Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. maria machado

    Quantos serão os analistas políticos-financeiros-culturais-etc em nosso país? Como Atingi-los após a roubocracia? A imprensa está incluída! Crise de credibilidade não muda rapidamente.

    Responda
  2. Flávio Sasso

    Boa! A unica vacina para os zumbis é uma dose de realidade.

    Responda
  3. Hildebrando Teixeira

    Já as palavras da militância da extrema imprensa marxista vale #muita coisa!# Aprovação de Bolsonaro 77%, Aprovação da Foice fora da bolha, traço... rssss!

    Responda
    1. José Antônio

      ''... da extrema imprensa marxista...'' ? Como se a grande imprensa ( televisiva, radiofônica e impressa ) são controladas por 5 famílias e um ''bispo"? Todos muitos riquíssimos e apoiadores dos golpes em Jango (1964), Dilma (2016) e Lula (2018 - Está previsto expressamente pelo artigo 5º, inciso LVII, da Constituição Federal, que preceitua que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória". - Deve ser a ''hermenêutica dificílima'' do artigo ).

  4. Alberto A Neto

    Alô, Hélio! Pirou?. 'Se sentirem que o governo age irresponsavelmente, teremos dólar e juro nas alturas e inflação'. Hélio vive na Lua? O dólar desvalorizou 31%, o euro 42% e o ouro 52% em 2020. O IPCA-Amplo já marcou mais de 20%! E o Hélio continua pensando com um 'SE?'! A inflação espiralou. O câmbio dissolveu. ''Déficit fiscal''? Ora, bolas! A bancarrota já apresentou seu cartão de visitas desde 2015 durante os últimos 5 anos. O default técnico é uma realidade de fato. O fato é 2022; só!

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      ?! Na Argentina? No Brasil, recorde na Bolsa de valores (confiança na administração econômica), recorde negativo de juros, banqueiros desconsolados, população confiante, moralização das relações econômicas com o Estado...

  5. antonio pereira

    Só as palavras do tal PresBozo não valem nada? .. Será que têm algo de valor nele??

    Responda
  6. Bernardo de Morais Linhares

    Os escritores de jornais não admitem q gostam do Presidente. Mistura de amor e ódio pra ter o q falar. A galera não queria menos auxílio, então deixa o presidente tocar o barco e ver onde vai dar. Deixar de dar pitaco.

    Responda
  7. José Lima Malveira

    Os artigos de Hélio Schartsman são uma fresta diária de luz na redoma sombria do nosso tempo. Todavia, lamento a incúria dos revisores da "Folha", que deixam escapar desvios gramaticais imperdoáveis em textos tão importantes. Na "Folha" de ontem, o "Parabéns aos argentinos", do mesmo autor, veio com um "obedecê-la". Hoje, deparamos com esse "Todas as vezes em que". São detalhes que não deslustram o conteúdo, mas soam ao bom ouvido como uma corda desafinada de instrumento.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Jesus da Goiabeira, José e Sílvia, nem concebo quanta marcada eu dou nesse monte de mensagens que tenho escrito. Às vezes, depois de escrever, a gente pega algum "lápis" que ficou pra trás, mas aí já elvis, sacumé? E tem hora que é só diversão mesmo... ;-)

    2. Sylvia Alves Corrêa

      Pois é, José. O colunista Hélio, que conta com um revisor da Folha à disposição para realizar alguns reparos gramaticais em seus escritos, é flagrado em desvios gramaticais por um leitor com conhecimentos da língua pátria. Imagine nós, os comentaristas de ocasião, sem tanta afinidade com a norma culta, quantos sustos diários devemos provocar-lhe. ( Pode ser ênclise?)

  8. João Larizzatti

    Desde o inicio de seu mandato o presidente disse uma coisa e se desmentiu logo em seguida. Várias vezes. Gostaria de lembrar que recentemente, fez ameaças ao MPRJ, sugerindo que o filho de algum promotor está metido com o tráfico. Seu setor de inteligência particular parece trabalha para lhe dar essa munição.

    Responda
  9. Sylvia Alves Corrêa

    Eu continuo na zona do desencanto, com tendência a piorar. Não creio que a mudança na presidência da Câmara altere a inércia da pilha de denúncias de crime de responsabilidade contra o presidente do país. Além disso, ainda é significativa a trincheira dos alucinados pró governo. Não se vislumbra no horizonte figura capaz de aglutinar os insatisfeitos com a atual situação política . A esperança de impeachment parece miragem de quem se perdeu no deserto mas acredita que caminha rumo ao oásis.

