Opinião > O Supremo deveria pôr fim às transmissões ao vivo dos julgamentos da corte? NÃO Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Cristina Dias

    Não tenho opinião formada sobre o assunto, mas a TV Justiça contribuiu para o aparecimento dos ministros superstars, que julgam sempre conforme a opinião pública e o clamor da imprensa, Fux e Barroso.

    Responda
    1. Emerson S Pinto

      E o Gilmar Mendes, que no Twitter dá opinião sobre tudo? Por que esqueceu do Gilmar?

  2. Roger Z Moire

    Não vejo motivo para retirar a transparência dos julgamentos.

    Responda
  3. Matheus Filipe

    O discurso da transparência e da legitimação democrática das decisões a partir das transmissões pela TV Justiça é muito bem fundamentado, mas tb é superestimado diante da realidade prática. Os votos dos Ministros podem ser valiosos para estudos acadêmicos - e o inteiro teor dos acórdãos é bem mais valioso do que a transmissão pela TV -, mas o brasileiro médio só quer saber do resultado do julgamento e, em geral, nem mesmo o placar importa.

    Responda
  4. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Gostei da metáfora da água suja com a criança dentro

    Responda
  5. Cloves Oliveira

    A única contribuição das transmissões ao vivo é a criação de mais empregos no Judiciário. Na maioria dos países, como os EUA, é sumariamente proibido fotografar ou filmar as sessões da Suprema Corte. Até hoje só houve um caso de transgressão da regra, quando alguém conseguiu tirar uma foto do plenário em sessão. A maioria da população não tem interesse nas filigranas dos processos, e para quem interesse o STF e outras cortes deveriam fornecer videos à universidades e outras instituições.

    Responda
    1. Jose Geraldo Leite Coura

      A transparência é essencial para que possamos perceber a quem a corte se rende e ao perceber má fé, possamos cobrar coerência com a constituição federal, que é o que a corte deve cumprir.

  6. Flávio Vinícius de Campos

    A sociedade brasileira avança com a maximização da transparência, através das transmissões das sessões do Supremo, por mais que tais sessões sejam longas e demoradas. Por outro lado, percebo que a grande midia resume muito e, por vezes não esclarece de forma objetiva a essência das decisões. A TV Justiça é indispensável, mas precisamos encontrar o ponto de equilíbrio entre as formas de comunicação com a sociedade.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.