrio Magnoli é um negacionista de primeiro momento. A tese da imunidade de rebanho defendida por ele, ao vivo na GN. Confundir bem nascidos brancos fazendo luau em Bertioga com a auxiliar de enfermagem negra saindo da periferia para o Hospital no ônibus e metrô é desonestidade e falta de caráter.”
A Suécia deve ser s3u modelo ideal,, né?
Depois de ver a discussão entre Gerson Camarotti e Demétrio Magnoli no programa "Em Pauta" de ontem, ficou claro para mim o quão arrogante, presunçoso e prepotente é o sociólogo. Não é de hoje que ele age com hostilidade ao discordar dos colegas de bancada do programa. Sempre se acha no direito de dar aulinhas de sociologia, querendo dar pitacos, inclusive, em áreas especializadas. A Globo deveria repensar o contrato com Magnoli, há gente melhor e mais educada para comentar no programa.
Demétrio, seu argumento tem uma falácia lógica apoiada por uma estatÃstica maliciosa. Sim, o que vale pra Chico, tem que valer pra Francisco, o que significa que os ricos também tem que se isolar e não fazer um "liberou geral". Pelo critério apontado (proporção de pessoas infectadas por total de habitantes) é uma piada. Que fazer por famÃlia? 70% da minha se contaminou, nenhum óbito e somos todos classe alta segundo o IBGE, com o IDH melhor que o da SuÃça. Va te catar, Demétrio!
Vitória de Pirro. O Demétrio conseguiu algo inédito, me fez concordar com o Camarote na Globo News. Só faltou ele dizer que a culpa é do PT. O articulista pegou o bonde errado a bastante tempo.
Sim, Bozo está vencendo, logo logo teremos 250.000 mortos, muitos por culpa dele. Bela vitória se concretizando!
Falácias não ajudam na discussão. PaÃses que realizaram isolamento de forma séria tiveram redução extrema nos contágios. Se o articulista quiser me rebater, apresente os nomes dos paÃses onde isto não surtiu efeito.
Além disso, ele parece ignorar o que é sabido desde o inÃcio. A pandemia viria com outras ondas. Infelizmente apesar dos esforços mundiais não se conseguiu uma medicação eficaz contra o vÃrus até o momento e a vacina, ainda que tenha chegado em tempo recorde, chega em plena segunda onda.
Ele diz que Bolsonaro estar se saindo ''vencedor'',de que Dr. Magnoli?de quem com negacionismo e irresponsabilidade vai matar mais?ou de quem mais é a favor do vÃrus?
"Nosso governo apostou no vÃrus —isto é, na polarização polÃtica, na guerra contra moinhos de vento, na sabotagem perene das medidas indispensáveis de restrição sanitária. A ironia é que, dez meses depois, Bolsonaro está vencendo (...)". Sim, Bolsonaro está vencendo.
Quem acompanhou o Demétrio na cobertura das eleições americanas teria a certeza da vitória do Trump. Era uma análise/ torcida que às vezes deixava a euforia trumpista do5 " analista" bastante evidente.
Dizer que após 9 meses de pandemia haja uma reação na sociedade, adversa ao confinamento, por uma combinação de descrédito arrogante, impulso de sobrevivência e esgotamento psicossocial, seria uma teoria mais apropriada a um sociólogo ... Dizer que o confinamento, em si, foi inútil, e 200 mil mortes a mais sem confinamento não faria diferença é uma teoria apropriada a um sociopata ... Demétrio Magnoli é um sociólogo ou um sociopata?
Está parecendo um sociopata.
O dr. Demétrio, neste jornal ou na TV, põe no mesmo cesto lockdown, isolamento, quarentena, distanciamento. Como doutor, poderia esclarecer e usar esses termos de forma correta. Ataca modelos matemáticos, como se a Sociologia não os usasse. Sabe que os modelos mostram que as práticas de isolamento em vários graus diminuiriam a circulação do vÃrus, e nunca seu desaparecimento. O dr. também sabe que uma vez na sociedade, sempre na sociedade. Sua crÃtica é cÃnica e ignorante: não sugere saÃdas.
Deixe-me com todo o respeito acrescentar uma coisa ao seu comentário: crÃtica cÃnica, ignorante e egocêntrica, pois aproveitou para dar uma atacadinha indireta e covarde ao seu colega de trabalho.