    Responda
  10. Arthur da Silva Costa

    Você ainda não enxergaram a corrupção que virá na época das eleições.Aguardem o grito de raiva que sairá da boca de todos nós Moro tinha razão,infelizmente.

    Responda
  11. Wil Prado

    Não podia mesmo dar em outra coisa. Um bando de lunáticos, brincando de arminhas e rachadinhas. arrastaram o país para o PIB 1%. Mas a vacina chegando, o povo vai para as ruas, e aí o bicho vai pegar.

    Responda
  12. niemeyer franco

    Bolsonaro não vai mudar seu jeito moleque de ser - não sabe ser diferente. Ele se sente seguro ancorado no centrão e nos militares. O centrão ser o que é, normal. Anormal, são os militares se sentarem ao lado daqueles que tanto atracaram. Ou seja, até o momento, eticamente, centrão e militares são duas classes iguais. Com a palavra Villas Bôas, Heleno, e todos os outros que contribuiram para a situação. Quanto ao EB, pariu boas mer*** de generais.

    Responda
    1. SERGIO VICENTIN

      Niemeyer, o inominável em questão não tem "jeito moleque de ser", tem jeito insano de ser, pois moleque age por inconsequência e o insano , o Calígula de plantão, tem método em seu agir, pois o caos interessa aos seus objetivos. Pagaremos muito caro por essas aventuras.

    2. niemeyer franco

      *atacaram

  13. Jorge silva

    Fico espantado com o esforço que alguns leitores fazem para defender o indenfensável. É até surpreendende e digno de nota pelo malabarismo que fazem. Todos estão vendo que deu errado. Os militares são um deles .Portanto, como diz Reinaldo Azevedo " Milicos voltem para a caserna deu Merd..."

    Responda
  14. Herculano JR 70

    1Q o articulista guarde suas ultima palavras p textos futuros: *ainda bem que a palavra presidencial não vale muito*. Ñ so a palavra, mas o presidente ñ manda nada, o gigante estado brasileiro tem sua receita de impostos e emissão congelada e apropriada pelas tais instituições democráticas dos três poderes e os oportunistas. Serviços validam mais o estado, q servem o povo. So resta a filantropia, as esmolas consoladoras, mal chamadas amparo social, coisa q estatista ama, para se promover.

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Bolsonaro eleito o corrupto e criminoso do ano deveria condecorá-lo com o título de bajulador do ano!

    2. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Bolsonaro eleito o corrupto e criminoso do ano deveria condecorá-lo com o título de bajulador do ano!

  15. Herculano JR 70

    2Certo, Bnaro tem aspirações d poder forte, q poderoso ñ tem, mas o limite são as tais instituições democráticas, os outros poderes. Mas ele, pelas razões dele, e eu o apoio pelas minhas pois detesto o estado, se empenhou contra as tais instituições q de fato se agigantaram e se mancomunaram contra o povo, como sempre foi a ação do poder, dividido ou ñ. Elas são, sem duvida, o gde entrave ao desenvolvi/o brasil/o. Se mandasse o Covid seria gripinha e ñ gastaria tanto e faria desgraça econômica.

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Perfeito

  16. Willamy Holden Jatai Pedrosa Mota

    O articulista parece desconhecer que na História o que acontece é o "imprevisto". Vai errar todas as previsões. É possível que seu primeiro artigo de 2022 seja uma mea culpa.

    Responda
    1. Carlos Lopes Correa

      O imprevisto (facada) elegeu Bolsonaro.... seria esse outro impresvisto?

  17. MARCOS BENASSI

    Não há saída fora da reação institucional, caro Hélio. O Bozo piora a cada dia, se não em qualidade, no volume de suas barbaridades. A má qualidade está toda declarada, não há mais por onde espraiar-se ou degringolar. A briga de foice pela presidência da Câmara deixa entrever a máscara mortuária da Bozofilia- parafilia inovadora dos pecados possíveis à política.O próximo chefe da Casa poderá, em querendo um lugar histórico privilegiado, tirar da manga algum impedimento. A conferir- e torcer por.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Tamo junto, Carlos, com alguma tolerância e bastante sarcasmo!

    2. Carlos Lopes Correa

      Benassi, congratulo-me contigo pela clareza de sua visao. Parabéns!