O percurso ainda é longo para decifrar a COVID-19. Entretanto, diante de comparações incoerentes, Demétrio Magnoli acredita que encontrou a resposta por meio de um texto ziguezagueante que flerta o abismo.
Depois do piti que ele deu ontem na GloboNews com o Camarotti, agora e vem aqui apoiar os banhistas toscos pegando covid. Fim de carreira
O colunista afirma, com base em vozes da sua cabeça, que o controle da pandemia na Ãsia Oriental se deu a uma suposta imunidade natural dos seus habitantes. Ignora que na Nova Zelândia, da Oceania, a epidemia já está controlada. Critica as quarentenas implementadas pelo mundo, quando é consenso entre os epidemiologistas que elas reduziram a quantidade de mortes. O colunista pode entender de sociologia, mas em relação à epidemiologia é mais negacionista.
Ah! Não esqueça que a Nova Zelândia é uma ILHA com menos de 5 milhões de habitantes.
Interessante você consultar as curvas de contaminação atual dos paÃses que adotaram a restrição extrema. Quanto a possibilidade de resistência populacional ao vÃrus induzida por contato prévio por outras sub-famÃlias do corona vÃrus, isso é plausÃvel. A SARS (2002) e MERS (2012), ficaram restritas à quelas regiões de origem (China e Oriente Médio). As razões de maior ou menor contaminação em diferentes paÃses são multi-fatoriais e não se explicam exclusivamente por isolamento social.
Perfeito, Leonardo! Um verdadeiro negacionista em relação à epidemiologia, que convenhamos, acho que possui mais autoridade para falar a respeito sobre a situação dramática que estamos vivendo do que a sociologia.
Demétrio sendo Demétrio. Tentando, como sempre, se proteger na capa da ciência para difundir ou expressar seu conservadorismo muito reacionário e tosco. Já fez grandes estragos no ensino da Geografia deste paÃs, agora fala ou vomita em rede nacional. Tenha dó da nossa paciência Magnoli..
Depois de um ano de pandemia e as pessoas ainda não entenderam, ou fingem que não, para que servem quarentenas, lockdowns, isolamento, distanciamento, etc. Mas isso vir de um suposto intelectual é muito preocupante, ou evidência de má fé?
Como não sei o endereço do canal de comentários da Globonews, já deixo avisado que, quando o nome ou a imagem deste tal Demétrio surgir na TV, imediatamente desligo o aparelho. Para a CNN eu não mudo, a fim de evitar dar de cara com o Alexandre Garcia. Logo, desligar a TV será mais prudente.
Sociólogo querendo saber mais sobre o combate ao vÃrus do que epidemiologistas e especialistas de saúde. Bolsonaristas e egocêntricos festejam essa coluna.
Obrigada pela publicação desta coluna, me ajudou a decidir definitivamente por cancelar minha assinatura a este jornal. Repugnante q se dê voz a alguém q na pseudo crÃtica aos negacionistas, trata-se de mais um deles. Vivemos uma crise econômica profunda e uma pandemia sem precedentes, e este sujeito nega o trabalho dos epidemiologistas e divulgadores cientÃficos. Não é possÃvel q se dê espaço a este tipo de “opinião” que tem como única consequência propagar mais desinformação ao público.
Liberdade de expressão é fundamental em qualquer pais que se diz democrata .. pensamentos contrários existem e também devem ser respeitados as posições de cada um .. este mimi de mandar demitir o jornalista por sua opinião vem de pessoas que não aceitam e desacostumadas a enfrentar o contraditório ... ideias brigam .. pessoas não ...
Renata, você está certÃssima. Essa opinião mais polariza o nosso atual cenário polÃtico do que ajuda a combater justamente a ignorância e a desinformação.
Texto sem nexo cientÃfico e fraco. Achismo apoiado em nada. Talvez na ilusão da cátedra. Tudo isso para afetar o seu desafeto no debate ridÃculo da Globonews.
Perfeito, Francisco. Exatamente isso.
O ego desse cidadão deve ser tão inflado que indiretamente atacou o seu colega de trabalho por puro bel prazer.
O tÃtulo deveria ser "Quando deixamos um sociólogo cuidando de resfriados". Lamentável. Escreveu aqui porque o Camaroti não pode te engolir novamente.
Complementando, os determinantes sociais e econômicos (informalidade da economia, parte importante da população urbana vivendo em condições de aglomerações "naturais" em favelas, pobreza, falta de acesso à água e saneamento etc) foram fundamentais para explicar a falta de efetivade dos lockdowns na América Latina. Mesmo assim, a redução da velocidade de transmissão que foi obtida salvou milhares de vidas, impedindo o colapso dos serviços de saúde, como ocorreu em Manaus e Guayquil.
Engole este texto doria camarote esquerda alegre poltitiqueiros do quanto pior melhor
Engole você, vai lamber chão de rodoviária sem máscara.
O colunista que critica o uso de estatÃstica e matemática pelos epidemiologistas deveria ter ao menos uma noção delas quando usa números. Compara paÃses com situações muito distintas. A Itália tem densidade demográfica de 220 hab/km2, a Espanha 93, França 104 e Reino Unido 273. Já o Brasil apenas 24. Isso ajuda a explicar as diferentes taxas, ou não Demetrio? Mesmo no interior do paÃs temos taxas diferentes para SP e RJ. Por que será? Ignorância ou desonestidade?
José Padilha: E a porcentagem de idosos nos paÃses europeus, é igual ou diferente da do Brasil? E o número de leitos de UTI por habitante? E os sistemas de saúde? E o fato de terem sido atingidos *antes*, quando ninguém estava preparado?
Isso mesmo, Rodrigo, as respostas não são tão simples quanto parecem. Foi exatamente o que eu pretendi mostrar, ao contrário do que fez o Magnoli, que manipulou números e fatos simploriamente para sustentar não se sabe bem o que.
Prezado. Como o senhor chamando colunista de desonesto, vc deve ter uma explicação para Argentina. Esse paÃs adotou uma quarentena muito mais rÃgida que o Brasil, possui uma densidade demográfica menor do que o Brasil, e o contágio é maior. As respostas não são tão simples como parecem. .
Não é de estranhar que o colunista teça a justificação e faça a peroração do comportamento adotado pela legião de devotos demenciais da polÃtica sanitária que estimulou o morticÃnio. Até porque o colunista foi o primeiro da clerezia acadêmica que não imputou ao Messias a condição de genocida e o primeiro que criticou levar à Corte de Haia os responsáveis pela pirâmide cadavérica de 200.000 mortos. O colunista foi um dos que formou opinião em favor da parelha eleita dos filhotes da ditadura.
Muito bem lembrado, Alberto. Colunista deve ser desprezado. Ser humano desprezÃvel, arrogante, prepotente, petulante...
Demétrio Magnoli mais uma vez dá voltas e voltas e não apresenta com clareza sua posição. Uma leitura sem muita atenção o coloca ao lado do famigerado Bolsonaro, mas ele evita a péssima colocação com rodeios, floreios e astúcia. Não é convincente, e sequer consegue posar como estando acima dos mortais com uma opinião quasi-neutra, como certamente queria.
O Gerson Camarotti podia rebater este texto. Gostei da resposta que o Camorotti deu na Globo News quando Demétrio quis " lacrar " com pensamento ambÃguo.
Qual foi a resposta?
A imprensa livre ainda tem salvação: em menos de uma semana tivemos duas cacetada em cima dos que gostam de apontar o dedo sem se preocupar em ouvir as opiniões divergentes. Rica Perrone no YouTube e agora Demétrio Mangnoli nesta Folha. Parabéns aos dois. Os demais querem apenas lacrar, lógico comendo um bom caviar.
Vai então ler Constantino, Terça Livre e Alexandre Garcia, ninguém tá te obrigando a nada.
O Demetrio o convence tão facilmente porque não tens capacidade crÃtica, atribui aos outros mentiras convenientes, como dizer que epidemiologistas pretendiam acabar com o vÃrus com lockdown e quarentena quando nunca disseram isso, e condenar o uso indevido de matemática quando ele faz o mesmo ao manipular taxas de mortes sem ponderar as densidades demográficas dos paÃses e regiões. Ignorância ou má fé?
Perrone também negou a ciência? Que espantoso!
triste quem e o gestor ,seu datilografo
Alguns escrevem toscamente por viés, creio eu.
Estou indignada q o FSP tenha deixado passar um texto tão contrário à situação atual, em que mais de 200 mil pessoas já morreram por causa da Covid. Em que planeta vive esse colunista? Por favor, demitam um sujeito negacionista desses e o mandem p a Record ou CNN, por favor
concordo muitos deste 200k não fizerem terapêutico por vies
O colunista assume uma posição ambÃgua desde o inÃcio da pandemia: tal qual bozo, condena o isolamento e o cancelamento das aulas, ao mesmo tempo que chama de "negacionismo" a postura do palhaço federal. Talvez Demétrio professe um "negacionismo light".
O que vai provocar convulsão social é o desemprego. Sem auxÃlio o caldeirão vai explodir no colo do governo. A economia já tinha entrado em recessão antes da pandemia, e não há polÃtica pra gerar empregos. A pandemia escondeu uma polÃtica econômica desastrosa. Sua continuidade ajuda a continuar escondendo.
O colunista está corretÃssimo. Todos sabemos que novos lockdowns são inviáveis e impossÃveis de se fazer. A sociedade chegou ao seu limite. Cabe aos prefeitos e governadores fiscalizarem as medidas de segurança sendo menos oneroso possÃvel a realidade brasileira que, é de uma desigualdade extrema, para não sobrecarregar ainda mais essa realidade. Essa coisa de fechar um mês ou uma semana para conter a curva de casos, depois abrir... , provocará uma convenção social.
Demetrio nelore boca mole fala o que a banca quer.
Excelente artigo. Falou exatamente a realidade. Governadores fecham parques e praias onde o ar circula e a possibilidade de se contaminar é muito menor do que nos transportes lotados. Hipocrisia total de pessoas que como o Governador João Doria que fechou tudo em São Paulo e viajou para Miami pensando que iria passar despercebido. Politicos fecham comercio porque tem tudo de graça, e esquecem da realidade da maioria da população que sem trabalho não tem renda e nem comida.
"Quem esta vivo precisa de trabalho e dinheiro para não morrer de fome". Sim. Por isso não tivemos lockdown e sim isolamento, com abertura apenas de atividades essenciais. Mas ta dificil pro povo entender o que é essencial. DifÃcil entender o uso da máscara, distanciamento e higiene. Só resta fazer lockdown mesmo, fechar tudo, em respeito à quem leva isso a sério.
A economia precisa de gente viva pra girar. Se é ou não atitude polÃtica de prefeitos e vereadores, o fato é que se dependesse só da consciência de um povo ai, especialmente dos que negam ou não estão nem aà para barrar a circulação do vÃrus, esse paÃs seria dizimado.
E quem esta vivo precisa de trabalho e dinheiro para comprar comida, senão morre de fome ...
Renda e comida só servem para quem estiver vivo!
Triste destino libelu de palloci a demetroio boca mole zebu.
Além do cansaço com as quarentenas, há a crescente percepção da extrema seletividade do vÃrus em termos de faixas de idade. Isso era sabido desde o começo, mas o pessoal no mundo todo foi tendo mais certeza na prática com o tempo. Nos EUA por exemplo, das mais de 300 mil mortes, 265 mil são de maiores de 55 anos. Já a faixa até 34 anos, com 144 milhões de pessoas, quase metade da população do paÃs, teve apenas 2500 mortes.
Um alÃvio na previdência. Velhos e pessoas com doenças morrendo. O paraÃso para o Governo genocida.
Em suma, fodam-se os que vão morrer!
Só 2.500 porque nenhum deles são seus filhos,se fosse seus filhos ,voce repetiria esse comentario
Gostei da observação: seu pai, sua mãe, avós e tios, todos nesta faixa abaixo dos 35 anos...., risco zero
Texto + sem pé nem cabeça dos últimos anos. Autor piora a cada dia. O que salvou foram as medidas de isolamento, máscara , higiene, etc. A comparação com outros paÃses de alta densidade demográfica é ridÃcula. Enfim... preguiça de escrever sobre o texto tão ruim. Deixa pra lá !!!!
As doenças são tratadas, e ou prevenidas pela biologia, a antropologia e a sociologia ciências humanas, ajudam na condução, mas não pode se sobrepor Os números colocados pelo colunista que o Brasil é o 22, mostra só o momento , enão passa de especulação, o número de mortos está em ascensão no Brasil e EUA, enquanto na Europa já em declÃnio nesta segunda onda, no final da primeira onda chegamos em terceiro ou quarto lugar. Desta forma, um artigo negacionista, que pouco contribui
Perfeito LuÃs, acrescento que a epidemia não atingiu nem 10 % da população mundial. Muito água vai rolar ainda, daà a importância da vacinação.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > As sociedades não podem ser reduzidas a curvas de gráficos epidemiológicos Voltar
Comente este texto